SóProvas


ID
188122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os objetivos da terapia cognitiva incluem a identificação e correção de distorções ou erros cognitivos apresentados pelo indivíduo, como

Alternativas
Comentários
  • Os erros de pensamentos mais freqüentes são:
    Pensamento dicotômico: se vêem as coisas como tudo ou nada -
    “Não se pode falar com meu chefe, sempre esta irritado”.
    Sobre-generalização: uma coisa negativa que nos ocorre num determinado momento vai acontecer sempre - “Voltarei a estragar tudo a próxima vez que fale com ele”
    Etiquetação: não descrevemos nossa competência, senão que nos colocamos um adjetivo qualificativo que aplicamos a todo nosso comportamento. - “Sou fraco, todos meus companheiros se aproveitam de mim”
    Abstração seletiva: centramos-nos só no mau de nós mesmos e do que nos ocorre - “Minha mulher se sentiu muito mal quando lhe disse que iria trabalhar todo o final de semana” (ignorando o fato de que nos disse também que o entende e que ela aproveitara para visitar a sua irmã).
    Adivinhação do pensamento: tiramos conclusões do que pensam os demais sem ter muitas evidencias - “É evidente que Luisa se aborrece falando comigo”
    Magnificação e minimização: exageramos o negativo e lhe restamos importância ao positivo - “Os rapazes que conheci na festa ficaram rindo de minhas brincadeiras, deve ser seguro que o fazem com todos”.
    Pessoalização: tudo tem haver com um mesmo, especialmente o mal, nos culpamos de muitas coisas. - “A reunião saiu mal, sou um mal coordenador de grupos” 
    Pensamentos do tipo “deveria”: nos damos instruções a nós mesmos das coisas que se supõe estamos obrigados a fazer. - “Deveria ser mais simpático”, “Deveria saber conversar com meu chefe sem ansiedade”, “Deveria gostar mais”, “Deveria pedir menos favores”...