Precisamos entender dois conceitos para marcarmos a B como resposta:
(i) equação de Fischer: r = i - πe,
onde r = juros reais, i = taxa de juros nominais e πe = inflação esperada. Podemos ver que quando maior a inflação, menor os juros reais, ceteris paribus.
(ii) investimentos na produção são inversos à taxa de juros do mercado;
Assim, quanto maior a inflação esperada, maiores os investimentos, pois os juros reais pagos estão caindo. Mas vale ressaltar que isso é válido pois a questão congelou os juros nominais. Relembre: "Dada a taxa de juros nominal". Com isso a assertiva quer dizer que i está fixo.
a) Os novos keynesianos acreditam que a existência de rigidez de preços e salários faz que as políticas fiscais e monetárias, desde que bem conduzidas, possam ser usadas para afetar o produto. Entretanto, essa corrente teórica desconsidera o efeito da política monetária sobre o nível de emprego. - Embora o primeiro período esteja correto, o segundo está ERRADO, pois, diferentemente da teoria neoclássica, os keynesianos m geral acreditam que a política monetária é EFICAZ, pois a moeda é endógena, capaz de afetar variáveis reais como o produto.
b) Dada a taxa de juros nominal, um aumento da inflação esperada gera um aumento de investimentos. - CERTA, fixada uma taxa de juros nominal, maior inflação significa menor taxa de juros real. Quanto menor a taxa de juros real (menor retorno ao capital, menor custo de oportunidade de investir), maior o incentivo a investimentos. Pelo contrário, em geral, uma maior taxa de juros desincentiva Is.
c) Uma elevação sistemática no nível de preços que desequilibre o sistema de preços relativos não tem efeito sobre a percepção do consumidor a respeito do que seja caro ou barato. - ERRADO, ao consumidor importa o nível de preços NOMINAL (que leva em conta a inflação).
d) Um aumento generalizado no nível de preços domésticos maior do que o verificado nos preços internacionais, considerando a taxa de câmbio estável, incentiva a exportação de produtos e aumenta o saldo comercial do país. - ERRADO, os produtos nacionais ficaram mais CAROS com rel ao exterior
e) Quando o sistema financeiro melhora sua credibilidade junto à população, o efeito esperado é o aumento na demanda por moeda que reflete uma taxa de juros maior. - ERRADO, uma taxa de juros maior DESINCENTIVA a demanda por moeda/demanda por liquidez, pois aumenta o custo de oportunidade de reter moeda.