SóProvas


ID
1882723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca de princípios orçamentários e orçamento público, julgue o item a seguir.

Por intermédio do princípio da universalidade, segundo o qual a lei orçamentária deve conter a discriminação de todas as receitas e de todas as despesas do Estado, o Poder Legislativo pode impedir a execução de despesas sem a prévia autorização parlamentar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Sebastião de Sant'Anna e Silva (Os Princípios Orçamentários, FGV, 1962), afirma que a aplicação do princípio da universalidade possibilita ao Legislativo:

    - conhecer a priori todas as receitas e despesas do governo e dar prévia autorização para a respectiva arrecadação e realização;

    - impedir ao Executivo a realização de qualquer operação de receita e despesa sem prévia autorização parlamentar;

    - conhecer o exato volume global das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrança dos tributos estritamente necessários para atendê-las.

    bons estudos

  • Pensar nos sistemas de freios e contrapesos

  • A questão inverteu os conceitos dos princípios da universalidade e discriminação.

  • Apesar de haver exceções, essa é a visão da banca conforme já cobrado nas questões abaixo.

     

    Prova: CESPE - 2013 - MI - Analista Técnico - Administrativo Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária

    O princípio da universalidade possibilita ao Legislativo impedir o Executivo de realizar qualquer operação de receita ou despesa sem prévia autorização parlamentar.

    CORRETO

     

    Q346851

    CESPE - 2013 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa - O princípio orçamentário que possibilita ao Poder Legislativo conhecer, a priori, todas as receitas e despesas do governo e que impede o Poder Executivo de realizar qualquer operação de receita e despesa sem prévia autorização parlamentar, salvo as exceções, denomina- se princípio :

     

    Gabarito:       a) da universalidade.

    Portanto, questão CERTA.

  • Essa parte ai de "conter a discriminação" ficou horrível... examinador tentou inventar moda, fez besteira e ficou por isso msm...

  • Cespe traiçoeira com esse "discriminação".

  • É melhor eu mesma criar as questões
  • Pow, esse gabarito ai...

  • Assim fica muito difícil...

    "Por intermédio do princípio da universalidade, segundo o qual a lei orçamentária deve conter a discriminação de todas as receitas e de todas as despesas do Estado, o Poder Legislativo pode impedir a execução de despesas sem a prévia autorização parlamentar."

    Esse trecho diz claramente sobre o princípio da discriminação/especialização/especificação. É plenamente crível que essa afirmação possa ser considerada errada por conta desse trecho, tendo em vista outras questões da banca. Tudo depende do humor do examinador...