SóProvas


ID
1885288
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marcos e Luís são servidores públicos efetivos de determinado ente federal. Marcos, que foi aprovado em concurso público com apenas 25 anos de idade, após 8 anos de sua posse, sofreu um acidente, fora de serviço, e ficou incapacitado para o cargo que exercia. Luís é servidor público há 30 anos e deseja se aposentar. Com base nessa situação hipotética, analise as afirmativas a seguir:

I – Por não possuir idade mínima para aposentadoria no serviço público, Marcos não pode ser aposentado.

II – Luís pode se aposentar voluntariamente com proventos proporcionais ao tempo de serviço prestado.

III – Para Marcos é cabível a aposentadoria compulsória, com proventos integrais, seguindo a ideia de paridade, no regime geral de previdência.

IV – Caso seja constatado em inspeção médica que Marcos tem capacidade para o serviço público em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido, Marcos poderá ser investido por readaptação.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    De acordo com a L8112:

     

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

     

    Art. 186.  O servidor será aposentado:

    III - voluntariamente:

    a) aos 35 (trinta e cinco) anos de serviço, se homem, e aos 30 (trinta) se mulher, com proventos integrais;

    b) aos 30 (trinta) anos de efetivo exercício em funções de magistério se professor, e 25 (vinte e cinco) se professora, com proventos integrais;

    c) aos 30 (trinta) anos de serviço, se homem, e aos 25 (vinte e cinco) se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo;

    d) aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e aos 60 (sessenta) se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.

  • Comentários

    Vamos analisar cada afirmativa:

    I) ERRADA. Como o acidente incapacitou Marcos para o cargo que exercia, ele poderá ser aposentado por invalidez permanente, independentemente da idade.

    II) CERTA. Uma vez que Luis possui mais de 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo, ele poderá se aposentar voluntariamente assim que completar 35 anos de contribuição e 60 anos de idade (aposentadoria por tempo de contribuição) ou 65 anos de idade (aposentadoria por idade).

    III) ERRADA. A aposentadoria compulsória somente ocorre quando o servidor completa 75 anos de idade, e se dá com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

    IV) CERTA. A readaptação é hipótese de provimento derivado prevista na Lei 8.112/90, pela qual o servidor pode ser realocado em outro cargo que seja compatível com suas limitações físicas ou mentais.

    Gabarito: alternativa “d”

  • APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA DE SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL PELO RPPS PÓS EC Nº 103/2019:

    MULHER:

    • 62 ANOS IDADE;
    • 25 ANOS CONTRIBUIÇÃO;***PARA O RGPS→→15 ANOS
    • 10 ANOS EFETIVO EXERCÍCIO SERVIÇO PÚBLICO;
    • 5 ANOS CARGO EFETIVO.

    HOMEM:

    • 65;
    • 25 ANOS CONTRIBUIÇÃO; ***PARA O RGPS→→ 20 ANOS
    • 10 ANOS EFETIVO EXERCÍCIO SERVIÇO PÚBLICO;
    • 5 ANOS CARGO EFETIVO;

    FORMA DE CÁLCULO DO BENEFÍCIO:

    • Regra genérica: 60%+2% (a cada ano que exceder 20 anos de contribuição) **LEVA EM CONTA TODO O PERIÓDO QUE JÁ CONTRIBUIU (100%)

    PENSÃO POR MORTE: parte de 50% do valor recebido pelo morto (remuneração ou aposentadoria) + 10% por dependente.