SóProvas


ID
1887907
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: E-leaming: refere-se ao uso de tecnologias da
    internet para entregar uma ampla variedade
    de soluções que aumentam o desempenho e o
    conhecimento das pessoas. Recebe também o
    nome de web-based training (WBT) ou online
    training. O e-learning se baseia em 3 fundamentos:
    1. Permite uma rede (network) que torna capaz
    de atualizar, armazenar, distribuir e
    compartilhar instantaneamente conteúdo
    de instrução ou de informação.
    2 . Pode ser entregue ao usuário final via computador
    utilizando tecnologia padrão t da
    internet.
    3. Focaliza o aspecto mais amplo da aprendizagem,
    ou seja, vai além dos paradigmas tradicionais
    do treinamento. Não é limitado à entrega
    de instrução (característica do CBT).

  • Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade de instrução/ensino reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroupobjetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".

  • Eu tinha em mente + ou - a definição do Vinícios Barreto e aí a parte "qualquer entidade, digital ou não digital..." me fez descartar a alternativa A por causa da parte "...baseada em computador".

    Típica matéria que não tem conceitos totalmente estabelecidos que deixam uma certa liberdade pra banca escrever o que quiser e sempre vai ter um autor que escreveu algo parecido para a banca se defender dos recursos.

  • Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade de instrução/ensino reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroupobjetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".

    Para Wiley (2002) um Objeto de Aprendizagem (OA) é “qualquer recurso digital que pode ser reutilizado para suporte ao ensino”.[1] Braga, et al. (2004)[2] consideram que recursos como imagens, vídeos, softwares e animações podem ser considerados OAs desde que sejam reutilizados para a aprendizagem. Por outro lado, os AVAs (ambientes virtuais de aprendizagem) não são considerados OAs por esses autores, já que os AVAs podem gerenciar e armazenar OAs, mas não são utilizados diretamente na aprendizagem.

  • Objeto de Aprendizagem é qualquer recurso digital como, por exemplo: textos, animação, vídeos, imagens, aplicações, páginas Web em combinação que destinam-se a apoiar o aluno no processo de aprendizagem. São recursos digitais modulares, usados para a apoiar a aprendizagem presencial e à distância.