É possível definir as etapas do planejamento instrucional (ou desenho instrucional), e suas respectivas atividades, da seguinte forma:
Redação dos objetivos: As necessidades de treinamento são trasformadas em objetivos instrucionais. Devem ser compostos por verbos observáveis, uma vez que serão a base para a avaliação. (ex: evitar verbos como "conhecer", "sensibilizar", pois não são ações observáveis)
Escolha da modalidade: Ex: presencial, a distância, semipresencial ou mista. Depende da análise do perfil dos aprendizes, grau de complexidade dos objeticos, etc.
Estabelecimento da sequência: Os objetivos são categorizados e a sequência de aprendizagem é definida. Ocorre a hierarquização dos objetivos.
Escolha do procedimento: Ocorre a seleção e a criação de situações de aprendizagem adequadas aos objetivos, características dos treinandos, contexto organizacional, etc.
Definição dos critérios de avaliação: Tomando por base os objetivos definidos (por isso precisam ser verbos observáveis)
Teste do desenho: Acontece a validação dos materiais e das situações de aprendizagem. Neste caso, ou o procedimento é testado por inteiro ou, caso não seja possível, o projeto é analisado pelas pessoas envolvidas para a coleta de sugestões e possíveis modificações.
Lembre-se da máxima: planejamento, organização, direção e controle.
Bastava relacioná-los com as etapas pedidas nas alternativas.
A primeira fase é a onde planejamento, na qual são estabelecidos os objetivos. Só com isso já dava de eliminar as alternativas a, c, d.
Olhando para as que sobraram, veremos q a alternativa b colocou a definição de critérios de avaliação antes do teste.
Para crontrolarmos algo, devemos estabelecer os critérios antes de testá-los
Gabarito: E
Espero ter ajudado