Para Silva e Gonçalves (2010) o brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamento, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.
O brincar é caracterizado com um ato de divertimento, segundo as diretrizes da ludicidade, não preocupados com a razão ou com a sua formatação. A existência das regras simples ou a inexistência das mesmas. Ausência de tensão e não-compromisso com resultados, com liberdade na sua construção e ao praticar e tem por objetivo a diversão, na busca prazer e alegria, apresentando enorme dimensão simbólica, criando ponte entre os mundos: imaginário e real (SILVA E GONÇALVES, 2010)
Segundo Nicolau (1994), a experiência da criança com o jogo proporciona os seguintes aspectos:
1. O contato com a realidade de forma espontânea;
2. resolução de situações problemáticas que enfrentamos durante a vida;
3. o descobrimento de novas maneiras de exploração corporal; e
4. a construção interior do seu mundo.
Finalmente Silva e Gonçalves (2010) O jogo apresenta os seguintes aspectos:
1. Exploração e cumprimento das regras;
2. maior envolvimento das emoções;
3. limites de espaço e tempo;
4. desafios envolvidos (motores, cognitivos e sociais); e
5. espontaneidade na sua participação.
NICOLAU, M. L. M. A Educação Pré-Escolar: Fundamentos e Didática. 7ª edição, São Paulo: Ática, 1994.
SILVA, T.A.C.; GONÇALVES,K.G.F. Manual de Lazer e Recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte Editora, 2010.
Obs.: O Conceito e Objetivos do Jogo se confundem, ou seja, são semelhantes entre si, uma ves que os objetivos do jogo é o jogo em si.