SóProvas


ID
1889371
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A abordagem comportamental da administração representou uma corrente de pensamento fortemente influenciada pela psicologia (especialmente a corrente behaviorista), focada no desenvolvimento de teorias de motivação e de liderança e na proposição de práticas organizacionais voltadas para o alinhamento dos objetivos de realização e autodesenvolvimento humano aos objetivos organizacionais. Essa abordagem apoiava-se em um conceito do ser humano como portador de autonomia de pensamento, de necessidades de desenvolvimento pessoal e de realização, para quem o trabalho é fornecedor de sentido para suas ações e medida de valor social. Esse conceito de ser humano é conhecido como homem:

Alternativas
Comentários
  • não seria social?? :/

  • Gabarito contestável: Recompensas e sanções sociais
    Os precursores da Administração Científica, baseados no conceito de homo economicus, pelo qual o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais, elaboravam planos de incentivo salarial, para elevar a eficiência e baixar os custos operacionais. Para a teoria das relações humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador.
    Para ela, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem. Daí o conceito de homem social. 

     

    RIBAS (2014)

  • Eu jurava que o HOMEM COMPLEXO era definido pela teoria contingencial...

  • Homem Complexo é em administração, a concepção do homem como um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades. Como a maioria dos sistemas ele está preocupado em manter seu equilíbrio interno (homeostasia) e simultaneamente resolver problemas e atender as demandas e forças do seu ambiente externo (família, amigos, colegas e empresa).

    As motivações do Homem Complexo são hierarquizadas, mas estão sujeitas a mudanças e ao aparecimento de novas motivações decorrentes de novas experiências e novas interação com o ambiente. As motivações do homem complexo derivam não só do contexto organizacional, mas também da complexidade das relações e percepções do mesmo com o meio ambiente e sua experiência empiro-cognitiva através do tempo-espaço.

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4ª Edição

  • GABARITO: D

     

    Teoria comportamental da administração

    A teoria comportamental (behaviorista) da administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, estudando a motivação humana (suas necessidades básicas), definindo estilos de administração, caracterizando as organizações como sistemas sociais cooperativos e como sistemas de decisões.

    Novas proposições sobre a motivação humana

    O homem é considerado um animal complexo dotado de necessidades complexas e diferenciadas. Segundo os autores behavioristas, o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida nas organizações.
     

    Fonte: http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/docs/teoria_comportamental_administracao.doc

  • O EXAMINADOR FALTOU AULA DE TGA. É SOCIAL.

  • Bancas reinventando a Administração...a sua maneira!

  • A) Homem social: Teoria das Relações Humanas.

    C) Homem organizacional: Teoria Estruturalista.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Teoria Comportamental deveria ser homem administrativo.

  • Homem complexo é da Teoria da Contingência... a TEORIA COMPORTAMENTAL É HOMEM ADMINISTRATIVO e nesse caso a menos errada seria homem organizacional... Mas fazer o qu~e se a banca cria sua própria TGA....