SóProvas


ID
1889380
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: Chiavenato (2011) traz a seguinte definição de Desenvolvimento Organizacional, por French e Bell: Desenvolvimento Organizacional é o “esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnostico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com a assistência de um consultorfacilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa”.

  • Errei por que pensei que  Treinamento de sensitividade é técnica de DO, e não de desenvolvimento.Alguma luz?

  • Gabarito: C.

    a) consultoria de procedimentos (OK) e retroação dos dados (Feedback - para a organização como um todo, e não para o indivíduo ou equipe em si)

    b) reunião de confrontação (OK) e mentoria (técnica de desenvolvimento para o cargo e não de D.O.)

    c) CERTO. desenvolvimento de equipes (OK) e treinamento de sensitividade (OK); 

    d) treinamento no cargo (treinamento para o cargo e não técnica de D.O.) e coaching (método de Desenv. no cargo)

    e) enriquecimento de cargos (técnica motivacional) e rotatividade (método de Desenv. no cargo).

    Técnicas para D.O. para indivíduos:

    Treinamento de sensitividade (ou laboratório de sensibilidade): Trata-se de uma forma de dinâmica de grupo que serve para fazer reeducação do comportamento das pessoas, melhorando as relações sociais no grupo, normalmente realizado em grupos com cerca de 10 participantes, que recebem orientação de um psicólogo para aumentar sua sensibilidade quanto às suas capacidades de relacionamento interpessoal;

    Técnica de Análise Transacional: trata-se de uma técnica entre duas ou mais pessoas, visando o autodiagnóstico das relações interpessoais. Busca ensinar os indivíduos (e não os grupos) a enviarem mensagens claras e ágeis e darem respostas naturais e razoáveis, evitando joguinhos de comunicação. Parte do princípio de que as relações de comunicação entre as pessoas se dão por meio de transações, tentando transformar todos os tipos de transação em transações adulto-adulto e numa posição de vida onde ambas as partes estão bem.

    Técnicas para DO para equipes ou grupos:

    Consultoria de procedimentos (ou processos): utiliza um consultor para promover intervenções nas equipes para que elas fiquem mais sensíveis aos processos, metas, objetivos, liderança, criatividade, etc. O importante é compreender a dinâmica das relações de trabalho em equipe, mudar a forma de trabalho, e desenvolver-se para aumentar a eficácia.

    Desenvolvimento de equipes: busca alterar o comportamento dos grupos de várias áreas e níveis diferentes, para que os membros se critiquem mutuamente e encontrem pontos de colaboração frutífera. Busca eliminar as barreiras interpessoais de comunicação através do esclarecimento e compreensão das causas dessas barreiras.

    Reuniões de confrontação: é uma técnica útil para desenvolver a relação entre diferentes equipes, alterando-se o comportamento de conflitos entre equipes com base em um consultor, que age como moderador. As equipes fazem uma autocrítica e criticam a outra em uma discussão, até que se encontre uma posição de compreensão e entendimento para uma solução construtiva do conflito.

    Técnicas para DO para a organização como um todo:

    Retroação de dados (feedback): serve como técnica de levantamento de informações e de mudança de comportamento, já que os indivíduos podem saber mais sobre si próprios e alterar seu comportamento conforme recebem mais feedback. A aprendizagem se dá ainda sobre os outros, os processos, as equipes e a organização como um todo.

  • Para fixar, vai uma questão repetida da FGV.

    Q485096

    Ano: 2015    Banca: FGV   Órgão: TJ-SC   Prova: Psicólogo

    Uma empresa iniciou um processo de desenvolvimento organizacional como forma de suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos colaboradores, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a flexibilidade, a criatividade e mitigar eventuais hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:

     a)treinamento de sensitividade e desenvolvimento de equipes;

     b)reunião de confrontação e retroação dos dados;

     c)desenvolvimento de equipes e treinamento no cargo;

     d)reunião de confrontação e coaching;

     e)treinamento de sensitividade e coaching.

  • Gabarito: C

    De acordo com o enunciado , a questão pede: técnicas de desenvolvimento organizacional (DO) que melhorem:

    1- habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários

    2- favorecer o trabalho em equipe e  atenuar conflitos e hostilidades.

    Técnica de treinamento de sensibilidade: melhora as relações sociais no grupo e as capacidades de relacionamentos interpessoais.

    Técnica de Desenvolvimento de equipes: busca eliminar as barreiras interpessoais de comunicação, possibilitando a colaboração frutífera entre os membros da equipe.

    _____________________________________________________________________________

    Fonte: Estratégia e minhas anotações.

    Qualquer erro podem avisar no privado!

    Namastê