-
Gabarito letra A
A) forma elegante
Característica que autor acha, nós podemos não concordar com ele.
São características que todos concordam:
B) casado
C) uvas pequenas
D) homens atuais
E) tão magro
-
na verdade não entendi
-
questão maluca
-
Galera,
Há uma classificação de adjetivos que diz:
1) Adjetivo Objetivo: É um fato, uma característica do substantivo.
Ex: A mulher chinesa. ( isso é um fato)
2) Adjetivo Subjetivo: É uma opinião, uma qualidade (boa ou ruim) do substantivo.
Ex: A mulher é bonita. (isso é uma opinião)
O enunciado pede o adjetivo que mostra a OPINIÃO do enunciador. Na letra A ele diz "elegante", adjetivo com sentido de opinião/qualidade pois pode ser elegante ou não, depende de quem emite a opinião. A fgv busca causar confusão ao usar a expressão "decorrente da participação do enunciador" em vez de "opinião" mas é simples assim.
Como o Bruno Bos disse, todas as demais são características do substantivo (fato).
-
Aff....
-
Uma coisa que eu acho engraçado da FGV é que ela não poupa linhas nas questões de Direito e nos textos de Português. Mas o enunciado das questões de Português é uma linha. A dificuldade da questão é o termo "participação do enunciador". Muitos, acredito, tomaram essa participação como algo relacionado ao envolvimento do enunciador na frase dita por ele e começaram a procurar termos como "nós" e "a gente". Outros não entenderam NADA da questão (e não os julgo, pois esse enunciado é muito pobre). Mas fazer o quê? Resolver questões FGV, pois a dificuldade é para todos.
-
"Participação" não tem NADA a ver com "Opinião"!!!!!! Pqp...fgv....Fabrica de Grandes Viagens!!!!!
-
Participação é diferente de opinião!
Não entendi nada.
FGV, a pior em português.
-
calma galera
-
"Elegante" é o único adjetivo na questão que expressa uma opinião do autor , logo, o que a questão quis dizer com "participação do enunciador" acredito que quis falar a interação, uma expressão de opinião do autor as outras alternativas expressam concretismo. Digo mais... é a única que pode gerar um debate, por exemplo, pois cada um vai expressar seu ponto de vista com relação a "ironia".
-
mano vsf
-
Pessoal, "magro" também não é questão de opinião do enunciador?
-
Pessoal, "magro" também não é questão de opinião do enunciador?
-
Todos os adjetivos sublinhados têm conotação objetiva, salvo o item A, que possui o subjetivismo do autor.
-
consegui resolver depois que vi que dava pra tirar e ficaria com sentido
A ironia é uma forma elegante de ser mau. (Berilo Neves)
Ele quis dizer que a ironia é uma forma de ser mau, mas daí vem a opinião subjetivíssima do autor: "elegante". É uma forma elegante
-
Tinha entendido que a participação do enunciador referia-se à participação real dele na questão trazida, e não apenas uma questão de opinião, por isso marquei a B.... #quebosta
-
Fiquei entre a A e a E, achei q o fato de dizer tão magro poderia ser tb uma opinião, ao final, nem será tão magro p todos; errei, mas fico satisfeito de ter conseguido chegar na ¨semifinal¨..kkkk.....falando sério, quando se consegue excluir 3 opções e das 2 sobrando, uma é a boa, já é meio caminho andado.
-