SóProvas


ID
1883380
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento é um importante instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto de ingressos e de aplicações de recursos em determinado período. Isto posto, os depósitos em caução, fianças, operações de crédito por antecipação de receita orçamentária – ARO, a emissão de moedas e outras entradas compensatórias nos ativos e passivos financeiros são considerados, para fins de ingressos de valores nos cofres públicos, como

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    Para a SOF, os ingressos extraorçamentários possuem caráter temporário, não se incorporando ao patrimônio público. Tais receitas não integram o Orçamento Público e constituem passivos exigíveis do ente, de tal forma que o seu pagamento não está sujeito à autorização legislativa.

    Ex.: depósito em caução, Antecipação de Receitas Orçamentárias – ARO, emissão de moeda e outras.


    Os ingressos extraorçamentários não alteram o patrimônio do ente público, não aumentam o saldo patrimonial: geram apenas um fato permutativo no patrimônio – entram recursos e geram-se obrigações.


    Para a STN, os ingressos extraorçamentários são aqueles pertencentes a terceiros, arrecadados pelo ente público exclusivamente para fazer face às exigências contratuais pactuadas para posterior devolução. Esses ingressos não se encontram previstos no orçamento e a STN os denomina de recursos de terceiros

     

     

    ATENÇÃO -> É possível que um ingresso extraorçamentário se torne orçamentário.

    Ex.: um depósito recebido em garantia para contratação final de uma licitação. Se o licitante descumprir o contrato haverá penalidade (multa) e o valor será recolhido em definitivo ao patrimônio público.

     

    Paludo.

  • Eu avisei: memorize os exemplos de receitas extraorçamentárias!

    Relembrando os exemplos:

    Depósitos em caução;

    Restos a Pagar inscritos no exercício;

    Operações de crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO);

    Retenções;

    Emissão de papel-moeda;

    Outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

    Gabarito: E