- 
                                Gabarito B. 8. Correio Eletrônico 8.1 Definição e finalidade         O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. 8.2. Forma e Estrutura         Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).         O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.         Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo..         Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento. 8.3 Valor documental         Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei. 
- 
                                Gabarito: B Informações importantes sobre Correio eletrônico: *Preferencialmente, formato Rich text *Sempre que disponível, utilizar o recurso confirmação de leitura *Se não, confirmação de recebimento *É mais flexível, a linguagem mas não deve ser incompatível com o Manual de Redação Oficial.         #avagaéminha 
- 
                                04/06/2019 Errei Gab  b 
- 
                                Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao e-mail, especificamente, às garantias que devem ser tomadas para manter a segurança desse meio de comunicação.
 
 a) De acordo com o Manual de Redação, o campo assunto deve ser preenchido com o conteúdo de modo a facilitar a organização documental, tanto do destinatário quanto do remetente. Sendo assim, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
 b) A orientação presente no manual é que "Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento". Nesse sentido, a afirmação presente nesta alternativa está correta.
 c) O manual não faz nenhuma orientação sobre ser necessário deletar os e-mails enviados como forma de manter a segurança desse meio de comunicação. Portanto, a afirmação desta alternativa está incorreta.
 d) Conforme expresso no manual, no e-mail deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial, ou seja, assim como nas demais comunicações que partem dos órgãos públicos federais, a linguagem adotada no seu texto devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão. Sendo assim, a afirmação desta alternativa está incorreta.
 e) De acordo com a citação já apresentada na letra B, "Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura". Assim, é possível verificar que a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
 
 Gabarito: Letra B
 
 
 
- 
                                Qual a segurança em solicitar ao destinatário confirmação de recebimento? :( 
- 
                                Segundo recomendações do Manual de Redação da Presidência da República,    sempre que necessário, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura dos e-mails. Dessa forma, é possível confirmar se mensagem foi recebida pelo destinatário, mesmo que ela não tenha sido lida