SóProvas


ID
1884340
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O crescimento do interesse da Psicologia da Saúde pelos aspectos de saúde e de doenças não mentais, na década de 80, deveu-se entre outras razões:

Alternativas
Comentários
  • Os anos 80 marcaram um período importante para a atuação do psicólogo. Nesta época, houve a entrada do psicólogo no campo da saúde pública, principalmente devido a três fatores: a mudança nas políticas de saúde pública decorrentes dos movimentos de Reforma Sanitária e Reforma Psiquiátrica

  • e) ao fracasso do modelo biomédico na explicação das doenças. 

    “Ao longo do século XX, o reconhecimento cientifico de que fatores psicológicos interferem

    sobre a etiologia de doenças somáticas e a demonstração de que a prestação de

    serviços de assistência a saúde inclui um complexo processo de interações sociais entre

    indivíduos dispostos hierárquica e funcionalmente, deram suporte para o surgimento de

    um movimento crescente de questionamento ao modelo biomédico da assistência a saúde

    e o desenvolvimento de modelos de saúde biopsicossociais.” Delevati e Souza, 2013.

    “A Psicologia da Saúde surge da necessidade de promover e de pensar o processo saúde/doença como um fenômeno social. Alem disso, os crescentes custos dos serviços de saúde tem colocado em evidencia a importância da educação sobre praticas saudáveis e políticas de prevenção que permitem uma intervenção global, aumento dos índices de adesão a tratamentos e redução do impacto da doença sobre o funcionamento global do individuo” Martins e Rocha Junior (2001,p.36). Parte inferior do formulário

  • A. à diminuição da preocupação com a qualidade de vida e prevenção das doenças. (continua sendo uma preocupação até hoje)

    B. à mudança da atenção dos profissionais de saúde das doenças crônicas para as doenças infecciosas em que o estilo de vida desempenha um papel fundamental. (a opção está invertida, doenças infecciosas não são afetadas pelo estilo de vida, mas sim doenças crônicas)

    C. ao fraco desenvolvimento da investigação nas ciências comportamentais. (houve um "boom" nas ciências humanas na época)

    D. à fragmentação das disciplinas que facilitou o desenvolvimento das ciências psicológicas em oposição às ciências biomédicas. (foi a junção das disciplinas)

    RESPOSTA E. ao fracasso do modelo biomédico na explicação das doenças.