SóProvas


ID
1887997
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“Em oposição à vertente mais tecnicista, esportivista e biologicista surgem novas abordagens na Educação Física escolar a partir do final da década de 70, inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o país, nas novas tendências da educação de uma maneira geral, além de questões específicas da própria Educação Física.”

(PCNs: Educação, Física, 1998)

Assinale a opção que indica a abordagem que rompeu com esse modelo, buscando garantir o desenvolvimento integral do aluno.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

     

    A psicomotricidade é o primeiro movimento mais articulado que aparece a partir da década de 70 em contraposição aos modelos anteriores. Nele, o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno.

  • Mas faço uma ressalva, fiquem muito atentos, essa questão induz ao erro, porque surgiram trêsa concepções, PSICOMOTORA , INTERACIONISTA E DESENVOLVIMENTISTA, ou seja , todas romperam com o modelo técnicista. Marquei a tendência crítica por causa dessa dúvida gerada.

  • O primeiro movimento a se opor às tedencias tradicionais foi a a abordagem psicomotricista. Je Le Boulch escreveu o livro Educação pelo movimento em 1966 e criticou a forma mecanica que era desenvolvida a Ed. Fisica

  • tendências pedagógicas da Educação Física Escolar

    Tendência Higienista (até 1930)

    Tendência Militarista (1930 – 1945)

    Tendência Pedagogicista (1945 – 1964)

    Tendência Esportivista (1964 – 1985)

    Tendência Popular (1985 – atualidade)

    abordagens da Educação Física

    Psicomotricidade - francês Le Boulch (1986)

    Construtivismo - Freire (1991)

    Desenvolvimentista - Go Tani (1988)

    Críticas - Coletivo de Autores (1992)

    Saúde Renovada - Guedes e Guedes (1996) e Nahas (1997)

    Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs - (BRASIL, 1998)