-
Gabarito A: Centralização e Descentralização = A centralização ocorre quando, em uma organização, a maioria das decisões é tomada pelos ocupantes dos cargos no topo da mesma, ou seja, pelos chefes. Dessa maneira, se em uma empresa somente o presidente puder tomar decisões, dizemos que existe centralização.
Já a descentralização ocorre quando acontece o contrário, ou seja, quando a autoridade para tomar decisões está dispersa pela empresa, através dos seus diversos setores.
As vantagens da centralização, de acordo com Chiavenato,6 são:
Ø Controle – facilita o controle de problemas complexos ou que podem ter consequências para toda a organização.
Ø Custos – devido a uma escala maior, algumas decisões são mais eficientes quando são centralizadas em um setor. Isso pode ocorrer em centrais de compras, por exemplo, que podem conseguir preços melhores do que diversos setores comprando o mesmo produto separadamente.
Ø Novas tecnologias – com as novas tecnologias de TI a cúpula da empresa pode ter informações cada vez mais rapidamente, podendo reter um controle maior sem perder a eficiência, a rapidez e a flexibilidade.
As principais vantagens da descentralização são:
Ø Agilidade – Se a decisão está a cargo da pessoa envolvida diretamente no problema, ela responde com mais rapidez;
Ø Independência – a descentralização gera uma maior independência nos funcionários que trabalham nos escalões mais baixos, permitindo também que a criatividade deles possa aflorar.
Ø Novas tecnologias – da mesma forma que permitem uma centralização mais eficiente, as novas tecnologias de TI possibilitam uma descentralização das decisões para as camadas mais baixas na hierarquia sem que a cúpula perca o controle dos resultados dessas decisões.
-
Porque a assertiva II está errada??? Alguem poderia esclarecer???
"A descentralização traz como desvantagem a diluição das responsabilidades pela pulverização da autoridade na ação"
-
Gata Paixao, sua linda.
Eu também errei a questão e acho que a assertiva II está errada pelo fato de que a descentralização não dilui a responsabilidade, mesmo pulverizando a autoridade, uma vez que tanto a autoridade quanto a responsabilidade continuam as mesmas (nem maior nem menor), só que para com pessoa diferente da anterior.
Bom, eu acho...
Espero ter ajudado!
-
A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é no intuito de descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos.
Introdução à Teoria Geral da Administração· PG 162. IDALBERTO CHIAVENATO
-
O erro do item II é dizer que a Descentralização traz como DESVANTAGEM a diluição das responsabilidades pela pulverização da autoridade na ção.
O correto seria dizer que isso é uma VANTAGEM da descentralização.
-
Acho qé é isso msm Mildred
-
alternativa A)
I. CERTO - uma das vantagens da Descentralização é o fato das decisões serem mais ágeis, rápidas e flexíveis, em razão do tomador de decisão estar mais perto do local da demanda;
II. ERRADO - a Descentralização faz exatamente isso.
III. ERRADO - Centralização tem como vantagem a redução do custo de gestão;
-
interpretei diluição como falta de responsabilidade em relação a erros
-
III ERRADA NA Centralização não tem muitos agentes na tomada de decisão.
-
Sobre a II
Diluir: misturar-se para reduzir a sua concentração; dissolver.
Pulverizar: Tornar inválidos os argumentos contrários/ Fazer com que (alguma coisa) se reduza a pó/ vencer de forma aniquiladora; destruir, arrasar, aniquilar.
(todas definições do google)
Quando se delega uma atividade, não reduz a concentração de responsabilidade, cada um tem responsabilidade pelo que faz, pela tarefa que recebeu. Outra coisa, pulverizar a autoridade? as únicas definições para "pulverizar" que que achei no google são com o sentido de "aniquilar/destruir". Claro que não! Cada um tem a autoridade que lhe foi dada.
"diluição das responsabilidades pela pulverização da autoridade na ação."??
vai diminuir, desconcentrar, dissolver uma responsabilidade através da aniquilação/destruição de autoridade? naada a ver.
Se alguém achar outra definição ou outra interpretação possível, pode comentar, mas digam as fontes.