SóProvas


ID
1889518
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A redação que apresenta correção gramatical e clareza encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • Correções das frases:

     

    b) se deixa perceber;

    c) destacam-se;

    d) uso da vírgula após alguns;

    e) apresenta.

  • Só tirando uma dúvda!!!

    Nessa letra "b", além desse erro informado pela colega Ana Suzani, não seria o caso também de ser uma das regras de colocação pronominal nas locuções verbais??

    VERBO AUXILAR + INFINITIVO

    Se não houver palavra atrativa o pronome fica "depois" do verbo auxiliar ou "depois" do verbo principal.

    Ex: Quero-LHE dizer o que aconteceu

          Quero dizer-LHE o que aconteceu

    Agradeço a quem puder me esclarecer!!! 

  • vou mostrar a sacanagem da FCC e quero que aplique nas demais questões dela, porque é bem manjado já:

    O verbo em negrito é para concordar com os sujeitos em negrito, sacouuuu neh : verbo anteposto ao sujeito e distante...para nos confundir.

     

     C ( INCORRETA) Tradutor dos ensaios de Ezra Pound, destaca-se no primeiro livro de poesia de José Paulo Paes alguns traços surrealistas que, no entanto, foram deixados para trás.

     E ( INCORRETA)  Apresentam diversas traduções de poesia realizadas em ocasiões diversas − algumas inéditas e outras já publicadas em periódicos − a obra Gaveta de Tradutor, de José Paulo Paes. 

     

     

    GABARITO ''A"

  • GABARITO A 

     

     

     a) Na autobiografia de José Paulo Paes, intitulada Quem, eu? Um poeta como outro qualquer, a ênfase muitas vezes recai sobre as relações entre a vida prática e o empenho necessário para realizar as ambições do escritor. 

     

     b) José Paulo Paes começou a escrever poesia em 1947, com O aluno, em que enumerava suas paixões literárias, cuja herança do Modernismo se deixa perceber na alusão direta a Manuel Bandeira. 

     

     c) Tradutor dos ensaios de Ezra Pound, destacaM-se no primeiro livro de poesia de José Paulo Paes alguns traços surrealistas que, no entanto, foram deixados para trás.

     

     d) Reconhecido como tradutor, crítico e ensaísta, José Paulo Paes dedicou-se ao estudo de línguas e alguns, o consideram autodidata, porquanto tivesse trabalhado como químico industrial e funcionário de uma editora. Não se separa sujeito do seu verbo! 

     

     e) Apresenta diversas traduções de poesia realizadas em ocasiões diversas − algumas inéditas e outras já publicadas em periódicos − a obra Gaveta de Tradutor, de José Paulo Paes. 

  • Alguém pode explicar porque a E está errada? Todos colocaram o correto, mas ninguém explicou o porquê. (É sujeito Oracional?)

    Obrigada

  • Gabarito letra a).

     

    COLOCANDO NA ORDEM DIRETA (DICA: NAS QUESTÕES DESSE TIPO, SEMPRE COLOQUE NA ORDEM DIRETA)

     

    * DICA: RESOLVER A Q764157 (QUESTÃO SIMILIAR) E Q666395 (QUESTÃO SOBRE VOZ PASSIVA SINTÉTICA = SE)

     

    b) José Paulo Paes começou a escrever poesia em 1947, com O aluno, em que enumerava suas paixões literárias, cuja herança (SUJEITO SINGULAR) do Modernismo se deixa perceber na alusão direta a Manuel Bandeira. 

     

     

    c) Tradutor dos ensaios de Ezra Pound, alguns traços surrealistas (SUJEITO PLURAL) que, no entanto, foram deixados para trás destacam-se no primeiro livro de poesia de José Paulo Paes

     

     

    d) Reconhecido como tradutor, crítico e ensaísta, José Paulo Paes dedicou-se ao estudo de línguas e alguns (SUJEITO PLURAL) o consideram autodidata (NÃO SEPARAR SUJEITO DO VERBO), porquanto tivesse trabalhado como químico industrial e funcionário de uma editora. 

     

    ** PORQUANTO = PORQUE = CAUSAL

     

     

    e) a obra (SUJEITO SINGULAR) Gaveta de Tradutor, de José Paulo Paes, apresenta diversas traduções de poesia realizadas em ocasiões diversas − algumas inéditas e outras já publicadas em periódicos.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Intitulado ou entitulado?

    A forma correta de escrita da palavra é Intitulado. Entitulado está errado. Intitulado é o particípio do verbo intitular, que se refere ao ato de dar título ou nome a alguém ou a alguma coisa, bem como ao ato de ter determinado nome ou título, ou seja: chamar, denominar, designar, nomear, apelidar e batizar.

    Errei, pois achei que fosse Entitulado!