SóProvas



Questões de Universidade Corporativa


ID
14779
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com o modelo de Hamblin de níveis de avaliação no treinamento, quando o treinando, após participar de um processo de treinamento que gostou e demonstra ter aprendido, embora continue a executar a tarefa sob sua responsabilidade pelo mesmo método utilizado antes do treinamento, retrata o nível de avaliação de

Alternativas
Comentários
  • Segundo o modelo de Hamblin (1978), existem cinco níveis para a mensuração de resultados do treinamento: reação, aprendizagem, comportamento no cargo, mudança na organização e valor final.
  • Modelo de Avaliação de Treinamento de Hamblin (1978): 5 níveis

    (I) REAÇÃO: levanta atitudes e opiniões dos treinandos sobre o treinamento, ou sua satisfação.

    (II) APRENDIZAGEM: verifica se ocorreram diferenças entre
    o que os treinandos sabiam antes e depois do treinamento,
    ou se os seus objetivos instrucionais foram alcançados.

    (III) COMPORTAMENTO NO CARGO: desempenho dos indivíduos antes e depois do treinamento, ou se houve transferência para o trabalho efetivamente realizado.

    (IV) ORGANIZAÇÃO: o funcionamento da organização, ou mudanças que nela possam ter ocorrido em decorrência do treinamento.

    (V) VALOR FINAL: compara custos do treinamento com os seus benefícios.

    Pelo exposto, alternativa E (Avaliação de Comportamento)
  • Alguns conceitos :1. Avaliação de reação : mensura a receptividade - satisfação dos treinandos em relação ao treinamento, ao instrutor e aos recursos.Obs.: Pode ser feita no final de cada conteúdo ou no final do treinamento.2. Avaliação de aprendizagem(ou de retenção): verifica o alcance dos objetivos instrucionais, em que medida o participante aprendeu o que foi proposto(aquisição de CHAs.3. Avaliação de impacto no trabalho(ou comportamental): não ocorre logo após o treinamento. Verifica a melhoria do desempenho no trabalho como resultante da aplicação das competências desenvolvidas. 4. Avaliação de impacto na organização(ou de resultados): avaliação das contribuições da aprendizagem para mudanças organizacionais em termos de melhorias na eficiência e na eficácia organizacional.:)
  • A questão realmente se apresentou mal formulada, especialmente em razão da presença do termo "embora". Não houve correta coesão textual no enunciado e, por isso, acaba induzindo o candidato ao erro. Se observarem com cuidado, o que está ligando a expressão "quando o treinando" é a parte final do enunciado "retrata o nível de avaliação de". Isso acaba por presentar três alternativas corretas. Vejamos:

    1ª ) A primeira parte do enunciado "processo de treinamento que gostou" evidencia a avaliação de REAÇÃO, conforme conceitos expostos abaixo pelos colegas. Então a correta seria a Letra D.

    2ª ) Continuando, se o treinando "demonstra ter aprendido", deixa então claro que atendeu à avaliação de APRENDIZADO. Letra B é a correta.

    3ª ) Se "embora continue a executar a tarefa sob sua responsabilidade pelo mesmo método utilizado antes do treinamento", então observa-se a avaliação de COMPORTAMENTO. Letra E seria a correta.

    Não há como identificar qual tipo de avaliação a questão está pedindo, tendo em vista os motivos apresentados acima. O que acham?

  • Trata-se do nível de comportamento, pois o enunciado retrata sobre o comportamento antes e depois: “continue a executar a tarefa sob sua responsabilidade pelo mesmo método”. Normalmente, o nível de comportamento não possui reflexos imediatos, ocorrendo mudanças paulatinas.
  • Somente uma observação em relação ao texto: Após participar de um processo de treinamento DE que gostou.... Cuidado com a regência verbal....
  • FCC é complicada demais!!!! Numa questão de Treinamento e Desenvolvimento ela vem me cobrar interpretação de texto??? tá de bricadeira.. ninguém merece ver uma questão dessas às vésperas da prova. 
  • Tem outra questão dessa idêntica da FCC.

    Quando falar que o funcionário gostou do treinamento mas não está aplicando no trabalho, taca o dedo no comportamento.


ID
268987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão de pessoas.

As ações de treinamento e de educação corporativa são planejadas para a aprendizagem pessoal e profissional, de acordo com necessidades imediatas e futuras das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 
     
    De acordo com Stoner: treinamento de recursos humanos é "um processo destinado a manter ou melhorar o desempenho no trabalho atual." e desenvolvimento de recursos humanos seria "um processo destinado a desenvolver as habilidades necessárias para futuras atividades de trabalho." 
     
  • As ações de treinamento e de educação corporativa são planejadas para a aprendizagem pessoal e profissional, de acordo com necessidades imediatas e futuras das organizações.

    As ações de treinamento - necessidades imediatas

    educação corporativa - necessidades futuras das organizações.

  • faltou a palavrinha respectivamente.

  • Não sou obrigado a adivinhar que a bosta da questão quer se referir ao " respectivamente", se o examinador vacilão não trouxe expressamente. Não tenho bola de cristal. questãozinha mais fdp.. e tem outra: a questão está errada. O gabarito da banca foi inventado. Não podemos justificar esse gabarito dado como certo. 

  • Já eh a terceira do Cespe considerada correta sem o "respectivamente".

    Jurisprudência cespe: Vou sempre considerar q se tratam de termos respectivos.

  • A CESPE é mestre em não usar a palavra "respectivamente".

    Gente, sempre considerem a palavra respectivamente subentendida, quando se trata de CESPE

  • CORRETA

     

    TREINAMENTO =  NECESSIDADES IMEDIATAS, CURTO PRAZO.

     

    EDUCAÇÃO COORPORATIVA = LONGO PRAZO

  • A CESPE é engraçadinha demais.... "Respectivamente" tá faltando aí.

  • CERTO

     

    treinamento ---------------NECESSIDADES IMEDIATAS-------- ações de curto prazo------------envolve apenas colaboradores

    educação corporativa--------NECESSIDADES FUTURAS-------ações de longo prazo----------envolve colaboradores, clientes e stakeholders

     

     

  • Gab: CERTO

    Acrescentando...

    O Treinamento é de Curto prazo - necessidades imediatas - e voltado para o Cargo.

    O Desempenho é de Longo prazo e voltado para o indivíduo.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
516178
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre UNIVERSIDADE CORPORATIVA são conceitos e afirmações corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Universidade Corporativa não depende de autorização do MEC para funcionar

  • Universidade corporativa, ou universidade empresarial, é uma instituição de ensino técnico e superior, em nível de graduação e pós-graduação, vinculada a empresas privadas e públicas. O objetivo da universidade corporativa (UC) é oferecer cursos técnicos específicos para os colaboradores da corporação. Assim, ela customiza os cursos exatamente de acordo com as políticas e estratégias das empresas, reduz custos do treinamento convencional e obtém rapidez na formação da mão de obra.

    A universidade corporativa difere das universidades acadêmicas tradicionais porque possui características próprias: seus objetivos de aprendizagem estão sintonizados aos interesses, objetivos e estratégias das empresas que promovem a formação dos seus funcionários. Grande parte das suas estruturas geralmente são virtuais, ou seja, são oferecidos cursos on-line, "via WEB".

    A universidade corporativa difere de um departamento de treinamento e desenvolvimento porque está direcionada a programas específicos para atender a estratégia da empresa, enquanto que o treinamento e desenvolvimento está direcionado para desenvolver competências, habilidades e atitudes relacionadas a problemas presentes da organização.

  •  

    Universidade corporativa

    Entidade educacional que funciona com uma ferramenta estratégica desenhada com o fim de ajudar a organização-mãe a atingir sua missão, por intermédio da condução de atividades que cultivem a sabedoria, o conhecimento e a aprendizagem individual e organizacional. Esforço notável da organização no sentido de desenvolver, em empregados de todos os níveis, as qualificações, o conhecimento e as competências necessários ao sucesso no trabalho atual e futuro.

     

    Planejada e modelada para atender a missão da organização, sendo então, consideradas como estratégicas. (Currículo básico, transversal e específico)

     

    São muito mais do que "departamentos de treinamento revestidos de um novo nome". Ela atua no sentido inverso do que é hoje a função treinamento. O treinamento atua na função descentralizada e com vários programas independentes. A universidade funciona de forma mais centralizada e tem um escopo bem mais amplo, funciona como um guarda-chuva estratégico que abriga todas as ações de T&D da organização.

  • Só complementando:

    Resposta: LETRA D
  • d-

    A universidade corporativa subsídia aprendizado contínuo e desenvolvimento onde a base é o conhecimento na formação de valor. A base de UC é a realidade local e a capacitação necessária. A Universidade Corporativa (UC) tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de seus colaboradores, formando talentos. A grade educacional é baseada na realidade, criando uma cultura de conhecimentos, onde se valorizem as bases mais conhecidas da Gestão de Conhecimento (coleta, armazenamento, compartilhamento de informações)


ID
922615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO:é a etapa do diagnóstico das necessidades e carências de treinamento. Constitui o diagnóstico preliminar dos problemas que devem ser removidos por meio do treinamento. O levantamento das necessidades pode ocorrer em três diferentes níveís de análise, a saber:

    • Análise da organização: envolve a análise da entidade como um sistema, como uma totalidade para verificar a situação, os objetivos organizacionais e as necessi­dades globais de competências e habilidades, enfim, a estratégia da entidade para a partir dela estabelecer a estratégia para o treinamento das pessoas. Os objetivosda entidade, os planos de expansão ou de encolhimento, o lançamento de novos serviços etc. constituem quase sempre novas necessidades de treinamento.

    • Análise departamental: envolve a análise de cada área da entidade como um sub­sistema, para verificar os objetivos departamentais, as necessidades de compe­tências e habilidades para detectar as necessidades de treinamento a serem supridas. Os objetivos do departamento, os planos de aumento de eficiência e de eficácia, os resultados da avaliação do desempenho do pessoal quase sempre constituem novas necessidades de treinamento.

    • Análise das tarefas e operações: envolve a análise das tarefas e operações de cada cargo para verificar os requisitos que o cargo exige de seu ocupante e as compe­tências e habilidades que este deve possuir. A diferença entre os requisitos que o cargo exige do ocupante e as suas habilidades atuais constituem a diferença que representa uma necessidade de treinamento.

    Chiavenato, Adm Geral e Pública, p. 156

  • 67% de erros a questão apresenta...

  •  

    As necessidades de treinamento e desenvolvimento devem ser identificadas a partir da concepção hierárquica das organizações?????????????????

     

    De onde tiraram isso?

  • A - ERRADO - A execução de treinamentos presenciais e online deve ser monitorada apenas nos casos em que o planejamento não foi realizado, o que garante a efetividade dos objetivos. HAVENDO OU NÃO PLANEJAMENTO, A MONITORIA SEMPRE SERÁ NECESSÁRIA.

     

     

    B - CORRETO - As necessidades de treinamento e desenvolvimento devem ser identificadas a partir da concepção hierárquica das organizações, visto que aspectos organizacionais, funcionais, operacionais e individuais determinam a existência ou não dessas necessidades.

     

    1ª FASE DO PROCESSO DE TREINAMENTO: NECESSIDADE DE SATISFAZER - DIAGNÓSTICO SITUACIONAL (IDENTIFICAR LACUNAS - MAPEAMENTO).

    - LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENO – LNT
           •  ANÁLISE ORGANIZACIONAL (DIAGNÓSTICO, OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS) - ESTRATÉGICO.
           •  ANÁLISE DOS RECURSOS HUMANOS (COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS) - TÁTICO.
           •  ANÁLISE DOS CARGOS (PERFIL DESEJADO DE SEU OCUPANTE - CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO) - OPERACIONAL.
           •  ANÁLISE DO TREINAMENTO
           •  ANÁLISE DE CENÁRIOS (REATIVOS PROBLEMAS JÁ EXISTENTE, PROSPECTIVO PARA MUDANÇAS PREVISTAS/FUTURAS).
           •  INDICADORES (A PRIORI PARA NECESSIDADES FUTURAS, A POSTERIORI VEM DE NECESSIDADES PASSADAS).

     

     

    C - ERRADO - Os modelos de avaliação que consideram apenas os efeitos imediatos de ações de desenvolvimento e capacitação na aprendizagem individual tendem a explicar mais claramente o impacto de treinamentos nas estruturas organizacionais.

     

    CONTINUANDO NA 1ª FASE DO PRECESSO, LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENO – LNT
           •  ANÁLISE ORGANIZACIONAL (DIAGNÓSTICO, OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS) - ESTRATÉGICO.
           •  ANÁLISE DOS RECURSOS HUMANOS (COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS) - TÁTICO.
           •  ANÁLISE DOS CARGOS (PERFIL DESEJADO DE SEU OCUPANTE - CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO) - OPERACIONAL.
           •  ANÁLISE DO TREINAMENTO
           •  ANÁLISE DE CENÁRIOS (REATIVOS PROBLEMAS JÁ EXISTENTE, PROSPECTIVO PARA MUDANÇAS PREVISTAS/FUTURAS).
           •  INDICADORES (A PRIORI PARA NECESSIDADES FUTURAS, A POSTERIORI VEM DE NECESSIDADES PASSADAS).

     

    OU SEJA, O MODELO DE AVALIAÇÃO, BASEADO EM CENÁRIOS E INDICADORES, CONSIDERAM NÃO SÓ EFEITOS IMEDIATOS COMO TAMBÉM EFEITOS MEDIATOS.

     

     

     

     

    GABARITO ''B''
     

  • D - ERRADO - Avaliar o retorno sobre os investimentos em treinamento significa identificar quanto as pessoas treinadas geraram de lucro para as organizações.

     

    A 4ª FASE DO PROCESSO TEM POR OBJETIVO A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS - AVALIAÇÃO E CONTROLE (FEEDBACK). 
    REAÇÕES:  REAÇÃO DOS PARTICIPANTES AO PROGRAMA DE TREINAMENTO  A MEDIDA DE SATISFAÇÃO DOS TREINADOS.
    APRENDIZADO: ALTERAÇÃO DA FORMA DE PERCEBER A REALIDADE, AUMENTO DOS CONHECIMENTOS E MELHORIA DAS HABILIDADES.
    COMPORTAMENTO: EXTENSÃO DA MUDANÇA DE CONDUTA E DE PROCEDIMENTO DEVIDO AO TREINAMENTO.
    RESULTADOS: RESULTADOS ALCANÇADOS, COMO O AUMENTO DE PRODUÇÃO, MELHORIA DA QUALIDADE, REDUÇÃO DE CUSTOS..., E NÃO SOMENTE O LUCRO, COMO AFIRMA O ITEM.

     

     

    E - ERRADO - O planejamento de ações de treinamento fundamenta-se nas necessidades de se definir quem deve ser treinado, em que deve ser treinado e até quando deve ser treinado, visto que essas três questões são as prioridades de execução de treinamentos.

     

    2ª FASE: DESEMPENHO DO TREINAMENTO - DECISÃO QUANTO À ESTRATÉGIA (PERSONALIZAR PLANEJADAMENTE).

    PLANEJAMENTO INSTRUCIONAL: O PROCESSO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO DE TRADUZIR PRINCÍPIOS DE COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, ATIVIDADES, FONTES DE INFORMAÇÃO E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO. TRANSFORMAR AS NECESSIDADES DE TREINAMENTO DIAGNOSTICADAS ANTERIORMENTE EM OBJETIVOS INSTRUCIONAIS.

    PROGRAMAÇÃO DO TREINAMENTO:

       - QUEM TREINAR

    ​   - COMO TREINAR

    ​   - EM QUE TREINAR

    ​   - ONDE TREINAR

    ​   - QUANDO TREINAR.

     

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • E a autoavaliação ? Avaliação dos pares ? Avaliação 360°, que envolve até clientes e fornecedores, não contam para identificar as necessidades de treinamento/desenvolvimento ?

    A assertiva dada como correta aponta que apenas a "concepção hierárquica da organização é balizadora para as ações de T&D".

    Não há como aceitar tal afirmação !!!


ID
1011631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.

Com o objetivo de capacitar um servidor recém-chegado a uma universidade, pode-se utilizar a técnica de transmissão e disseminação de informações conhecida como instrução programada. Essa técnica consiste em apresentar pequenas partes da informação que requeiram respostas relacionadas com textos anteriormente apresentados, sem que haja nesse caso a presença ou intervenção de um instrutor humano.

Alternativas
Comentários
  • Instrução programada consiste em dividir o material a ser ensinado em módulos, ou seja, pequenos segmentos logicamente encadeados. Na Instrução programada o aprendiz recebe uma instrução, é logo em seguida questionado sobre ela e, também imediatamente, recebe o retorno. Visa fundamentalmente a memorização de conceitos.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instru%C3%A7%C3%A3o_programada

  • GAB. C

    INSTRUÇÃO PROGRAMADA: Consiste em dividir o material a ser ensinado em pequenos seguimentos logicamente encadeados, denominado módulos. A ausência de instrutor é uma das características.

    Andréia L. Ribas e Cassiano R. Salim 3º edição 2015.


ID
1046326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere a educação e treinamento, julgue os itens que se seguem.

O sucesso da implementação de uma universidade corporativa em uma organização pública depende do envolvimento de líderes que atuarão tanto como professores tanto como alunos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA!

    Galera, a universidade corporativa não é uma universidade de fato, e sim uma denominação dos chamados ''Centros de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos'' nas grandes organizações. A universidade corporativa é uma estratégia para o desenvolvimento e a educação de funcionários, clientes e fornecedores, buscando otimizar as estratégicas organizacionais, além de um laboratório de aprendizagem para a organização de um polo permanente.

    Como a assertativa afirma, para a implementação desta universidade corporativa, será necessário o envolvimento dos líderes que atuarão tanto como professores tanto como alunos.

    BONS ESTUDOS!

    Fonte: http://www.anped11.uerj.br/30/GT11-2852--Int.pdf
  • Questão Certa ( duvidosa)

    A existência de líderes sempre é importante no desenvolvimento da educação e treinamento. Em particular, há situações em que essas pessoas devem atuar tanto como alunos tanto como professores, influenciando a participação dos funcionários. Acho forçado afirmar que o sucesso depende desse fator, mas é o tipo de questão que não conseguimos referências para derrubar. 

    Fonte: Estratégia Concursos 

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-recurso-cargo-7-gestao-das-organizacoes/
  • Bom, também achei duvidosa essa questão porque pelo o q. eu estudei, o sucesso da implementação desse tipo de universidade, depende muito mais da metodologia aplicada na instrução, se essa metodologia for eficaz para o aprendizado terá sucesso consequentemente...

  • GABARITO: Correta!

    É por intermédio de "alguns" comentários sérios, p.ex.: Caio Bernardo, que torna este aprendizado mais eficaz. Parabéns Caio!


    Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.

    Aquele que quiser ser o 1º., sirva a todos - Marcos 10;44​.

  •  

    Princípios da Educação corporativa:

    Perpetuidade(aprendizado contínuo)

    Parceria(colaboração)

     

                                                       AVANTES,COMBATENTES !!!!

  • Correto.

     

    A implementação de universidades corporativas nas organizações são investimentos estratégicos dentro de uma empresa que visam na melhoria de competencia e aprendizagem de seus funcionários.

  • Qual é o respaldo para essa questão estar correta?


ID
1097881
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As universidades corporativas surgem em uma perspectiva de sustentar a vantagem competitiva, estimular o aprendizado contínuo e o desempenho dos valores humanos e das organizações (MEISTER, 1999). Indo de encontro às idéias de Meister, Eboli (2004) considera as universidades corporativas como um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão por competências.

RAMOS et al. transição de treinamento e desenvolvimento (T&D) para universidade corporativa. Rio de Janeiro: CNEG, 2008, com adaptações.

Segundo Meister (1999), universidade corporativa trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Universidade corporativa, ou universidade empresarial, é uma instituição de ensino técnico e superior, em nível de graduação e pós-graduação, vinculada a empresas privadas e públicas. O objetivo da universidade corporativa (UC) é oferecer cursos técnicos específicos para os colaboradores da corporação. Assim, ela customiza os cursos exatamente de acordo com as políticas e estratégias das empresas, reduz custos do treinamento convencional e obtém rapidez na formação da mão de obra.

    A universidade corporativa difere das universidades acadêmicas tradicionais porque possui características próprias: seus objetivos de aprendizagem estão sintonizados aos interesses, objetivos e estratégias das empresas que promovem a formação dos seus funcionários. Grande parte das suas estruturas geralmente são virtuais, ou seja, são oferecidos cursos on-line, "via WEB".

    A universidade corporativa difere de um departamento de treinamento e desenvolvimento porque está direcionada a programas específicos para atender a estratégia da empresa, enquanto que o treinamento e desenvolvimento está direcionado para desenvolver competências, habilidades e atitudes relacionadas a problemas presentes da organização.

    É um recurso muito utilizado por organizações de grande porte, pelo que raramente é aplicável a pequenas e médias empresas.

    A universidade corporativa é o campo de atuação da pedagogia empresarial.

    No Brasil as mais conhecidas são as do Banco do Brasil, da Petrobras (Universidade Petrobras), da Caixa Econômica Federal, da Datasul e do Serpro. No exterior, as referências se voltam para as universidades corporativas da Shell Oil Corporation e hotéis Accor.

    Atualmente no Brasil existem mais de 2.360 universidades reconhecidas pelo MEC.


  • Segundo Meister (1999), universidade corporativa pode ser definida como um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização. Para Eboli (2002), é um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão por competências. 

    Fonte:

    MEISTER, J. C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.

    EBOLI, M. Educação Corporativa como vantagem competitiva. . 


  • que diabo de conceito é esse em? "Guarda-chuva" estratégico...

  • "Guarda-chuva", talvez, no sentido de se "proteger" contra possíveis interferências externas no direcionamento dos ensinamentos da universidade corporativa. Proteger-se contra interesses alheios aos da organização.

    Enquanto na universidade tradicional se busca o conhecimento simplesmente pelo conhecimento, grosso modo, na universidade corporativa se busca o conhecimento no intuito de seguir os interesses e alcançar os objetivos da organização.

  • guarda-chuva meu ovo


ID
1276555
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A tecnologia tem influenciado fortemente os métodos de treinamento e reduzido os custos de implementação. Cada vez mais empresas têm investido em treinamentos assíncronos, realizados pela internet, de forma que o treinando possa estudar a qualquer hora e em qualquer lugar ao acessar uma plataforma virtual que disponibiliza materiais didáticos e mecanismos de interação com o tutor e a turma.

Nesse caso, a tecnologia descrita caracteriza a atividade conhecida como

Alternativas
Comentários
  • e-learning, ou ensino eletrónico, corresponde a um modelo de ensino não presencial suportado por tecnologia. Atualmente, o modelo de ensino/aprendizagem assenta no ambiente online, aproveitando as capacidades da Internet para comunicação e distribuição de conteúdos.

    Outra definição simples para e-learning será "o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância, utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias"1O sistema que inclui aulas presenciais no sistema de e-learning recebe o nome de blended learning ou b-learning.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/E-learning#Benef.C3.ADcios_do_e-Learning


ID
1348471
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Trata-se de uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização, de um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.  PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE SUCESSO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA (Borges-Andrade, Abbad e Mourão, 2004)

    Princípios Práticas 

    Competitividade

    Obter o comprometimento e envolvimento da alta cúpula com sistema de educação.

    Alinhar as estratégias, diretrizes e práticas de gestão de pessoas às estratégias do negócio.

    Implantar um modelo de gestão de pessoas por competências.

    Conceber ações e programas educacionais alinhados às estratégias do negócio.

    Perpetuidade

    Ser veículo de disseminação da cultura empresarial.

    Responsabilizar líderes e gestores pelo processo de aprendizagem.

    Conectividade

    Adotar, implementar a educação inclusiva, contemplando o público interno e o externo.

    Implantar modelo de gestão do conhecimento que estimule o compartilhamento de conhecimentos organizacionais e a troca de experiências.

    Integrar o sistema de educação com o modelo de gestão de conhecimento.

    Criar mecanismos de gestão que favoreçam a construção social do conhecimento.

    Disponibilidade

    Utilizar de forma intensiva tecnologia aplicada à educação.

    Implantar projetos virtuais de educação (aprendizagem mediada por tecnologia).

    Implantar múltiplas formas e processos de aprendizagem que favoreçam a aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar.

    Cidadania

    Obter sinergia entre programas educacionais e projetos sociais.

    Comprometer-se com a cidadania empresarial, estimulando:

    – a formação de atores sociais dentro e fora da empresa;

    – a construção social do conhecimento organizacional.

    Parceria

    Parcerias internas: responsabilizar líderes e gestores pelo processo de aprendizagem de suas equipes, estimulando a participação nos programas educacionais e criando um ambiente de trabalho propício à aprendizagem.

    Parcerias externas: estabelecer parcerias estratégicas com as instituições de ensino superior.

    Sustentabilidade

    Torna-se um centro de agregação de resultados para o negócio.

    Implantar sistema métrico para avaliar os resultados obtidos, considerando-se os objetivos do negócio.

    Criar mecanismos que favoreçam a autossustentabilidade financeira do sistema.

    A educação corporativa não se restringe apenas aos funcionários e ao público interno. As ações de capacitação também podem atingir a sociedade, os clientes e os fornecedores da instituição.

  • O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (BRASIL, [s.d.]) descreve que:

     

    Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação à estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra.

     

    http://www.abed.org.br/arquivos/educacao_corporativa_em_ead_joaquim_ferraz.pdf


ID
1358128
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os recursos instrucionais escolhidos e utilizados em programas de educação corporativa podem ser classificados em uma escala que leva em consideração o fato de tais recursos serem abstratos ou concretos, dependendo de sua capacidade de garantir, de forma clara, direta e precisa, o alcance dos objetivos de treinamento.

Dos recursos listados a seguir, considera-se como o mais concreto a(o)

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê a resposta ser a letra A!!!!


  • Gabarito A

    De todas as opções essa é a unica que se tem um ensinamento com base concreta pois os treinando não ficam apenas ouvindo o que se tem a dizer mas presencia exemplos de situações que poderão acontecer.
  • https://pt.scribd.com/doc/41627719/Metodos-e-tecnicas-de-treinamento

  • Ja dizia o ditado: a fala convence mas o exemplo (demonstração) arrasta.

    Mas, se na hora do mato sem cachorro deu um branco, vamos lá: quadro negro,slaide(como o Cespe chama) e filme têm basicamente a mesma função. Coom isso resta as alternativas A e B. Como ja falei no início, o exemplo (demostração) arrasta...

    GAB:A.

  • LETRA A 

    Hoje, mais importante do que oferecer uma imensa quantidade de informação para o colaborador, é essencial que a empresa assegure que o conhecimento está realmente sendo aproveitado pelos funcionários. E mais do que apenas realizar treinamentos, cabe aos colaboradores compartilhar o que aprendem com os colegas dentro e fora do ambiente de trabalho, pois ensinar é o melhor jeito de aprender.

  • Associei a alternativa da demonstração àquela velha história de que só se aprende na prática.

  •  Segundo Chiavenato (2003), os recursos instrucionais podem ser assim visualizados: 

      Em uma escala de mais abstrato para mais concreto :                          

      -Exposição verbal-------------------------------------> Mais abstrato

      -Quadro negro e giz

      -Projeções sonoras - filmes

      -Projeções fixas - slides

      -Recursos visuais impressos, transparências

      -Instruções programadas                                          

      -Dramatização

      -Demonstração------------------------------------------->Mais concreto

    fonte:http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/14791.pdf

  • Geralmente o ser humano consegue lembrar e entender:

    a)demonstração  >>>>>>> 100% do que vemos e ouvimos quando fazemos algo = Concreto, pois "a pratica leva a perfeição"

    b)exposição verbal >>>> 20% do que ouvimos = abstrato, ou seja, impreciso.

    c)projeção de filme >>> 50% à 60% do que lemos, vemos e ouvimos = abstrato, ou seja, impreciso.

    d)projeção de slides >> 50% à 60% do que lemos, vemos e ouvimos = abstrato, ou seja, impreciso.

    e)quadro negro e giz >> 50% à 60% do que lemos, vemos e ouvimos = abstrato, ou seja, impreciso.

     

    Observação Projeção de filmes, slides e quadro negro são basicamente a mesma coisas.


ID
1493572
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Leia a citação seguinte da Profa. Marisa Eboli e responda à questão.

"A base de geração de riqueza das nações advém de seu conhecimento criador. Assim, o tema Universidades Corporativas vem assumindo importância vital no dia a dia das organizações."
                                                                                                                                                                  Marisa Eboii.

Fonte: EBOLI, Marisa. O desenvolvimento de pessoas e a educação corporativa. IN: FLEURY, Maria Tereza (COORD). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

Como fatores que influenciam significativamente este fenômeno estão:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    As empresas necessitam de profissionais cada vez mais qualificados, e para isso grandes corporações,  buscam transmitir o conhecimento tecnico e cultural aos novos colaboradores.

  • A questão substituiu termos-chave nas alternativas A,C,D,E, tornando-as incorretas. Segue a correção:


    a) "a emergência de organização não-hierárquica, mais enxuta e inflexível."  --> ao contrário, um dos fatores de surgimento da Educação Corporativa foi o surgimento de organizações não-hierárquicas, enxutas e flexíveis;


    b) [CERTO]


    c) "o comprometimento da empresa com a educação e o desenvolvimento das pessoas de forma fragmentada." --> desenvolvimento de pessoas de forma integrada.


    d) "o novo perfil do empregado e maior valorização das competências técnicas em relação as comportamentais." --> NÃO!! maior valorização de competências comportamentais.


    --> Segue um trecho retirado do livro de Andreia Ribas, cap. 2 (Gestão por Competências) = "A partir dos estudos feitos por Daniel Goleman (1996), ficou comprovado que os profissionais mais bem-sucedidos são aqueles que possuem elevada competência comportamental.


    e) "a ideia de que o capital financeiro é o maior fator de diferenciação das empresas." --> NÃO!! A educação corporativa surgem em razão da percepção de que o capital intelectual é igualmente importante. 

  • Eu só não entendi o pq da palavra ECONOMIA de conhecimento.

    Todas as outras estavam claramente erradas. E a b tinha minhas dúvidas.

  • Liliane Siqueira também fiquei receoso quando a palavra ECONOMIA, na alternativa B.

  • por ser uma empresa,onde que tem o papel de ganhar a economia do dinheiro,surgindo o conhecimento,onde que ambos estarão economizando,tendo ótimo funcionário qualificado e com o maoir capital.


ID
1493575
Banca
CETAP
Órgão
MPC-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Leia a citação seguinte da Profa. Marisa Eboli e responda à questão.

"A base de geração de riqueza das nações advém de seu conhecimento criador. Assim, o tema Universidades Corporativas vem assumindo importância vital no dia a dia das organizações."
                                                                                                                                                                  Marisa Eboii.

Fonte: EBOLI, Marisa. O desenvolvimento de pessoas e a educação corporativa. IN: FLEURY, Maria Tereza (COORD). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

Para a construção de uma Universidade corporativa, devem as organizações:

I- utilizar as tecnologias de informação e comunicação, que incentivam o aprendizado em qualquer hora e qualquer lugar;
II- responsabiiizar os gestores das equipes de trabalho pelo fortalecimento de uma cultura focada em conhecimento:
III- considerar os objetivos da organização no momento em que definem as competências a serem desenvolvidas nas equipes de trabalho;
IV-dissociar o vínculo da empresa com a cidadania empresarial.


Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA:  O papel das organizações no aprendizado de seus funcionários está se ampliando cada vez mais. A educação corporativa põe o foco no desenvolvimento do quadro de pessoas com vistas a obter resultados nos negócios. É um modelo diferente do treinamento tradicional - feito para transmitir conhecimentos específicos do assunto em que a pessoa apresenta alguma deficiência - por trazer uma visão mais ampla e de longo prazo. A responsabilidade da organização no gerenciamento do conhecimento não significa um paradoxo em relação à iniciativa das pessoas para o seu autodesenvolvimento. As pessoas estão preocupadas com o futuro e ele está na educação. E a educação corporativa está sendo estimulada por um ambiente inquieto, curioso e revolucionário, provocado por fatores externos - como a globalização, o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, as mudanças rápidas e descontínuas etc. - que causam impacto a administração das organizações. Trata-se de incentivar a aprendizagem contínua para desenvolver atitudes,formas de pensamento e hábitos, competências e uma visão do negócio, que possam dotar as pessoas de ferramentas mentais que aperfeiçoem seu trabalho. O gerenciamento do conhecimento procura alinhar a educação das pessoas aos objetivos estratégicos do negócio.

    Consulta bibliográfica: CHIAVENATO (2010) — C

  • Eu marquei a C por lógica. Pq ainda não conheço essa Universidade corporativa.


ID
1508206
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com o modelo de Kirkpatrick, o primeiro nível de avaliação de um treinamento corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Nível 1 - Reação



    Nível 2 - Aprendizado



    Nível 3 - Comportamento



    Nível 4 - Resultados

  • nivel 1 -  reação. objetivo: avaliar conteúdo, programa, material, instrutor

    nivel 2 - aprendizagem. objetivo: aumentar os CHA's

    nivel 3 - aplicação ou comportamento: objetivo: analisar o comportamento ANTES do processo de capacitação

    nivel 4 - Resultado. objetivo: alcançou os objetivos?

    Caso perguntasse os níveis de acordo com PHILIPS, insere o nível 5: ROI, ou se o autor fosse Hamblim seria: valor final. objetivo é o mesmo: custos/beneficios.

  • Segundo Chiavenato (2009) para Kirkpatrick, a mensuração dos resultados do treinamento pode situar-se em cinco níveis de profundidade:

    1 – Reação e/ou satisfação e ação planejada

    2 – Aprendizagem de novas habilidades

    3 – aplicação no trabalho das habilidades aprendidas

    4 – impacto dos resultados do negócio

    5 – Retorno sobre o Investimento (ROI)

    O primeiro nível mostra apenas a reação ou satisfação pessoal dos participantes em relação ao programa ou à experiência do treinamento. É o nível mais elementar e se caracteriza pelo foco no programa, no facilitador e sobre como a aplicação do treinamento pode ocorrer na prática.

  • Outra classificação conhecida é a de Kirkpatrick. Ele classifica a
    avaliação de aprendizagem em quatro níveis24:
     Avaliação de reação: refere-se à satisfação com o programa,
    material didático, carga horária, instrutores e recursos.
     Avaliação da aprendizagem: refere-se ao que os
    participantes aprenderam (observa o conhecimento adquirido
    pelos participantes ao final do treinamento, o que eles sabem
    a mais em relação ao que não sabiam antes).
     Mudança de comportamento: avalia se participante colocou
    em prática no trabalho do conteúdo (avalia o que há de
    diferente no comportamento dos participantes após as
    intervenções do treinamento)
     Resultados: avalia se a aplicação do conteúdo no trabalho foi
    capaz de causar impactos favoráveis no resultado da
    organização (avalia o impacto gerado na organização a partir
    das mudanças de comportamento ocorridas após a realização
    do treinamento).

  • Gabarito letra B.

     

    Beira o absurdo a quantidade de teorias, pensadores, conceitos etc, que existem nessa matéria, definitivamente. As banca deveriam indicar uma bibliografia para servir de parâmetro, não há condições. Acredite, se a banca quiser, derruba todo mundo.

  • Nível 1 - avaliação de Reação

    Nível 2 - avaliação de Aprendizado

    Nível 3 - mudança de Comportamento

    Nível 4 - Resultados

  • Chiavenato, Kirlpatrick, Philips, quanta teoria, pqp...

    É como o colega abaixo falou: "se a banca quiser, derruba todo mundo".

  • Não se prendam a teorias que vocês se ferram... vai pela lógica quando não souber... quando você acha que precisa mudar de postura/estratégia? Quando está insatisfeito com seu resultado. Tudo na vida é assim, não só na Gestão. Mudanças nascem de uma insatisfação.

    Teu comportamento muda DEPOIS de estar insatisfeito...

    Você se permite aprender DEPOIS da insatisfação por não saber...

     

  • Níveis dos processos de avaliação - Kirkpatrick: 

     

    1. Reação: mede a satisfação dos treinandos em relação ao conteúdo, materiais, instrutor e método do treinamento;

     

    2. Aprendizado: mensura as alterações na percepção da realidade e os conhecimentos proporcionados pelo treinamento;

     

    3. Comportamento (impacto): mensura qual foi o impacto do treinamento no desempenho dos treinandos;

     

    4. Resultado: mensura qual foi a importância do treinamento no alcance dos objetivos organizacionais;

     

     5. Retorno do Investimento: proposto por Chiavenato, apesar de não fazer parte dos níveis originais de Kirkpatrick, alguns autores acham interessante avaliar o retorno financeiro gerado pelo treinamento, através do aumento da produtividade, ou redução dos desperdícios.

  • O primeiro nível de avaliação de um treinamento, segundo Kirspatrick é o de reação, por isso o gabarito é a alternativa B

    Se quiser relembrar os níveis de análise propostos por Kirkpatrick, veja:

    1. Reação: o “teste do sorriso” ou reação do aprendiz. Mede a satisfação dos participantes quanto à experiência do treinamento. Se o facilitador atraiu a atenção do grupo, se o participante gostou dos exercícios, se a sala é confortável e se recomendaria o treinamento a outros.

    2. Aprendizado: avalia o treinamento quanto ao nível de aprendizagem e se o participante adquiriu novas habilidades e conhecimentos e se mudou suas atitudes e comportamentos em função do treinamento. 

    3. Impacto no desempenho: avalia o impacto no trabalho pelas novas habilidades de aprendizagem e adoção de novas atitudes que mudam o comportamento. As mudanças de comportamento devem ser avaliadas pela observação, avaliação 360° ou pesquisas com os colaboradores. Se não há mudanças comportamentais, então o treinamento não está funcionando ou há algo estranho no programa de treinamento. Quando o colaborador retorna ao ambiente de trabalho, muitos fatores em conjunto podem apoiar a mudança comportamental, incluindo o papel de apoio do gerente e um clima que facilite e incentive a tentativa de um novo comportamento.

    4. Impacto nos resultados da organização: trata-se de medir o impacto do treinamento nos resultados do negócio. O treinamento pode reduzir custos operacionais, aumentar a lucratividade, diminuir a rotatividade ou reduzir o tempo de ciclo quando tem um propósito definido nesse sentido. Também pode criar valor e vantagens competitivas para a organização.

    5. Retorno do investimento: também denominado ROI (return on investment). Significa o valor que o treinamento agregou à organização em termos de retorno sobre o investimento.

    Gabarito: B

  • Não seria lei substantiva civil?


ID
1535932
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma das tendências na área de treinamento de pessoas é a universidade corporativa que apresenta escopo estratégico enquanto um centro de treinamento tradicional possui escopo tático. Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre um centro de treinamento tradicional e uma universidade corporativa quanto aos resultados esperados com a capacitação.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede o resultado esperado de ambos (letra a). Não pede objetivos (b), finalidade (c), público alvo (d) nem localização (e).

  • a) Resultado

    b) Objetivo

    c) Foco

    d) Público

    e) Local

    Fonte: quadro na página 6 deste trabalho: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2004-epa-1708.pdf

  • Q LOUCURA ESTA BANCA

  • Já respondi quase todas as questões de Gestão de Pessoas dessa banca e é incrível como ela retira diversas questões de artigos da internet, monografias, trabalhos científicos e até mesmo blogs relacionados ao assunto. Isso é preocupante, pois deixa o estudante e concurseiro sem norte algum para estudar, já que não basta estudar pelas "fontes tradicionais". Mas como já dizia meu avô: dance conforme a música.


ID
1681006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente a educação, treinamento e desenvolvimento.

Antes da definição de um modelo pedagógico para a criação de um curso a distância, é essencial que se realize uma avaliação diagnóstica dos cursos presenciais da organização, de forma a evitarem-se discrepâncias entre os modelos que possam desqualificar as ações educacionais.

Alternativas
Comentários
  • As fases de um processo de treinamento são, segundo Gardênia Abbad, o levantamento das necessidades de treinamento, o planejamento e a execução do treinamento e a avaliação do treinamento. Mesmo aplicado a EaD, é necessário que haja o levantamento. Para tanto, podem ser utilizadas análises acerca da organização, do rh, dos setores, das tarefas, dos cargos e dos processos de treinamento anteriores por meio das avaliações pretéritas, o que define o caráter diagnóstico da medida. Além disso, os modelos presenciais e a distância devem se complementar, portanto, a essencialidade de análise dos cursos presenciais.

    Prof. Renato Lacerda

  • Para quem não é assinante, gabarito CERTO!

  • As etapas do Treinamento são:

    I - Diagnóstico;

    II - Planejamento;

    III - Execução;

    IV - Avaliação;

     

    O diagnóstico, também conhecido como Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT) levanta todas as necessidades de treinamento e os diversos elementos disponíveis na organização que podem ser utilizados.

     

    Gabarito Certo

     

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, Ribas.

  • Pois é Bruna , se dependesse dessa professora estariamos ferrados kkk

  •  SERÁ QUE O QC  ACOMPANHA OS COMENTÁRIO DESSA PROFESSORA.?. MEU PAI!!!

  • essa professora só repete o que tá escrito na questão...


ID
1684732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca das universidades corporativas, julgue o item subsecutivo.

A educação e a gestão da educação de empregados de uma instituição voltada para a aquisição de competências necessárias ao cumprimento dos objetivos organizacionais constituem o que se compreende como universidade corporativa.


Alternativas
Comentários
  • Universidade corporativa, ou universidade empresarial, é uma instituição de ensino técnico e superior, em nível de graduação e pós-graduação, vinculada a empresas privadas e públicas. O objetivo da universidade corporativa (UC) é oferecer cursos técnicos específicos para os colaboradores da corporação. Assim, ela customiza os cursos exatamente de acordo com as políticas e estratégias das empresas, reduz custos do treinamento convencional e obtém rapidez na formação da mão de obra.

    A universidade corporativa difere das universidades acadêmicas tradicionais porque possui características próprias: seus objetivos de aprendizagem estão sintonizados aos interesses, objetivos e estratégias das empresas que promovem a formação dos seus funcionários. Grande parte das suas estruturas geralmente são virtuais, ou seja, são oferecidos cursos on-line, "via WEB".

    Gabarito: certo

  • CERTO

    Universidade corporativa Uma das definições mais completas de universidade corporativa é anotada por Allen (2002): Uma universidade corporativa é uma entidade educacional que funciona como uma ferramenta estratégica desenhada com o fim de ajudar a organização-mãe a atingir sua missão, por inter-mediário da condução de atividades que cultivem a sabedoria, o conhecimento e a aprendizagem individual e organizacional. Uma universidade corporativa trabalha no sentido inverso do que é hoje a função treinamento, centralizando os programas ao invés de descentralizá-los. Ou seja, uma vez instalada, funciona como um guarda-chuva estratégico, que abriga todas as ações de T&D da organização, alinhando os objetivos empresariais, além de oferecer soluções de aprendizagem com relevância estratégica para cada conjunto de cargos ou funções.

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos- Andréia Ribas

     


ID
1684735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca das universidades corporativas, julgue o item subsecutivo.

Universidade corporativa equivale às universidades acadêmicas e tem o propósito de formar os empregados de uma instituição por meio da atuação com ensino, pesquisa e extensão, de maneira indissociável, visando à transformação social.


Alternativas
Comentários
  • A universidade corporativa difere das universidades acadêmicas tradicionais porque possui características próprias: seus objetivos de aprendizagem estão sintonizados aos interesses, objetivos e estratégias das empresas que promovem a formação dos seus funcionários. Grande parte das suas estruturas geralmente são virtuais, ou seja, são oferecidos cursos on-line, "via WEB".

    Gabarito: errado

  • Universidade Corporativa = empresas e funcionários. Universidades Acadêmicas = pessoas em geral
  • ERRADO

    Universidades Corporativas - focada em desenvolver e treinar pessoas para atingir objetivos organizacionais.

    Universidade Acadêmica - focada em formar profissionais para o mercado de trabalho.


ID
1690042
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A notícia a seguir, do dia 21/05/2015, é referência para a questão .

Universidade Corporativa brasileira é eleita a melhor do mundo

Prêmio internacional Global CCU Awards 2015 foi recebido em Paris

      A Universidade Corporativa [nome omitido] recebeu o prêmio internacional Global CCU Awards 2015 de melhor universidade corporativa. A premiação, que a cada dois anos reconhece as melhores práticas e programas de educação corporativa existentes no mundo, é promovida pelo instituto Global Council of Corporate Universities (Conselho Global de Universidades Corporativas). Com sede na capital francesa, o órgão foi criado em 2005 com o objetivo de estabelecer uma rede na qual profissionais de universidades corporativas pudessem compartilhar questionamentos, dúvidas e ideias, bem como aprender e colaborar uns com os outros em projetos inovadores, na área de educação corporativa.

      Neste ano, candidataram-se à premiação grandes empresas multinacionais, como Pirelli, Hilton Hotéis, Philips, Sberbank e Ernest Young, tendo sido o vencedor eleito por uma banca avaliadora composta por renomados profissionais de educação corporativa de diferentes países. Na edição de 2013 do Global CCU Awards, a DAU (Defense Acquisition University), universidade corporativa do Departamento de Defesa dos EUA, foi premiada como a melhor do mundo.

      O troféu entregue à Universidade Corporativa brasileira pela especialista em educação corporativa Annik Renaud-Coulon, fundadora do Global CCU, dividirá espaço na prateleira com vários outros recebidos pela universidade, como o do Cubic Awards – concedido pelo IQPC (em português, Centro Internacional de Qualidade e Produtividade) –, do Prêmio Educorp, do E-Learning and Performance e do Top of Mind de RH 2014, no qual a empresa figurou entre os cinco finalistas.

      Na opinião do Diretor de Gestão de Pessoas da empresa vencedora do prêmio, o sucesso da universidade se deve sobretudo à diversidade dos produtos disponíveis e à capacidade de constante inovação: “São mais de 300 soluções de capacitação oferecidas aos funcionários, organizadas em Trilhas de Aprendizagem voltadas para o desenvolvimento de competências profissionais”.

      Além dos cursos presenciais – ministrados em 128 salas de aula, 20 auditórios e 37 laboratórios de informática espalhados por todos os estados do Brasil –, a universidade oferece opções de capacitação online por meio de um Portal, que recebe em média 33 mil acessos diários e no qual mais de 3,5 milhões de cursos a distância já foram concluídos. Em 2014, a universidade lançou o UC Mobile, disponível em tablets e smartphones, em sistema operacional iOS (Apple) e Android. Com mais de 17 mil downloads efetuados, o aplicativo possibilita obter, a qualquer tempo, acesso ao conteúdo educacional na forma de jogos, infográficos, videoaulas, animações em flash, e-books etc.

      Os funcionários da empresa têm ainda à sua disposição uma biblioteca virtual com quase 3 mil volumes, acessíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. No segmento de educação continuada, milhares de bolsas de estudos para cursos de idiomas, graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado são ofertadas anualmente.

      “Para a capacitação de líderes e futuros líderes da empresa, contamos com parcerias com instituições de renome internacional, como as universidades de Chicago e Columbia, nos Estados Unidos, e o MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, referência mundial entre as escolas de negócios”, afirma o Diretor de Gestão de Pessoas.

(Disponível em: <http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1.756785.Universidade_Corporativa>. Acesso em 25. Jun. 2015. Adaptado)

A empresa mencionada na matéria se constitui como uma organização pedagógico-formadora, tornando o aprendizado um valor e uma atividade permanente no dia a dia da empresa, visando à formação de qualidade dos seus funcionários, porque:

1. a aprendizagem acontece não só por meio de cursos e pela estrutura ofertada, mas também pelas relações e condições de trabalho.

2. busca a união indissociável entre o pensar e o fazer e o entendimento do sentido do trabalho, como instrumentos para evitar atividades automáticas, alienadas e inibidoras da criatividade.

3. há expansão do conceito de treinamento para uma compreensão mais ampliada de educação e formação no trabalho, contemplando o desenvolvimento humano e profissional.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • todas corretas. letra e 


ID
1690966
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Programas de Treinamento e Desenvolvimento são construídos a partir de GAPs de competência identificados por meio de ferramentas específicas (Avaliação de Desempenho, Mapa de Competências, Análise de Cargos entre outros). Dentre as ciências aplicadas à educação, uma é especifica para formar adultos, por ter como característica a aprendizagem pela vivência, sendo os indivíduos incentivados ao aprendizado pelo valor e pela similaridade com as práticas do seu dia a dia. 

Assinale a alternativa que referencia essa técnica: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Pedagogia x Andragogia – Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança). Para educadores como Pierre Furter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada


ID
1732375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, julgue o item subsecutivo.

O processo de aprendizagem é influenciado pela relação professor/aluno, a qual é pautada no entrosamento entre os diferentes atores envolvidos, no domínio de conteúdo e na capacidade didática do professor.

Alternativas
Comentários
  • Para desenvolver o processo de aprendizagem, o ser humano necessita de estímulos externos e internos, como a motivação e a necessidade. Este processo provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende, sendo, por isso, um processo pessoal que envolve a totalidade da pessoa.

    Durante a aprendizagem, ocorre a interiorização de uma série de comportamentos e capacidades intelectuais, a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências. Verifica-se também a alteração de conduta de um indivíduo, em que as informações adquiridas podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou pela mera aquisição de hábitos. 

    Graças à capacidade para aprender, o ser humano consegue uma melhor adaptação ao meio que o rodeia, verificando-se que a maior parte da aprendizagem que o homem adquire é consequência da imitação de outras pessoas.

  • A CAPACIDADE DO PROFESSOR DE REPRODUZIR/ENSINAR A INFORMAÇÃO/CONTEÚDO E A CAPACIDADE DO ALUNO DA CAPTAR/ASSIMILAR A INFORMAÇÃO/CONTEÚDO. 

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1732378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, julgue o item subsecutivo.

Os investimentos em treinamento nas organizações geram retorno tanto para as pessoas quanto para a organização, por meio de ganho de competência e de produtividade.

Alternativas
Comentários
  • Certo, mas com muito medo de responder. Os processos de capacitação, segundo Chiavenato (1999), referem-se a atividades da política de desenvolvimento de pessoas e envolve os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal, os quais incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento organizacional

  • podem gerar cabe recurso

  • GABARITO: CERTO

     

    PORÉM....

     

    Para ter o gabarito tido como CERTO e afastar qualquer possibilidade de recurso, a questão deveria ser formulada da seguinte maneira:

     

    Os investimentos em treinamento nas organizações podem gerar retorno tanto para as pessoas quanto para a organização, por meio de ganho de competência e de produtividade.

     

    Isso pelo seguinte motivo: geralmente, após a aplicação de treinamentos nas organizações, estes são avaliados com o objetivo de saber se o investimento valeu a pena e se houve retorno quanto a: custo, qualidade, serviço, rapidez, resultados.

     

    Portanto, é sempre bom que as empresas estejam aplicando processos de treinamentos, mas nem sempre eles implicam no retorno esperado

     

     

  • TREINAMENTO É UM PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO CULTURAL A CURTO PRAZO, QUE OBJETIVA RECICLAR OU REPASSAR CONHECIMENTOSHABILIDADES OU ATITUDES RELACIONADAS Á EXECUÇÃO DA TAREFA OU À OTIMIZAÇÃO DO TRABALHO. O TREINAMENTO GERA  CAPITAL HUMANO (PARA O INDIVÍDUO) E CAPITAL ECONÔMICO (PARA A ORGANIZAÇÃO).

     

    PENSEM COMIGO: O ESTUDO GERA APROVAÇÃO (correto). SÓ PASSA QUEM ESTUDA!

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Tem como garantir que geram retorno?!

  • Cada vez mais empresas estão investindo em treinamento e desenvolvimento de pessoas, pois este é considerado um investimento inteligente, onde o retorno é 99,9% garantido.

     

    Quando você valoriza sua mão de obra investindo na otimização das habilidades dos colaboradores e os preparando para o mercado, eles se sentem parte do time e ficam muito mais motivados para “lutar” pelos valores da empresa.

     

    Investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas faz com que os seus colaboradores unam as suas metas e objetivos como um só e lutem para atingi-los como uma verdadeira equipe. 

  • A questão falou que geram, e sim, essa é a ideia, o propósito.

     

    Estaria errada se afirmasse que garante, porque nada é garantido na GP, mas a ideia exatamente é gerar, essa é a regra e o que a questão afirma. Correto.

  • eu vi em outro lugar essa questão tendo o gabarito como "errado". E agora?

  • Onde Josy Emiliano? muito vago sua colocação, desse jeito não há debate, seja mais específica.

    Gabarito: Certo


ID
1732381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, julgue o item subsecutivo.

Os levantamentos de demandas por treinamento e de demais ações de educação nas organizações consideram aspectos socioprofissionais e de comportamento dos colaboradores, para que as aprendizagens sejam ofertadas de modo mais personalizado em relação às características exigidas pelo contexto organizacional.

Alternativas
Comentários
  • TE ENSINEI CERTIN, digo, Gabarito correto. RIBAS: 

    Diagnóstico

       Também podemos encontrar essa fase com o nome de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT). Nesta, todas as necessidades de treinamento são levantadas, e diversos elementos disponíveis na organização podem ser utilizados. Para tanto, é necessário fazer uma análise dos três níveis da organização: a análise organizacional, a análise de tarefas e a análise do desempenho do indivíduo

  • O DIAGNÓSTICO DO TREINAMENTO É FEITO JUSTAMENTE PARA AVALIAR A NECESSIDADE E AS PARTICULARIDADES DE FORMA PERSONALIZADA E ESTRATÉGICA DO TREINAMENTO LEVANDO SEMPRE E CONSIDERAÇÃO AS CARACTERÍSITICAS EXIGIDAS PELO CONTEXTO ORGANIZACIONAL, OU SEJA, ESSAS PARTICULARIDADES DEVEM ESTAR ALINHADAS À MISSÃO, AOS VALORES E AOS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO, SENÃO PODER CAUSAR PREJUÍZO AO CAPITAL ECONÔMICO. 

     

    PROCESSO DE TREINAMENTO:

        - 1ª FASE: NECESSIDADE DE SATISFAZER - DIAGNÓSTICO SITUACIONAL (IDENTIFICAR LACUNAS - MAPEAMENTO).

        - 2ª FASE: DESEMPENHO DO TREINAMENTO - DECISÃO QUANTO À ESTRATÉGIA (PERSONALIZAR PLANEJADAMENTE)

        - 3ª FASE: CONDUÇÃO DO TREINAMENTO - IMPLEMENTAÇÃO / AÇÃO (EXECUÇÃO DO TREINAMENTO).

        - 4ª FASE: AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS - AVALIAÇÃO E CONTROLE (FEEDBACK).

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1732384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, julgue o item subsecutivo.

A avaliação de ações de aprendizagem envolve atividades que mensuram desde as características específicas das ações, como conteúdo, estratégias e aprendizagem, até os impactos e retornos que essas trazem para as organizações.

Alternativas
Comentários
  • Opa! Correto. Aqui o Cespe foi bem amplo, hein. Gostosinho. RIBAS (2014): 

    Definição dos critérios de avaliação = Nesta etapa os critérios da avaliação de aprendizagem serão definidos de acordo com o objetivo, ou seja, as avaliações de treinamento que ocorrerão ao final de cada capacitação devem ser planejada

  • Avaliação de treinamento envolve:

    a) Análise da reação : satisfação das pessoas com o treinamento feito

     

    b) Aprendizagem: assimilação de conteúdo dado

     

    c) Impacto : se as pessoas estão pondo em prática o que aprenderam

     

    d) Resultados: se o treinamento impactou os objetivos organizacionais

     

  • CERTO

     

     

    A avaliação de ações de aprendizagem envolve atividades que mensuram desde as características específicas das ações, como conteúdo, estratégias e aprendizagem, até os impactos e retornos que essas trazem para as organizações

     

    Olha que "cespadinha". A banca tentou induzir o pensamento, no candidato, de que se tratava apenas da avaliação de aprendizagem, mas o acréscimo de "ações de" mudou completamente o sentido, tornando-o amplo


ID
1809805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

No processo corporativo de aprendizagem, o conhecimento tácito do colaborador, por ser subjetivo, complexo e pessoal, deve ser substituído pelo conhecimento explícito, que se caracteriza por ser formal, sistemático e de fácil transmissão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO: RIBAS (2014):  Nonaka e Takeuchi (1995) consideram que a criação do conhecimento organizacional resultaria da conversão de conhecimento tácito (relacionado ao conhecimento que o indivíduo possui informalmente, dentro de sua estrutura cognitiva) em conhecimento explícito (conhecimento formal e racional em que o conhecimento é explicitado em registros), em um processo espiralado envolvendo tanto a dimensão epistemológica quanto a dimensão ontológica.

    Questão de Concurso (Cespe/Antaq/Analista Administrativo/2009) Dentro de uma organização, a aprendizagem das práticas relevantes para o exercício de suas funções por um trabalhador só ocorre se esse for submetido a situações formais de instrução ou treinamento.

    Gabarito: errado. A aprendizagem das práticas também pode ocorrer informalmente.

    A espiral do conhecimento foi descrita por Nonaka e Takeuchi (1997) como um processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme em uma empresa que gera conhecimento. Para isso, a organização deve completar uma espiral que vai do tácito ao tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e, finalmente, do explícito ao tácito. Sendo assim, o conhecimento deve ser articulado e internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa.

  • GABARITO: ERRADO

    A ESPIRAL DO CONHECIMENTO, SEGUNDO NONAKA E TAKEUCHI

     

    CONHECIMENTO TÁCITO: o conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.

     

    CONHECIMENTO EXPLICITO: o conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontrase em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

    PASSOS DA ESPIRAL

     

    1º Passo – Socialização (tácito para tácito): refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, da imitação ou da prática.

     

    2º Passo – Externalização (tácito para explícito): ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito, e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, da fala ou do desenho.

     

    3º Passo – Combinação (explícito para explícito): caracteriza-se pela padronização do conhecimento. Chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais como um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro etc.

     

    4º Passo – Internalização (explícito para tácito): ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização. Dessa forma, outras pessoas começam a internalizálos e os utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.

     

    OBS: percebe-se que a assertiva diz ''DEVE SER SUBSTITUÍDO'' quando na verdade o modelo proposto acima exige um processo mais específico.

     

    Fonte: Ribas - 2014

  • PASSOS DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO

     

    1º Passo – Socialização (tácito para tácito): refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação aos artefatos, do padrão de compartamento, da imitação ou da prática rotineira, habitual, cultural e tradicional.

     

    2º Passo – Externalização (tácito para explícito): ocorre a conversão do conhecimento tácito (psicológico) em explícito (externalizado), e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, da fala ou do desenho, etc.

     

    3º Passo – Combinação (explícito para explícito): caracteriza-se pela padronização do conhecimento. Chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais como um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, um vídeo, um CD...

     

    4º Passo – Internalização (explícito para tácito): ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização - passam a fazer parte do psicológico. Dessa forma, outras pessoas começam a internalizá-los, pois fazem parte do ambiente psicossocial, e os utilizam para incrementar, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito de acordo com a cultura organizacional, passando a ser pressupostos básicos, valores compartilhados.

     

  • O PROCESSO DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO (processo corporativo de aprendizagem) OCORRE POR TRANSFORMAÇÃO, CONVERSÃO, MUTAÇÃO, MUDANÇA, METAMORFOSE... E NÃO POR UMA SIMPLES SUBSTITUIÇÃO. PENSE NO PROCESSO DE TRANFORMAÇÃO DA LAGARTA PARA UMA BORBOLETA, OU MELHOR, NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO HUMANO DA PRIMEIRA SEMANA AO NASCIMENTO. ESTRANHO FALAR DE SUBSTITUIÇÃO, NEH?...

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Ora deve é deve, ora não, difícil viiiu.

    Pensei de cara que o erro seria no deve, mas não fiquei preso nisso. E aí analisei assim: bom, o conhecimento explícito é melhor, então é moderno e deve substituir aquele.
    Igual os colegas falaram, não é tão simples assim, deve ter um processo com quatro passos para completar a espiral do conhecimento.
     

  • Substituído não, mas complementado pelo conhecimento explícito . Assim ficaria melhor .

  • vc erra a questao...semanas depois torna a fazer e...erra de novo!

     

  • Não tem como substituir o conhecimento Tácito pelo explícito porque, por mais que seja impessoal e subjetivo, a pessoa que tem a função de ensinar irá fazer o máximo esforço para transformar/repassar/compartilhar seu conhecimento tacito em explicito.

  • Não se deve dizer que não tem como ser transformado o conhecimento TÁCITO em EXPLÍCITO!! Porque tem sim!

     

    Segundo o método espiral:

     

              T                             E

    T    socialização           externalização

    E    internalização        combinação

     

    T: TÁCITO

    E: EXPLÍCITO

     

    Bons estudos!!!

  • Acertei a questão por entender que a lógica é oposta: o colaborar irá utilizar do conhecimento explícito, como livros, video aulas, etc. para internalizar esse conhecimento, criando um conhecimento tácito.

  • Conhecimento Tácito é a experiência daquele Engenheiro pansão de chopp, bigode grosso. Rapaz, quem vai querer substituir um cara desses? O erro está em dizer que "o conhecimento tácito deve ser substituído pelo explícito". Não existe esse dever. Em uma organização o conhecimento tácito é bastante valioso.

  • A assertiva descreveu, corretamente, os conceitos de conhecimento tácito e conhecimento explícito.

    Contudo, a assertiva está errada. Isso, pois, o conhecimento tácito e o conhecimento explicito são complementares.

    Portanto, devem coexistir. Nesse sentido, a criação do conhecimento ocorre através de uma interrelação contínua e dinâmica entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.


ID
1809808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

Os sistemas de educação corporativa dispensam o mapeamento das competências organizacionais e, após serem implantados, servem de base para a definição das diretrizes estratégicas do negócio, das competências individuais e das competências empresariais da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.  RIBAS (2014) =  Educação Corporativa

    1. CONCEITO DE CAPACITAÇÃO

    Os processos de capacitação, segundo Chiavenato (1999), referem-se a atividades da política de desenvolvimento de pessoas e envolve os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal, os quais incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento organizacional.

    Para a maioria das organizações, o processo de capacitação está relacionado às atividades de treinamento, desenvolvimento e educação. Dessa forma, surge o primeiro ponto a ser esclarecido, qual seja, a diferença entre os três conceitos apresentados.

  • Acrescentando, penso que o tema abordado ‘Educação Corporativa’ é posto como uma importante ferramenta na busca por vantagem competitiva.  Diante do turbulento cenário de constantes mudanças tecnológicas não é possível pensá-la de forma isolada dos demais assuntos que permeiam a organização. 

  • Não pode dispensar.

  • Muito pelo contrário, ao realizar a fase do mapeamento da Gestão de Competência e verificar quais são as competências faltantes, os administradores têm duas opções.

     

    I - Selecionar e contratar as pessoas no mercado de trabalho;

    II - Fazer o Treinamento e Desenvolvimento dos funcionários que trabalhem na empresa.

     

    Portanto, Gestão de Competência e Treinamento e Desenvolvimento andam de mãos dadas.

     

    Gabarito: Errado

  • O MAPEAMENTE SERVE JUSTAMENTE PARA IDENTIFICAR AS LACUNAS, AS NECESSIDADES DE TREINAMENTO, EDUCAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO... OU SEJA, INDISPENSÁVEL.

     

    CESPE: ''O mapeamento de competências baseia-se em recursos ou dimensões da competência, como conhecimento, habilidade e atitude, necessários ao desempenho do profissional no trabalho.'' (CERTO)

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • "Os sistemas de educação corporativa dispensam o mapeamento das competências ..." parei por aqui.

  • Os sistemas de educação corporativa dispensam o mapeamento das competências organizacionais e, após serem implantados, servem de base para a definição das diretrizes estratégicas do negócio, das competências individuais e das competências empresariais da organização.

    Erro 1: O mapeamento das competências serve para identificar gaps. Sem gaps, não há o que ser suprido pela educação corporativa. Sem objetivo comum não há organização de aprendizagem.

    Erro 2: A educação corporativa, o treinamento, o desenvolvimento, e toda a sistemática de aprendizagem da organização não serve de base, mas sim é instrumento para consecução dos objetivos da organização. Não inverter causa e efeito aqui, o planejamento estratégico vem primeiro.

    Me corrijam se estiver algo errado.

    Att.,

    Rafael


ID
1809811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

As competências essenciais, também denominadas core competence, referem-se aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes dos colaboradores para realizarem seus trabalhos com sucesso.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO. Já cobrado em outra prova e comentado pela professora Andreia Ribas (2014):  Questão de Concurso

    (Cespe/INSS/Analista Administrativo/2008) Competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.

    Gabarito: certo. Também chamadas de core competences, as competências essenciais estão atreladas ao sucesso da empresa, por representar o seu diferencial competitivo

  • As core competences, ou competências essenciais, são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes. Ou seja, é aquilo que a organização sabe fazer de melhor.

    GABARITO: ERRADO

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Acredito que o item trata das competências individuais.

     

    Competências individuais (pessoais, humanas ou profisssionais) - são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização. 

     

    Competências Essenciais (core competences) - são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes.

     

    fonte: Andréia Ribas e Cassiano Salim. Gestão de Pessoas para Concursos, 2015. Página 82.

  • Competências essenciais ou também organizacionais são competências da própria organização que faz um diferencial competitivo. Para identificar as competências é necessário fazer um mapeamento de competência. Com o mapeamento você identifica o GAP (lacuna) da organização e procura nas competências individuais tapar essa lacuna com T&D.
  • OS CHAs DA COMPETÊNCIA (CONHECIMENTOS – HABILIDADES – ATITUDES) ESTÃO INSERIDOS NAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS, PESSOAIS, PROFISSIONAIS. SÃO CARACTERÍSITICAS INDIVIDUAIS ESSENCIAIS PARA O DESEMPENHO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL E QUE DIFERENCIAM ENORMEMENTE O DESEMPENHO DAS OUTRAS PESSOAS. TODA PESSOA PRECISA POSSUIR UM CONJUNTO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS PARA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES NA ORGANIZAÇÃO.

     

    JÁ AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS, SÃO RESPONSÁVEIS PELA ATUAÇÃO DA EMPRESA NO MERCADO, ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DE UM DIFERENCIAL COMPETITIVO BASEADO NAS ESPECIALIDADES E ESPECIFICIDADES DE CADA ORGANIZAÇÃO. OU SEJA, AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS ESTÃO VOLTADAS PARA A ORGANIZAÇÃO E PARA O AMBIENTE NO QUAL ESTÃO INSERIDAS, SÃO COMPETÊNCIAS PERCEBIDAS PELOS CLIENTES, TIDAS COMO DIFERENTES NO MERCADO; GERANDO, PORTANTO, VANTAGEM COMPETITIVA.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

    OBS.: Cuidado para não confundir competências essenciais com competências organizacionais, são coisas diferentes que, inclusive, já foram cobradas pelo CESPE.

  • A questão de refere às competências individuais = CHA

         Conhecimentos-

         Habilidades-

         Atitudes-

     

    Competências essenciais são outra coisa

    São voltadas para a organiação e o ambiente a que está inserida.

    Envolve  as competências notadas pelos clientes, tidas como fator diferenciador, em sentido positivo, da organização em relação às outras.

  • O termo core competencies apareceu pela primeira vez em 1990, em um artigo escrito por C. K. Prahalad e Gary Hamel, para a Harvard Business Review, e designa a principal competência da sua empresa, ou seja, o que torna a sua empresa realmente única e diferente. Em outras palavras, uma competência chave que desempenha papel fundamental para seu crescimento, desenvolvimento e estabelecimento diante dos clientes

     

    Logo, percebemos que no momento que o enunciado fala " às habilidades e às atitudes dos colaboradores ", a questão torna-se errada, pois as competências essenciais estão relacionadas a características da organização e não dos colaboradores.

     

    ERRADA

     

    Bons estudos

  • A questão não é de Educação Corporativa. É de Gestão de Competências. Filtrou errado o QC.

     

    Exige saber a diferença entre competências essenciais e individuais.

  • Core competence não é uma competência pessoal, individual.

     

    Competências Essenciais (core competences) - são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes. Aquilo que a organização sabe fazer de melhor.

     

    Andréia Ribas e Cassiano Salim. Gestão de Pessoas para Concursos, 2016. Página 84.

  • Core competences são as competências essenciais da organização, aquelas que tornam a organização única e não passível de imitação.

  • Não me venham com essa salada CESPE! kkkk

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    Core Competence --- > Organização

    Competência = Conhecimentos, habilidades e atitudes --- > Profissional (individual). 

     

    GAB. ERRADO

  • O cha é competências humanas

  • Pior de tudo é que mesmo você sabendo a matéria sempre dá aquele frio na barriga de responder qualquer questão de GP do CESPE.  É tanto absurdo que você fica meio que paranóico kkkkkk   Nunca sei se a questão vem abordando a doutrina comum , ou se é mais uma das patifarias que o CESPE traz que ninguém concorda.

     

    Enfim , core competences é uma espécie de competência ORGANIZACIONAL , portanto não são passíveis de ser encontradas individualmente nos colaboradores , e sim como resultado da sinergias das competências individuais.

     

    Segundo RUAS : 1- essenciais, organizacionais ou core competences: consideram as competências como um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos e gerenciais da organização. Em longo prazo, as competências essenciais transformam-se em vantagem competitiva para a organização, ou seja, uma capacitação básica que permite que a organização possa competir e crescer.

  • Administração Geral: a matéria infinita. Só Jesus pra me guiar nesse MPU
  • Competências Organizacionais:

    - Básicas: Ter o mínimo de condições de trabalho. Ex.: Equipamentos 

    - Essenciais: Fator crítico de sucesso. O diferencial frente às outras organizações.

     

    Competências Individuais:

    - Conhecimentos: O que fazer

    - Habilidades: Saber fazer

    - Atitudes: Querer fazer

     

    Sendo assim, as competências essenciais não se referem aos colaboradores, e sim à Organização.

  • GAB:E

    Tudo depende de qual visão a banca esta adotando na questão...

     

    De acordo com Prahalad e Hamel, para que uma competência seja essencial deve atender a três condições:


    gerar diferenciação entre concorrentes, gerar valor que possa ser percebido pelo cliente e possibilitar capacidade de expansão”


     

    Já p/ a  classificação de Mills: 

    Competencias Essenciais : fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia.

  • Core competences são aquelas que fazerm a organização se diferenciar das demais perante o mercado.

  • São as competências distintivas.

  • Olha, é o tipo de questão que vai o gabarito que quiserem.

     

    Competências essenciais quanto ao tipo são as fundamentais pra  uma organização, o (core competences). Quanto à singularidade, são as distintitavas, que diferenciam das concorrentes.

     

    O indivíduo é fator que diferencia uma organização? Obvio que é. Não fosse assim não haveria a busca pelo melhor profissional, sempre. Contrataria qualquer um que ia dar no mesmo. Então, mais que óbvio, o CHA dos colaboradores tornam as organizações diferentes umas das outras. O capital intelectual é fator primordial numa empresa.

     

    O cha garante que o trabalho seja desempenhado com sucesso? Depende de vários fatores. 

    As competências essenciais referem-se ao Cha? Também, mas não apenas.

     

    Então, essa bendita assertiva é um incógnita. Só Deus sabe qual direção o examinador tomou. Segue reto toda vida. rs

  • Vai pra PQP

  • Essa é facil de acertar

    Essa é facil de errar

    Depende da tua sorte 

  • ERRADO

    AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NÃO SÃO DOS COLABORADORES ..... SÃO DA ORGANIZAÇÃO ! 

     

    "São as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes. Aquilo que a organização sabe fazer de melhor. Também são chamadas de core competences."

     

    (Cespe/INSS/Analista Administrativo/2008) Competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.

     

    Gabarito: CERTO.Também chamadas de core competences, as competências essenciais estão atreladas ao sucesso da empresa, por representar o seu diferencial competitivo.

     

    Andreia Ribas (2013).

  •  core competence= essenciais = geram vantagem competitiva

  • Core competences são aquelas que traduzem o diferencial da organização em relação ao seu concorrente e não podem ser copiadas por estes.

    TJAM2019

  • Gab: ERRADO

    Core competence ou competências essenciais ou críticas são competências DA ORGANIZAÇÃO.

    Conhecimentos, habilidades e atitudes, são competências DO INDIVÍDUO necessárias à organização.

  • Bem, essa questão está errada, porque essas são competências da organização, e não individuais, responsáveis pela competitividade da empresa no mercado, consistindo em um diferencial competitivo, características difíceis de serem imitadas pelos concorrentes.

    Gabarito: E

  • Core competence são as competências necessárias para a vantagem competitiva e o alcance dos resultados estratégicos da organização.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia

    As competências essenciais seriam aquelas que gerariam uma diferenciação da organização frente seus competidores.

    Esta descrição da banca está alinhada ao conceito de competências individuais.

    =-=-=

    INDO MAIS FUNDO!

    As Competências Essenciais se referem às competências necessárias à “diferenciação” da organização. Ou seja, tratam-se das “competências coletivas” que geram “diferenciação” para a organização em relação aos seus concorrentes. Em outras palavras, são as competências que são “percebidas” pelos clientes, e que diferenciam a organização das demais organizações.

    Ou então, na visão de Millssão as competências fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais para a estratégia organizacional. Tratam-se das competências relacionadas às atividades mais elevadas. 


ID
1809814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

A educação corporativa, fundamentada no desenvolvimento de competências, promove a reformulação das práticas pedagógicas tradicionais e exige dos docentes uma revisão constante de suas práticas de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Certo: 

    Os processos de capacitação, segundo Chiavenato (1999), referem-se a atividades da política de desenvolvimento de pessoas e envolve os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal, os quais incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento organizacional.

    Para a maioria das organizações, o processo de capacitação está relacionado às atividades de treinamento, desenvolvimento e educação. Dessa forma, surge o primeiro ponto a ser esclarecido, qual seja, a diferença entre os três conceitos apresentad

  • GAB. CERTO

     

    Apesar de ter um pouco de subjetividade, quando fala em ''revisão constante de suas práticas de ensino'' pois não apresenta melhor contexto, a assertiva de modo geral está corrreta.

     

    Veja um trecho do livro do Chiavenato que fala sobre educação corporativa.

     

    ''O papel das organizações no aprendizado dos colaboradores está se ampliando cada vez mais. A educação corporativa põe o foco no desenvolvimento das pessoas com vista a obter resultados nos negócios. É um modelo diferente do treinamento tradicional – feito para transmitir conhecimentos específicos do assunto em que a pessoa apresenta deficiência – por trazer uma visão mais ampla e de longo prazo.''

     

    Portanto se for para transmitir conhecimentos específicos, deve-se reformular as práticas pedagógicas tradicionais. 

  • OU SEJA, PROFESSOR TAMBÉM ESTUDA PARA DAR AULAS... ASSIM COMO A BANCA DEVE ESTUDAR PARA ELABORAR UMA PROVRA. COMO NADA É CONSTANTE, OU SEJA, TUDO MUDA, É EVIDENTE QUE O PROFESSOR/DOCENTE PRECISA FAZER UM REVISÃO DE SUAS PRÁTICAS DE ENSINO, SENÃO TENDE A FICAR ULTRAPASSADO, OBSOLETO, ARCAICO, ANTIGO... MOTIVO PARA A CAUSA DA ENTROPIA.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • A Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).

     

    CERTO

  • CERTO

     

     

    VEJAM OUTRA:

     

     

    (CESPE - IPEA - 2008 - TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO)

     

    A educação corporativa contemporânea abarca várias formas de indução de aprendizagem nas organizações, entre as quais a instrução, o treinamento, o apoio ao desenvolvimento humano e a educação ao longo da vida. As universidades corporativas e setoriais, no Brasil, estão adotando o e-learning como estratégia para democratizar o acesso de empregados e clientelas externas a treinamentos e outras oportunidades de aprendizagem contínua e aberta.(CERTO)

  • Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: CESPE-2018- FUB - TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

     Texto associado:

      A universidade corporativa é uma entidade educacional responsável pelo estabelecimento de processos de treinamento, educação e desenvolvimento de pessoas alinhados à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais de uma organização.

    A respeito de universidade corporativa e de aprendizagem organizacional, julgue o item que se segue.

    A educação corporativa é fundamentada no desenvolvimento de competências e promove reformulação de práticas pedagógicas tradicionais na medida em que exige dos docentes uma revisão constante de suas práticas de ensino.

    questão igual praticamente! gab: certo!


ID
1874356
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Treinamento é um processo pelo qual as pessoas são preparadas para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que ocupam. Assinale a alternativa que apresenta as mudanças de comportamento que podem ocorrer devido ao treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. RENNO (2013): reinamento e Desenvolvimento
    As pessoas não podem mais deixar de buscar seu aprimoramento constante. O ambiente de negócios muda constantemente, e as organizações devem estar cada vez mais dinâmicas e competitivas para que possam sobreviver.
    Assim sendo, as organizações necessitam treinar e desenvolver seus funcionários para que estes consigam ajudá-las a atingir seus objetivos estratégicos.
    A primeira diferença que devemos entender entre o treinamento e o desenvolvimento é o espaço temporal. Ou seja, o treinamento é voltado para as tarefas e atividades atuais do funcionário. Dessa maneira, é focado no presente.
    Já o desenvolvimento é focado no futuro. Assim, se preocupa com as habilidades e capacidades que serão exigidas dos funcionários futuramente. Entretanto, tanto o treinamento quanto o desenvolvimento são processos de aprendizagem.31
    No nível organizacional, temos a aprendizagem organizacional, que é o desenvolvimento de uma cultura voltada para o constante melhoramento das pessoas, de modo a sempre inovar e encarar novos desafios.
    O treinamento é um processo cíclico, que é composto de quatro etapas:32
    Ø Programação – nesse momento a equipe deve diagnosticar as necessidades de treinamento, além de escolher qual será o treinamento necessário, quando deverá ser efetuado, por quem e para quem, entre outros fatores. Dessa forma, é o planejamento do processo de treinamento.
    Ø Organização – nessa etapa os recursos necessários (desde instrutores, salas de aula, materiais etc.) devem ser registrados, de forma que a organização possa reservar os recursos disponíveis e planejar a aquisição dos que ainda não tiver.
    Ø Implantação – é a execução do treinamento em si. Ou seja, nessa etapa o treinamento é efetuado.
    Avaliação – nesse momento serão avaliados os resultados do treinamento, isto é, se os objetivos foram ou não atingidos. Deverão ser medidos os efeitos do treinamento no comportamento dos funcionários no trabalho.
    Uma organização pode ter uma postura reativa ou prospectiva (ou proativa) na definição de suas necessidades de treinamento e desenvolvimento. Se a empresa espera que ocorra uma falha ou uma deficiência nos conhecimentos e habilidades dos funcionários para agir, tem uma postura reativa.
    Já se a organização busca se antecipar aos desafios futuros, está adotando uma postura prospectiva, pois quando o futuro chegar já deverá estar preparada para as novas demandas.

  • Transmissão de informação é mudança de comportamento?

  • Na verdade, quando a assertiva A diz: "transmitir informação" ela se refere AOS PROGRAMAS DE TREINAMENTO e NÃO às MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO. Pois conforme nos diz Chiavenato:

     

    "A maior parte dos programas de treinamento está concentrada em transmitir informações ao colaborador sobre a organização, suas políticas e diretrizes, regras e procedimentos, missão e visão organizacional, etc."

     

    O autor ainda nos diz: "Através do treinamento - e do desenvolvimento, a pessoa pode assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver atitudes e comportamentos diferentes e desenvolver conceitos abstratos".

     

     

    Porém dá pra matar pelas alternativas.

     

    Avanteeeeeeeeeeeeeeeeee!

     

     

    Fonte: Gestão de Pessoas - 3ed. - Idalberto Chiavenato.

  • Chiavenato ainda divide a avaliação do treinamento de acordo com o seu conteúdo, que pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento,
    a saber:
    Transmissão de informações: repartir informações entre os treinandos, como um corpo de conhecimentos. Normalmente, as informações
    são genéricas, de preferência sobre o trabalho, como informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, sua organização e políticas, regras e regulamentos etc.
    Desenvolvimento de habilidades: principalmente habilidades, destrezas e conhecimentos diretamente relacionados com o desempenho
    do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras. Trata-se de um treinamento orientado diretamente para as tarefas e as operações a serem executadas.
    Desenvolvimento ou modificação de atitudes: geralmente, mudanças de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre os trabalhadores, aumento da motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal de gerência e de supervisão quanto aos sentimentos e às reações das pessoas.
    Desenvolvimento de conceitos: o treinamento pode ser conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceituação de ideias e filosofias, seja para facilitar a aplicação de conceitos na prática administrativa, seja para elevar o nível de generalização, desenvolvendo gerentes que possam pensar em termos globais e amplos.

    Gabarito: A

    Fonte: Gestão de Pessoas para concursos - Andrea Ribas e Cassiano Salim

  • Os quatro tipos de mudanças de comportamento através do treinamento:

     

    Transmissão de informação: Aumentar o conhecimento das pessoas;

     desenvolvimento de habilidades: melhorar as habilidades e destrezas;

    atitude: desenvolver/modificar comportamentos;

    conceitos: elevar o nível de abstração.

  • Persista Sempre, respondendo a sua pergunta:

    (Transmissão de informação é mudança de comportamento?)


    o treinamento muda:

    C omportamentos

    H abilidades

    A titudes

  • OBS.: Se uma pessoa está desmotivada, treinamento, por si só, não irá resolver o problema.


ID
1887892
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A evolução teórico-metodológica da área de educação corporativa levou a uma proliferação de conceitos relacionados à área. A aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho é a definição de:

Alternativas
Comentários
  • resultem na melhoria do desempenho NO TRABALHO -> TREINAMENTO

  • Aquisição é com aprendizado. Treinamento não significa aquisição.
  • Goldstein (1991) definiu treinamento como uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho, obtidos por meio da análise de tarefas e princípios da tecnologia instrucional.

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000400005

  • Letra (e)

     

    Para Goldstein (1991) Treinamento "é a aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resulta em melhoria de desempenho no trabalho".

     

    Outros autores, como Wexley e Hinrichs acreditam que Treinamento - é um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho (presente e futuro) mediante o desenvolvimento de hábitos apropriados de pensamentos, ações, atitudes, comportamentos, conhecimentos e técnicas.

     

    Em geral os objetivos de um treinamento são:

     

    Impulsionar a eficiência.
    Incrementar e aumentar a produtividade.
    Elevar os níveis de qualidade.
    Promover a segurança no trabalho.
    Diminuir refugos e retrabalhos.

  • Segundo Chiavenato:

     

     

    "Através do treinamento - e do desenvolvimento, a pessoa pode assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver atitudes e comportamentos diferentes e desenvolver conceitos abstratos."

     

     

    Fonte: Gestão de Pessoas - 3 ed. - Idalberto Chiavenato

  • Apenas para acrescentar...

     

    - Treinamento - Voltado para as tarefas e atividades atuais do funcionário. (Como fala na questão)

    - Desenvolvimento- Preocupa-se com as habilidades e capacidades que serão exigidas dos funcionários futuramente.

     

    Fonte: Apostila Estratégia - Rennó.

  • Alguém saberia o conceito didático de aprendizagem para que se entenda melhor a diferença entre ela e o treinamento? Obrigada.

  • Vi o CHA: Conhecimentos, habilidades e atitudes = Treinamento e desenvolvimento. 

  • Dificuldade enorme em enxergar isso. Pra mim, treinamento não necessariamente leva à aquisição de atitudes, conceitos, conhecimentos e seja lá o que for, se nada for aprendido, nem resulta na melhoria do desempenho no trabalho. Nem todas as pessoas vão adquirir conhecimentos ou conceitos se forem treinadas, apenas as que aprenderem algo com o treinamento, o que leva à APRENDIZAGEM.

  • Olá!

    Acredito que não pode ser aprendizagem, e sim treinamento, pois aquela pode ser sistematica ou não.

    Segundo Chiavenato, "Aprendizagem significa uma mudança no comportamento da pessoa pela incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos, destrezas e competências." (Livro Gestão de Pessoas, 2014, p. 311).

    Porém, ainda segundo o mesmo autor, "Treinamento é o processo sistemático de alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos organizacionais...."(op. cit., p. 310, maiúsculo meu).

    Bons estudos.

  • Palavra chave

     

    "sistemática de atitudes"

  • Não concordo com esse gabarito, no meu entendimento, 'A aquisição' só pode indicar aprendizagem. Quem adquiriu conhecimento, habilidades, etc, aprendeu alguma coisa. O treinamento é uma das formas que pode levar a esta aquisição, mas não é garantido e há outras formas.

     

    Eu sei que o melhor é aprender o conceito específico que a banca usa (adquirir esse conhecimento!!), mas o pior é que essas bancas muitas vezes não são constantes nos próprios conceitos (e a FGV é campeã nisso).

     

    Ricardo Melo,

     

    a definição de aprendizagem que tu colocou é praticamente idêntica ao enunciado, duas palavras são iguais, as outras podem ser vistas como sinônimos: "Aprendizagem significa uma mudança no comportamento da pessoa pela incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos, destrezas e competências." (Livro Gestão de Pessoas, 2014, p. 311). O fato da aprendizagem poder ser sistemática ou não, não invalidaria essa alternativa, pois o enunciado teria citado apenas uma das opções e não usou uma palavra limitadora como somente ou exclusivamente.

  • Vamos desmembrar a frase: "aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho":

    - aquisição sistemática: no ambiente laboral, a aquisição sistemática de conteúdos se dá pela via do treinamento. Através do treinamento, o sujeito se desenvolve.

    - atitudes, conceitos, conhecimentos, regras e habilidades: fala muito mais do que apenas conhecimentos técnicos/acadêmicos. Aborda atitudes e habilidades também. Ou seja, aspectos pessoais do sujeito que serão aprimorados e aspectos técnicos do seu conhecimento laboral também. Ou seja, essa amplitude de aquisições se dará pela via do treinamento. A aprendizagem estaria mais relacionada à aquisição do conhecimento (ex: educação corporativa, universidade corporativa). 

  • TREINAMENTO - Relaciona-se com cargo, desempenho no trabalho, tempo presente;

    DESENVOLVIMENTO - Diz respeito à carreira, futuro na organização;

    APRENDIZAGEM - Refere-se ao comportamento humano, aprender com as experiências da vida.

  • Ia dar minha opinião mas o Rodrigo Collet já disse tudo o q eu diria


ID
1887904
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Roberto é um analista de Educação Corporativa a quem foi solicitado que desenhasse um projeto para desenvolvimento do e-learning em sua empresa. Estudando a temática, Roberto entendeu que o conceito de e-learning compreendia o uso das tecnologias da Internet para a entrega de um amplo arranjo de soluções que estimulassem o conhecimento e o desempenho. Com base em seus estudos, Roberto estabeleceu três critérios para caracterizar as ações de e-learning, a saber:

Critério 1 – Trabalha em rede, tornando possível uma atualização instantânea de dados, envolvendo armazenagem e busca, distribuição e compartilhamento de informação ou instrução;

Critério 2 – Chega até o usuário final por intermédio de um computador que utiliza uma tecnologia padrão de Internet;

Critério 3 – Focaliza uma visão mais abrangente de soluções de aprendizagem voltada para o treinamento tradicional, com foco na melhoria do desempenho.

Analisando o esboço inicial do projeto elaborado por Roberto, seu chefe considerou que o projeto estava falho e apresentou a seguinte justificativa:

Alternativas
Comentários
  • D ) E-leaming: refere-se ao uso de tecnologias da
    internet para entregar uma ampla variedade
    de soluções que aumentam o desempenho e o
    conhecimento das pessoas. Recebe também o
    nome de web-based training (WBT) ou online
    training. O e-learning se baseia em 3 fundamentos:
    1. Permite uma rede (network) que torna capaz
    de atualizar, armazenar, distribuir e
    compartilhar instantaneamente conteúdo
    de instrução ou de informação.
    2 . Pode ser entregue ao usuário final via computador
    utilizando tecnologia padrão t da
    internet.
    3. Focaliza o aspecto mais amplo da aprendizagem,
    ou seja, vai além dos paradigmas tradicionais
    do treinamento. Não é limitado à entrega
    de instrução (característica do CBT).

  • Letra (d)

     

    O “e-learning”, na concepção de Rosenberg (2001, apud Material da Disciplina Fundamentos da EaD, 2006-2007), “é o uso das tecnologias da Internet para a entrega de um amplo arranjo de soluções que estimule o conhecimento e o desempenho, com base em três critérios fundamentais:

     

    1. Trabalhar em rede, o que torna possível uma atualização instantânea de dados e envolve busca e armazenagem, distribuição e compartilhamento de instrução ou de informação.

    2. Chegar até ao usuário final por intermédio de um computador, numa tecnologia padrão de Internet.

    3. Ter o foco numa visão mais abrangente de soluções de aprendizagem que vai muito além do paradigma tradicional de aprendizagem.”


ID
1887907
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: E-leaming: refere-se ao uso de tecnologias da
    internet para entregar uma ampla variedade
    de soluções que aumentam o desempenho e o
    conhecimento das pessoas. Recebe também o
    nome de web-based training (WBT) ou online
    training. O e-learning se baseia em 3 fundamentos:
    1. Permite uma rede (network) que torna capaz
    de atualizar, armazenar, distribuir e
    compartilhar instantaneamente conteúdo
    de instrução ou de informação.
    2 . Pode ser entregue ao usuário final via computador
    utilizando tecnologia padrão t da
    internet.
    3. Focaliza o aspecto mais amplo da aprendizagem,
    ou seja, vai além dos paradigmas tradicionais
    do treinamento. Não é limitado à entrega
    de instrução (característica do CBT).

  • Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade de instrução/ensino reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroupobjetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".

  • Eu tinha em mente + ou - a definição do Vinícios Barreto e aí a parte "qualquer entidade, digital ou não digital..." me fez descartar a alternativa A por causa da parte "...baseada em computador".

    Típica matéria que não tem conceitos totalmente estabelecidos que deixam uma certa liberdade pra banca escrever o que quiser e sempre vai ter um autor que escreveu algo parecido para a banca se defender dos recursos.

  • Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade de instrução/ensino reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroupobjetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".

    Para Wiley (2002) um Objeto de Aprendizagem (OA) é “qualquer recurso digital que pode ser reutilizado para suporte ao ensino”.[1] Braga, et al. (2004)[2] consideram que recursos como imagens, vídeos, softwares e animações podem ser considerados OAs desde que sejam reutilizados para a aprendizagem. Por outro lado, os AVAs (ambientes virtuais de aprendizagem) não são considerados OAs por esses autores, já que os AVAs podem gerenciar e armazenar OAs, mas não são utilizados diretamente na aprendizagem.

  • Objeto de Aprendizagem é qualquer recurso digital como, por exemplo: textos, animação, vídeos, imagens, aplicações, páginas Web em combinação que destinam-se a apoiar o aluno no processo de aprendizagem. São recursos digitais modulares, usados para a apoiar a aprendizagem presencial e à distância.


ID
1887922
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:

Alternativas
Comentários
  • O cotidiano das pessoas já não é mais o mesmo de 50 anos atrás. A velocidade dos negócios, o crescimento dos mercados, a exigência de consumidores, o avanço tecnológico, tem contribuído para a mudança do hábito das pessoas e influenciado no biotipo e no relacionamento com familiares e parceiros de trabalho. Tudo isso amalgama mudança de comportamento e o planejamento para um novo ritmo de vida. O tempo é exprimido, a família pode mudar de valores, o trabalho ganha lugar e se não houver certa atenção para esses aspectos o ser humano desencadeará uma série de problemas físico, psicológicos e sociais. A desarmonização desses três fatores irá corroer a pessoa, que deve voltar a re-planejar em longo prazo um modo saudável de viver. (Meu ponto de vista). Gabarito B.

  • Insurreição: mesmo que não se subordinar.

  • Q onda é essa?!

    https://youtu.be/ZrI5uy6Uha0?t=7

  • Não sei vocês, mas eu quando vi ritmos e tempos lembrei de Administração Científica de Taylor, logo pensei que imaginei que não seria educação ao longo da vida, uma vez que só se preocupava em ensinar o que fazer e pronto.


ID
1887928
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Cada vez mais se sabe que o desenvolvimento profissional advém não apenas de ações educacionais realizadas em sala de aula, mas também de outras experiências e estratégias pedagógicas. Cada tipo de atividade busca desenvolver capacidades distintas nos participantes. Considerando que uma das principais funções de um analista de educação corporativa é identificar que estratégias podem ser utilizadas para desenvolver determinados tipos de capacidade, a correta associação entre a capacidade a ser desenvolvida e as estratégias pedagógicas que podem ser usadas é:

Alternativas
Comentários
  • Essa prova aplicada pela FGV foi bem difícil.

  • https://books.google.com.br/books?id=9RgOAQAAIAAJ&pg=PP30&lpg=PP30&dq=tipos+de+capacidade+a+desenvolver+com+a+educa%C3%A7%C3%A3o+%2B+capacidade+de+teorizar&source=bl&ots=C4u4k4zPkQ&sig=wHaU56FSsrIm84YGx1NNo4V8910&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjS1q734OnQAhUJgpAKHW95AeUQ6AEIOjAG#v=onepage&q=tipos%20de%20capacidade%20a%20desenvolver%20com%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20%2B%20capacidade%20de%20teorizar&f=false

     

  • AHHH, FGV..... 


ID
2032873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    As universidades corporativas organizam o sistema de capacitação da organização, proporcionando aprendizagem voltada para o cargo e para as trajetórias futuras dos indivíduos em suas trilhas de aprendizagem.

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Onde está o erro desta questão??Não encontrei!!!

  • Segundo Meister (1999), universidades corporativas são como laboratórios para a aprendizagem, é uma forma estratégica de desenvolvimento para colaboradores, clientes e fornecedores, elas visão ensinar a eles técnicas para melhorar o desempenho organizacional. 
    Em suma não são universidades convencionais e sim custeadas por empresas apenas para colaboradores ligados a ela, seu ensino é voltado para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades deles para com a organização. As organizações já perceberam que o conhecimento de seus colaboradores é de extrema importância para o sucesso da organização e investem cada vez mais na capacitação e aprimoramento deles, grandes empresas decidem pela abertura de centros de ensino para que esse desenvolvimento seja ainda mais completo. 

    As organizações começaram a perceber que o capital humano deve ser constantemente desenvolvido e deve aprender a cada dia, para que assim acompanhem as mudanças de mercado e tragam resultados mensuráveis a organização; tendo isso em mente elas identificaram que não poderiam mais depender apenas das Instituições de Ensino Superior para qualificar seus colaboradores, decidindo partir para criação de suas próprias universidades, sendo o objetivo delas obter um controle mais rígido sobre o processo de aprendizagem dos colaboradores, e assim ligando de maneira mais regular os programas de aprendizagem às metas e resultados estratégicos da organização.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-que-sao-universidades-corporativas/70807/

  • GABARITO: ERRADO

    O foco das universidades corporativas, diferentemente da forma que a questao apresenta, está em aperfeiçoar o funcionário para carreira dentro da empresa, com foco na educação CORPORATIVA, voltada para o cargo ou função. A questão apontas como foco "aprimorar a educação formal", ou seja os conceitos e teorias que a gente aprende nas faculdades, nas escolas e nos cursos, sendo este o erro!

     

    Bons estudos!

  • A resposta do Leandro CS é muito melhor do que a do professor Carlos Xavier.

  • O conceito de Universidade Corporativa: É um guarda-chuva estratégico para o desenvolvimento e a educação de funcionários, clientes e fornecedores, buscando otimizar as estratégias organizacionais, além de um laboratório de aprendizagem para a organização de um pólo permanente (Meister, 1999, p.8). Para Meister (op.cit.), o conhecimento e as qualificações das pessoas “só são adequadas durante um período, que pode ir de 12 a 18 meses, depois do qual precisamos reabastecê-las para competir na economia global do conhecimento” (p.8). A autora defende, então, a interferência direta das empresas nas instituições educacionais formais, com o intuito de impor conteúdos e práticas mais conectadas às necessidades do mercado que, segundo ela, exigem atualização constante dos conhecimentos. Afirma que as empresas mais bem sucedidas trouxeram a escola para dentro delas, em vez de esperar que essas instituições educativas tornassem seus currículos mais relevantes para as necessidades empresariais. Para ela, “o diferencial decisivo de competitividade reside no nível de capacitação (...) de seus funcionários, fornecedores principais, clientes, e até mesmo membros das comunidades onde atuam” (p.15).

  • (Cespe/Previc/Analista Administrativo/Área Administrativa/2011) As universidades corporativas são responsáveis pelo estabelecimento do processo de desenvolvimento de pessoas alinhado à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais da organização. certo
    As universidades corporativas funcionam como um guarda-chuva estratégico organizacional. Todos os processos de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) ficam sob sua tutela. Da mesma forma, um de seus objetivos está relacionado com o estabelecimento de processos alinhados à estratégia da empresa. (Andréia Ribas)

  • Universidades corporativas são como laboratórios de aprendizagem, é uma forma estratégica de desenvolvimento para colaboradores, clientes e fornecedores, que visam ensinar técnicas para melhorar o desempenho organizacional. 

    São custeadas por empresas apenas para colaboradores ligados a ela, seu ensino é voltado para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades deles para com a organização. O objetivo é obter um controle mais rígido sobre o processo de aprendizagem, vinculando de maneira mais estreita os programas de aprendizagem as metas e resultados estratégicos reais da empresa.

     

    ERRADO. 

  • Treinamento, Desenvolvimento e Educação.

    Treinamento: visa à melhoria do desempenho nas atividades atuais realizadas pelo indivíduo.

    Desenvolvimento: foca no futuro do indivíduo na organização.

    Educação: propõe a formação do cidadão para a vida.

    Contudo, as novas demandas do mercado de trabalho estão tornando esses conceitos cada vez mais entrelaçados.

    Para alcançar os objetivos propostos, as atividades de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhadas às estratégias organizacionais, desde a etapa inicial, denominada análise de necessidade de treinamento, quando se detectam as competências a serem trabalhadas e os indivíduos que necessitam de treinamento.

  • Li, reli, reli, reli e entendi.

    Sendo bem direta: o erro está na palavra "educação"! Educar não é o foco das universidades corporativas!

    Questão: O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.

    Copiando do comentário do colega abaixo, temos:

    Treinamento: visa à melhoria do desempenho nas atividades atuais realizadas pelo indivíduo.

    Desenvolvimento: foca no futuro do indivíduo na organização.

    Educação: propõe a formação do cidadão para a vida.

    Não desista!!

  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA= CULTURA, FILOSOFIA DA EMPRESA, DO NEGÓCIO, CONHECIMENTO SISTÊMICO

  • Para a maioria das organizações, o processo de capacitação está relacionado às atividades de Treinamento, Desenvolvimento e Educação. 

    (...)

    Educação: Processos mais gerais de aprendizagem que propiciam o amadurecimento e o crescimento individuais de forma ampla, sem visar, diretamente, ao preparo do indivíduo para uma atividade ou trabalho. 

     

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas ( 4ª edição - Pg.187 e 189)

  • O item está ERRADO.

     

    A expressão "educação formal" é que torna a questão errada. Na verdade, o conceito de universidade corporativa está muito mais além da simples educação formal, entendida aquela em que o instruendo senta na cadeira e o professor escreve no quadro. Prova disso é que muitas das universidades corporativas são do tipo modalidade à distância, onde o estudante é quem faz o seu horário, desenvolvendo a sua capacidade de autonomia nos estudos. Sentiu a distância da "educação FORMAL"?

     

    A universidade corporativa é uma entidade educacional que funciona como uma ferramenta estratégica desenhada para ajudar a organização-mãe a atingir sua missão, por intermédio da condução de atividades que cultivem a sabedoria, o conhecimento e a aprendizagem individual e organizacional. A universidade corporativa está abrangida no conceito de educação corporativa.

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • Desculpa Juliana, mas eu discordo. Se fosse "educação tradicional" eu até concordaria, mas "educação formal" remete ao ensino formal, que é antônimo do ensino tácito, nada tendo a ver com ensino presencial ou Ead.. 

     

    Questão mal formulada.

  • Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. ... Organizar um treinamento interno, com foco nas diretrizes da empresa, elimina alguns investimentos externos e tem uma eficácia melhor, além de oferecer agilidade na absorção de aprendizagem e formação do pessoal envolvido.

    O que é Universidade Corporativa - Edools

    https://www.edools.com/universidade-corporativa/

  • Acredito que o erro esteja em "especializados", pois ela realmente aprimora a educação formal já adquirida, mas o intuito é tornar os profissionais mais flexíveis diante das mudanças e inovações do mercado.

    As empresas e organizações adotaram a Educação Corporativa, como modelo de organização educacional, a fim de acompanhar o progresso da sociedade. Integrar os funcionários ao cenário mundial é sinônimo de informação simultânea, de fácil acesso e conteúdo desconhecido. O intuito da Educação Corporativa é gerar conhecimento aos funcionários, integrando-os ao mundo informatizado e facilitando o acesso as informações.

    As escolas corporativas foram criadas e estão sendo disseminadas por oferecerem soluções de aprendizagem alinhadas com a missão e com as estratégias adotadas pela instituição. (LAGE, CRUZ,OLIVEIRA, 2007)

    Diante das necessidades atuais de maior acesso às informações e acompanhamento das inovações científicas e tecnológicas, surgiram "empresas de conhecimento" ligadas à adoção de organização educacional conectada aos avanços individuais e coletivos. O treinamento, forma tradicional de aprendizagem, não acompanhou a necessidade de um sistema educacional capaz de suprir o grande contingente de informações de natureza complexa (LOPES, In: BAYMA/2005).

     

  • Pressuposto das Universidades Corporativas quanto ao foco do aprendizado: " privilegiar o aprendizado organizacional, fortalecendo a cultura corporativa e o conhecimento coletivo, e não apenas o conhecimento individual"

  • ERRADO

     

     

    A visão é sistêmica e engloba um todo. Vejam outra:

     

     

    (CESPE - IPEA - 2008 - TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO)

     

    A educação corporativa contemporânea abarca várias formas de indução de aprendizagem nas organizações, entre as quais a instrução, o treinamento, o apoio ao desenvolvimento humano e a educação ao longo da vida. As universidades corporativas e setoriais, no Brasil, estão adotando o e-learning como estratégia para democratizar o acesso de empregados e clientelas externas a treinamentos e outras oportunidades de aprendizagem contínua e aberta.(CERTO)

  • ERRADO

     

    Universidade Corporativa

    Objetiva  desenvolver competências críticas

    - Foca o aprendizado organizacional , o escopo é estrategico, a enfase é na estratégia de negócios

    - O público é interno e externo e o espaço utilizado é real e virtual

    - O resultado é o aumento de competitividade

     

    Marisa Éboli​

  • O erro está na expressão "educação formal" que são competências acadêmicas, ensino tradicional como aqueles fornecidos por Instituições de Ensino Superior. A educação corporativa que é voltada para competências essenciais ao negócio, desenvolvidas no ensino corporativo com o objetivo de elevar a organização.

  • O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.

    No meu entendimento o erro estar visando preparar funcionários para ocuparem cargos ou funções . o foco das universidades corporativas é atender aos objetivos empresariais.

     

    Segundo Meister (1999;263): UNIVERSIDADE CORPORATIVA É O GUARDA-CHUVA ESTRATÉGICO PARA DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS, CLIENTES E FORNECEDORES, COM O OBJETIVO DE ATENDER ÀS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DA ORGANIZAÇÃO.

    uMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA  é uma entidade educacional que funcionacomo uma ferramenta estratégica desenhada com o fim de ajudar a organização-mãe a atingir a sua missão, por intermedio da condução de atividades que cultivem a sabedoria, o conhecimento e a aprendizagem individual e organizacional. (Andrea Ribas).

     

  • Universidade corporativa--> foco sistêmico/ estratégico da organização

    Treinamento--> foco operacional(cargos e funções)

  • Sem contar que a educação corporativa é contínua.

  • Q603272

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: DPU

    Prova: Psicólogo

    Acerca da educação corporativa, julgue o item subsequente.

    Os objetivos atuais da educação corporativa incluem desenvolvimento de competências críticas, foco no aprendizado organizacional, escopo estratégico, ênfase nas estratégias do negócio e aumento da competitividade. (certo)

  • Universidades servem para incrementar o aperfeiçoamento constante de seus funcionários.

  • "O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções."

    Universidade corporativa ≠ Universidade tradicional

     

  • A universidade corporativa oferece soluções de aprendizagem com relevância estratégica para cada conjunto de cargos ou funções.

  • O foco DESENVOLVIMENTO no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.

  • PEQUENO RESUMO QUE ANOITE DAS AULAS DO GRAN

     

    UNIVERSIDADE CORPORATIVA

    1- DESENVOLVER COMPETÊNCIAS

    2- FOCO NA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

    3- ÊNFASE NOS NEGOCIOS E NAO NAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS 

    4- O LOCAL NÃO É MAIS A SALA DE AULA , MAS O ESPAÇO VIRTUAL , PRIVILEGIANDO A EDUCAÇÃO A DISTANCIA, TANTO EM SUAS MODALIDADES SÍNCRONAS QUANTO ASSÍNCRONAS

     

     

  • Foco no desenvolvimento.

  • Universidade Corporativa = Desenvolvimento = Ato contínuo para a carreira e não para cargos ou funções.

    TJAM2019

  • Os objetivos atuais da educação corporativa incluem desenvolvimento de competências críticas, foco no aprendizado organizacional, escopo estratégico, ênfase nas estratégias do negócio e aumento da competitividade.

    gab: errado.


ID
2033239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de gestão de pessoas.

Diferentemente dos tradicionais centros de treinamento e desenvolvimento, as universidades corporativas priorizam o aprendizado individual e a utilização de espaços presenciais em vez dos virtuais.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Carlos Xavier:

     

    As universidades corporativas realmente são diferentes dos tradicionais centros de treinamento e desenvolvimento, mas se utilizam de espaços virtuais e presenciais conforme a necessidade, além de enfocar a aprendizagem da organização como um todo, não possuindo mero foco individual.

  • "priorizando o aprendizado individual" deixa a questão errada, pois o foco deve está no "todo"

  • As universidades corporativas realmente são diferentes dos tradicionais centros de treinamento e desenvolvimento, mas se utilizam de espaços virtuais e presenciais conforme a necessidade, além de enfocar a aprendizagem da organização como um todo, não possuindo mero foco individual. 

     >> Comentário do Prof. Xavier do estratégia concursos 

     Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tcepa-cargo-20-administracao/

  • A UNIVERSIDADE CORPORATIVA (UNIVERSIDADE EMPRESARIAL) É UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR, EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, VINCULADA A EMPRESAS PRIVADAS E PÚBLICAS. O OBJETIVO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA É OFERECER CURSOS TÉCNICOS, PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA, ESPECÍFICOS PARA OS COLABORADORES DA CORPORAÇÃO. ASSIM, ELA CUSTOMIZA OS CURSOS EXATAMENTE DE ACORDO COM AS POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS, REDUZ CUSTOS DO TREINAMENTO CONVENCIONAL E OBTÉM RAPIDEZ NA FORMAÇÃO DA MÃO DE OBRA.


    UNIVERSIDADE CORPORATIVA  É UM GUARDA-CHUVA ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO E A EDUCAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS, CLIENTES E FORNECEDORES, BUSCANDO OTIMIZAR AS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS, ALÉM DE UM LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM PARA A ORGANIZAÇÃO DE UM PÓLO PERMANENTE.

     


    CESPE: As universidades corporativas são responsáveis pelo estabelecimento do processo de desenvolvimento de pessoas alinhado à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais da organização. (CERTO)

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Diferenças ( segundo Marisa Éboli)

    Centro T&D tradicional:  o objetivo é desenvolver habilidades, o foco é no aprendizado individual,o escopo é tático,tem ênfase nas necessidades individuais, o público é interno, utiliza espaço real(local), tem como resultado o aumento de habilidades

    Universidade corporativa: o objetivo é desenvolver competências críticas, o foco é o aprendizado organizacional , o escopo é estrategico, a enfase é na estratégia de negócios, o público é interno e externo,o espaço utilizado é real e virtual ( local), e o resultado é o aumento de competitividade

     

  • CESPE: O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções. Errado

  • Hoje em dia, com a expansão da EAD, cada vez mais surgem espaços virtuais.

  • Mesmo sendo ainda um conceito ainda recente no Brasil, essas universidades instaladas (física ou virtualmente) nas organizações apresentam algumas características específicas para atender as necessidades citadas, que as diferenciam de áreas de treinamento e desenvolvimento:

     

    - têm como premissa a disseminação do conhecimento “em qualquer momento, em qualquer lugar” (disponibilidade);

    têm público alvo amplo, não se restringe ao público interno, mas entendendo que o conhecimento é desenvolvido e utilizado por toda a rede de profissionais que envolve cada organização;

     

    https://www.edools.com/universidades-corporativas/

  •  

     

    Universidade corporativa ou universidade empresarial é qualquer entidade educacional que seja uma ferramenta estratégica projetada para auxiliar organizações.

    Grande parte das suas estruturas geralmente são virtuais, ou seja, são oferecidos cursos on-line, "via WEB".

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_corporativa

     

    Fiquem com Deus e bons estudos.

  • Universidade Corporativa

    • A universidade corporativa é um processo de aprendizagem;

    • é o guarda-chuva estratégico para o desenvolvimento e educação de funcionários, clientes e

    fornecedores, focado em competências.

    • A Missão é formar e desenvolver os talentos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento

    (geração, assimilação, difusão e aplicação), fortalecendo o capital intelectual, por meio de um processo de

    aprendizagem ativa e contínua.

    • Não visam substituir as universidades tradicionais, pelo contrário, são complementares.

  • GABARITO: E.

    Para responder a questão, devemos diferenciar algumas caraterísticas da Universidade Corporativa e Centro de T&D (Tradicional):

    Centro de T&D (tradicional):

    1. Desenvolve Habilidades;
    2. Aprendizagem Individual;
    3. Espaço real (físico);
    4. Ênfase nas Necessidades Individuais.

    Universidade Corporativa:

    1. Desenvolve Competências;
    2. Aprendizagem Organizacional;
    3. Espaço real e virtual;
    4. Ênfase nas Estratégias de Negócios.

    Portanto, diferentemente dos tradicionais centros de treinamento e desenvolvimento, as universidades corporativas priorizam o aprendizado individual (aprendizagem organizacional ✔️) e a utilização de espaços presenciais (presencial e virtual ✔️) em vez dos virtuais.


ID
2054851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

Um programa ou ação de treinamento de pessoas pode integrar a política de educação corporativa caso tenha sido precedido por uma iniciativa de levantamento de necessidades que tenha articulado as demandas de aprendizagem dos funcionários com as diretrizes processuais e estratégicas da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO
     

    A Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços). Esta definição foi dada pelo site do governo MDIC.


    http://www.calldaniel.com.br/blog/bid/290687/o-que-educa-o-corporativa
    bons estudos

  • Um programa ou ação de treinamento de pessoas pode integrar a política de educação corporativa caso tenha sido precedido por uma iniciativa de levantamento de necessidades que tenha articulado as demandas de aprendizagem dos funcionários com as diretrizes processuais e estratégicas da organização. Resposta: Certo.

     

    Comentário: Preceder (vir antes). As iniciativas de levantamento de necessidades de treinamento vem antes dos programas ou ações de treinamento.

  • reescrevendo:

    Caso seja diagnosticada, no levantamento de necesssidades, a necessidade de educação corporativa, esta poderá ser incluída no programa ou nas ações de treinamento.

    Lendo assim fica facil não?

  • A educação corporativa põe o foco no desenvolvimento do quadro de pessoas com vistas a obter resultados nos negócios.

    A educação corporativa está sendo estimulada por um ambiente inquieto, curioso e revolucionário, provocado por fatores externos - como a globalização, o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, as mudanças rápidas e descontínuas etc. - que causam impacto na administração das organizações.

     

    Chiavenato, 1999, p. 309 

  • A primeira etapa de um treinamento é o levantamento das necessidades de treinamento que a organização apresenta. Essas necessidades nem sempre são claras e precisam ser diagnosticadas a partir de certos levantamentos e pesquisas internas capazes de descobri-las. Necessidades de treinamento são carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz. Significam um descompasso entre o que deveria ser e o que realmente é. Uma necessidade de treinamento é uma área de informação ou de habilidades que um indivíduo ou grupo precisa desenvolver para melhorar ou aumentar sua eficiência, eficácia e produtividade no trabalho. Na medida em que o treinamento focaliza essas necessidades e carências e as elimina, ele se torna benéfico para os colaboradores, colaboradores, para a organização e para o cliente. Caso contrário, representará um desperdício ou simples perda de tempo.

     

    CHIAVENATO.

  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TREINAMENTO EXIGEM LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES


ID
2203084
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Teixeira de Freitas - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a entidade educacional responsável pelo estabelecimento do processo de desenvolvimento de pessoas alinhado à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais da organização, bem como todos os processos de treinamento, desenvolvimento e educação em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Allen (2002), a Universidade Corporativa é uma entidade que funciona como uma ferramenta estratégica desenhada com o fim de ajudar a organização-mãe a atingir sua missão, por intermédio da condução de atividades que cultivem a sabedoria, o conhecimento e a aprendizagem individual e organizacional. (Ribas e Salim, 2014)

     

    Gab: Letra B

  • LETRAS C e D = são a mesma coisa.

  • b-

    O objetivo da Universidade Corporativa é o desenvolvimento de seus colaboradores, formando talentos. Com o aprendizado fazendo parte do cotidiano, aumenta as competências e qualificações, gerar novos processos, tecnologias, novos serviços,destarte ganhando novos clientes e nichos. A universidade corporativa subsídia aprendizado contínuo através de um novo modelo de organização do trabalho, onde a base é o conhecimento na formação de valor. A explicação para UCs é realidade local  para adequar a capacitação necessária.

  • Gabarito: b

    A Educação Corporativa vem senso disseminada, no Brasil, através das Universidades Corporativas.

  • Falou em entidade ou órgão, falou em Universidade Corporativa.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • UNIVERSIDADE CORPORATIVA É UMA ENTIDADE, ESTA É A PALAVRA-CHAVE PARA NÃO CONFUNDIR O TERMO.


ID
2209576
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A educação profissional representa uma maneira contínua de desenvolvimento do trabalhador nas organizações, dentre as quais o treinamento, o desenvolvimento, o e-learning e a educação corporativa fazem parte. Todo ocupante de cargo possui qualificações que precisam ser ajustadas constantemente às peculiaridades de cada cargo através de uma ou das várias ações apresentadas acima. Associe a 1ª coluna com a 2ª, relacionando as características de cada uma das ações propostas:

(1) Treinamento                          
(2) Desenvolvimento            
(3) E-learning                       
(4) Educação corporativa  

( ) Voltado para o condicionamento da pessoa na execução das tarefas.
( ) Deve ser oferecido sempre que a empresa perceber a necessidade de adicionar novos conhecimentos e habilidades aos empregados.
( ) É o conjunto de experiências aprendidas que não estão necessariamente relacionadas aos cargos que as pessoas ocupam, mas que oferecem as condições para o crescimento e desenvolvimento profissional.
( ) É o conjunto de práticas educacionais que possibilita ao empregado oportunidade de desenvolvimento com o intuito de que o mesmo possa atuar com mais eficácia e efetividade na vida profissional.
( ) Possibilitou a difusão do conhecimento e da informação de forma mais rápida a uma maior quantidade de pessoas, democratizando, assim, o acesso ao saber.
( ) Envolve o aprendizado de uma habilidade específica.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

     

    (1) Treinamento ► Voltado para o condicionamento da pessoa na execução das tarefas.

    (1) Treinamento ► Deve ser oferecido sempre que a empresa perceber a necessidade de adicionar novos conhecimentos e habilidades aos empregados.

    (2) Desenvolvimento ► É o conjunto de experiências aprendidas que não estão necessariamente relacionadas aos cargos que as pessoas ocupam, mas que oferecem as condições para o crescimento e desenvolvimento profissional.

    (4) Educação corporativa ► É o conjunto de práticas educacionais que possibilita ao empregado oportunidade de desenvolvimento com o intuito de que o mesmo possa atuar com mais eficácia e efetividade na vida profissional.

    (3) E-learning ► Possibilitou a difusão do conhecimento e da informação de forma mais rápida a uma maior quantidade de pessoas, democratizando, assim, o acesso ao saber.

    (1) Treinamento ► Envolve o aprendizado de uma habilidade específica.

     


ID
2245588
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com o Portal do INEP, o objetivo do Censo da Educação Superior é o de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor. Ainda de acordo com o Portal do INEP, dadas as afirmativas quanto ao Censo da Educação Superior,

I. É realizado anualmente.

II. Utiliza, em sua coleta de dados, importações do sistema e-MEC.

III. Pode ter dados incluídos ou modificados a qualquer momento pelas IES.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Letra C.

    O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica, além de seus alunos e docentes. Essa coleta tem como objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.

    O Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

    Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC. Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais (PIs) podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições. Após esse período, o Inep verifica a consistência das informações coletadas. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas IES.

    Fonte: INEP.


ID
2275459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da educação corporativa e educação a distância, julgue o item que se segue.

A gestão por competências é uma prática que contribui para o sucesso da educação coorporativa nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • 3.2.4 Modelo de gestão de pessoas como gestão por competências
    O advento da era competitiva, iniciado na década de 1990 e presente até os dias atuais, exigiu novo papel da gestão de recursos humanos. De acordo com Fischer (2002), a intenção de criar vínculos cada vez mais próximos entre desempenho e resultados da empresa intensifica-se a ponto de requerer nova definição conceitual do modelo, porquanto, a julgar pelo movimento dos anos 1990, a descentralização da área de recursos humanos continua.
    Cada vez mais a área passa a assessorar outras áreas da empresa na atração e na retenção de pessoas. Nos anos 1990, a área recebeu várias denominações, como: gestão de pessoas, gestão de talentos, gestão de gente, gestão estratégica de recursos humanos, entre outras. Tipicamente, seu foco de atuação passa a ser a gestão de competências e, ao menos no discurso, a construção de modelos de gestão de pessoas mais flexíveis e orgânicos.
    Dessa forma, temas, como estratégia competitiva, vantagem competitiva, reengenharia e reestruturação, competências essenciais e reinvenção do setor passam a predominar na gestão empresarial.

  • SABENDO QUE A GESTÃO POR COMPETÊNCIA É CARACTERIZADA POR UM MODELO DE GESTÃO EMPRESARIAL QUE ENFATIZA A DEPENDÊNCIA ENTRE AS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E AS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS (CONJUNTO DE CONHECIMENTOS – HABILIDADES – ATITUDES). FICA FÁCIL DE IDENTIFICAR ESSE SUPORTE À EDUDAÇÃO CORPORATIVA, POIS ELA TEM COMO PREMISSA A CAPTAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

  • Segundo Marisa Éboli: " A educação corporativa e um sistema de formação pautado pela gestão de pessoas com base em competências (...)"


ID
2410120
Banca
IBEG
Órgão
IPREV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que não esta relacionada à Educação Corporativa.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

     

    PRINCIPAIS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

    Os principais objetivos da educação corporativa são:7

    1. A universidade corporativa é um processo de aprendizagem e não necessariamente um local físico.

    2. Oferecer oportunidades de aprendizagem que dêem sustentação aos assuntos empresariais mais importantes.

    3. Oferecer um currículo fundamentado em três Cs: cidadania corporativa, contexto situacional e competências básicas.

    4. Treinar toda a cadeia de valor envolvendo todos os parceiros: clientes, distribuidores, fornecedores, terceiros, instituições de ensino superior etc.

    5. Passar do treinamento conduzido pelo instrutor para vários e diferentes formatos de apresentação da aprendizagem.

    6. Encorajar e facilitar o envolvimento dos líderes com o aprendizado.

    7. Assumir foco global no desenvolvimento de soluções de aprendizagem.

    8. Obter vantagens competitivas para possibilitar que a organização possa entrar em novos mercados.

     

    Jeanne C. Meister, Educação Corporativa: A Gestão do Capital Intelectual através âas Universidades Corporativas,

    São Paulo, Mafcron Books, 1999.

  • ALTERNATIVA C)

     

    A Educação Corporativa não se restringe apenas aos funcionários e ao público interno. As ações de capacitação também podem atingir a sociedade, os clientes e os fornecedores da instituição.

     

    Fonte: Gestão de pessoas para concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim

  • OBS: A entidade física é a Universidade Corporativa.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GAB C

    EDUCAÇÃO CORPORATIVA pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).

    Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais.

    Características da educação corporativa:

    1. Promover a gestão do conhecimento;
    2. Qualificar pessoas;
    3. Desenvolver competências;
    4. A educação Corporativa reduz a taxa de Turnover. (O Turnover é a alta rotatividade de funcionários);
    5. É holística, sistêmica, proativa.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
2427022
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O programa de treinamento deve estar associado às necessidades estratégicas da organização. O conteúdo do treinamento envolve quatro tipos de mudanças de comportamento, a saber:

Alternativas
Comentários
  •  

    Para Chiavenato (2008), o processo de treinamento se dá em quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes e desenvolvimento de conceitos.

     

  • Vc fixa conceitos somente após tê-los --> Eliminamos alternativa D e E

    Treinamento está relacionado a TrasmiSSão de informações --> Eliminamos alternativa A e C

    Resta alternativa B

  • TransmiÇÃO doeu na alma

  • conteúdo do treinamento envolve 4 tipos de mudanças de comportamento


    TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES


    DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES


    DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES


    DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS

  • A questão mencionou 4 mas na verdade Chiavenato aborda 5 tipos:

    Transmissão de informações

    Desenvolvimento de habilidade

    Desenvolvimento de atitudes

    Desenvolvimento de conceitos

    Construção de competências

    Pag.311, Gestão de Pessoas - 4 edição.

  • quando vi que ha erro ortográfico na palavra Transmissão, ja descartei todas as alternativas que apresentou essa palavra.... errei... mais que isso afinal? "transmição" hehhehehe

  • recurso  para transmissão

  • Gab B

    achei que transmição fosse a pegadinha ¬¬


ID
2427067
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto a Educação Corporativa, assinale a alternativa CORRETA após a leitura a seguir:

Alternativas
Comentários
  • para os que não assinam o qc:

     

    gabarito

    b) A educação corporativa é mais do que um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competividade de seus produtos (bens ou serviços). 

  • Cópia deste artigo: http://www.calldaniel.com.br/blog/o-que-e-educacao-corporativa

    A Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços). Estas e outras definições do termo buscam nortear as ações nesta área.

  • Letra

     

    Voltei a comentar depois de quase um mês, pasmem! Nesse período, tive ainda minha conta, aqui do QC, Hackeada! Pasmem mais uma vez! kkkkkkk

     

    Fudamentação da alternativa acima

  • Letra (b)

     

    Na visão de Vargas (2002), educação corporativa é um conceito emergente, surgido como fruto das mudanças geradas na arquitetura física e na estratégia das organizações, provocadas pela revolução tecnológicas iniciadas em meados do século passado. A partir, pricipalmente, da década de 1990. as ações TD começaram a deslocar-se da esfera restrita da antiga área de recursos humanos, mais preocupadas em promover treinamentos específicos para desenvolver habilidades dos empregados, e passaram a permear toda a organização sob o nome da educação corporativa.

     

    Os conceitos de educação corporativa e universidade corporativa tenham surgido concomitantemente no ambiente organizacional, observe-se que a universidade corporativa é um termo muito restritivo, principalmente porque nem toda a organização precisa ou vai criar esse tipo de unidade educacional em sua estrutura.

     

    Ribas.

     

  • GABARITO: LETRA B

    A Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços). Estas e outras definições do termo buscam nortear as ações nesta área.

    fonte: https://calldaniel.com.br/o-que-e-educacao-corporativa/


ID
2427070
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas posteriores, onde V é verdadeira e F é falsa:
( ) O processo de educação dentro das organizações não era considerado função do departamento de recursos humanos. A medida que cresce a consciência de que a educação não é um processo contínuo e sim um evento isolado, a educação corporativa ganha força na organização.
( ) O treinamento não é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo.
( )A educação corporativa é dirigida à ampliação das competências e habilidades do funcionário oferecendo uma visão restrita da empresa.
( ) Treinamento é o termo ainda empregado repetidamente como sinônimo de educação corporativa.

Alternativas
Comentários
  • (F ) O processo de educação dentro das organizações não era considerado função do departamento de recursos humanos. A medida que cresce a consciência de que a educação é um processo contínuo e NAO É um evento isolado, a educação corporativa ganha força na organização.

    (F ) O treinamento é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto MEDIO E CURTO prazo.

    (F )A educação corporativa é dirigida à ampliação das competências e habilidades do funcionário oferecendo uma visão AMPLA da empresa.

    (V ) Treinamento é o termo ainda empregado repetidamente como sinônimo de educação corporativa. 

  • GABARITO E

    ERROS DE VERMELHO

    O processo de educação dentro das organizações não era considerado função do departamento de recursos humanos. A medida que cresce a consciência de que a educação não é um processo contínuo e sim um evento isolado, a educação corporativa ganha força na organização

    O treinamento não é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo

    A educação corporativa é dirigida à ampliação das competências e habilidades do funcionário oferecendo uma visão restrita da empresa.

  • GABARITO: LETRA E

    Treinamento --> Foco operacional, tarefas. Curto prazo

    Desenvolvimento --> Longo prazo

  • Erros destacados em vermelho:

    (F) O processo de educação dentro das organizações não era considerado função do departamento de recursos humanos. A medida que cresce a consciência de que a educação não é um processo contínuo e sim um evento isolado, a educação corporativa ganha força na organização.

    (F) O treinamento não é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo.

    (F)A educação corporativa é dirigida à ampliação das competências e habilidades do funcionário oferecendo uma visão restrita da empresa.

    (V) Treinamento é o termo ainda empregado repetidamente como sinônimo de educação corporativa


ID
2427073
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Leia o enunciado a seguir.
O produto principal resultante de um _________________ é o aprestamento das pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiar a uma atividade ou empreendimento; dando oportunidades para o contínuo ________________ pessoal, a promoção da mudança nas atividades pessoais, aumentando-lhes a ______________e tornando-as mais receptivas às técnicas de supervisão e gestão.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas existentes no enunciado acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    DEFINIÇÕES DE TREINAMENTO
    (Segundo Borges-Andrade, Abbad e Mourão, 2004)
    Autor
    Definição
    Hinrichs (1976)
    “Treinamento pode ser definido como quaisquer procedimentos, de iniciativas organizacionais, cujo objetivo é ampliar a aprendizagem entre os membros da organização”.
    Nadler (1984)
    “Treinamento é aprendizagem para propiciar melhoria de desempenho no trabalho atual”.
    Wexley (1984)
    “Treinamento é o esforço planejado pela organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos relacionados ao trabalho por parte de seus empregados”.
    Departamento do Reino Unido
    de emprego (1971, apud LATHAM, 1988)
    “Treinamento é o desenvolvimento sistemático de padrões dos comportamentos, atitudes, conhecimentos e habilidades requeridos por um indivíduo, de forma a desempenhar, adequadamente, uma dada tarefa ou trabalho”.
    Goldstein (1991)
    “Treinamento é uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho”.
    Em suma, na maioria das provas de concurso, treinamento significa o conjunto de eventos planejados sistematicamente pela organização para remover lacunas nas competências do indivíduo, as quais não são devidas a condições inadequadas de trabalho.


     VEJA BEM!
    O conceito de treinamento está relacionado ao desenvolvimento de competências nas atividades e atribuições do cargo atual do funcionário.
    1.1.4 Desenvolvimento
    Eventos de aprendizagem que capacitam o indivíduo a atuar em postos de trabalho específicos em um futuro próximo. Tais eventos buscam o desenvolvimento de competências para subsidiar a sua promoção ou transferência, buscando a adequação a situações novas de trabalho.

     

    Fonte: RIBAS e SALIM (2014)

  • Treinamento --> Foco operacional, tarefas. Curto prazo

    Desenvolvimento --> Médio e Longo prazo

  • O produto principal resultante do treinamento é o aprestamento das pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares a uma atividade ou empreendimento; dando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, a promoção da mudança nas atitudes das pessoas, aumentando-lhes a motivação e tornando-as mais receptivas às técnicas de supervisão e gestão.

    Fonte: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/governana-treinamento-desenvolvimento-de-pessoas-e-educao-uma-mesma-moeda/

  • GABARITO: LETRA A

    O produto principal resultante de um Treinamento é o aprestamento das pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiar a uma atividade ou empreendimento; dando oportunidades para o contínuo Desenvolvimento pessoal, a promoção da mudança nas atividades pessoais, aumentando-lhes a Motivação e tornando-as mais receptivas às técnicas de supervisão e gestão. 


ID
2617051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas no setor público e aos múltiplos aspectos a ela relacionados.


Embora inovador e flexível, o ensino a distância não tem sido usado para a contínua formação de servidores públicos, uma vez que toda comunicação oficial se norteia pelo princípio da formalidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

     

    A própria Enap - Escola Nacional de Administração Pública disponibiliza uma infinidade de cursos na modalidade EAD visando o treinamento e a capacitação dos servidores.

     

    http://www.enap.gov.br/web/pt-br/a-distancia

     

    -

  • Embora inovador e flexível, o ensino a distância não tem sido usado para a contínua formação de servidores públicos, uma vez que toda comunicação oficial se norteia pelo princípio da formalidade. Ops, exatamente o contrário.

     

     

  • Atualmente, a informalidade também é um tipo de comunicação que deve ser levada em conta nas organizações. A cominucação informal está sempre presente em qualquer organização e apesar de não fazer parte das estruturas formais de comunicação, a rapidez com que determinadas informações circulam por intermédio desta, constitui fator de importante relevância no processo de cominicação das organizações.

  • Comentário do Prof.   Sandro Monteiro (Ponto dos Concursos)
    "É inovador e flexível, de fato. Mas, vimos em aula que o Ensino à Distância tem crescido dentro da administração pública, aliás há diversas iniciativas. A maioria dos órgãos públicos vem induzindo os servidores a iniciarem eventos de capitação pelo computador, online, pois isso permite que o servidor continue no seu posto de trabalho, sem ausência prolongada."

  • Gabarito: Errado

     

    O ensino a distância tem sido amplamente usado no desenvolvimento e treinamento no serviço público.

  • INOVADOR nao sei da onde, isso existe a uns 40 anos, mas mesmo assim acertei.

  • ERRADO.

    É ALTAMENTE EFICIENTE.

  • A educação a distância (EaD) é uma das modalidades de ensino que mais cresce na atualidade, pois é um modelo que se adapta ao contexto de mudanças e flexibilidade.


    O ensino a distância tem sido (e muito) usado para a contínua formação de servidores públicos.

     

    No âmbito do MPU, por exemplo, a plataforma de ensino a distância é muito explorada pelo órgão, com diversas ações de capacitação em tempo real!

     

    by neto..

  • Errado

    A Educação Corporativa, dar mais liberdade às pessoas para que possam utilizar o recurso mais importante: a inteligência, o talento e o conhecimento. Isso tudo indica a necessidade de algo maior e mais amplo da organização.

  • A ENAP por exemplo disponibiliza vários cursos online para servidores públicos


ID
2704117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.


A gestão das relações com as comunidades internas e externas às organizações, orientada pela lógica do desenvolvimento sustentável, pode ser uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem da empresa e o seu próprio desempenho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO.

     

  • Errei pelo termo RETENÇÃO, gab C.

  • Certo... Mas não me perguntem o porquê

  • Implantar uma estratégia que favoreça a atração e a retenção de talentos não é uma tarefa fácil, já que as relações de emprego passaram por grandes mudanças nos últimos anos. As vagas ofertadas têm mais visibilidade e os profissionais sabem exatamente onde procurar o trabalho que desejam.

    E mais, é preciso considerar que o ambiente externo tem mudado a todo o momento. Hoje, as maiores companhias traçam uma verdadeira luta para chamar a atenção de profissionais acima da média.

    Primeiro, é preciso compreender o que é retenção de talentos. Grosso modo, consiste em um conjunto de práticas e políticas adotadas pelas empresas para garantir que seus profissionais acima da média permaneçam nela por muito mais tempo. Com isso, é possível construir um grande diferencial competitivo. Desse modo, é possível tirar duas conclusões: a primeira, que reter talentos é realmente importante para a sobrevivência da companhia, especialmente hoje. A segunda, que o talento é alguém produtivo, mas também aderente à cultura organizacional.

    O clima de trabalho é a atmosfera interna, que influencia a forma como os funcionários, clientes e outras pessoas dentro da empresa se sentem. Quando há um clima agradável, é possível promover melhores experiências dentro da empresa, além de manter o nível de satisfação dos clientes — internos ou não — nas alturas. reter talentos na empresa pode contribuir para o clima organizacional. Com isso, há também mais colaboração mútua, engajamento e produtividade. Quando uma equipe está alinhada, trabalhando pelos mesmos objetivos, as tarefas são cumpridas em menor tempo e com mais qualidade.

    Como consequência disso, nas empresas que possuem processos estruturados e eficazes de retenção de talentos, os bons profissionais, que antes desempenhavam tarefas de apoio, receberam mais responsabilidades e autoridade para tomar decisões. Com isso, passaram a ficar na linha de frente dos processos estratégicos.

    Talentos têm um perfil comportamental altamente compatível com a cultura organizacional e costumam entregar resultados de alto desempenho. Para manter o nível de suas entregas, estão em constante desenvolvimento.

     

     

    Gabarito: CERTO

    FONTE: http://www.kenoby.com/blog/retencao-de-talentos/

    Bons estudos.

     

     

     

     

  • Questão fala que: as relações internas e externas com outras organizações, orientadas para o desenvolvimento sustentável, pode atrair e reter mais talentos na organização e, também, melhorar a imagem da empresa que adota o desenvolvimento sustentável.

  • Agregando - A sustentabilidade na educação corporativa.

    Eboli(2004) descreveu os 7 princípios de sucesso para um Sistema de Educação Corporativa - SEC:

    1. competitividade; 2. perpetuidade; 3. conectividade; 4. disponibilidade; 5. cidadania; 6. parceria;

    7. sustentabilidade: ser um centro gerador de resultados para a empresa, buscando agregar sempre valor ao negócio. Significa também buscar fontes alternativas de recursos que permitam um orçamento próprio e autossustentável, diminuindo assim as vulnerabilidades do projeto de Educação Corporativa, a fim de viabilizar um sistema de educação realmente contínuo, permanente e estratégico.

  • Alexandre Stuart Oliveira kkkkk é o meu raciocínio quando resolvo questões de Gestão de Pessoa.

  • Gab: CERTO

    • O gabarito é certo porque Gerir relações internas e externas às organizações permite obter um olhar holístico e sistêmico do todo organizacional. Essa prática vem sendo explorada desde a década de 20 com Jan Christiaan Smuts.

    • A lógica de se observar o todo, isto é, o corpo interno controlável (forças e fraquezas) e o externo incontrolável (oportunidades e ameaças) fez com que as organizações acompanhassem a evolução do mundo ao seu redor. Com isso, faz surgir o desenvolvimento sustentável, a logística reversa e toda revolução que ainda possa surgir!

    Quando a organização se propõe a adotar essa estratégia, a retenção de talentos de seus agentes, tanto de indivíduos, quanto de fornecedores e stakeholders, faz com que sua imagem, ação, credibilidade e marca caminhem para a mesma evolução a que o holismo propõe!

    ----------

    Gestão de Pessoas para Concursos - 4° Ed. Só Resumo. Baixe sua amostra: Linktr.ee/soresumo


ID
2867011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

      A universidade corporativa é uma entidade educacional responsável pelo estabelecimento de processos de treinamento, educação e desenvolvimento de pessoas alinhados à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais de uma organização.

A respeito de universidade corporativa e de aprendizagem organizacional, julgue o item que se segue.

O avanço das universidades corporativas é impulsionado, entre outros fatores, pelo aumento do prazo de validade do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade é o contrário. Há uma redução do prazo de validade do conhecimento, de forma que é necessário treinamento contínuo, para acompanhar as novidades e inovações do mundo corporativo.


    E isto impulsiona o avanço das universidades corporativas.

  • Justifica-se, primordialmente, pela constante mutação do conhecimento. Assim, fala-se da diminuição do prazo de validade do conhecimento.

  • Cuidado com conhecimentos vencidos. Chequem o prazo de validade.

  • O avanço das universidades corporativas é impulsionado, entre outros fatores, pela rapidez das mudanças.

     

    Nesse período de grandes mudanças, as empresas decidiram investir em seu capital intelectual para se manterem competitivas no mercado. As UCs ganharam espaços nos campos das instituições como recurso de formação, porém o grande desafio enfrentado pelas médias e grandes empresas é o de promover a educação/aprendizagem continua e permanente a todos os seus colaboradores, levando em consideração diferenças geográficas, temporais e até culturais (...) criando assim o desenvolvimento de pessoas com um planejamento de ação estratégica, mas visando um imediatismo prioritário em tempos de mudanças aceleradas.

     

    Fonte: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/educao-corporativa-importncia-e-necessidade-para-a-evoluo/

  • Ano: 2018

    Banca: CESPE

    Órgão: MPU

    Prova: Técnico do MPU - Administração

    Julgue o item seguinte, relativo a gestão de pessoas.

    A educação corporativa possibilita a consolidação de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências necessárias à superação dos desafios de um mercado em constante mudança. (certo)

  • Será que o meu conhecimento venceu ?  kkkkk

  • Acredito que a banca trouxe esse termo "conhecimento com prazo de validade" devido à rapidez com que as informações vao se tornando fatos aceitáveis. Então, o conhecimento torna-se obsoleto com a descoberta de novas informações relevantes àquele contexto. O imaterial é perecível.
  • A respeito de universidade corporativa e de aprendizagem organizacional, julgue o item que se segue.

    O avanço das universidades corporativas é impulsionado, entre outros fatores, pelo DIMINUIÇÃO do prazo de validade do conhecimento.

     

    Exemplo disso são as novas tecnologias que surgem e temos que nos adaptar rapidamente.

  • Pohaa Qconcurso, não tenho 5 minutos para assistir a uma resposta.


ID
2867014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

      A universidade corporativa é uma entidade educacional responsável pelo estabelecimento de processos de treinamento, educação e desenvolvimento de pessoas alinhados à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais de uma organização.

A respeito de universidade corporativa e de aprendizagem organizacional, julgue o item que se segue.

Organizações que aplicam os princípios da universidade corporativa adotam um sistema de aprendizagem contínua, cujo propósito é fazer que toda a empresa aprenda e trabalhe com novos processos e novas soluções para o atingimento de metas empresariais.

Alternativas
Comentários
  • 10.1 Princípios e práticas da educação corporativa
    Éboli (2004) esclarece que os princípios são as bases filosóficas e os fundamentos que norteiam uma ação, ou seja, são os elementos qualitativos conceituais predominantes na constituição de um sistema de educação corporativa bem-sucedido. Os sete princípios de sucesso de um sistema de educação coorporativa e as principais práticas a eles relacionadas, segundo a visão da autora, são os seguintes:
    PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE SUCESSO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
    (Borges-Andrade, Abbad e Mourão, 2004)

  • Lembrando que empresas que adotam uma postura de aprendizagem contínua estão focadas em inovação, que não necessariamente tem relação com inovação tecnológica. Pode ser relacionada, como mencionada na questão, à utilização de novos processos e novas soluções.

  • Lembre-se de que universidade corporativa (órgão - tangível ou intangível) é uma das práticas da aprendizagem organizacional (filosofia; diretriz).

  • CERTO

    CONCEITO:

    Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. Também conhecida como Universidade Empresarial, a Universidade Corporativa pode oferecer treinamentos a colaboradores a partir de cursos técnicos ou de graduação a nível superior.

    O objetivo da Universidade Corporativa é oferecer cursos específicos para funcionários de uma empresa. Deste modo, é possível que uma empresa crie cursos e treinamentos com alto nível de personalização para refletir as políticas, estratégias e objetivos empresariais.

    FONTE:https://www.edools.com/universidade-corporativa/

  • Para complementar: Educação Corporativa não foi criada para suprir carências da educação formal.


ID
2867017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

      A universidade corporativa é uma entidade educacional responsável pelo estabelecimento de processos de treinamento, educação e desenvolvimento de pessoas alinhados à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais de uma organização.

A respeito de universidade corporativa e de aprendizagem organizacional, julgue o item que se segue.


No processo corporativo de aprendizagem, o conhecimento tácito do colaborador, por ser subjetivo, complexo e pessoal, deve ser substituído por conhecimento explícito, que é formal, sistemático e de fácil transmissão. 

Alternativas
Comentários
  • Creio que o que deve haver é a conversão do conhecimento tácito em explícito, segundo o modelo da expiral de conhecimento de Nonaka e Takeuchi e não a substituição do conhecimento tácito pelo explicito.

  • GABARITO: ERRADO.

    Nonaka e Takeuchi (1995) consideram que a criação do conhecimento organizacional resultaria da conversão de conhecimento tácito (relacionado ao conhecimento que o indivíduo possui informalmente, dentro de sua estrutura cognitiva) em conhecimento explícito (conhecimento formal e racional em que o conhecimento é explicitado em registros), em um processo espiralado envolvendo tanto a dimensão epistemológica quanto a dimensão ontológica.

    A espiral do conhecimento foi descrita por Nonaka e Takeuchi (1997) como um processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme em uma empresa que gera conhecimento. Para isso, a organização deve completar uma espiral que vai do tácito ao tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e, finalmente, do explícito ao tácito.

    Sendo assim, o conhecimento deve ser articulado e internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa.

    (RIBAS & SALIM, 2013)

  • O tácito não deve ser transformado no explícito: eles devem ser gerenciados para que o conhecimento gerado na organização possa ser crescente.

  • O conhecimento tácito nunca deve ser substituído pelo explícito, e sim complementado. Só descobri isso depois que eu errei.
  • Para quem não sabe..


    Tácito: não formalmente expresso.

    Explícito: que é claro, explicado sem ambiguidade.


    Gabarito: ERRADO

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • Há uma interação entre conhecimento tácito (subjetivo) e conhecimento explícito (formal); ver espiral do conhecimento.

  • Espiral do Conhecimento:


    Tácito > Tácito = Socialização

    Tácito > Explícito = Exteriorização

    Explícito > Explícito = Combinação

    Explícito > Tácito = Internalização

  • Ademais, conhecimento tácito não é de fácil transmissão.

  • No processo corporativo de aprendizagem, o conhecimento tácito do colaborador, por ser subjetivo, complexo e pessoal, deve ser substituído por conhecimento explícito, que é formal, sistemático e de fácil transmissão. ERRO

  • PODE SER SUBSTITUIDO

  • Um conhecimento não substitui o outro, pelo contrário, se complementam.

    Gabarito, errado.

  • Os dois conhecimentos podem e devem coexistir

  • Gab: ERRADO

    A questão apresenta 2 erros.

    1° - tanto o tácito quanto o explícito DEVEM existir.

    2° - o tácito, por ser implícito, pessoal e complexo é mais difícil de transmitir.

    Vejam o que acontece com o Espiral do Conhecimento:

    Tácito + Tácito = Socialização

    Tácito + Explícito = Exteriorização

    Explícito + Tácito = Internalização

    Explícito + Explícito = Combinação.


ID
2867020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

      A universidade corporativa é uma entidade educacional responsável pelo estabelecimento de processos de treinamento, educação e desenvolvimento de pessoas alinhados à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais de uma organização.

A respeito de universidade corporativa e de aprendizagem organizacional, julgue o item que se segue.

Universidades corporativas e instituições de educação superior possuem em comum a finalidade principal de oferecer serviços educacionais no contexto do sistema de ensino superior, preconizando a instrução formal e o desenvolvimento de pesquisa em várias áreas do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Universidade Corporativa é o instrumento da organização para treinar e desenvolver seus funcionarios e stakeholders, no contexto da organização.


    Não presta serviços educacionais no contexto do sistema de ensino superior. Esta é a atribuição das instituições de educação superior.




  • GAB: ERRADO.

    UNIVERSIDADE TRADICIONAL

    Desenvolver competências essenciais para o mundo do trabalho; Aprendizagem baseada em sólida formação conceitual e universal; Sistema educacional formal; Desenvolver cultura acadêmica; Formar cidadãos competentes para gerar o sucesso das instituições e da comunidade.

    UNIVERSIDADE CORPORATIVA

    Desenvolver competências essenciais para o sucesso do negócio; Aprendizagem baseada na prática dos negócios; Ensinar crenças e valores da empresa e do ambiente de negócios; Desenvolver cultura empresarial; Formar cidadãos competentes para gerar o sucesso da empresa e dos clientes.

    Fonte: Adaptado de Eboli (1999).

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • A universidade corporativa busca o desenvolvimento dos stakeholders. Difere, portanto, da universidade propriamente dita, que enfoca a provisão de ensino superior.

  • Universidade Corporativa não é uma faculdade! Que comédia!

  • A Universidade Corporativa não foi criada para suprir carência da educação formal, acadêmica.

  • Universidade Corporativa: Desenvolver competências essenciais para o sucesso do negócio.

    Gabarito, errado.

    TJAM2019

  • É o famoso

    uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa


ID
2878018
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conceito de treinamento e desenvolvimento que predomina atualmente é que deve ser um processo contínuo. Para que isso possa acontecer, algumas empresas estão partindo para universidades corporativas. As empresas estão transformando-se em organizações educadoras e desenvolvendo educação corporativa.


Analise as afirmativas a seguir e verifique aquelas que contemplem a necessidade das empresas criarem uma universidade corporativa.


I. Emergência da organização não hierárquica, enxuta e flexível.

II. Advento e consolidação da economia do conhecimento.

III. Redução do prazo de validade do conhecimento.

IV. Novo foco na capacidade de empregabilidade/ocupacionalidade para a vida toda em lugar do emprego para a vida toda.

V. Mudança fundamental no mercado da educação global.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

     

    10. EDUCAÇÃO CORPORATIVA
    Éboli (apud BORGES-ANDRADE; ABBAD e MOURÃO, 2004) esclarece que programas educacionais sempre existiram nas organizações, mas, normalmente, eram restritos aos níveis gerenciais e à alta administração. O surgimento da universidade corporativa, segundo a autora, foi o grande marco da passagem do tradicional centro de treinamento e desenvolvimento (T&D) para uma preocupação mais ampla e abrangente com a educação de todos os colaboradores de uma organização.


     VEJA BEM!
    Embora os conceitos de educação corporativa e universidade corporativa tenham surgido concomitantemente no ambiente organizacional, observe-se que a universidade corporativa é um termo muito restritivo, principalmente porque nem toda organização precisa ou vai criar esse tipo de unidade educacional em sua estrutura.
    Na visão de Vargas (2002), educação coorporativa é um conceito emergente, surgido como fruto das mudanças geradas na arquitetura física e na estratégia das organizações, provocadas pela revolução tecnológica iniciada em meados do século passado. A partir, principalmente, da década de 1990, as ações T&D começaram a deslocar-se da esfera restrita da antiga área de recursos humanos, mais preocupada em promover treinamentos específicos para desenvolver habilidades dos empregados, e passaram a permear toda a organização sob o nome da educação corporativa.

  • Meister (1991) se refere a cinco forças que sustentam as mudanças nos ambientes de negócio das organizações:

    I. Emergência da organização não hierárquica, enxuta e flexível. 

    II. Advento e consolidação da economia do conhecimento. 

    III. Redução do prazo de validade do conhecimento. 

    IV. Novo foco na capacidade de empregabilidade/ocupacionalidade para a vida toda em lugar do emprego para a vida toda. 

    V. Mudança fundamental no mercado da educação global. 

    Fonte: Educação Corporativa - Maria Suelena Pereira de Quadros; Sidnei Alberto Fochesatto

    https://books.google.com.br/books?isbn=8538718274


ID
3232249
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem muitas críticas quanto a ineficiência dos órgãos públicos, porém faltam ações para torna-los mais eficientes. Uma gestão pública moderna exige mais objetividade, melhor serviço, mais inovação e menos burocracia. Não pode somente fazer cobranças do servidor inexperiente, mas deve investir em seu aprimoramento para suprir limitações decorrentes da falta de conhecimento para o desempenho de suas tarefas. É muito importante a criação de um programa de capacitação, elaborado com a participação dos _________, pois nem sempre os gestores investem na _________ dos seus funcionários. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Existem muitas críticas quanto a ineficiência dos órgãos públicos, porém faltam ações para torna-los mais eficientes. Uma gestão pública moderna exige mais objetividade, melhor serviço, mais inovação e menos burocracia. Não pode somente fazer cobranças do servidor inexperiente, mas deve investir em seu aprimoramento para suprir limitações decorrentes da falta de conhecimento para o desempenho de suas tarefas. É muito importante a criação de um programa de capacitação, elaborado com a participação dos servidores, pois nem sempre os gestores investem na qualificação dos seus funcionários. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.


ID
3250063
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em meio a um cenário repleto de desafios na melhoria da qualificação de profissionais e na retenção de talentos no Brasil, a educação corporativa surge como uma solução cada vez mais adotada pelas empresas, dos mais diversos portes. A análise está presente no estudo inédito da Delloite, Educação Corporativa no Brasil, realizado a partir das respostas de 126 empresas, 28% das quais indicam já possuir universidades corporativas em suas estruturas. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o objetivo da universidade corporativa nas empresas.

Alternativas
Comentários
  • Ao falar sobre universidade corporativa temos de vincular às questões estratégicas.

    As escolas corporativas foram criadas e estão sendo disseminadas por oferecerem soluções de aprendizagem alinhadas com a missão e com as estratégias adotadas pela instituição. (LAGE, CRUZ,OLIVEIRA, 2007) .

    Caminhando com Fé!

  • Gab D

    a)oferecer um conjunto holístico das experiências de aprendizagem que preparam a pessoa para enfrentar a vida e se adaptar aos desafios do mundo atual.

    Universidade corporativa é pensada, sobretudo, para o desenvolvimento profissional visando a atingir os objetivos estratégicos da empresa.

    b)proporcionar a aprendizagem (intencional e proposital), em função das experiências passadas e atuais na organização, dentro de um específico período, para oferecer a oportunidade de melhoria do desempenho e do crescimento humano.

    Aproveita-se as experiências, no entanto, não constrói o aprendizado em função delas.

    c)oferecer experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionem oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional.

    Não localizei o erro dessa assertiva.

    d)obter um controle mais rígido sobre o processo de aprendizagem, vinculando, de maneira mais estreita, os programas de aprendizagem a metas e resultados estratégicos reais da empresa e complementando a função treinamento e desenvolvimento. Gabarito

    e)oferecer experiências organizadas de aprendizagem, centradas na posição atual da organização, para que o funcionário tenha a possibilidade de desempenhar mais bem suas atuais responsabilidades.

    Foco no futuro


ID
3296218
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A  educação  corporativa  está  sendo  estimulada  por   um ambiente inquieto, curioso e  revolucionário, provocado  por  fatores  externos  (globalização,  desenvolvimento  tecnológico,  competitividade,  mudanças  rápidas  e  descontínuas  etc.),  que  causam  impacto  na  administração   das organizações. 

                                                                              Chiavenato, 2014, p. 331 (com adaptações).  

Tendo como base o texto acima, julgue o item quanto à educação coorporativa.


Essas empresas lucram com “escola em casa”. Em vez de contar somente com cursos oferecidos pelo mercado, as empresas partiram para suas próprias “universidades” para incrementar o aperfeiçoamento constante dos funcionários. A educação corporativa representa algo muito além do treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Um dos princípios da Educação corporativa é a sustentabilidade no qual é necessário que as ações educativas tragam resultados à empresa, que agreguem valor ao negócio. Desta forma contribuindo para a competitividade da empresa e consequentemente gerando lucro.

  • '' As empresas que estão privilegiando a educação corporativa criam suas universidades próprias : as universidades corporativas. Essas empresas lucram com ''escola em casa''. Pesquisa realizada em 100 universidades corporativas no EUA, pela Corporate University Xchange, revela que o retorno do investimento é o dobro de um treinamento tradicional. Para cada U$1 usado no treinamento tradicional o retorno é de U$0,50. Nas universidades corporativas , o retorno é de U$2.''

    Fonte: Gestão de Pessoas, Chiavenato (2008)

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • GAB CERTO

    1. EDUCAÇÃO CORPORATIVA pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. A educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
    2. A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais.
    3. (CESPE) A educação corporativa possibilita a consolidação de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências necessárias à superação dos desafios de um mercado em constante mudança. CERTO.
    4. SÃO Objetivos da educação corporativa:
    • Promover a gestão do conhecimento;
    • Qualificar pessoas;
    • Desenvolver competências;
    • Educação Corporativa reduz a taxa de Turnover. (O Turnover é a alta rotatividade de funcionários).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3296221
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A  educação  corporativa  está  sendo  estimulada  por   um ambiente inquieto, curioso e  revolucionário, provocado  por  fatores  externos  (globalização,  desenvolvimento  tecnológico,  competitividade,  mudanças  rápidas  e  descontínuas  etc.),  que  causam  impacto  na  administração   das organizações. 

                                                                              Chiavenato, 2014, p. 331 (com adaptações).  

Tendo como base o texto acima, julgue o item quanto à educação coorporativa.


As universidades corporativas estão ganhando força como instrumento para preparar profissionais de forma contínua e ultrapassar a deficiência na formação prática e específica dos profissionais. Para isso, é importante ter uma sala de aula equipada, conforme as exigências.

Alternativas
Comentários
  • Cada vez mais tem-se utilizado o ensino EAD (Educação a distância), por isso, a questão torna-se errada ao afirmar a importância de uma sala de aula física.

  • Com o uso da internet, está cada vez mais desnecessária a instalação de uma sala de aula com todos os seus custos.

  • Não há necessidade de ter um local físico.

  • Eu entraria com um recurso, pois, em nenhum momento, a questão menciona que a sala de aula é física. A sala de aula poderia ser virtual, tornando-a verdadeira. O termo "sala de aula" é abrangente demais.

  • QUESTÃO ERRADA - As universidades corporativas estão ganhando força como instrumento para preparar profissionais de forma contínua e ultrapassar a deficiência na formação prática e específica dos profissionais. Para isso, é importante ter uma sala de aula equipada, conforme as exigências.

    ______________________________________

    ''As chamadas universidades corporativas, originarias nos Estados Unidos, estão ganhando força como instrumento para treinar profissionais, de forma continua e ultrapassar a deficiência na formação pratica e especifica dos profissionais e com a constatação de que os treinamentos convencionais nem sempre têm utilização direta no trabalho [...] Não há necessidade de construir prédios ou salas de aula. Em muitos casos, o conceito de universidade corporativa existe, mas a estrutura é virtual. Ela utiliza o conceito de realidade virtual. ''

    Fonte: Chiavenato, Gestão de Pessoas, pág. 388

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • Gab: ERRADO

    É errado porque as salas de aulas são vistas, atualmente, como processos tradicionais de ensino, se comparadas ao ensino EAD, à internet, ao trabalho remoto, etc., como recurso de aprendizado ao agente. Com isso, gabarito errado.

    ----------------------

    OBS: Baixe aqui amostras de nossos materiais: Linktr.ee/soresumo

  • GAB ERRADO

    CARACTERÍSTICAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA:

    1. Desenvolve competências;
    2. Foco na aprendizagem organizacional;
    3. Ênfase nos negócios e não nas necessidades individuais;
    4. O local não é mais a sala de aula, mas o espaço virtual, privilegiando a educação a distancia, tanto em suas modalidades síncronas quanto assíncronas;
    5. O foco das universidades corporativas está em aperfeiçoar o funcionário para a carreira dentro da empresa, com foco na educação CORPORATIVA, voltada para o cargo ou função.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS


ID
3296290
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca dos fatores que influenciaram as mudanças na gestão organizacional, julgue o item.


A inovação é o tema central nas organizações, tanto interna como externamente, devido às constantes mudanças. Assim, a educação e o aprendizado foram inseridos nas organizações, passando a ser um processo temporário no qual as organizações aprendem e ocasionalmente ensinam.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro está no fato da questão afirmar que o processo de educação e aprendizado é temporário, sendo que justamente pelas constantes mudanças é necessário ter esse processo como essencial em qualquer organização.

  • GAB. ERRADO.

    tbm creio que o erro está em ser TEMPORÁRIO e OCASIONALMENTE... se são constantes mudanças e inovações, então para se adaptar a essas mudanças deve ter constante aprendizado.

  • GABARITO: ERRADO

    Contantes mudanças exigem constantes processos de aprendizado e ensinamento.

    "Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." Isaías 40:31 

  • ERRADO

    Para as organizações, a educação e o aprendizado são processos contínuos !

    fonte: aulas da profª Kátia Lima

  • Estaria certo se

    A inovação é o tema central nas organizações, tanto interna como externamente, devido às constantes mudanças. Assim, a educação e o aprendizado foram inseridos nas organizações, passando a ser um processo CONSTANTE no qual as organizações aprendem e CONSTANTEMENTE ensinam.

  • GAB ERRADO

    Educação Corporativa e a aprendizagem consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS


ID
3427606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de aspectos da gestão de pessoas, julgue o item seguinte.


A educação corporativa tem foco no conhecimento acadêmico e visa incorporar ao ambiente organizacional metodologias e conhecimentos advindos da educação formal praticada nas escolas tradicionais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A educação corporativa busca proporcionar a aquisição de conhecimetos e competências ligadas às estratégias organizacionais. Busca, por meio de novos conhecimentos, melhores formas do indivíduo desempenhar suas funções. Não tem a ver, portanto, com a educação tradicional das  o foco no conhecimeto acadêmico em si. 

  • Acho que não é praticada nas escolas tradicionais.

    A educação não mais termina quando o aluno se forma na escola tradicional. Na antiga economia, a vida de um indivíduo era dividida em dois períodos: aquele em que ele ia para a escola e o posterior a sua formatura, em que ele começava a trabalhar. Agora, espera-se que os trabalhadores construam sua base de conhecimento ao longo da vida. (MEISTER 1999 p.27). Ao criar uma escola corporativa, as instituições o fazem apenas para transmitir sua cultura organizacional e seus princípios, procurando incorporá-los à vida de seus funcionários

    GAB: ERRADO. Errros, avisem na dm. =D

  • GABARITO - ERRADO

    A educação corporativa não tem nada haver com escolas tradicionais.

    A educação corporativa não tem nada haver com escolas tradicionais.

    A educação corporativa não tem nada haver com escolas tradicionais.

    A educação corporativa não tem nada haver com escolas tradicionais.

    A educação corporativa não tem nada haver com escolas tradicionais.

  • É só pensar que a educação corporativa tem uma estratégia moderna visa em repassar o conhecimento de '' estratégia empresarial'', podendo ser presencial, à distância ou semipresencial, diferente do modelo tradicional de ensino.

    Gabarito: errado

  • GABARITO: ERRADO

    A educação corporativa se fundamenta no desenvolvimento de competências necessárias ao atingimento da missão organizacional. As universidades, assim como a educação em geral, sempre se ajustaram às demandas das instituições dominantes na sociedade, independentemente se fosse a Igreja, o Estado ou alguma organização transnacional. Neste sentido, tais universidades assim como as corporações estão sendo forçadas a repensar sua missão e também sua função, pelas mudanças que estão ocorrendo na sociedade baseada no conhecimento.

    Objetivos da educação corporativa:

    -promover a gestão do conhecimento

    -qualificar pessoas

    -desenvolver competências

    FONTE: Professora Kátia Lima

  • Gab: ERRADO

    1. A Educação Corporativa põe o foco no desenvolvimento das pessoas com vistas a obter resultados nos negócios. É um modelo diferente do treinamento tradicional – feito para transmitir conhecimentos específicos do assunto em que a pessoa apresenta deficiência – por trazer uma visão mais ampla e de longo prazo. A educação corporativa está sendo estimulada por um ambiente inquieto, curioso e revolucionário.

    FONTE: Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. CHIAVENTAO, 2014. 4° Ed. pág. 331.

    ----------------------

    OBS: Baixe aqui amostras dos nossos materiais: Linktr.ee/soresumo

  • GABARITO ERRADO.

     

     A EDUCAÇÃO FORMAL É A QUE TODOS NÓS ADQUIRIMOS AO LONGO DA VIDA, A SABER, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

    DICA!

    -- > Educação corporativa surgiu a partir da década de 1990

     

    *A educação corporativa é uma prática organizacional de estruturação do sistema de capacitação das pessoas na organização para que esta possa ter pessoas preparadas para enfrentar os desafios que virão para a realização da missão.

    --- >Envolve o treinamento e o desenvolvimento de forma estruturada, podendo ser praticada.

    >Presencialmente, à distância ou de forma semipresencial (parte presencial e parte à distância).

  • educação corporativa está ligada à empresa, sendo assim, ela não tem nada haver com conhecimentos acadêmicos e escolas tradicionais.

    Na educação corporativa é propiciado conhecimentos e instruções voltados para a estratégia da empresa.

  • a educação corporativa não tem nada a ver com escolas tradicionais.
  • ERRADO

  • Gab: ERRADO

    A escola corporativa tem foco na atualização e desenvolvimento do indivíduo e não voltado apenas para a organização, essa prática é moderna e visa promover conhecimentos, habilidades e técnicas nos envolvidos.

    • Educação Corporativa – compreende processos de educação continuada, estabelecidos com vistas à atualização do pessoal de maneira uniforme em todas as áreas da organização. Pode ser implementada sob a forma de universidade corporativa, sistemas de ensino a distância etc. 

    FONTE: Gestão de Pessoas - Fundamentos e Tendências, ENAP, 2015.

    ----------------------

    OBS: Baixe aqui amostras dos nossos materiais: Linktr.ee/soresumo

  • GAB ERRADO

    1. EDUCAÇÃO CORPORATIVA pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
    2. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços). 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS

  • A educação corporativa busca proporcionar a aquisição de conhecimetos e competências ligadas às estratégias organizacionais

  • ERRADO

    Educação Coorporativa, difere do terinamento tradicional, é transmitir conhecimentos específicos em que o colaborador tem alguma dificuldade. É focar no desemvolvimento contínuo de pessoas para obter resultados nos negócios.


ID
3453031
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Danilo foi contratado para trabalhar de assistente administrativo em uma empresa que apresenta cinco características, sendo elas: veloz, focada, flexível, amigável e divertida. A empresa ofertou para o assistente muito mais do que treinamentos e qualificações e fez com que Danilo tivesse a melhor orientação possível sobre o seu trabalho e assuntos diversos do mercado de trabalho. Considerando o exposto, o assistente faz parte

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    A educação corporativa, também chamada de educação empresarial, ocorre quando a organização estabelece um forte processo de aprendizagem que tenha como prioridade a obtenção, manutenção e disseminação do conhecimento.

  • GABARITO: LETRA B

    A educação corporativa se fundamenta no desenvolvimento de competências necessárias ao atingimento da missão organizacional. As universidades, assim como a educação em geral, sempre se ajustaram às demandas das instituições dominantes na sociedade, independentemente se fosse a Igreja, o Estado ou alguma organização transnacional. Neste sentido, tais universidades assim como as corporações estão sendo forçadas a repensar sua missão e também sua função, pelas mudanças que estão ocorrendo na sociedade baseada no conhecimento.

    Objetivos da educação corporativa:

    -promover a gestão do conhecimento

    -qualificar pessoas

    -desenvolver competências

    FONTE: Profª Kátia Lima.

  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA: se fundamenta no desenvolvimento de competências necessárias ao atingimento da missão organizacional. 

  • Empresas que investem em educação corporativa trabalham a gestão do conhecimento.

    Isso significa que reconhecem o potencial transformador de seus colaboradores e os estimulam a absorver e compartilhar novos conhecimentos com seus colegas de equipe.

    Visa desenvolver o CHA - Os conhecimentos / habilidades e / atitudes - da galera

    Fonte: www.eadplataforma.com

  • [GABARITO: LETRA B]

    Por meio da educação corporativa, as empresas conseguem engajar os colaboradores e obter os melhores resultados de sua equipe. Além disso, as companhias podem se tornar sustentáveis, inovadoras e mais produtivas, quando implantada a educação corporativa no ambiente de trabalho.