-
Gabarito E: 47. (Cespe-UnB/AnalistaP.O.G-SEAD-PB/2010) Em uma análise SWOT realizada em certa organização, foi detectada a inexistência de colaboradores capacitados em quantidade suficiente. Com base nesse diagnóstico da análise SWOT, pode-se afirmar que se trata de um caso de
a) capacidade.
b) oportunidade.
c) ameaça.
d) força.
e) fraqueza.
Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa etc.
Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos etc.
Quando dizemos que os pontos fracos e fortes são variáveis controláveis, é porque esses fatores podem ser “trabalhados” mais facilmente pelos gestores.
Uma marca desconhecida (ponto fraco) pode ser melhorada com uma campanha eficiente de marketing. Uma empresa endividada (ponto fraco) pode renegociar suas dívidas ou conseguir parceiros que a financiem.
Já as ameaças e oportunidades são variáveis externas e, a princípio, não controláveis! Se existe a possibilidade de que o governo lance uma nova legislação que possa prejudicar sua empresa (ameaça), muitas vezes não está ao seu alcance evitar que a legislação seja criada, somente adaptar-se aos seus efeitos, não é verdade?
Portanto, as ameaças são fatores externos (um novo concorrente no mercado, um aumento nos impostos, uma aumento no câmbio etc.) que podem prejudicar a empresa, e as oportunidades são fatores externos que podem beneficiar a empresa (crescimento econômico do país, a quebra de uma empresa rival etc.).
Rennó (2013)
-
Letra E.
Outra questão ajuda fixar.
(CESGRANRIO/BB/Escriturário/2015-1)A matriz de SWOT é um instrumento que auxilia os bancos a analisar o mercado e determinar as metas da empresa. Ao elaborar essa matriz, um banco conclui corretamente que o(a)
(A) aumento do poder aquisitivo das classes C e D, no Brasil, representa uma força para o banco.
(B) cenário econômico negativo do mercado é uma ameaça para o próximo exercício de vendas.
(C) forte preparo da equipe em relação às técnicas de vendas é uma oportunidade de mercado.
(D) protecionismo externo para produtos brasileiros se configura como uma fraqueza para o país.
(E) saída do mercado de um banco concorrente é uma força para que a equipe melhore seus resultados.
Comentário:
Vejamos cada alternativa:
A) Errada. Aumento do poder aquisito é um elemento externo e positivo, portanto uma oportunidade.
B) Certa. Elementos externos e negativos são ameaças!
C) Errada. Trata-se de elemento interno e positivo, portanto uma força!
D) Errada. Elementos ruins e externos são ameaças.
E) Errada. Coisas positivas e externas são oportunidades.
Prof. Carlos Xavier
-
gabarito E
A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.
Força e Fraqueza: ambiente Interno = variáveis são controláveis
Oportunidade e Ameaças: ambiente externo = variáveis NÃO são controláveis
as ameaças são fatores externos (um novo concorrente no mercado, um aumento nos impostos, um aumento no câmbio etc.) que podem prejudicar a empresa, e as oportunidades são fatores externos que podem beneficiar a empresa (crescimento econômico do país, a quebra de uma empresa rival etc.).
-
PRA QUEM SABE OQUE É MATRIZ SWOT MAS NÃO SABE OQUE É ALTERAÇÃO CAMBIAL:
Alteração cambial ---> é a desvalorização ou a valorização de determinada moeda em relação a outra.
-
PRA QUEM SABE OQUE É MATRIZ SWOT MAS NÃO SABE OQUE É ALTERAÇÃO CAMBIAL:
Alteração cambial ---> é a desvalorização ou a valorização de determinada moeda em relação a outra.
-
resolução da questão: as oportunidades e as ameaças virão e devemos saber se a organização vai ter forças e/ou fraquezas.
-
em outras palavras,uma organização não tem controle sobre a variação do Dolar,pegando aqui como exemplo de moeda global,logo é um fator externo,no seu planejamento tem que haver cenários para obter vantagens seja com o Dolar valorizado,seja com o Dolar desvalorizado