SóProvas


ID
1887973
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“O movimento espontâneo não é classificável segundo os critérios da fisiologia clássica, isto é, ele não é nem um reflexo, nem voluntário; ele é de uma essência totalmente diferente e necessita da evidenciação de mecanismos diferentes.”

(LeBoulch, J. Psicomotricidade, 1983)

Sobre os movimentos espontâneos a que se refere o autor, assinale a afirmativa incorreta.


Alternativas
Comentários
  • Corpo percebido ou descoberto (3 a 7 anos) passa pelo processo de interiorização do corpo.

  • Gabarito : A

    Movimentos espontâneos são características do corpo vivido!

    Le Boulch (2001) afirma que os movimentos espontâneos dependem das experiências vividas anteriormente (mesmo não sendo pensadas), pois não se trata de uma memória intelectual, mas de uma verdadeira memória corporal.

    4. Etapas do Desenvolvimento Psicomotor De acordo com Oliveira (2002, p.101) o desenvolvimento psicomotor acontece do nascimento e progride lentamente ao longo da vida. Para a autora o ser humano passa por três etapas em seu desenvolvimento.

    São elas:

    1- o corpo vivido (até 3 anos de idade); corpo percebido (de 3 a 7 anos de idade) e o corpo representado (de 7 a 12 anos). Como o foco é a Educação Infantil o trabalho destaca apenas as duas primeiras etapas. A etapa referente ao corpo vivido vai do nascimento até os três anos de idade. Essa fase é marcada pela inteligência sensório-motora, cuja atividade é incessante e espontânea. Segundo Oliveira (2002, p.102), a criança aprende a manipular objetos e a andar. Ela se movimenta, mas não percebe esse movimento, utilizando a imitação para se mover no seu meio.

    2- Já a segunda etapa, conforme Oliveira (2002., p.102) corresponde-se ao corpo percebido ou descoberto. Nessa fase a criança passa a ter um maior domínio sobre seu corpo, desenvolvendo uma percepção mais centrada, denominado as partes de seu corpo, associando-os os objetos de sua vida cotidiana.