SóProvas


ID
1890466
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 4 - Analfabetismo cai, mas ainda reflete desigualdade regional


De pouco em pouco, a taxa de analfabetismo continua a cair no Brasil, e passou de 8,5% em 2013 para 8,1% no ano passado. A queda vem sendo quase constante de 2001 para cá, embora tenha permanecido no mesmo patamar entre 2011 e 2013 (quando oscilou entre 8,4% e 8,5%).

A diferença entre as regiões, porém, permanece gritante neste quesito. Enquanto no Sul e Sudeste a taxa de analfabetos é de 4,4% e 4,6%, respectivamente, no Nordeste a percentagem é de 16,6%, de longe a pior situação no país.

A medição é feita entre pessoas de 15 anos de idade ou mais, e, quanto mais velho o grupo, maior o índice. Entretanto, o analfabetismo ainda assola as novas gerações, afetando 0,9% de jovens na faixa de 15 a 19 anos e 1,4% na de 20 a 24 anos.


Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_resultados_pnad_jc_ab 


Segundo o texto 4, o analfabetismo no Brasil: 

Alternativas
Comentários
  • Essa questão devia ser anulada.

    A questão afirma ser a letra A, porém no texto não temos menção nenhuma de IDOSOS e sim de um grupo MAIS VELHO, o que dá a entender estar se referindo ao grupo analisado que pode ser 15 ou mais. mais velho e idosos são coisas totalmente diferentes.

  • Discordo de você, Thais.  A alternativa fala que o analfabetismo é  maior na faixa dos MAIS idosos, utilizando o substantivo idosos como sinônimo de velhos. Se tivesse dito que o analfabetismo é maior na faixa dos idosos, aí sim, seu raciocínio estaria correto. 

  • antes a questão da uma idade 15 anos, e depois fala quanto mais velho, ou seja 20 anos, 30 anos e não exatamente idoso.

    marquei a alternativa b. pos no começo do texto fala:

    De pouco em pouco, a taxa de analfabetismo continua a cair no Brasil, e passou de 8,5% em 2013 para 8,1% no ano passado. A queda vem sendo quase constante de 2001 para cá

  • O RACIOCÍNIO DA THAIS E DA BÁRBARA ESTÃO CORRETOS , PORÉM QUANDO A QUESTÃO PEDE '' SEGUNDO O TEXTO '' DE ACORDO COM O TEXTO '' ... ETC É UMA QUESTÃO DE COMPREENSÃO DE TEXTO , LOGO A ACERTATIVA B ESTARIA CORRETA SENDO A ÚNICA QUESTÃO DE COMPREENSÃO DE TEXTO , A ALTERNATIVA A NÃO ESTÁ ERRADA MAS, É UMA ALTERNATIVA QUE PEDE DEDUÇÃO DE TEXTO , OQUE NÃO É O CASO DESSA QUESTÃO.QUEM ESTUDO FIRME PROVAVELMENTE ERROU NESSA QUESTÃO DEVIA SER ANULADA.

  • , quanto mais velho o grupo, maior o índice. LETRA A. 

  • Marcio, 'faixa dos mais idosos' é sinônimo de 'faixa dos mais velhos'. E o texto diz que "quanto mais velho o grupo, maior o índice". Não é necessário dedução, é só equivalência de sentido.

    E como a letra b) estaria de alguma forma correta se entre 2011 e 2013 o índice oscilou entre 8,4% e 8,5%?

    Vamos na fé.

  • Questão mal formulada pela FGV!Tambem não concordo que MAIS IDOSOS seja o mesmo que QUANTO MAIS VELHO O GRUPO, até porque a medição é feita entre pessoas de 15 anos ou mais. Esse " ou mais" não deixa claro até que idade é feita a medição. A banca não vai anular,pois a letra A é a menos pior!

  • A medição é feita entre pessoas de 15 anos de idade ou mais, e, QUANTO MAIS VELHO O GRUPO, maior o índice.

     

    Resposta: (a) é maior na faixa dos mais idosos; 

     

  • a) é maior na faixa dos mais idosos;  (A palavra "idosos" traz um certo desconforto pois o texto fala em grupos mais velhos. Por eliminação marquei essa, mas aqui a palavra idosos quis significar "quanto mais velho maior o índice de analfabetismo). CORRETA.

    b) diminui progressivamente de 2001 até hoje;  (ERRADA. O erro está na palavra progressivamente, pois houve períodos em que a taxa se manteve no mesmo patamar: "embora tenha permanecido no mesmo patamar entre 2011 e 2013".

    c) mostra índices idênticos nas várias regiões;  (ERRADA. pelo contrário. O texto mostra bem a diferença de taxas entre as regiões. Essa poderia ser eleiminada logo de plano)

    d) tornou-se inexistente entre os menores de 15 anos; (ERRADA. Não posso afirmar inexistência de algo que não foi pesquisado. A pesquisa versou sobre os maiores de 15 anos o que não impede que haja analfabetos menores de 15 anos.)

    e) reflete ampla desigualdade regional entre Sul e Sudeste. (ERRADA. A desiguladade é claramente mostrada no texto entre o NORDESTE e as regiões sul e sudeste)

  • A palavra "idosos"  é pra deixar o cara desconfiado.Rsrs.

  • Entendo que mais velho que 15 ou 30 anos, não seja necessariamente um idoso!

     

    De pouco em pouco, a taxa de analfabetismo continua a cair no Brasil, e passou de 8,5% em 2013 para 8,1% no ano passado. A queda vem sendo quase constante de 2001 para cáue mais velho que 15 ou 30 anos, não seja necessariamente idoso!

  • A palavra idoso também me deixou desconfiada. Mas, fui por eliminação. Fiquei em dúvida na letra B, mas percebemos que é uma falácia. Pois não houve essa diminuição progressivamente como diz a letra. No texto nós vemos, e até entre parênteses que houve uma oscilação desse percentual. Ora maior, ora menos.

    Força, Foco e Fé

  • KKKKKK Q RESENHA VIU

  • Thais, eu entendi que o texto fala em um aumento da taxa de analfabetismo propocional ao aumento da faixa de idade do grupo. O analfabetismo aumenta na medida em que aumenta a idade, de tal forma que, os grupos com maiores idades (os idosos) é o grupo com o maior índice de analfabetismo.

     

    bons estudos

  • Letra (a)

     

    A medição é feita entre pessoas de 15 anos de idade ou mais, e, quanto mais velho o grupo, maior o índice.

  • Também achei mal elaborada. "Mais velho" não significa necessariamente "idioso". Acertei por eliminação. 

  • Banca patética que não tem nenhuma competência para elaborar questões.

     

  • A questão quis confundir o candidato com a palavra "idoso". Na verdade, Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Mas a FGV utilizou " mais idosos" com o sentido de "mais velhos". Para acertar as questões da FGV temos que eliminar as absurdas e nos perguntar "O que a FGV realmente quer dizer com isso?" pois ela adora  mexer no sentido dos termos utilizados. 

  • Erro da B

    A queda vem sendo quase constante de 2001 para cá

  • Acertei por eliminação. Acho que não perder tempo tentando entender o que a FGV queria com a letra A é uma arte kkkkk

  • A medição é feita entre pessoas de 15 anos de idade ou mais, e, quanto mais velho o grupo, maior o índice.

    Resposta da questão.

  • O gabarito é A, mas discordo totalmente. Em nenhum momento o texto fala em idosos.

    A medição é feita entre pessoas de 15 anos de idade ou mais, e, quanto mais velho o grupo, maior o índice. Entretanto, o analfabetismo ainda assola as novas gerações, afetando 0,9% de jovens na faixa de 15 a 19 anos e 1,4% na de 20 a 24 anos.

  • Se quanto mais velho o grupo, maior o índice, na faixa dos IDOSOS o índice será o mais elevado.

    Simples assim...

    GABARITO A - é maior na faixa dos mais idosos;