-
O autor apresenta a teoria 3-D de Eficácia Gerencial, cuja característica é uma estrutura conceitual relativa ao desenvolvimento de três habilidades gerenciais básicas: a sensibilidade situacional (habilidade de avaliar uma situação), a flexibilidade de estilo (habilidade em adequar a abordagem gerencial à situação) e a gestão situacional (habilidade em mudar uma situação com rapidez).
-
III – Teoria 3-D da eficácia gerencial de Reddin: nesse modelo, a eficácia seria alcançada através do desenvolvimento de três habilidades gerenciais básicas:
a) Sensitividade situacional: para diagnosticar situações e as forças jogam na situação;
b) Flexibilidade de estilo: para se adequar às forças em jogo, uma vez analisadas e diagnosticadas;
c) Destreza de gerência situacional: é a habilidade de gestão situacional, ou seja, a capacidade de modificar uma situação, que precisa ser modificada.
Chiavenatto
-
Para a teoria 3D, o comportamento gerencial é composto de dois elementos básicos: a tarefa de realizar as relações com as pessoas. Os gerentes podem enfatizar a tarefa ou as relações com as pessoas. Há o gerente ''orientado para a tarefa'' (OT) e o gerente orientado para as relações (OR). A teoria 3D tem quatro estilos básicos, a saber: relacionado, separado, integrado e dedicado. O RESEINDE. O estilo relacionado caracteriza-se por exclusiva orientação para as relações, enquanto o estilo dedicado por exclusiva orientação para as tarefas. O estilo separado caracteriza-se por ser deficiente tanto na orientação para as tarefas, como para as relações. O estilo dedicado caracteriza-se por uma orientação integrada tanto para as relações como para a tarefa. Os quatro estilos básicos têm um equivalente mais efetivo ou menos efetivo, dando lugar assim a oito estilos gerenciais, que constituem uma utilização mais eficas ou menos eficaz dos quatro estilos básicos.
Habilidades Gerenciais Básicas - A teoria 3D visa desenvolver três habilidades gerencias básicas, a saber:
Sensitividade situacional - É a habilidade para diagnosticar as situações e as forças que jogam na situação.
Flexibilidade de estilo - É habilidade de se adequar as forças em jogo, devidamente analisadas e diagnosticadas.
Destreza de gerência situacional - É a habilidade de gestão situacional, ou seja, a capacidade de modificar a situação que deve ser modificada.
Fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública.
-
Julyana, o Questões de Concursos é um site que cobra uma mensalidade tão acessível... pq vc não se associa? Quem é membro realmente não lembra de colocar o gabarito...
Sei que nós concurseiros temos muitos gastos, mas te digo que vale muito a pena se associar! Eu demorei um pouquinho pra pagar e confesso que me arrependo, pq como sócios podemos fazer questões ilimitadamente!
Que tal?
-
Outra da FCC:
QUESTÃO CERTA: As principais fontes literárias dividem os conceitos sobre liderança em diferentes abordagens, entre as quais a comportamental e a situacional. Constitui exemplo desta segunda abordagem a Teoria 3-D, segundo a qual a eficácia do gerente é mensurada proporcionalmente ao quanto ele é capaz de adequar o próprio estilo às situações de mudança.
Fonte: Qconcursos
Resposta: Letra A.
-
Comentário:
Segundo Chiavenato, a Teoria 3D de Reddin defende que, para ser um bom gerente, o líder deve possuir 3 (três) habilidades:
a) Sensitividade situacional: diagnosticar situações;
b) Flexibilidade de estilo: para se adequar às forças em jogo, uma vez analisadas e diagnosticadas;
c) Destreza de gerência situacional: a capacidade de modificar uma situação que precisa ser modificada.
Assim, nossa resposta é a letra a).
Gabarito: A
-
Prezados, gabarito letra A. Vejamos definições:
A ideia central da Teoria 3-D é desenvolver três habilidades gerenciais básicas:
a) sensitividade situacional: a habilidade para diagnosticar situações;
b) flexibilidade de estilo: a habilidade de se adaptar às demandas do contexto;
c) destreza de gerência situacional: a habilidade de transformar uma dada realidade.
(REDDIN, 1989)
Bons estudos.