SóProvas


ID
1885882
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere uma função de produção F que conta com apenas dois insumos: capital, K, e trabalho, L, e apresenta a propriedade de retornos decrescentes de escala. Essa função F(K,L) pode ser descrita por:

Alternativas
Comentários
  • GABA: A

    Temos os rendimentos crecentes de escala, decrescente de escala e constantes de escala.

    Se (a + B) = 1, temos rendimentos constante de escala. Isto significa que se aumentarmos K e L em determinada proporção, Q aumentará nesta mesma proporção.

    Se (a + B) > 1, temos rendimentos crescentes de escala (ou economias de escala). Neste caso, aumentos de K e L em determinada proporção provocam aumentos de Q numa proporção maior.  

    Se (a + B) < 1, temos rendimentos decrescentes de escala (ou deseconomias de escala). Aqui, aumentos de K e L em determinada proporção provocam aumentos de Q numa proporção menor.

    -Nota: tais observações do quadro acima, só valem para funções do tipo Cobb-Douglas, com o formato: Q = A. K. L. Observe que a função Cobb-Douglas é multiplicativa, não há soma nem subtração.

    Logo, analisando as assertivas concluimos q a soma dos expoentes da letra a) é 0,9, sendo portanto rendimentos decrescentes de escala

    b) nada vê com nada consta...rs

    c) não é Coob-Douglas

    d) soma dos expoentes igual a 2 ----> rendimentos crescentes de escala

    e) soma dos expoentes igual a 1 ---> rendimentos constantes de escala

  • A função F(K,L) terá rendimentos crescente de escala se o produto crescer mais que um crescimento dos insumos, os redimento será decrescente caso o aumento do produto for menor que o aumento dos insumos e constante quando a variação do produto for igual a dos insumos. Por tanto se dobrar os insumos K e L então:

    Crescente se F(2K,2L) > 2F(K,L);

    Constante se F(2K,2L) = 2F(K,L);

    Decrescente se F(2K,2L)

     

  • A função da letra b é Função de produção de Leontief (para complementares perfeitos)

  • Se (α+β)=1, temos rendimentos constante de escala. Isto significa que se aumentarmos K e L em determinada proporção, Q aumentará nesta mesma proporção. Se (α+β)>1, temos rendimentos crescentes de escala (ou economias de escala). Neste caso, aumentos de K e L em determinada proporção provocam aumentos de Q numa proporção maior. Se (α+β)

    Portanto, bastava achar uma função Cobb Douglas cuja soma dos expoentes fosse menor do que 1.

     

    Gabarito: A

     

    Profs. Heber Carvalho e Jetro Coutinho Profs. Heber e Jetro www.estrategiaconcursos.com.br

  • As funções das alternativas B, C e E apresentam rendimentos constantes de escala.

    Na alternativa E, temos uma função Cobb-Douglas de grau 1.

    Nas alternativas B e C, temos insumos perfeitamente complementares e perfeitamente substitutos, respectivamente. E estas funções tem rendimentos constantes de escala sempre.

    A função da alternativa D apresenta rendimentos crescentes porque é uma função Cobb-Douglas cuja soma dos expoentes é igual a 2.

    Por fim, é na A que temos rendimentos decrescentes de escala porque temos uma função Cobb-Douglas cuja soma dos expoentes é menor do que 1 (é 0,9).

    Resposta: A