SóProvas


ID
1887724
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Substituindo os segmentos sublinhados por adjetivos formados com a ajuda de elementos prefixais ou sufixais, a substituição adequada é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Indelével: que não se pode apagar, eliminar.

    A) Subcutânea

    B) Em outras questões a FGV já tentou confundir pluvial (da chuva) com fluvial (dos rios), fiquem atentos.

  • Fluvial(do latim FLUMINE):Relacionado a rio.Lembrar de FLUMINENSE(Rio de Janeiro)

    Indelével:o que não pode ser DELETADO.

     

  • SERÁ QUE GOSTA DA PALAVRA INDELÉVEL A FGV?

    Q836464
    Q870982
    Q633724
    Q385852

  • GABARITO "C"

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Para auxiliar na memorização:

    FLUvial: RIO

    FLUMINENSE:RIO

  • Dica para memorização:

    A chuva Pinga / Pluvial

    O rio Flui / Fluvial

  • NA BOA, VEJO QUE A MAIORIA ESMAGADORA DE NÓS CANDIDATOS TEMOS DIFICULDADE COM AS QUESTÕES DE PORTUGUÊS DA FGV, BANCA QUE QUASE SEMPRE DETERMINA UM MÍNIMO DE ACERTOS NAS PROVAS. A GENTE TEM QUE TOMAR ALGUMA PROVIDÊNCIA. EXPOR EM REDES SOCIAIS, AJUIZAR AÇÕES (POR EXEMPLO, ALEGANDO QUE O ENSINO PÚBLICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL É INCOMPATÍVEL COM O NÍVEL DE COBRANÇA NAS PROVAS), COBRAR OS PARLAMENTARES A EDIÇÃO DA LEI DOS CONCURSOS. SEI LÁ...

    SÓ PENSO QUE ALGUMA COISA PRECISA SER FEITA, SENÃO, CONTINUAREMOS RECLAMANDO, A BANCA CONTINUARÁ COM A FAMA DE SER A "FODONA" (O QUE É RIDÍCULO), E PERMANECEREMOS CONTANDO COM A SORTE NAS PROVAS, QUE, EM VEZ DE COBRAR PORTUGUÊS, COBRA RACIOCÍNIO LÓGICO, OU SEI LÁ O QUE!

    NÃO HÁ OBJETIVIDADE, MAS MUITA SUBJETIVIDADE DO EXAMINADOR. NA MAIORIA DAS VEZES NEM CONSEGUIMOS ENTENDER O QUE O EXAMINADOR ESTÁ PEDINDO! ISSO É INACEITÁVEL! INCOMPATÍVEL COM OS PRINCÍPIOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS PARA SELEÇÕES PÚBLICAS! O MUNDO MODERNO (E ATÉ O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO) SE PAUTA NA SIMPLICIDADE, NA CLAREZA E NA OBJETIVIDADE, TUDO O QUE AS QUESTÕES DA FGV NÃO TÊM!

    KAPHONNA DEMAIS COBRAR QUESTÕES COM LINGUAGEM TÃO INACESSÍVEL!

    AINNNNN MAS TEM GENTE QUE PASSANNNNN...

    TEM. SÓ QUE NÃO PASSA POR CAUSA DO PORTUGUÊS. ADEMAIS, O CONCURSO PÚBLICO TEM QUE SER ACESSÍVEL À TODOS, ISTO É, DEPENDENDO DO NÍVEL DA COBRANÇA, DETERMINADAS PESSOAS JAMAIS PASSARÃO!

    AINNNNN MAS CONCURSO É PARA ISSO... SÉRIO? E OS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE, DA PROPORCIONALIDADE, DA ACESSIBILIDADE AOS CARGOS PÚBLICOS? E MAIS: E O PRINCÍPIO DA ISONOMIA? É ISONÔMICO, COBRAR NUM NÍVEL EM QUE A MAIORIA ESMAGADORA DOS CANDIDATOS NÃO TERÁ A MENOR CHANCE? QUE NÃO COMPREENDERÃO O QUE O EXAMINADOR QUER DE FATO? ISONOMIA PARA QUEM?

    O QUE ESTOU FALANDO AQUI, É QUE DEVE HAVER UMA COBRANÇA JUSTA DA MATÉRIA, E QUE A GENTE PRECISA CONTAR TAMBÉM COM ELA NA SOMA DOS PONTOS PARA A CLASSIFICAÇÃO.

    FALTA CLAREZA NOS ENUNCIADOS, CERTEZA NAS RESPOSTAS (SEMPRE TEM DUAS ALTERNATIVAS, E VOCÊ PRECISA ESCOLHER A "MAIS CERTA"), E ISSO É INADMISSÍVEL! TEM QUE TER TWITAÇO, VÁRIOS COMENTÁRIOS NAS POSTAGENS DA FGV, ETC...