SóProvas


ID
1889137
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na prevenção e no combate a incêndios, incluindo a atuação da Brigada de Incêndio, são imprescindíveis alguns conhecimentos. Entre eles, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

     Dentre os materiais propícios a serem pirofóricos, estão metais leves, sólidos e em pó, como o sódio, lítio, magnésio, urânio, potássio, césio, alumínio, cálcio e titânio, só para citar alguns…

    Incêndios gerados por materiais como os citados acima, são denominados de incêndios de classe D e se caracterizam por serem bastante perigosos e difíceis de controlar e suprimir, justamente pela facilidade de combustão que os metais geradores deles carregam. Estes incêndios são suprimidos com extintores classe D, através da deposição (acúmulo de matéria mineral) do pó especial, que isola o material do ar atmosférico, impedindo que o calor se espalhe ao entrar em contato com a dissipação do calor.

    http://www.bucka.com.br/como-combater-incendios-piroforicos/

  • Complementando...

     

    Ponto de Fulgor: é a temperatura (uma para cada combustível), na qual um combustível desprende vapores suficientes para serem inflamados por uma fonte externa de calor, mas não em quantidade suficiente para manter a combustão.


     

    Ponto de Combustão: é a temperatura do combustível acima da qual ele desprende vapores em quantidade suficiente para serem inflamados por uma fonte externa de calor e continuarem queimando, mesmo quando retirada esta fonte de calor.


     

    Ponto de Ignição: é a temperatura necessária para inflamar os vapores que estejam se desprendendo de um combustível. Após ter visto tudo isto, podemos concluir que se abaixarmos a temperatura de um combustível, ou da região onde seus vapores flutuam, abaixo da sua temperatura de ignição, cessará a combustão. Este é o segundo método básico de extinção de incêndios, e é conhecido como resfriamento.