A industrialização no Brasil deve ser compreendida em seus múltiplos aspectos como o papel do Estado como indutor do processo, o deslocamento campo-cidade relacionado, os motivos da concentração e distribuição da indústria pelo país, os fatores locacionais contemporâneos e a posição da indústria nacional no mundo atual. O texto associado aborda a diferenciação entre área central e sua periferia integrada e sobre este tema, buscamos a alternativa correta.
A) Os arredores dos grandes complexos industriais de São Paulo era composta de fato por uma economia baseada na produção industrial complementar as grandes indústrias e uma economia de serviços voltada para a malha urbana que se desenvolveu em função da indústria.
B) As áreas de decadência do café no Rio de Janeiro estão até hoje dependentes de uma economia de pastoreio de gado bovino para corte e produção de laticínios, turismo e agricultura de abastecimento da região metropolitana, sem desenvolvimento de uma agropecuária realmente forte e diversificada.
C) Esta região conta historicamente com grande desenvolvimento urbano que remete ao período colonial e com a manutenção da atividade de mineração ocorreu a atração populacional necessária para o estabelecimento de indústria diversificada.
D) Pelo contrário estas são áreas de obsolescência econômica e baixa atração populacional no período destacado apesar de sua proximidade com áreas centrais industrializadas.
E) A região sul é considerada também como central em relação a indústria e ao dinamismo econômico.
GABARITO DO PROFESSOR: C