SóProvas


ID
1882804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da Resolução CFC n.º 750 — e alterações posteriores —, que dispõe sobre os princípios de contabilidade, julgue o item que se segue.

Considere que, ao estimar o valor de uma provisão passiva, o contador tenha utilizado três metodologias de cálculo que se apresentavam igualmente válidas. Nessa situação, conforme o princípio da prudência, a escolha deve recair sobre a que resultará no maior patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Resolução 750 e 1.111 CFC

    O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA


    1.7.1. O enunciado do Princípio da Prudência

    “Art. 10 O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    § 1º O Princípio da PRUDÊNCIA impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade.

    § 2º Observado o disposto no art. 7º, o Princípio da PRUDÊNCIA somente se aplica às mutações posteriores, constituindo-se ordenamento indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA.

    § 3º A aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA ganha ênfase quando, para definição dos valores relativos às variações patrimoniais, devem ser feitas estimativas que envolvem incertezas de grau variável”.

    bons estudos

  • MENOR ATIVO

    MAIOR PASSIVO

    MENOR PL

  • Só para destacar, o princípio da prudência foi revogado, pois ele vai de encontro com a neutralidade exigida pela representação fidedigna que é característica fundamental da informação contábil.

  • GABARITO ERRADO

    Princípio da prudência: impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido

    Tudo que é bom avaliamos para baixo -> Ativos, PL e receitas  

    Tudo que é ruim avaliamos para cima -> Passivo e despesas

  • PRUDÊNCIA:

    Menor valor para o ativo;

    Maior valor para o passivo; e, consequentemente, menor valor para o PL.

    ATIVO = PASSIVO + PL

    Ou seja, ser prudente significa imaginar receber menos do que aquilo a que se tem direito; pagar mais do que aquilo que está prevendo. Isso sugere que se deve adotar um menor valor para o PL.

    Logo, assertiva ERRADA.

  • Princípio da Prudência:

    MENOR ATIVO

    MENOR PL

    MAIOR PASSIVO

  • Bastaria lembrar que o Ativo e o PL são diretamente relacionados (Se um aumenta o outro também).

    Logo, relativo ao Princípio da Prudência, que versa sobre os MENORES valores para o A/BP e a R/DRE; e os MAIORES para o P/BP e D/DRE, então o A/BP por ser avaliado pelo seu MENOR VALOR, O PL TAMBÉM O SERÁ.

    GAB. ERRADO

  • este principio de PRUDENTE não tem nada. rsrs

  • Menor valor para o ativo;

    Maior valor para o passivo;

    Menor valor para o PL.

  • Lembre-se que a prudência sempre busca se preparar para o pior. É como estudar para concurso, você deve se preparar para as piores questões!

  • Teoria da Prudência:

    Em alternativas iguais adota menores valores para: Ativos e Receita;

    Maiores valores: Passivo e Despesa. Ex: Moeda estrangeira.

    ERRADO!!