SóProvas


ID
1887868
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O contexto atual do mundo do trabalho é de transformação – mudanças tecnológicas, redução de postos, extinção de funções e demanda de novas competências profissionais. Nesse contexto, a carreira tradicional descaracteriza-se cada vez mais, dando espaço a novas formas de interação empregado-organização. A carreira proteana é uma tendência que tem crescido nos últimos anos e que tem mudado as estratégias de gestão de pessoas de modo geral e de educação corporativa de modo particular. São características da carreira proteana:

Alternativas
Comentários
  • Bom dia!

    Carreira proteana: advém da lenda de Proteu, que podia adivinhar o futuro e tinha a capacidade de assumir diversas formas. Ou seja, é uma carreira voltada para a autogestão do indivíduo, um profissional flexível que gere o presente e o futuro de sua carreira.

    Fonte: http://www.paraevoluir.com.br/biblioteca/2-biblioteca/94-carreira-proteana.html

  • Letra (d)

     

    A relação do indivíduo com o seu trabalho e a construção da carreira profissional se tornaram temas centrais ao exercício do trabalho do administrador. Isso porque, em busca de competitividade, as organizações vêm reformulando muitos dos princípios orientadores da gestão de pessoas, mudando as relações entre as pessoas e a organização, entre as pessoas e o seu trabalho e, consequentemente, o desenvolvimento das carreiras organizacionais. Essas transformações na gestão vêm ressaltar a importância da atuação do indivíduo, que se torna responsável pelo planejamento e execução da tarefa e pela própria movimentação entre as posições disponíveis (a carreira), condições que demandam a necessidade de desenvolver habilidades como o auto-direcionamento, o aprendizado contínuo, a reflexividade, a criatividade e a flexibilidade, entre outras habilidades (Malvezzi, 2000).

  • Nunca tinha ouvido sobre CARREIRA PROTEANA, mas quem estudou pelo cap. 7 do livro: GESTÃO DE PESSOAS de CHIAVENATO (pág. 228) sobre: MODELAGEM DO TRABALHO, poderia responder facilmente com base na afirmação do referendado autor: "Autogerenciamento da Carreira: é o processo pelo qual cada pessoa passa a fazer a gestão da sua própria carreira assumindo totalmente a responsabilidade de se atualizar e reciclar constantemente a fim de manter sua empregabilidade."

    Espero ter ajudado!

  • Carreira proteana:

    Em referência ao deus grego Proteu, o qual segundo a mitologia, mudava de aparência de acordo com a circunstância, o termo "carreira proteana" foi concebido para descrever profissionais com capacidade de adaptação de conhecimentos, habilidades e competências ao contexto econômico, social e tecnológico. É um cenário no qual a pessoa e não a organização, passa a ter controle da carreira. Nesse modelo, o profissional busca o sucesso psicológico em oposição ao sucesso definido por valores externos. Isso reflete em um profissional flexível, que valoriza a liberdade e acredita em aprendizado constante, buscando recompensas intrínsecas ao trabalho.

    Esse tipo de carreira é caracterizado pela autogestão da carreira e pela carreira orientada por valores, ou seja, o profissional prioriza os próprios valores para estabelecer prioridades e objetivos, sendo o sucesso definido com base em critérios próprios.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_carreira

  • O termo proteana vem de Proteus, que na mitologia grega, podia mudar de forma conforme a sua própria vontade. Isso explica muito sobre o que é a nova carreira proteana: a própria pessoa passa a gerenciar a sua carreira ao seu modo, tirando a organização de foco. Se as carreiras tradicionais eram lineares e previsíveis, a carreira proteana é multilinear ou multidirecional.

    Trata-se de uma abordagem que já recebeu outros nomes pelos teóricos de RH – como “carreiras sem fronteira”, por exemplo, como denominada por Malvezzi (2000), mas que se caracteriza pela flexibilidade, pelo limite estreito entre os interesses profissionais e pessoais, pela busca de condições de trabalho mais gratificantes e pela qualidade de vida, em que o que é produzido profissionalmente deve ter um novo significado pessoal. A carreira proteana é conhecida também como carreira autodirigida. A autorrealização e a auto-expressão têm um lugar importante neste tipo de carreira, o que não era foco obrigatoriamente nos modelos de carreira tradicionais.

    Toda a relação entre empresa e profissional é pautado pela constante necessidade de adaptação, compatibilidade e ajustamento – o que é um grande desafio para o setor de RH.

  • Carreira proteana

    De acordo com Hall (1976), pesquisas realizadas tanto com jovens quanto com trabalhadores de todas as idades revelam uma tendência nas pessoas de utilizarem seus próprios critérios de sucesso, usualmente com foco na autorrealização e na felicidade, ao contrário do que se valorizava no período de predomínio da carreira tradicional onde o foco estava em condições externas como salário, nível hierárquico e status. Sob esse prisma, a carreira é vista como uma sequência de experiências de trabalho ao longo da vida que possibilitam a satisfação pessoal e o sucesso psicológico.

  • Como se aprende fazendo questões, por isso é tão bom o QC.

  • Agora temos que saber até mitologia!kkkkk