-
C) Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo muito mais produtivo.3
A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade.4
Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos.5 O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.
Após a definição do modo mais rápido e fácil de executar uma tarefa (por exemplo, a montagem de uma roda), os funcionários eram treinados para executá-las dessa forma – criando assim uma padronização do trabalho.
Essa padronização evitaria a execução de tarefas desnecessárias por parte dos empregados. Tudo isso ajudaria na economia de esforços e evitaria uma rápida fadiga humana. Para Taylor, a Administração Científica deveria analisar os movimentos efetuados pelos trabalhadores para conseguir desenhar um processo com um mínimo de esforço em cada tarefa.
-
o método racional diminuiu o esforço do trabalhador na execução das tarefas e não diminuiu a fadiga?
Taylor não conseguiu aumentar a produtividade através da racionalização das tarefas?
quem souber ajuda, por favorrrr! :)
-
Mto estranha essa questão.
II - A fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda da qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotatividade de pessoal. Esta teoria considerou aqui a fadiga humana.
IV - Não implica na produtividade? oi?
Eu marcaria a "b", estando certas as afirmações II e III apenas.
-
Fiquei sem resposta para essa questão.
-
Gente, essa questão está errada, com certeza. Entrei no site da Fundação Cefetminas e não vi alteração de gabarito. Mas olha só o que está no livro do Chiavenato "Introdução à teoria geral da Adm", pág. 77: "RACIONALIZAÇÃO é o emprego de métodos científicos de trabalho visando ao planejamento e à organização de atividades para obter redução de custos e aumento da eficiência e da produtividade dos operários."
Pelo sim, pelo não, indiquei para que algum professor comente. Façam isso também, embora eu tenha a referência do próprio Chiavenato dizendo o contrário.
-
Eu tinha plena convicção que o gabarito era letra B, estou sem entender. Respondi a mesma questão no Casa das Questões e lá o gabarito certo estava como letra B. Alguém sabe informar se houve mudança de gabarito?
-
Marquei a "B", e não abro mão dela por esse gabarito não.
-
Essa questão é igual: "aquela ex que te botou um monte de galha" - voce deve esque-la pra sempre!
-
Não entendi essa questão, o item IV não fez sentido pra mim. (Marquei "b" por falta de alternativa melhor, mas discordo do item II, visto que a teoria da racionalização não reduz a fadiga, apenas a leva em consideração).
-
Chiavenato, Administração Geral e Pública.
Os elementos de aplicação da Administração Científica nos padrões de produção são: padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução das tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade.
Com a administração científica começa a luta incessante e permanente pela produtividade que iria perdurar até o final do século XX. Produtividade significa a relação entre a quantidadede produto obitida no processo de produção e a quantidade do fator necessário para sua obtenção.
O item IV, claramente, está errado.
-
Princípio da Racionalização, que busca a eficiência, de Taylor é através da especialização dos empregados e a de Fayol através da estrutura organizacional.
II- Escola Científica X Escola Clássica - Taylor, Gestão de baixo para cima através de métodos de padronização, na ocasião, beneficiava os trabalhadores - Fayol, Gestão de cima para baixo através de métodos racionais.( relação homem-máquina, com certeza não trouxe benefícios ao trabalhador.) ERRADA!
IV- impactam o trabalho, consequentemente, ao trabalhador. Implicar, na questão, tem sentido de comprometer.
O planejamento e a organização dos processos de forma racional impactam o trabalho sem comprometer a produtividade. CORRETA!
-
Só no mundo do examinador que não impacta na produtividade ¬¬
-
Questão pra lá de controversa... O gabarito diz que é C, mas......
I) ERRADA. Segundo Chiavenato (Teoria Geral da Administração, pag 56):
"Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Notou que isso levava a diferentes métodos para fazer a mesma tarefa e uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Como há sempre u método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais, esses métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoadso por meio de uma análise científica e um acurado estudo de tempos e movimentos, ao invés de ficar ao critério pessoal de cada operário. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho".
II) Estaria CORRETA, pois segundo Chiavenato (Teoria Geral da Administração, pag 59):
"A Administração Científica pretendia racionalizar os movimentos, eliminando os que produzem fadiga e os que não estão diretamente relacionados com a tarefa executada pelo trabalhador." >>> caberia um belo recurso aqui!
III) Estaria ERRADA: Segundo Chiavenato (Teoria Geral da Administração, pag 57):
"Observando METODICAMENTE a execução de cada operação a cargo dos operários, Taylor viu a possibilidade de decompor cada tarefa e cada operação da tarefa e uma série ordenada de movimentos simples. (...) A essa análise do trabalho seguia-se o estudo dos tempos e movimentos (...) A esse tempo médio eram adicionados os tempos elementares e mortos (...) para resultar o chamado tempo padrão. COm isso, padronizava-se o método de trabalho e o tempo destinado a sua execução" .>>>> ou seja, não era nada rápido fazer isso!!! Novamente, caberia recurso.
IV) Estaria ERRADA: Segundo Chiavenato (Teoria Geral da Administração, pag 77):
"Racionalização é o emprego de métodos cientìficos de trabalho visando ao planejamento e à organização de atividades para obter redução de custos e o aumento da eficiência e da produtividade dos operários";
-
Também marquei com convicção a alternativa B. Usem a opção de indicar para comentários!
-
Não adianta indicar pra comentário...o QC não consegue trazer um professor de ADM, pois nem eles conseguem descubrir em qual rodapé de livro estão as informações necessárias para acertar uma questão dessa.
Outra coisa....essas bancas de fundo de quintal, não adianta perder tempo. Infelizmente ainda há muito concurso manjado e banca mal caráter principalmente em cocnurso de prefeitura e câmaras....Nós devemos fazer mas sempre sabendo dessa possibilidade...
-
-
Ainda sobre o item IV (que está difícil de engolir), sem desmerecer o comentário da professora, há de se fazer no mínimo um malabarismo interpretativo para se chegar à conclusão que a alternativa está correta.
Não obstante possam ser atribuídos vários sentidos ao verbo "IMPLICAR" (ocasionar, acarretar etc e... comprometer), o fato da banca inserir uma palavra que, a depender da interpretação do leitor, pode ter diferentes sentidos, e, dependendo do sentido a alternativa será dada como certa ou errada, chega a ser absurdo.
E, analisando o sentido do verbo, indicaria para comentários de um professor de português também, porque eu tenho cá minhas dúvidas sobre a regência desse verbo implicar....
-
Oi?!
-
Se essa questão não foi anulada, terá sido um absurdo. Concordo com Rose Cavallari.
-
III-O método mais rápido e o instrumento mais adequado para o trabalho são resultados de análises científicas.
IV-O planejamento e a organização dos processos de forma racional impactam o trabalho sem implicar na produtividade.
princípio de racionalização de processos exposto por Chiavenato
-
Questão do maligno!
-
Eu errei marquei a B, mas depois assistindo o vídeo do comentário do professor dá pra ver que a banca usou muito pra não dizer abusou de interpretação do texto, a professora esmiuça o pensamento da banca.
I- Do ponto de vista da organização racional do trabalho, o melhor é aprender a fazer uns com os outros. - Errado, pois o segundo a Administração científica o correto era: substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos
II- Considerando os benefícios para o trabalhador, a aplicação de métodos racionais reduz a fadiga humana. - Errado, segundo a professora que fez a correção ela disse que a redução da fadiga não era um benefício pensado para o trabalhador, mas apenas uma consequência da racionalização do trabalho. (tem que ter uma interpretação beeem profunda pra entender que a banca pensa assim).
III-O método mais rápido e o instrumento mais adequado para o trabalho são resultados de análises científicas. - Correto.
IV-O planejamento e a organização dos processos de forma racional impactam o trabalho sem implicar na produtividade. - Certo, segundo a professora que fez a correção da prova, ela disse que esse termo "sem implicar" é sinônimo de "sem comprometer", "sem prejudcar"
Sinceramente, eu olho essa questão e fico sem saber o que pensar. Concordo com os colegas acima de que a questão é bem esquisita. Pior que essa banca não é daquelas que oferece explicação aos recursos, mas ao menos a explicação da professora do QC deu uma esclarecida para ao menos entender que diabos era o pensamento da banca.
-
Risos risos risos...
-
Essa chutei bonitinho, rsrsr as duas primeiras estão erradissimas, como tinha duas em cada pergunta então so poderia ser a III e a IV. é o mundo do CESPE, que até os professores tem medo de discordar rsrsrrssrsr.
-
Que justificativa nada a ver da professora, começa que a regencia do verbo "implicar" ta errada. Além disso implicar não é necessariamente ruim, implicar significa uma consequencia. Vejamos a frase
IV-O planejamento e a organização dos processos de forma racional impactam o trabalho sem implicar a produtividade. -> Isso significa que planejamento e organização não influência a produtividade, o que não faz sentido.
Logo, ao meu ver, deveria ser assim essa frase:
IV-O planejamento e a organização dos processos de forma racional impactam o trabalho sem implicar a PERDA de produtividade
Professores do qc vão concordar com o gabarito mesmo que diga que 2+2 = 18. Não entendo porque eles fazem isso mas nunca vi eles discordarem de alguma questão, enfim, se eu tiver errado por favor me corrija.
bons estudos
-
Pessoal, fui atrás da regência da palavra implicar e, realmente, quando a regência pede a preposição EM, o sentido da palavra é COMPROMETER e não acarretar. Então, faz sentido dizer que não implica na produtividade, pois na verdade o que se quer dizer é que não compromete a produtividade. Mesmo assim, concordo que essa questão foi mal formulada, para dizer o mínimo.
O verbo implicar atua como um verbo transitivo direto e indireto, estabelecendo regência com a preposição em quando apresenta o sentido de envolver alguém em alguma complicação ou embaraço, sendo sinônimo de comprometer, enredar, envolver, incluir,...
https://www.conjugacao.com.br/regencia-do-verbo-implicar/
-
(27/07/19)..77% das pessoas erraram
-
Barbacena? Tá explicado!
-
Princípios da racionalização = Administração Científica (Taylor)
I) Errada >> O melhor método é estudado pelos gerentes e deve ser aplicado pelos trabalhadores (estudo dos Tempos e Movimentos)
II) Errada >> O estudo racional dos Tempos e Movimentos não visa benefícios para o trabalhador e sim maior produtividade/eficiência
III) Certa >> a Adm.Científica busca o estudo científico/racional para estabelecer a padronização do trabalho. Assim evita-se execução desnecessária do trabalho, economia de esforços, maior eficiência, etc.
IV) Certa >> A banca levou em consideração a palavra IMPLICAR no sentido de comprometer. O planejamento e a organização racional não comprometem a produtividade.
(Explicações professora do QConcursos.)