SóProvas


ID
1885294
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Carlos é servidor efetivo de determinada unidade pública federal e exerce, cotidianamente, atividades em ambientes considerados insalubres e/ou perigosos. O responsável pela gestão do processo de concessão de benefícios deve estar ciente de que:

I – os adicionais de insalubridade/periculosidade incorporam-se ao vencimento de Carlos, não podendo deixar de ser pagos mesmo que tenha havido a cessação do risco à saúde ou à sua integridade física;

II – caso Carlos faça jus aos adicionais de insalubridade/periculosidade, ele deverá optar por um deles;

III – o adicional de periculosidade/insalubridade é definido em conformidade com o grau de exposição do servidor;

IV – os adicionais de insalubridade e periculosidade são utilizados na base de cálculo de outras gratificações devidas ao servidor.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)

     

    I - Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    § 2o  O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.

     

    II - Certo. Art. 68, § 1o  O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

     

    III - Certo. Existem 3 graus de insalubridade: Grau Mínimo, Médio e Máximo. Estes graus definem o valor a ser recebido no adicional de insalubridade e são definidos conforme o grau de exposição aos agentes insalubres.

     

    IV -

  • Questão ANULADA pois a alternativa IV também está correta de acordo com a lei 8.112/1990 Art. 49.§ 2o "As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei."

     

    ARGUMENTAÇÃO DA BANCA: A assertiva IV - “os adicionais de insalubridade e periculosidade são utilizados na base de cálculo de outras gratificações devidas ao servidor” – permite dupla interpretação. Por um lado, aplicando-se a vedação constante do art. 37, XV, veda-se a utilização de uma gratificação como base de cálculo de outras vantagens remuneratórias (efeito cascata). Contudo, há a excepcionalidade do adicional de férias e do 13º, calculados sobre a remuneração do servidor.

  • I - falso

    II - correto

    III - falso

    IV - falso

    Não há alternativa correta, por isso a questão foi anulada.