SóProvas


ID
1887880
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Antônio foi convidado a apresentar um projeto para a sistematização da gestão por competências em sua empresa. Para apresentar um projeto adequado, Antônio estudou várias referências distintas e fez visitas a empresas que se destacavam na área. Ao término do processo, Antônio concluiu que a gestão por competências é um processo que possui um conjunto de etapas, incluindo:

Alternativas
Comentários
  • FASES GESTÃO COMPETÊNCIAS - Brandão e Guimarães
    1. define missão, visão de futuro e objetivos estratégicos

    2. define indicadores desempenho no nível corporativo e metas
    3. identifica competências necessárias
    4. mapea competências organizacionais e humanas

    5. planeja ações captação e desenvolvimento de competências

    6. acompanha e avalia

  • Segundo Carbone a gestão de competência tem a seguintes etapas:

    I - Formulação da Estratégia da Organização: Onde se define a missão, visão e os objetivos estratégicos;

     

    II - Mapeamento de competência: Visa identificar os gaps (lacunas) de competência através da identificação das competências necessárias para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos e da análise das competências já existente na organização;

     

    III - Desenvolvimento e captação dessas competência: Podendo acontecer no nível individual quanto no organizacional. Os indivíduos podem conquistar as competências por meio da aprendizagem, enquanto no nível organizacional os investimentos em pesquisa é que geram as competências.

     

    IV - Avaliação: São as avaliações períodicas das competências, algumas ferramentas utilizadas são Avaliação 360º(para as pessoas) ou o Balanced Scorecard (para a empresa).

    Gabarito: A

     

    Fonte: Rennó, 2013

  •  a) identificação das estratégias organizacionais (1º fase:formulação da estratégia organizacional) e elaboração de planos de capacitação (3º fase: desenvolvimento e capacitação das competências); Ambas estão corretas.

     

    b) redefinição das estratégias organizacionais (Errado, deveria ser definição de estratégia que é na 1º fase) e foco na lucratividade (Errado, o foco é buscar e desenvolver as competências necessárias para a organização conquistar mais fatias de marcado e consequentemente maior lucro);

     

    c) reposicionamento estratégico (Errado) e elaboração de planos de capacitação (Certo, isso é feito na 3º fase:desenvolvimento e capacitação das competências)

     

    d) foco na lucratividade (Errado, conforme diato na B) e identificação das competências genéricas (Errado, pois as competências humanas, segundo Mills, seriam as essencias, para sobrevivência da organização, as distintivas, as que farão a organização se diferenciar da concorrência, as de unidade de negócio, pequanas atividades-chave realizadas pelas unidades de negócio, e as de suporte, que são os alicerces para as outras atividades do negócio);

     

    e) diagnóstico das lacunas de competências (certo, ocorre na 2º fase; mapeamento das competências) e reposicionamento estratégico (Errado, não busca reposicionamento, mas o aumento dos lucros e dos resultados da empresa, a diminuição dos custos operacionais e o desenvolvimento de uma gestão mais profissionalizada, até o aumento da sintonia da equipe com a empresa e a criação de um ambiente de aprendizagem permanente, de incentivo ao desempenho, à motivação e ao engajamento produtivo.) 

     

  • Entendo que haja uma distinção entre Gestão DE Competências para a Gestão POR Competências, citado na questão.

     

  • Bárbara,

     

    Realmente há. É muito comum, todavia, as bancas utilizarem o termo Gestão de Competências como se fosse Gestão por Competências.

  • GAB:A

    Gente, pelo amor de deus!

    A Gestão por Competencias NÃO DEFINE NADA sobre missão, visão e valores!!!

    NÃO DEFINE NADA!

    I-D-E-N-T-I-F-I-C-A!

    Por favor, tomem cuidado com explanações erratas sobre a matéria que já é de difícil compreensão!

    FONTE: Giovana Carranza, vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5Ii-DjpCgaw

  • Acredito que vocês tenham ficado em dúvida entre as alternativas a) e e). A letra e) está errada, pois não há um reposicionamento estratégico, pessoal. Na primeira etapa do ciclo há uma análise estratégica. Reposicionamento é quando algo não sai como se queria e há uma mudança no planejamento. O ciclo consiste na elaboração da estratégia, definição de padrões e competências necessárias, mapeamento de competências, elaboração de planos de captação e capacitação (ou desenvolvimento) e acompanhamento e avaliação.

    Gabarito: A

  • Alternativa A. Certo. A alternativa apresenta duas etapas da gestão de competências.

    Alternativa B. Errado. A primeira etapa é a formulação da estratégia, e não a redefinição. Foco na lucratividade não é etapa da gestão por competências.

    Alternativa C. Errado. A elaboração de planos de capacitação é a terceira etapa da gestão por competência. Reposicionamento estratégico não faz parte das etapas da gestão por competências.

    Alternativa D. Errado. A identificação de competências ocorre durante o mapeamento de competências, que é a segunda etapa. No entanto, foco na lucratividade não é uma das etapas da gestão por competências.

    Alternativa E. Errado. Reposicionamento estratégico não faz partes das etapas da gestão por competências.

    Quer lembrar as etapas da gestão por competências, veja: 

    Dentro dessa nova perspectiva sobre os subsistemas de gestão de pessoas, Brandão e Guimarães (2001) propõe um seguinte processo contínuo de alinhamento das práticas de gestão de pessoas com o modelo integrado de gestão por competências. Seguindo esses autores, esse alinhamento ocorreria por meio de um processo desenvolvido nas seguintes etapas:

    1.    Formulação estratégica: formulação da estratégia da organização. Elaboram-se missão, visão, valores e objetivos estratégicos.

    2.    Mapeamento de competências: diagnóstico das competências. Identifica-se a lacuna de competência existente entre as competências necessárias para o alcance dos objetivos e as competências disponíveis na organização.

    3.    Captação de competências: Seja por meio de ações de capacitação, seja por meio de ações de seleção, desenvolvem-se as competências necessárias para que a organização minimize os gaps de competências.

    4.    Acompanhamento e avaliação: avaliação de desempenho para apurar os resultados obtidos.

    5.    Retribuição: atividade reconhecer e premiar o bom desempenho, adoção de um sistema remuneratório baseado em competências.

    Gabarito: A

     

  • GAB A

    Etapas da gestão de competências:

    1. Formulação da estratégia organizacional; 
    2. Definição dos indicadores de desempenho;
    3. Definição das metas;
    4. Mapeamento das competências (lacunas/gaps); 
    5. Planejamento das ações de gestão de pessoas e sua implementação;
    6. Feedback (retroação).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)