SóProvas


ID
1885462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue o próximo item.

As relações pedagógicas professor-aluno estabelecidas por meio do uso de plataformas virtuais de aprendizagem possuem características que podem ser associadas à pedagogia tecnicista, com base no pensamento behaviorista.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - As relações pedagógicas professor-aluno estabelecidas por meio do uso de plataformas virtuais de aprendizagem possuem características que podem ser associadas à pedagogia tecnicista, com base no pensamento behaviorista.

    (Acredito que a assertiva foi dada como correta devido ao uso do termo "podem"... pois a depender das ações empreendidas no ambiente virtual, pode-se associá-las à pedagogia tecnicista, que focaliza a repetição de exercícios, uso de manuais e foco no mercado de trabalho).

  • Pedagogia tecnicista[1] A partir do pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advogou a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência. Se na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professor e se na pedagogia nova a iniciativa deslocou-se para o aluno, na pedagogia tecnicista o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posição secundária. A organização do processo converteu-se na garantia da eficiência, compensando e corrigindo as deficiências do professor e maximizando os efeitos de sua intervenção.
  • RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO (Tecnicismo)

    O professor administra as condições de ensino.

    As relações pessoais pouco importam para o desenvolvimento da aprendizagem (isso não significa que não possam existir).

    O aluno não participa da elaboração do processo pedagógico

  • C