-
(errado) Compreende também o nível operacional
-
Essencialmente atividades de cunho Tático(CESPE), e também operacional.Para o CESPE o setor de RH não é de cunho estratégico.
-
ERRADA!
O setor de RH é fator preponderante no nível estratégico. Pois a estratégia da organização é criada com base na sua estrutura como um todo. Ou seja, envolve gestão de pessoas. Portanto, o RH é fator importante na cúpula, porém, de forma secundária.
(Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Assistente em Administração) Planos de carreira são resultados da função estratégica de administradores de RH nas organizações e visam à composição de melhores quadros profissionais no futuro das empresas. C
-
http://www.portal-administracao.com/2014/07/planejamento-estrategico-tatico-operacional.html
RESUMINDO:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: DEFINE AS ESTRATEGIAS DE LONGO PRAZO DE UMA EMPRESA. É UM PROCESSO PERMANENTE E CONTÍNUO, SEMPRE VOLTADO PAR AO FUTURO. AS DECISOES, EM SUA MAIORIA, SÃO TOMADAS PELOS PROPRIETARIOS, GERENTES, DIRETORIAS, PRESIDENTE.
PLANEJAMENTO TÁTICO: É A MEDIO PRAZO E ABRANGE CADA UNIDADE DA ORGANIZACAO. TRADUZ E INTERPRETA AS DECISOES DO PLANEJAMENTOESTRATEGICO E OS TRANSFORMA EM PLANOS CONCRETOS DENTRO DAS UNIDADES DAS EMPRESAS.
PLANEJAMENTO OPREACIONAL: É A FORMALIZACAO E OS OBJETIVOS DOS PROCEDIMENTOS E ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO COM A AREA DE EXECUCAO DE UM DETERMINADO PLANO DE ACAO.
-
Professora Andreia Ribas:
O item refere o SETOR de administração de RH (função de staff) que de fato compreende essencialmente atividades de cunho estratégico, entretanto, a afirmativa apresenta como atividades a promoção do treinamento e a avaliação de desempenho que são de responsabilidade de linha (gestores). As atividades estratégicas do setor de RH são elaborar e supervisionar as políticas e diretrizes de RH.
-
GABARITO: ERRADO
Faltou o nível operacional que onde se encontra, dependendo da organização, 80% de seus funcionários e é onde realmente o setor de RH atua, principalmente na função de staff.
-
Troque essencialmente por TIPICAMENTE e acrescente a parte operacional. E tudo ficará lindo
GAB ERRADO.
"Planejamento de RH integrado: é feito de forma integrada ao planejamento estratégico organizacional. O planejamento de gestão de pessoas deve estar totalmente integrado e envolvido na estratégia organizacional e com o apoio e a participação dos vários setores e níveis da organização." (Andréia Ribas)
-
Achei que estava correto, pois a parte operacional ficaria a cargo dos gestores, que possuem Responsabilidade de Linha.
mas pelo o que entendi, o CESPE considera que tudo faz parte do RH: Estrategico, tatico e operacional.
-
O erro está em dizer que o RH faz atividades (essencialmente) do nível estratégico. O mesmo faz parte e atividades do nível tático.
O nível tático por sua vez faz a integração entre os 2 níveis: Estratégico e operacional.
-
Nível estratégico: melhoria das condições de trabalho, definição das políticas de gestão participativa, motivação e liderança eficaz (administradores do topo);
Nível tático: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, sistemas de remuneração (gerentes);
Nível operacional: arquivos de pessoal, gestão de contratos, processamentos de salários, controle de horários (supervisores de 1ª linhas).
*Referência: Administraçao: teoria e prática no contexto brasileiro, Filipe Sobral e Alketa Peci, 2008.
"Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor".[Isaías, 40:29]
-
Acho que quando a questão trata de Adm. de Recursos Humanos ela não está falando do antigo RH (a Gestão de Pessoas, atualmente, passa a ser a evolução do antigo RH mas algumas questões vão tratá-la como ARH). Sendo assim, acredito que o erro está mais na palavra"...essencilamente..." do que em "...cunho estratégico...", pois na função Staff a GP acaba assumindo a função de Assessoria e Consultoria que são partes da Área Estratégica da organização. O erro está também em "... promoção de treinamento...avaliação de desempenho...", pois isso é responsabilidade de linha, ou seja, do chefe, gestor, gerente etc.
-
Compreende também o nível Operacional não só ao Estratégico e Tático como fala a questão
QUESTÃO (ERRADA)
-
A área de gestão de pessoas, atualmente, tem a função de staff , ou seja, proporciona orientação, consultoria, regras e regulamentos sobre como administrar os subrodinados de uma organização, além de prestar serviços especializados como recrutamento, seleção, treinamento e informações para que a linha tome decisões. Sem sombra de dúvida área de gestão de pessoas é uma área de gestão estratégica que além das atividades acima citadas também gere as atividades ligadas às políticas remuneratórias e de satisfação dos colaboradores. Já os departamentos de um organizacão a eles competem a responsabilidade de linha quais sejam: decidir pelas admissões, promoções e avaliação desempenho.
-
-
MEU DEUS ..JURO QUE TENTO ,MAS A PROFESSORA NÃO COLABORA!!
-
Dentro do setor de administração de recursos humanos são desempenhadas algumas atividades operacionais.
-
EM GESTÃO DE PESSOAS: O SETOR DE RH PERTENCE AO NÍVEL ESTRATÉGICO, POR SER UM STAFF. ESSENCIALMENTE ESTRATÉGICO.
EM ADMINISTRAÇÃO GERAL: O SETOR DE RH PERTENCE AO NÍVEL TÁTICO, POR SER UM DEPARTAMENTO. ESSENCIALMENTE TÁTICO.
ESSENCIALMENTE NÃO QUER DIZER EXCLUSIVAMENTE, MAS SIM PRINCIPALMENTE, MAIORMENTE, ESPECIALMENTE, SUBISTANCIALMENTE, PREPONDERANTEMENTE...
GABARITO ERRADO
-
Gabarito: QUESTÃO ERRADA.
Raciocinei assim:
Quando era Administração de Recursos Humanos, as atividades não eram focadas apenas no departamento? Então eram apenas táticas!
Já atualmente, que a Administração de Recursos Humanos virou Gestão Estratégica de Pessoas, creio que há atividades táticas (linha) e estratégicas (staff).
-
Segundo Sobral e Peci, a ARH assume três níveis: estratégico, tático e operacional.
-
Como bem disseram a respeito do planejamento tático, ele é o meio de integrar o plano estratégico ao operacional. Se for dissociado do plano operacional, teremos problemas nas tarefas de execução, as quais devem ser organizadas pelo plano tático segundo as diretrizes estabelecidas pelo planejamento estratégico (macro)
Há uma interdependência
Estratégico
Tático
Operacional
-
Essa é a gestão de pessoas e não ARH.
-
Termos que reduzem, termos que ampliam, termos que amenizam... Sorte será se o examinador não esfumaçar tanto na minha prova.
Ele usou a palavra essencialmente no sentido de desconsiderar as ações operacionais?
-
QUESTÃO ERRADA: A questão fala dos níveis estratégico e tático, mas mistura suas ações, bem como inclui outras de cunho operacional.
Vamos então fazer a classificação correta: [...]tais como promoção de treinamento (nível tático), avaliação de desempenho (nível tático), gestão de sistemas de remuneração (nível operacional) e políticas direcionadas ao comprometimento e à satisfação dos membros da organização (nível estratégico).
Fonte: Estratégia Concursos - Profs. Gustavo Garcia e Vinícius Oliveira
-
As questões dessa materia não avaliam porra nenhuma, chega a ser ridículo
-
Também há atuação operacional. Controle de horários, por exemplo.
-
Se atente ao que a questão pede e interprete dentro dessa margem.
Em uma estrutura organizacional, o setor de administração de recursos humanos compreende atividades essencialmente de cunho estratégico e tático, tais como promoção de treinamento, avaliação de desempenho, gestão de sistemas de remuneração e políticas direcionadas ao comprometimento e à satisfação dos membros da organização.
Apenas tático.
Reforçando, a questão fala da estrutura organizacional, e não da estrutura do RH.
-
Cada um falou uma coisa !kkkkk