SóProvas


ID
1881343
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os sinais vitais são indicadores indispensáveis do estado de saúde da pessoa. As proposições a seguir tratam da verificação, por parte do técnico em enfermagem, dos supracitados sinais, julgue-as.

I. Antes de iniciar a aferição da temperatura, deve-se movimentar o termômetro para baixo, para que a coluna do mercúrio desça ao bulbo atingindo 35ºC.

II. A frequência respiratória pode apresentar as seguintes características: bradipneia; taquipneia; dispeneia; eupneia; apneia e ortopneia.

III. O pulso é denominado de fino ou filiforme quando a pulsação cardíaca bate com regularidade e o volume está moderado.

IV. Na medição da pressão arterial, o final do quinto som de Korotkoff é indicador da pressão diastólica.

V. Na medição da pressão arterial, o primeiro som de Korotkoff reflete a pressão sanguínea sistólica.

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

Alternativas
Comentários
  • I sim

    II Sim

    IV SIIMM

    rs

  • Não existe dispeneia!

  • Alternativa IV também encontra-se correta.

  • A alternativa IV não está correta porque o último som escutado que refere-se a pressao diastolica. Os sons de Korotkoff é dividido em 5 fases sendo a quinta fase o momento em que se escuta o ultimo som caracterizando a pressao diastólica.

  • Ainda se usa esse tipo de termômetro? Ouvi dizer que está proibido.
  • De acordo com a  Sociedade Brasileira de Hipertensão, os sons são produzidos pela passagem turbilhonar do sangue através da artéria estenosada pela compreensão do marguito e se divide em 5 fases , onde: 

    Fase 1 ou K1

    Primeiro som, fraco e seguido por batidas regulares. Equivale à Pressão Sistólica.

    Fase II ou K2

    Sons da fase I seguidos por sons sibilantes ou por sopros, caracteriza-se por sons suaves e longos como um murmúrio intermitente.

    Fase III ou K3

    Amplificação dos sons da fase II correspondente ao aumento do volume de sangue que passa pela artéria ainda parcialmente comprimida, os sons são mais crispados.

    Fase IV ou K4

    Os sons se tornan súbita e nitidamente abafados.

    Fase V ou k5

    Os sons cessam completamente porque a artéria deixa de estar comprimida e o fluxo passa a ser laminar. A pressão indicada no manômetro corresponde à Pressão Diastólica.