SóProvas


ID
188116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João, diagnosticado como portador de transtorno do humor
bipolar, recebe tratamento medicamentoso. Em algumas situações,
fica muito depressivo, apático, desinteressado por atividades que
geralmente reconhece como prazerosas, e se isola por vários dias de
sua família, com quem vive. Em outras situações, se envolve em
comportamentos de risco, sentindo que é capaz de administrar
diferentes tipos de desafio, dorme pouco e faz muitos planos
profissionais ambiciosos.

Na intervenção psicológica de abordagem cognitivo comportamental para João, os objetivos do terapeuta incluem

Alternativas
Comentários
  • A letra 'b' também parece correta ...
  • A meu ver esta questão está errada! Apesar de ser alto o risco de suicídio em paciente Bipolar, no caso clínico apresentado não nos foi dado nenhum indicatico de ideação suicida. O fato dele se envolver em comportamentos de risco, em se tratando de TB não significa risco de suicídio... na fase da mania eles se "acham" mesmo capazes de realizar determinadas coisas, mas não com a intenção de se matar. É claro que isto pode ocorrer, mas não acho que a TCC focaria inicialmente neste "risco". A letra B está certissima. Uma coisa que a TCC faz bem, é a psicoeducação com relação à importancia da medicação e a adesão à medicação.
  • Concordo. Eu havia marcado a alternativa B. No entanto, achei o seguinte texto:
    Problemas na fase de Depressão: Os pacientes com depressão apresentam os pensamentos automáticos, regras e crenças distorcidas, que geram desesperança e ideação suicida. Alguns exemplos:
    1) Meus problemas são enormes, o jeito de resolvê-los é acabarcom a minha vida.
    2) Sou um peso para todos, é melhor que eu me vá.
    3) Me odeio, mereço morrer.
    4) Só a morte pode aliviar minha dor.
    5) Tenho tanta raiva de todos, que vou me matar para ensiná-los uma lição.
    A ideação suicida é sempre uma prioridade no tratamento. Devese perguntar por ela, avaliar a sua letalidade e ajudar o paciente a reconstruir seus pensamentos, auxiliando-o a avaliar suas possibilidades de modo específico e não radicalmente negativo.

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v26s3/22339.pdf
  • Alexsandra, eu também acho que a ideação suicida seja o alvo de qualquer trabalho, no entanto a minha dúvida é que no enunciado da questão isto não fica claro e evidente. Sendo assim, como uma primeira opção seria a investigação destes comportamentos de risco, para aí sim se chegar a lguma conclusão sobre um comportamento suicida. Como não tem esta alternativa, continuo achando que a TCC focaria no aspecto medicamentoo (adesão) uma vez que esta reduziria estes comportamentos de risco. 
  • A questão aborda, "um dos objetivos" e considerando que o paciente com transtorno Bipolar é um dos principais a cometer o suicídio, a menção em uma das respostas, a meu ver,  objetiva exatamente o conhecimento técnico do profissional, independente da abordagem, ainda que citem a TCC, penso que a resposta "A" esteja realmente correta, seguem mais informações no site http://www.abp.org.br/portal/transtorno-mental-que-mais-causa-suicidios-bipolaridade-lesa-o-cerebro/

    "A bipolaridade é a doença mental que mais mata por suicídio: cerca de 15% dos doentes se matam. Os pacientes têm um risco 28 vezes maior de apresentar comportamento suicida do que o resto da população e até metade dos doentes tenta se matar, mostram levantamentos"..