-
Letra "a".
-
LETRA A
Manual de Redação
Lembre-se que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária.
-
gab A
a)
a norma culta, no plano vocabular, faz uma seleção erudita de vocábulos;
erudito = específico demais
-
Gabarito: A
Se o objetivo é a compreensão de todos, subentende-se que está acima de diferenças regionais e não pode utilizar vocábulos eruditos, ou seja, palavras de difícil compreensão.
#avagaéminha
-
Phoebe,usar a norma culta significa que seguir as regas da gramática normativa brasileira. Podemos usar vocábulos eruditos, antigos, e ainda assim falarmos errado, a exemplo daqueles personagens caricaturais do interior do país, falando tudo errado, mas usando palavras bonitas...
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca da variedade culta da língua, que está presente no atributo "Formalidade e Padronização".
a) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, "Pode-se concluir que não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática". Sendo assim, podemos concluir que a norma culta não faz uma seleção erudita de vocábulos e, portanto, a afirmação desta alternativa está incorreta.
b) Ainda, de acordo com o exposto na citação presente na letra A, especificamente no 1º período, é possível afirmar que o padrão culto da língua é aquele em que se observam as regras da gramática formal e, portanto, esta alternativa está correta.
c) O MRPR esclarece que "O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas". Dessa forma, a afirmação presente nesta alternativa está correta.
d) Conforme exposto pelo MRPR, "Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua". Dessa forma, verificamos que de fato a norma culta se fundamenta no uso culto da língua, estabelecido formalmente e, portanto, esta alternativa está correta.
e) A partir da citação apresentada no item anterior (letra D), é possível inferir que o uso culto da língua tem por finalidade a compreensão de todos os cidadãos. Sendo assim, esta alternativa está correta.
Gabarito: Letra A
-
O uso do padrão culto e, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. (...) O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.