SóProvas


ID
1887730
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O termo sublinhado que funciona como adjetivo do termo anterior é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D 

    Nesse tipo de questão precisamos diferenciar o ADJUNTO ADNOMINAL x COMPLEMENTO NOMINAL 

     

    A) construção da ponte;  - pontes são construídas (CN)

    B) invasão do terreno; - terrenos são invadidos (CN)

    C) análise dos documentos;  - documentos são analisados (CN)

    D)clima da região; - Clima regional, clima dela (ideia de posse) - locução adjetiva - AA

     E)observação dos astros. - astros são observados (CN)

  • A) construção da ponte;

    DE+A TERMO PREPOSICIONADO COMPLEMENTANDO SENTIDO DO SUBSTANTIVO CN

     

    B) invasão do terreno;

    DE+O TERMO PREPOSICIONADO COMPLEMENTANDO SENTIDO DO SUBSTANTIVO CN

     

    C) análise dos documentos;

    DE+OS TERMO PREPOSICIONADO COMPLEMENTANDO SENTIDO DO SUBSTANTIVO CN

     

    D)clima da região

     

    E)observação dos astros  

    DE+OS TERMO PREPOSICIONADO COMPLEMENTANDO SENTIDO DO SUBSTANTIVO CN

  • O complemento nominal não tem valor adjetivo.

  • Clima da região - regional

  • João Masculino Carvalho, cara, não vá por aí q vc se perde; não é possível chegar à resposta correta por esse método, pois tb outros casos poderão ter o correspondente; observação dos astros, pode ser observação astronômica; o correto é perceber quais são CN e quais são AA; o único adjunto adnominal é clima da região, pois tem valor ativo, nos outros casos há valores passivos, sofrem a ação. O correto é aprender a fazer a análise; o adjunto adnominal se prende ao substantivo, pois o caracteriza, e funciona, morfologicamente, como adjetivo e por ser satélite do nome, se este for retirado, o adjunto irá embora com ele, veja: O que achou do clima da região? Achei o clima da região frio...observe....O que achou do clima da região? Achei-o frio; repare q o nome foi substituído por um pronome e o adjunto foi embora com ele. Aliás, os adjuntos foram embora com ele, pois tb o artigo, q tb é satélite do nome, foi embora junto ao nome.

  • GABARITO - D

    Em alguns casos, com Adjuntos adnominais , é possível fazer a construção:

    clima da região

    Clima regional

  • A - construção da ponte; Ponte é construída ( Paciente- CN)

    B -invasão do terreno; Terreno é invadido ( Paciente - CN)

    C- análise dos documentos; Documentos são analisados ( Paciente- CN)

    D-clima da região; Clima regional - Adj. Adnominal ( função de adjetivo)

    E- observação dos astros; Astros são observados ( Paciente- CN)

  • O termo sublinhado que funciona como adjetivo do termo anterior é:

    -> adjunto adnominal

    clima da região é o mesmo que clima (que é) regional, ou seja, o adjunto adnominal não exige preposição, mas traz consigo termo que funciona como adjetivo.

  • NA BOA, VEJO QUE A MAIORIA ESMAGADORA DE NÓS CANDIDATOS TEMOS DIFICULDADE COM AS QUESTÕES DE PORTUGUÊS DA FGV, BANCA QUE QUASE SEMPRE DETERMINA UM MÍNIMO DE ACERTOS NAS PROVAS. A GENTE TEM QUE TOMAR ALGUMA PROVIDÊNCIA. EXPOR EM REDES SOCIAIS, AJUIZAR AÇÕES (POR EXEMPLO, ALEGANDO QUE O ENSINO PÚBLICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL É INCOMPATÍVEL COM O NÍVEL DE COBRANÇA NAS PROVAS), COBRAR OS PARLAMENTARES A EDIÇÃO DA LEI DOS CONCURSOS. SEI LÁ...

    SÓ PENSO QUE ALGUMA COISA PRECISA SER FEITA, SENÃO, CONTINUAREMOS RECLAMANDO, A BANCA CONTINUARÁ COM A FAMA DE SER A "FODONA" (O QUE É RIDÍCULO), E PERMANECEREMOS CONTANDO COM A SORTE NAS PROVAS, QUE, EM VEZ DE COBRAR PORTUGUÊS, COBRA RACIOCÍNIO LÓGICO, OU SEI LÁ O QUE!

    NÃO HÁ OBJETIVIDADE, MAS MUITA SUBJETIVIDADE DO EXAMINADOR. NA MAIORIA DAS VEZES NEM CONSEGUIMOS ENTENDER O QUE O EXAMINADOR ESTÁ PEDINDO! ISSO É INACEITÁVEL! INCOMPATÍVEL COM OS PRINCÍPIOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS PARA SELEÇÕES PÚBLICAS! O MUNDO MODERNO (E ATÉ O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO) SE PAUTA NA SIMPLICIDADE, NA CLAREZA E NA OBJETIVIDADE, TUDO O QUE AS QUESTÕES DA FGV NÃO TÊM!

    KAPHONNA DEMAIS COBRAR QUESTÕES COM LINGUAGEM TÃO INACESSÍVEL!

    AINNNNN MAS TEM GENTE QUE PASSANNNNN...

    TEM. SÓ QUE NÃO PASSA POR CAUSA DO PORTUGUÊS. ADEMAIS, O CONCURSO PÚBLICO TEM QUE SER ACESSÍVEL À TODOS, ISTO É, DEPENDENDO DO NÍVEL DA COBRANÇA, DETERMINADAS PESSOAS JAMAIS PASSARÃO! (AINNNNN MAS CONCURSO É PARA ISSO). SÉRIO? E OS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE, DA PROPORCIONALIDADE, DA ACESSIBILIDADE AOS CARGOS PÚBLICOS?

    O QUE ESTOU FALANDO AQUI, É QUE DEVE HAVER UMA COBRANÇA JUSTA DA MATÉRIA, E QUE A GENTE PRECISA CONTAR TAMBÉM COM ELA NA SOMA DOS PONTOS PARA A CLASSIFICAÇÃO.

    FALTA CLAREZA NOS ENUNCIADOS, CERTEZA NAS RESPOSTAS (SEMPRE TEM DUAS ALTERNATIVAS, E VOCÊ PRECISA ESCOLHER A "MAIS CERTA"), E ISSO É INADMISSÍVEL! TEM QUE TER TWITAÇO, VÁRIOS COMENTÁRIOS NAS POSTAGENS DA FGV, ETC...