SóProvas


ID
1881628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha que uma firma deseje maximizar o lucro no curto prazo. Assim, existem insumos que são fixos e outros flexíveis, utilizados no processo produtivo. Considerando que a função de produção seja bem comportada e que existam apenas soluções interiores, a firma atingirá o máximo de lucro, quando os

Alternativas
Comentários
  • Supondo os insumos variáveis sejam o capital e o trabalho, como é de costume em economia, então a condição de minimização do custo é dada pela razão entre o produto marginal do trabalho e o produto marginal do capital igual à razão entre o valor/preço da remuneração do trabalho, normalmente salário, e o valor/preço da remuneração do capital, normalmente taxa de juros. Os insumos fixos não interferem na condição de minimização do custo. Dito de outra forma, os valores dos produtos marginais dos insumos flexíveis, trabalho e capital, igualarem os seus respectivos preços, salário e taxa de juros, matematicamente, temos: PMgt/PMgk = w/r.

    O examinador tentou confundir o concurseiro, tendo em vista que logo na letra “A” inseriu uma afirmativa bem parecida com a resposta correta, produtos marginais dos insumos flexíveis igualarem os seus respectivos preços, no entanto esta alternativa é falsa, visto que podemos traduzi-la da seguinte forma, matematicamente, PMgt= w e PMgk = r, diversamente do que se preceitua a condição de minimização do custo.

    Gabarito: Letra "C".

  • A relação entre os produtos marginais dos insumos é equivalente à Taxa Marginal de Substituição Técnica. Com isso, o lucro será máximo quando TMST = relação entre os preços dos insumos.

  • Entendo o seguinte: O valor marginal de um produto é medido pela sua eficiência. Exemplo: Um trabalhador que tem o salário 1000 mas a sua produtividade vale um salário de 1500 o valor do produto marginal deste trabalhador é de 500,00. Assim também se uma empresa paga o preço de um salário de 1000,00 a um funcionário que tem a produtividade no valor de 800,00 ela vai ter prejuízo de 200,00. Portanto concluimos que o valor marginal de um produto precisa ser igual seu preço ou superior para que a empresa tenha lucro. Esse foi o meu raciocínio. Que algum economista me corrija se estiver errada. (opção c)

  • "D" né, colega.

    Obrigado pela explicação!

  • Segundo Varian:

    "Se a empresa efetuou as escolhas ótimas dos fatores 1 e 2, o valor do produto

    marginal de cada um dos fatores deve ser igual a seu preço"

    Bons estudos

  • Bom pessoal, esse é o tipo de questão que tem 2 formas de se resolver, a 1ª é saber a fórmula de bolso da otimização da função utilidade bem comportada abaixo:

    (-) Umg(x1) / Umg(x2) = - px / py (GABARITO C)

    A segunda é saber de onde vem essa fórmula e saber reproduzi-la a qualquer tempo, sem decorar. É mais difícil, mas em compensação o entendimento é muito maior e te prepara para resolver questões mais complexas. Por isso, segue abaixo o "roteiro" para se chegar na otimização de curvas de utilidade.

    Curva de indiferença/Isoquanta (Total e marginal)

    Teorema dos limites: f’(x) = lim (h→ 0) ∂y / ∂x = ∆y / ∆x = { y(x+h) – y(x) } / (x + h – x)

    U (x, y) = C . x^a . y^b

    Umgx = ∆U / ∆x = aC . x^a-1 . y^b

    Umgy = ∆U / ∆y = bC . x^a . y^b-1

    Curva de indiferença/Isoquanta (inclinação/propensão marginal a consumir)

    Inclinação da curva de indiferença = TmgS(U) ou TMST

    TmgS(U) = ∆y / ∆x = ∂y / ∂x

    Variações ( ∆U ) dentro de uma mesma curva de indiferença resultam em,

    Umgx = ∆U / ∆x >>> ∆U = ∆x . Umgx

    Umgy = ∆U / ∆y >>> ∆U = ∆y . Umgy

    - ∆U = + ∆U

    - ∆x . Umgx = + ∆y . Umgy

    ∆y / ∆x = - Umgx / Umgy

    TmgS(U) = - Umgx / Umgy

    TmgS(U) = - aC . x^a-1 . y^b / bC . x^a . y^b-1

    TmgS(U) = - (a/b) . (x^-1 . y^1)

    TmgS(U) = - (a/b) . (y/x)

    ------------------------------------------------------------------

    Restrição orçamentária/Isocusto (inclinação)

    R = px.x + py.y

    py.y = R – px.x

    y = R/py – (px/py).x

    inclinação de RO = RO’(x) = y’(x) = -px/py

    ------------------------------------------------------------------

    Otimização: Inclinação de U = inclinação de RO

    TmgS(U) = RO’(x)

    (-) Umg(x1) / Umg(x2) = - px / py

    Bons estudos!