SóProvas


ID
1889413
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo de organização denominado adhocracia apresenta um conjunto de características e princípios que sustentam a definição de sua estrutura.

Dentre essas características, destaca(m)-se:

Alternativas
Comentários
  • Adhocracia é um termo criado por Warren Bennis, segundo Gareth Morgan, utilizado na Teoria das Organizações.

    Segundo Alvin Toffler, a adhocracia ou "adocracia" é um sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidade e profissões diversas e complementares. Constitui-se em uma opção à tradicional Departamentalização.

    O termo teve origem nas “forças-tarefas” (task-forces) militares para enfrentar situações de forma rápida.

    Toffler estabeleceu que no futuro a sociedade será extremamente dinâmica e mutável e que as organizações que quiserem sobreviver terão que ser inovadoras, temporárias, orgânicas e antiburocráticas.

    Outras referências definem o termo como a organização baseada em projetos, uma alternativa para a antiga Organização Departamental (baseada na divisão racional do trabalho) e para a intermediária Organização Matricial (que juntaria elementos da Departamentalização com a Gerência de Projetos).

    A característica central da adhocracia são os grupos e equipes cooperativos que resolvem problemas e desempenham o trabalho. As posições e as tarefas não são permanentes e as formas organizacionais são livres.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Adocracia

  • Questões correlatas: Vamos ver como esse tópico já foi cobrado em concursos?
    7. (Cespe/MS/Administrador/2010) As recompensas na adhocracia são baseadas no resultado do funcionário no exercício do seu cargo.
    Essa é uma característica da Burocracia, e não da Adhocracia. Na Adhocracia as recompensas não são baseadas apenas no resultado do funcionário no exercício do seu cargo! Essa é uma dúvida comum!
    O que você deve ter em mente é que a Adhocracia não se presta muito a atividades padronizadas (que são as mais fáceis de se medir!). A Adhocracia se presta melhor a atividades em que estão envolvidos o intelecto ou habilidades complexas, em trabalhos inovadores e/ou que necessitem de alta criatividade.
    Nesse tipo de atividade, nem sempre é possível ou desejável parametrizar um sistema de resultados normal. Como poderíamos avaliar um trabalho de um pesquisador de uma vacina para o câncer, que pode levar 15 anos para ser desenvolvida, por exemplo?
    Pode ser interessante montar um pacote de incentivos baseado também em outros fatores, como capacidade intelectual, número de propostas, projetos envolvidos etc. Portanto, o gabarito é questão incorreta.
    Questões Comentadas
    8. (FCC/TRT 22a/PI/Analista Adm./2010) Sobre as características básicas das organizações, a estrutura organizacional:
    a) determina as relações informais de subordinação, entre as quais os níveis de hierarquia e a amplitude de controle de gerentes e supervisores;
    b) não identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos e de departamentos na organização como um todo;
    c) inclui o projeto de sistema de informação para assegurar comunicação eficaz, coordenação e integração de esforços somente entre os departamentos operacionais e os stakeholders;
    d) reflete-se no organograma que mostra apenas as partes operacionais de uma organização e como estas estão inter-relacionadas;
    e) possui ligações verticais utilizadas para coordenar atividades entre a cúpula e a base da organização.
    A primeira alternativa está incorreta, pois a estrutura organizacional não determina as relações informais, e sim as relações formais entre os indivíduos e cargos. Da mesma forma, a letra B está equivocada, pois a estrutura identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos (departamentalização).
    A letra C está também errada, pois o sistema de comunicação não deve ser apenas entre os departamentos operacionais e os stakeholders. Da mesma maneira, a letra D tem também uma “pegadinha”, pois a palavra “apenas” invalida a questão. Nosso gabarito é mesmo a letra E.

  •                                                          ::CONFIGURAÇÕES ORGANIZACIONAIS DE MINTZBERG::

     ADHOCRACIA 

    MECANISMO DE COORDENAÇÃO: ajustamento mútuo.

    PARTE PRINCIPAL: assessoria de apoio ( adm. ) e nucleo operacional ( operacional)

    CARACTERISTICA:   possui pouca formalizaçao do comportamento - é o medelo mais organico

    AMBIENTE: complexo e dinamico

     

    GABARITO ''B''

    FORÇA PARA COLABORAR: descentralização

  • A - ERRADO - acirramento burocrático. O CARÁTER DEMOCRÁTICO DA ADHOCRACIA NÃO GERA NENHUM TIPO DE ABORRECIMENTO AOS MEMBROS DA PRGANIZAÇÃO. MUITO PELO CONTRÁRIO, O ENVOLVIMENTO DE TODOS É FUNDAMENTAL. É PRECISO TER CONFIANÇA NAS PESSOAS.

     

    B - CORRETO - ajustamento mútuo. OU SEJA, O CARÁTER PARTICIPATIVO DE TODOS NA TOMADA DE DECISÃO.

     

    C - ERRADO - impessoalidade nas relações. A IMPESSOALIDADE ESTÁ FORTEMENTE LIGADA AOS BENS E FINANCEIRO DA ORGANIZAÇÃO. COMO FORMA DE IMPULSIONAR A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, A TEORIA COMPORTAMENTAL SURGIU EM UM MOMENTO POSTERIOR À ABORDAGEM BUROCRÁTICA. A INTENSÃO DESSA TEORIA É DAR ÉNFASE NAS PESSOAS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO E BUSCA  NOVAS SOLUÇÕES DEMOCRÁTICAS, HUMANAS E FLEXÍVEIS PARA OS PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS, OU SEJA, A INFORMALIDADE PASSA A TER GRANDE INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES.  

     

    D - ERRADO - rotinas padronizadas. PADRONIZAÇÃO É CARACTERÍSITCA DA BUROCRACIA. NA ADHOGRACIA A IDEIA É SER DINÂMICO, MUTÁVEL, ADAPTATIVO ÀS CONTINGÊNCIAS IMPOSTAS PELO AMBIENTE. SÓ ASSIM - HODIERNAMENTE - A ORGANIZAÇÃO TENDE A SOBREVIVER.

     

    E - ERRADO - unidade de comando. ESTRUTURAS FORTEMENTE DESCENTRALIZADAS, OU SEJA, A ADHOCRACIA VEM PARA DETURPAR A UNIDADE DE COMANDO. ELA VEM PARA DIZER: "CHEGA DE CHEFES GENERALISTAS!"

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais. Alguns pensadores da Administração a consideram uma boa opção à tradicional e já estabelecida departamentalização. 

  • Burocracia

    alternativa A, C, D E


    Adhocracia - Segundo Alvin Toffler, a adhocracia ou "adocracia" é um sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidade e profissões diversas e complementares. Constitui-se em uma opção à tradicional Departamentalização.


    alternativa B


  • A adhocracia é o oposto da burocracia; significa uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. É indicada para organizações que dependem de empreendedorismo contínuo, para o sucesso em ambientes complexos, dinâmicos e altamente mutáveis.

  • LEMBRE QUE ADHOCRACIA = CONTRÁRIO DA BUROCRACIA

  • ADHOCRACIA 

    MECANISMO DE COORDENAÇÃO: ajustamento mútuo.

    PARTE PRINCIPAL: assessoria de apoio ( adm. ) e nucleo operacional ( operacional)

    CARACTERISTICA:  possui pouca formalizaçao do comportamento - é o medelo mais organico

    AMBIENTE: complexo e dinamico

  • Organização adhocrática (estrutura temporária): indicada para ambientes instáveis, imprevisíveis e dinâmicos.

    Características: equipes temporárias, tarefas temporárias, descentralização da autoridade, alta flexibilidade e adaptabilidade, mutalidade e variação das responsabilidades, criatividade e inovação, confiança na comunicação, liberdade para executar o trabalho, foco no objetivo a ser cumprido e ajustamento mútuo.

    #nãodesista

  • A única alternativa que traz uma característica da adhocracia é a letra B (ajustamento mútuo).

    As demais alternativas elencam características da burocracia.

    O gabarito é a letra B.

    Estrategia Concursos

  • Estrutura adhocratica: Desenvolvida para administrar as incertezas e as mudanças. É um ajustamento mútuo e solucionar problemas e atingir missões específicas para o contexto enfrentado.

    Gab B

  • Gabarito B

    Organização Adhocrática (Estrutura temporária)

    As principais características da adhocracia são:

    -Equipes temporárias de trabalho, autônomas, autossuficientes e multidisciplinares./Finalizado o trabalho, as equipes são desfeitas.

    -Tarefas temporárias: o trabalho é baseado na competência de cada pessoa. As tarefas não são especializadas e nem permanentes, com o objetivo de que todos possam aprender continuamente novas e diferentes atividades.

    -Descentralização da autoridade: as próprias equipes de trabalho são autogerenciáveis.

    -Alta Flexibilidade e adaptabilidade.

    -Mutabilidade e variação das responsabilidades: as responsabilidade não são fixas, isto é, podem ser alteradas.

    -Criatividade e Inovação.

    -Confiança na comunicação.

    -Bastante liberdade para executar o trabalho: há pouquíssimas regras e procedimentos (baixa formalização).

    -Foco no objetivo a ser cumprido.

    - Ajustamento mútuo: a coordenação é realizada pelos próprios trabalhadores, que ajustam as tarefas (uns com os outros) através de um processo de comunicação informal.

    Fonte: Prof. Stefan Fantini