SóProvas


ID
1881430
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia

No que se refere a arquivos, julgue os itens a seguir:

I. Os arquivos podem se classificar em espécies e em especializados, conforme a natureza de seus documentos.

II. Depois de destituído da sua vigência, o documento pode ser arquivado em função da importância das informações nele contidas, para a história da administração ou mesmo para tomadas de decisões pautadas nas ações do passado.

III. Arquivo corrente ou semi-ativo é muito usado pela administração.

IV. Os arquivos podem ser ordenados de acordo com cinco métodos distintos: por ordem alfabética, por ordenação cronológica, por organização geográfica, através de método especial ou por ordem numérica.

V. No arquivo, é importante que os documentos de uma mesma função sejam guardados juntos, para que se perceba como começou a ação e como terminou, formando assim os dossiês.

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    I. Natureza dos documentos: especial (aqueles que merecem um tratamento especial, devido as características físicas do suporte) e especializados (documentos resultantes do desenvolvimento de atividades de DETERMINADA ÁREA DO CONHECIMENTO HUMANO).

    II. Aqui fiquei na dúvida em relação à expressão "tomadas de decisões", pois achei que a tomada de decisões é para fase corrente e intermediária, ou seja valor primário. Alguém pode explicar???

    III. Arquivo corrente ou ATIVO.

    IV. Métodos:

    Padronizados ( automático, soudex, rôneo, mnemônico e variadex);

    Alfanumérico;

    Básicos (numérico, geográfico, alfabético, ideográfico).

  • Colega Carolzinha P, a expressão "tomada de decisões" utilizada pelo examinador quer dizer que os documentos de valor permanente podem servir de suporte para decisões atuais com base em decisões que já foram tomadas e que estão contidas nesses documentos. É como se os documentos de valor secundário fossem utilizados para consulta. O fato da consulta ter como fim a tomada de decisões não tem nada a ver com a função fazer parte de arquivos correntes e intermediários. É só lembrar que valor primário contém valores administrativos, fiscais e legais enquanto o valor secundário (tratado na questão) contém valores informativos, históricos/culturais e probatórios. Espero ter ajudado. ;)

  • No item I, ele disse espécies e não especial. Ou foi um erro de digitação do QC, ou está errada a alternativa.

  • Também compartilho a dúvida do Gerson... o termo certo é especial e não espécie como consta na questão... fiquei na dúvida total nesta questão.

  • Essa questão não foi anulada?

  • Carolzinha,

    Importância dos arquivos (em qualquer idade)

    - racionalizar a informação ( só se guarda o necessário);

    - eficiência administrativa ( qualidade do serviço);

    - auxílio na tomada de decisões.

    fonte: Concurso Virtual