SóProvas


ID
1889476
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Sem exceção, homens e mulheres de todas as idades, culturas e níveis de instrução têm emoções, cultivam passatempos que manipulam as emoções, atentam para as emoções dos outros, e em grande medida governam suas vidas buscando uma emoção, a felicidade, e procurando evitar emoções desagradáveis. À primeira vista, não existe nada caracteristicamente humano nas emoções, pois numerosas criaturas não humanas têm emoções em abundância; entretanto, existe algo acentuadamente característico no modo como as emoções vincularam-se a ideias, valores, princípios e juízos complexos que só os seres humanos podem ter. De fato, a emoção humana é desencadeada até mesmo por uma música e por filmes banais cujo poder não devemos subestimar.

      Embora a composição e a dinâmica precisas das reações emocionais sejam moldadas em cada indivíduo pelo meio e por um desenvolvimento único, há indícios de que a maioria das reações emocionais, se não todas, resulta de longos ajustes evolutivos. As emoções são parte dos mecanismos biorreguladores com os quais nascemos, visando à sobrevivência. Foi por isso que Darwin conseguiu catalogar as expressões emocionais de tantas espécies e encontrar consistência nessas expressões, e é por isso que em diferentes culturas as emoções são tão facilmente reconhecidas. É bem verdade que as expressões variam, assim como varia a configuração exata dos estímulos que podem induzir uma emoção. Mas o que causa admiração quando se observa o mundo do alto é a semelhança, e não a diferença. Aliás, é essa semelhança que permite que a arte cruze fronteiras.

      As emoções podem ser induzidas indiretamente, e o indutor pode bloquear o progresso de uma emoção que já estava presente. O efeito purificador (catártico) que toda boa tragédia deve produzir, segundo Aristóteles, tem por base a suspensão de um estado sistematicamente induzido de medo e compaixão.

      Não precisamos ter consciência de uma emoção, com frequência não temos e somos incapazes de controlar intencionalmente as emoções. Você pode perceber-se num estado de tristeza ou de felicidade e ainda assim não ter ideia dos motivos responsáveis por esse estado específico. Uma investigação cuidadosa pode revelar causas possíveis, porém frequentemente não se consegue ter certeza. O acionamento inconsciente de emoções também explica por que não é fácil imitá-las voluntariamente. O sorriso nascido de um prazer genuíno é produto de estruturas cerebrais localizadas em uma região profunda do tronco cerebral. A imitação voluntária feita por quem não é um ator exímio é facilmente detectada como fingimento – alguma coisa sempre falha, quer na configuração dos músculos faciais, quer no tom de voz.

(Adaptado de: DAMÁSIO, Antonio. O mistério da consciência. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo, Cia das letras, 2015, 2.ed, p. 39-49) 

No texto, identifica-se relação de causa e consequência, respectivamente, entre:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Grande parte das reações emocionais surgiram por consequência do processo evolutivo de adaptação que remontam épocas distantes.

     

  •  a maioria das reações emocionais, se não todas, resulta(procede) de longos ajustes evolutivos. 

     

    Longos ajustes evolutivos acarrateram a maioria das reações emocionais .

     

    Por causa dos longos ajustes evolutivos aconteceram as reações emocionais. 

  • Não precisa ler o texto para acertar, a única alternativa que, pela lógica, causa uma consequencia é a letra A.

  • Interessante mesmo.

    "FATO DE ...........................................FAZ COM QUE.

  • Qconcurso, vcs poderiam sublinhar os termos para facilitar a localização no texto. #dica

  • Sinceramente... discordo de alguns colegas. Na verdade é fundamental ler o texto para compreender a relação de causa e consequência. De fato, não há relação de causa ou consequência na Letra a) somente analisando o enunciado. 
    Mas, você percebe que aquela letra está correta graças ao fragmento do texto "Embora a composição e a dinâmica precisas das reações emocionais sejam moldadas em cada indivíduo pelo meio e por um desenvolvimento único, há indícios de que a maioria das reações emocionais, se não todas, resulta de longos ajustes evolutivos."

     

    Lembrando que na Letra c), por exemplo, existe relação de causa e consequência, porém invertida. Na verdade a causa seria " a existência de emoções inerentes à regulação dos organismos", e a consequência seria "o fato de Darwin ter sido bem-sucedido ao catalogar as expressões emocionais de diversas espécies".

     

    Por isso a questão fala: "No texto, identifica-se relação de causa e consequência, respectivamente"

     

    Do mesmo modo também se dá na afimativa d): "Não precisamos ter consciência de uma emoção, com frequência não temos e somos incapazes de controlar intencionalmente as emoções."  A causa é que não temos consciência. A consequência é que não somos capazes de dissimular as emoções (já que não temos controle).  VEJA O ENUNCIADO DA LETRA D que fala justamente o contrário: "nossa incapacidade de dissimular as emoções e o fato de que não precisamos ter consciência de uma emoção para que ela aconteça."

     

    Portanto discordo dos demais colegas ao afirmar que daria para saber qual a afirmativa é correta somente pela leitura literal da afirmativa a). Afinal de contas, realmente tem sentido lógico afirmar que são os processos evolutivos de adaptação que remontam a épocas distantes (passado) que desencadeiam grande parte das reações emocionais(hoje)? Portanto, eu acredito que não existe causa e consequência quando se observa literalmente o enunciado da Letra a)

  • Uma dica: sempre leiam as orações de trás para frente. Às vezes faz mais sentido e fica claro.

  • Eu fiquei na dúvida e acabei marcando a C.  Há uma técnica para gabaritar esse item?

  • Essa prova foi muito punk, uma das mais difíceis que já vi. Eram 100 questões para fazer em 5 horas (quase 2 minutos por questão, pq ainda tinha que passar para o gabarito). Na parte de português, em vista do tempo curto, tinha que ser muito bom para ler os textos e responder as questões com assestividade... só para ler com entendimento um texto desse é preciso em média 4 minutos... e as questões das outras matérias também eram bem densas.

     

    Enfim... foi um desabafo só rsrs

     

    Quem treina chega lá!

  • Lendo em voz alta fica mais fácil de entender, Vanessa.  Você lê o texto e depois lê as questões em voz alta tentando colocar a segunda como consequência da primeira. 

    a) processos evolutivos de adaptação que remontam a épocas distantes e grande parte das reações emocionais.

     

    Grande parte das reações emocionais é resultado de processos evolutivos de adaptação que remontam a épocas distantes?  De acordo com o texto, sim! :)

  • Muito boa a explicação do Marcelo!

  • Haja maconha pra responder questões da FCC desse estilo. 

  • Embora a composição e a dinâmica precisas das reações emocionais sejam moldadas em cada indivíduo pelo meio e por um desenvolvimento único, há indícios de que a maioria das reações emocionais, se não todas, resulta de longos ajustes evolutivos. As emoções são parte dos mecanismos biorreguladores com os quais nascemos, visando à sobrevivência. Foi por isso que Darwin conseguiu catalogar as expressões emocionais de tantas espécies e encontrar consistência nessas expressões, e é por isso que em diferentes culturas as emoções são tão facilmente reconhecidas. 

     

     

  • Questão bem nervosa, mas a resposta tá explícita no texto

    maioria das reações emocionais, se não todas, resulta de longos ajustes evolutivos.

    A resulta de B

    Ou seja B é a causa de A

    B > Longos ajustes evolutivos

    Deram como consequência

    A > A maioria das reações emocionais

  •  

    Costumo procurar causa consequência identificando , de forma temporal, o termo que vem antes. Esse termo que vem antes é a causa

    Depois, procuro observar se o termo que vem depois é realmente uma consequência dessa causa. Se for, teremos uma relação de causa/ consequência

    Observem o seguinte fragmento do texto:

    "há indícios de que a maioria das reações emocionais, se não todas, resulta de longos ajustes evolutivos"

    Longos ajustes evolutivos ( Antes)- Causa.

    a maioria das reações emocionais ( Depois)- Consequência.

     

    Sou um iniciante, não sei se analisei de forma correta.

     

    Sinto falta da colega VIVI, em português ela tem um nível altíssimo, certamente ela seria a melhor pessoa aqui no site para esclarecer dúvida em questões como essas.