SóProvas


ID
1889392
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma fabricante de eletrodomésticos investiu fortemente na atualização tecnológica de sua linha de produção. Essa atualização seguiu-se a uma mudança na estratégia da empresa, que buscou renovar a imagem da marca. A mudança na tecnologia implicou a redução do número de pessoas na linha de montagem, com demissões, realocação de pessoal para outras áreas e funções e necessidade de desenvolvimento de novas competências. Recentemente, a alta direção da empresa comunicou a todos os funcionários que “está nascendo uma nova empresa, nada será como antes”. Poucas semanas após a comunicação da alta direção, uma pesquisa de clima revelou a insatisfação dos funcionários, a falta de confiança nas lideranças, a incerteza em relação ao futuro e a percepção de que as mudanças não trariam melhorias significativas para os funcionários. A alta direção interpretou que havia uma resistência às mudanças na empresa e ameaçou demitir os funcionários que haviam sido realocados da linha de montagem para outras áreas. A tática utilizada para reduzir a resistência e uma de suas vantagens são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    Coerção = ato de reprimir, castigar ou punir.

    Manipulação = induzir alguém a pensar de determinada forma.

  • Gabarito: Letra E

     

    Parece descrever uma situação bem típica...

     

    A alta direção interpretou que havia uma resistência às mudanças na empresa e ameaçou demitir os funcionários que haviam sido realocados da linha de montagem para outras áreas

     

    Claro que o funcionário alvo da coerção vai rapidamente apoiar a decisão.

  • Não Éticos

    Manipulação
    Cooptação
    Coerção

     

     

  • eeeeeeeeeeeeeeeeeita tititi inútil pra chegar na última frase, que é a única importante

  • "... ameaçou demitir os funcionários..."

    Coerção / Fácil obtenção de apoio

    gab.E

  • a)  Errada, pois a cooptação (oferecimento de posições de destaque a pessoas que possivelmente seriam foco de resistência) possuem o custo dessa posição de destaque que, provavelmente, terá que ser bem remunerada.

    b) Errada, já que na manipulação não é fácil influenciar as pessoas, muitos esforços são despendidos para que o convencimento seja alcançado.

    c) Errada, porque não é uma estratégia do modelo.

    d) Errada. A comunicação e o amplo debate demanda tempo e recursos.

    e) Correta. É só você imaginar que um grupo de funcionários esteja resistindo à mudança. Basta a empresa ameaçar demitir todo mundo que rapidinho todo mundo vai estar feliz e mudando, rsrs.

    Gabarito: E

  • Obedeça-me ou será demitido! Esse jeitinho “meigo” de conseguir implantar as mudanças é denominado de coerção. Coerção consiste no ato ou efeito de reprimir/repreender uma conduta.

    No exemplo, a coerção é realizada por meio da ameaça de demissão. Dentre as vantagens desse método, temos a rápida e fácil obtenção de apoio. Naturalmente, esse apoio é baseado no medo e obtido a um custo alto de clima organizacional, porém, de fato, é uma alternativa a ser considerada e relativamente comum em fusões.

    Gabarito: E

  • Robins (2005) sugere seis táticas que os agentes de Mudança podem utilizar para enfrentar a resistência.

    Educação e Comunicação: A comunicação com os funcionários é um meio que pode ser utilizado para minimizar a resistência, pois pressupõe-se que as fontes de resistência são a falta de comunicação e informação. As discussões individuais, memorandos, relatórios e apresentações em grupos são meios de comunicação que podem ser utilizados nesse processo.

    Participação: As pessoas tendem a resistir à Mudança quando não estão envolvidas em sua decisão, portanto é necessário que os opositores sejam inseridos no processo decisório, para que os mesmos possam contribuir de forma significativa. O envolvimento poderá reduzir a resistência e trazer melhorias na decisão final.

    Facilitação: Os esforços apoiadores devem ser utilizados pelos agentes de Mudança, com intuito de reduzi-la. Esses esforços podem ser: aconselhamento e terapia, treinamento e até mesmo licença remunerada, e são usados quando o indivíduo apresenta reações como, medo e ansiedade.

    Negociação: Esse método é utilizado quando a resistência vem de uma fonte ponderosa. Nesse caso o agente de Mudança pode oferecer recompensas que atendam às necessidades individuais dos opositores à mudança.

    Manipulação e Cooptação: Considerada como influência disfarçada, implica em induzir o funcionário a aceitar as mudanças, ou seja, são formas fáceis para obter apoio dos adversários à Mudança e podem levar os agentes de Mudança perca sua credibilidade caso os opositores percebam que estão sendo manipulados.

    Coerção: É o uso de ameaças diretas sobre os resistentes, entre os principais exemplos destaca-se: ameaça de transferência, perda de promoções, carta de recomendação e avaliações negativas de desempenho.