SóProvas


ID
1882300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A palavra globalização é normalmente utilizada para definir o atual estágio da economia mundial e, para muitos analistas, retrata a possível culminância de um processo histórico que, iniciado com as grandes navegações do início da Idade Moderna, aprofundou-se com a Revolução Industrial dos últimos dois séculos. Em linhas gerais, a ordem econômica mundial contemporânea caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • A alternativa C é tentadora. Realmente há um acirramento do protecionismo, como indica, por exemplo, o link a seguir.

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-acusa-paises-ricos-de-pratica-de-protecionismo-disfarcado,129111e

    Porém a altenativa torna-se incorreta quando diz "protecionismo impede que os países pobres...". Inibir (dificultar), sim. Impedir, acredito que não.

  • LETRA b) extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico, que amplia consideravelmente a capacidade de produção econômica e estimula a expansão do mercado consumidor.

  • Gabarito: Letra B

    Vantagens da Globalização

    Entre as vantagens da Globalização, a primeira e mais óbvia de todas a serem citadas é a diminuição das distâncias e do tempo, assinalando um fenômeno que David Harvey chamou de “compressão espaço-tempo”. Isso ocorreu graças aos avanços tecnológicos no campo da comunicação e dos meios de transporte, cada vez mais rápidos e eficientes, fruto principalmente da Revolução Técnico-Científica-Informacional. Tal configuração permitiu a difusão de notícias e conhecimentos de forma mais rápida, transpondo barreiras físicas e políticas em todo o mundo.

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/pos-contras.htm

  • Gabarito: LETRA B

    Professor Oli Soares (AlfaCon):

     

    Entre as vantagens da Globalização temos a diminuição das distâncias e do tempo, assinalando um fenômeno que David Harvey chamou de “compressão espaço-tempo”. Isso ocorreu graças aos avanços tecnológicos no campo da comunicação e dos meios de transporte, cada vez mais rápidos e eficientes, fruto principalmente da Revolução Técnico-Científica-Informacional. Tal configuração permitiu a difusão de notícias e conhecimentos de forma mais rápida, transpondo barreiras físicas e políticas em todo o mundo.

  • essa é a questão mais mal formulada e superficial que eu já li em minha vida

  • Letra B

     

    a) O crime organizado também se globalizou, mas as suas ações NÃO dificultam a livre circulação de capitais e NÃO prejudicam o funcionamento das bolsas de valores mundiais. Pelo contrário, o crime organizado se vale da livre circulação de capitais para lavar o seu dinheiro sujo pelo mundo.


    c) O protecionismo econômico existe, NUNCA deixou de existir, porém, na globalização ele DIMINUIU, facilitando as trocas e a expansão do comércio mundial. Todavia, barreiras protecionistas de países ricos CONTINUAM impedindo um maior acesso aos seus mercados por parte dos países pobres. 

     

    d) Na globalização atual há um aumento da importância dos blocos econômicos, bem como a ampliação de alguns blocos e o surgimento de novos blocos econômicos. O que PERDEU importância, foi a ação ISOLADA de cada país.

     

    e) Na globalização, aumentaram as diferenças, ou seja, as assimetrias entre países ricos e pobres, continentes, regiões e povos. Acentuou-se a desigualdade na distribuição da riqueza no mundo. 

  • E a D? Alguém pode explicar?

  •  b) Extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico, que amplia consideravelmente a capacidade de produção econômica e estimula a expansão do mercado consumidor. Correto.

    Seu celular breve breve estará ultrapassado.

  • Acho que o erro da letra C) está em "impede que os países pobres participem do comércio mundial": não impede a participação, mas dificulta muito. E o erro da letra D) está em afirmar que os blocos econômicos estão perdendo importância: para além dos blocos tradicionais (Nafta, União Europeia - ainda que cambaleante da crise, mantém-se como única alternativa para o continente, Asean, Mercosul) há ainda blocos em constituição (como a Apec - que deve ficar em segundo plano com a criação do acordo Transpacífico, outro bloco econômico), além disso, a China tem cada vez mais se aproximado de outros países visando constituir blocos econômicos. 

  • A meu ver o protecionismo não impede  e nem dificulta que os países pobres participem do mercado mundial, ele dificulta as exportações dos países subdesenvolvidos que, no entanto, continuam sendo importantes mercados consumidores dos produtos dos países desenvolvidos, participando do mercado consumidor.

    As tarifas protecionistas e os subbsideos internos recaem sobretudo nas comodites exportadas por países subdesenvolvidos.

  • O extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico propicia -- > o avanço da globalização, período que se caracteriza pelo aumento consideravelmente da capacidade de produção econômica e expansão do mercado

    alternativa B

    Força, guerreiros!!