SóProvas


ID
1887568
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 1990, a abertura da economia brasileira à concorrência internacional e as estratégias de atração de investimentos voltados para a competição globalizada impuseram a adoção de novas formas de intervenção na região Nordeste. Entre as novas formas de intervenção na região, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

  • Sobretudo em razão da irrigação pelo Rio São Francisco e do MATOPIBA

  • a) O Agreste, nos trechos mais úmidos, apresenta agricultura de subsistência e pecuária leiteira. ITEM INCORRETO.

    b) O Polo Industrial de Camaçari iniciou suas operações em 29 de junho de 1978. É o primeiro complexo petroquímico planejado do País e está localizado no município de Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, no Estado da Bahia. ITEM INCORRETO.

    c) Apesar de o Nordeste ser uma região fortemente identificada com a seca, já que a maior parte do semiárido está em seu território, esta região tem desenvolvido novas técnicas de produção agropecuária, especialmente a partir do desenvolvimento de novas tecnologias. Um dos traços mais marcantes dessa nova face da agropecuária na região é o desenvolvimento de polos de fruticultura irrigada, principalmente no Ceará, Sergipe e Pernambuco, que cultivam, dentre outros produtos, uva e manga. A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tem contribuído de maneira decisiva para o sucesso desse método na região Nordeste. ITEM CORRETO.

    d) Não há previsão de cotas de produção de açúcar para os estados do Nordeste. ITEM INCORRETO.

    e) Não consta como uma das formas de intervenção na economia nordestina a criação da região de planejamento do Vale do São Francisco. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • A alternativa "e" apareceu só para criar dúvidas

  • "O Sistema intermodal de transporte é feito pelo modo rodoviário até Ibotirama, realizando transbordo para o modo hidrovia até Juazeiro e Petrolina (aproximadamente 580 km) e depois utilizando modo ferroviário com destino a Salvador, Recife e Fortaleza. Este caminho beneficiará não só os produtos do cerrado (grãos) mas também a fruticultura irrigada nos projetos do pólo Petrolina-Juazeiro que se destinam ao mercado interno ou para exportação."