SóProvas


ID
1882801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da Resolução CFC n.º 750 — e alterações posteriores —, que dispõe sobre os princípios de contabilidade, julgue o item que se segue.

Nas mensurações subsequentes dos componentes patrimoniais, os valores históricos desses componentes podem ser ajustados por meio de indexadores que reflitam a variação do poder aquisitivo da moeda nacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Resolução 750 e 1.111 CFC

    PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA


    1.5.1. O enunciado do Princípio da Atualização Monetária

    “Art. 8º Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis por meio do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

    Parágrafo único. São resultantes da adoção do Princípio da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA:
    I - a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo;
    II - para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais (art. 7º), é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por conseqüência, o do patrimônio líquido;
    III - a atualização monetária não representa nova avaliação, mas, tão-somente, o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores, ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período”.


    Bons estudos

  • Atenção: o princípio da atualização monetária foi revogado pela Resolução CFC nº. 1.282/10.

    Apesar de não ser mais considerado um princípio, parte do seu texto integra agora o princípio do Registro pelo Valor Original:

    Art. 7º - Registro pelo Valor Original (.....)

    I - Variação do Custo Histórico

    e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

     

    § 2º São resultantes da adoção da atualização monetária:

     

    I – a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo;

     

    II – para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais, é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do Patrimônio Líquido; e

     

    III – a atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10) e (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.367/11)

  • CERTO

    Vale lembrar que a atualização monetária não representa nova avaliação, mas, sim, o ajustamento dos valores para detereminada data.