SóProvas


ID
1883956
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

I. “Falar contra a ‘gramatiquice’ não significa propor que a escola só seja ‘prática’, não reflita sobre questões de língua. Seria contraditório propor esta atitude, principalmente porque se sabe que refletir sobre a língua é uma das atividades usuais dos falantes e não há razão para reprimi‐la na escola. Trata‐se apenas de reorganizar a discussão, de alterar prioridades [...]”                       

                                                                                                  (POSSENTI, Sírio.)


II. “Desse modo, a glotodidática não pode, sem uma análise mais profunda, adotar como normais na gramática escolar ‘desvios’ da chamada língua padrão só pelo peso da sua frequência na chamada língua coloquial ou familiar.”

                                                                                          (BECHARA, Evanildo.)  

*(As fontes completas foram omitidas propositadamente).


Em relação aos fragmentos e aos pontos de vista apresentados, pode‐se afirmar que os dois

Alternativas
Comentários
  • Gente, o gabarito dessa questão está errado com certeza! Indiquem para comentário por gentileza.

  • Gabriela, as questões dessa banca carregam um peso de subjetividade muito grande, infelizmente. Mas nessa questão realizando uma profunda interpretação concordo com o gabarito.

    no primeito item: o texto crítica o estudo da gramática engessada recheada de normas, porém isso não quer dizer que não haverá um equilibrio entre a gramática e a lingua falada (linguística). Tem que haver sim essa harmonia.

    no segundo item: afirma que não pode exagerar do uso da língua falada, achando que todo "vício de linguagem" é normal. Devendo haver um equílibrio entre a língua falada e a norma.


    Dessa forma, os dois itens se convergem. Realmente, a questão B está correta até na parte que: tratam-se de formas diferentes do mesmo assunto, mas o final não tem nada haver. Dessa forma o gabarito mais correto é o item D

  • Não apresenta qualquer tipo de divergência?? Também acredito que este gabarito esteja errado.

  • Também errei a questão. Lendo com mais atenção, a parte "não apresentando qualquer tipo de divergência quanto ao assunto tratado" realmente faz sentido, uma vez que o assunto tratado nas duas frases é o mesmo. O que é diferente, ao meu ver, é a forma como o mesmo assunto é tratado nas duas frases.