SóProvas


ID
1890478
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 6 - Aumento brusco de 'desocupados'


O aumento dos índices de desemprego se refletiu nos resultados da PNAD já em 2014. O número de pessoas desocupadas aumentou 9,3% de 2013 para 2014, afetando um total de 7,3 milhões de brasileiros (o aumento equivale a 617 mil pessoas a mais nesta condição).

Isso ocorreu no país todo, e em especial no Sudeste, onde o aumento foi de 15,8%. O IBGE classifica como "desocupadas" pessoas que não estão empregadas, mas estão buscando trabalho.

A pesquisa indica dificuldades especialmente para jovens de 18 a 24 anos e pessoas que estão buscando o primeiro emprego, respectivamente 34,3% e 28,3% dos desocupados.


Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_resultados_pnad_jc_ab  


“Isso ocorreu no país todo, e em especial no Sudeste, onde o aumento foi de 15,8%. O IBGE classifica como "desocupadas" pessoas que não estão empregadas, mas estão buscando trabalho”.


A afirmação correta sobre os componentes desse segmento do texto 6 é:

Alternativas
Comentários
  • Tomara que sim, Michelle, pois esta foi uma das duas questões de português que eu errei dessa prova. Durante a prova eu consegui eliminar as 3 primeiras alternativas, que não faziam sentido, mas entre as letras D e E eu realmente não sabia o que marcar, e acabei chutando errado.

  • Por que a b está errada?

  • Thais Orofino, a alternativa B está errada, pois o texto está falando dos resultados da pesquisa em relação ao Brasil. Se você utilizar a expressão "em todo país", é como se você estivesse dizendo que é em qualquer país, entendeu? Se tivesse um artigo definido antes do "país", aí sim ficaria com o mesmo sentido: "em todo O país".

    Da forma como foi sugerido na alternativa, o sentido é alterado.

  • A alternativa (E) está errada, pois “estão”, em “estão empregadas”, é verbo de ligação, seguido do predicativo do sujeito. Assim, há predicado nominal. Já “estão”, em “estão buscando”, é verbo auxiliar, e o verbo “buscando” é principal e transitivo direto. Por isso, há predicado verbal. Assim, há classificações diferentes das duas ocorrências do verbo “estão” no texto

     

    A alternativa (D) está correta, pois a função metalinguística ocorre quando palavras explicam ou conceituam outras, como a linguagem de um dicionário, enciclopédia etc. 

  • Gabarito: letra “D”

    Função Metalinguística

    - O código usado para estabelecer comunicação é o centro da mensagem, no sentido de que ele é instrumento de explicação de si mesmo; usa-se um signo para explicar a si próprio;

    - Essa função busca esclarecer, refletir, discutir o processo discursivo, em um ato de comunicação em que se usa a linguagem para falar sobre ela própria;

    - Encontramos em poemas que falam sobre o fazer poético (metapoema), sambas que abordam esse gênero musical, filmes que discutem o cinema, palavras usadas para explicar outras em dicionários, narradores que refletem sobre a arte de narrar (metanarração) etc.

    Exemplo:

    - “Samba, / Eterno delírio do compositor / Que nasce da alma, sem pele, sem cor (...)” (Fundo de Quintal)

    - “Ódio: aversão intensa geralmente motivada por medo, raiva ou injúria sofrida; odiosidade” (Dicionário Houaiss)

    *O programa Vídeo Show é um exemplo forte de metalinguagem, pois se usa o “código” da televisão (programa de TV) para falar sobre a própria televisão (outros programas de TV).

    Fonte: livro “A Gramática para Concursos Públicos” – Prof. Fernando Pestana

  • DIRETO AO PONTO.

    A letra B. está corretíssima. O texto refere-se a situações, percentuais e programas inerentes ao nosso país (ou terra de malboro com o preferirem). Assim não há que se falar que a expressão refere-se a um pais qualquer do globo. O assunto diz respeito exclusivo ao Brasil ou alguém tem dúvida quanto a isso? Mais uma vez a banca privilegia o gabarito, direcionando-o a quem sabe....

  • MATÉRIA ABORDADA: Função de Linguagem. CORRETA: LETRA D.

    Função Metalinguística: Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem. É quando usamos a mesma palavra para explicá-la. A principal característica da função metalinguística é o fato de a mensagem estar centrada no próprio código. Cada função tem um foco em um dos elementos da comunicação e, para a função metalinguística, nada é mais importante do que a própria palavra e seus desdobramentos. Nela, o código é utilizado para falar sobre o próprio código, explicando-o e analisando-o. Quando questionamos nosso interlocutor sobre algo que não entendemos daquilo que ele nos falou, a resposta provavelmente será construída através de um texto metalinguístico. Nosso interlocutor retoma aquilo que disse, explicando-nos minuciosamente o conteúdo de sua mensagem.

    No texto: "O aumento dos índices de desemprego se refletiu nos resultados da PNAD já em 2014. O número de pessoas desocupadas(...)". Pessoas desocupadas, segundo o texto, são pessoas desempregadas.

    Questão: "O IBGE classifica como "desocupadas" pessoas que não estão empregadas, mas estão buscando trabalho”. " Aqui identificamos a função metaliguística, pois ela explica a palavra com o próprio significado já descrito no texto.

  • Errei essa questão na prova, exatamente por não saber o que era função metalinguística. Em razão dos comentários dos nobres colegas, agora não erro mais, por isso eu adoro esse site!!

    Função metalinguística ocorre quando palavras explicam ou conceituam outras. Gabarito D

  •  b) o termo “no país todo” equivale a “em todo país”;

    No país todo = no Brasil todo (RJ, SP, SC, PR, etc)

    Em todo país = ocorre em todo país (Brasil, Alemanha, EUA, etc) 

  • Putz! Vacilei feio nessa. 

  • Realmente caí na pegadinha! =(      Acabei interpretando que o certo seria "em todo país" (em todo BRASIL) e o errado seria "em todoS OS paísES" ...

  • O Bom Português tira suas dúvidas

    Andou por todo país
    ou
    por todo o país?

    Seguido de artigo, todo significa “inteiro”: Andou por todo o país; Toda a turma chegou. Sem o artigo, todo significa “cada, qualquer”: Todo homem é mortal. Posposto ao substantivo, todo significa sempre “inteiro”: Trabalho todo dia e o dia todo.

    http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/bom_portugues/061003.aspx

     

    Todo país ou todo o país? Tem diferença?

    Por Thaís Nicoleti

    Uma das muitas matérias sobre os tais cartões corporativos do governo federal trazia esta frase:

    - Em Curitiba, houve 18 gastos, em um total de 37 no ano passado em todo país

    "Todo o país" significa o país inteiro (um só, portanto).

    "Todo país" é o mesmo que "qualquer país".

    Houve outra construção semelhante na edição de hoje do jornal "Folha de S.Paulo" (reproduzo o trecho já com a alteração):

    - Como nem todos os estabelecimentos aceitam cartão, foi fixado um teto para saques segundo a natureza de despesa

    Nessas situações, é necessário perceber, pelo contexto, de qual caso se trata.

    E o contexto, no primeiro trecho, indicava que se tratava de algo percebido no país inteiro (o Brasil, no caso):

    - Em Curitiba, houve 18 gastos, em um total de 37 no ano passado em todo o país.

    http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/todo-pais-ou-todo-o-pais-tem-diferenca.jhtm

  • Função Metalinguística

     

    Palavra-chave: código

     

    Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.

     

    Exemplo:

    Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.

    (Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)

     

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil14.php

     

    Gabarito: letra D

  • Em prova não pode existir dúvida, porque é nesse momento que a sua dúvida vira solução para o seu adversário. Eu já vi em concurso, algumas pessoas que fazem "aquela cara" na hora H mas para quem anda armado com fé em Deus, eu só espero que esse site ajude a colocar algum sentido. Porque eu percebo e não gosto nada de ver essa "atuação" que só prejudica quem está lá por comprometimento.

  • Cada comentário que leio que desacredito....afff.....rsrsrs...mas vamos ao que, de fato, interessa...

     

     a) o pronome “isso” se refere ao “aumento de 15,8%”; INCORRETA! O pronome "isso" retoma de forma anafórica o primeiro paragráfo do texto na íntegra.

     

     b) o termo “no país todo” equivale a “em todo país”; INCORRETA! "no país todo" equivale "em todo o país", ou seja, em um país único, específico, por inteiro. "Em todo país" equivale "em qualquer país do mundo", de forma generalizada.

     

     c) a locução “em especial” corresponde semanticamente a “geralmente” ou “normalmente”; INCORRETA! "Isso ocorreu no país todo, e em especial no Sudeste, onde o aumento foi de 15,8%". Significa "principalmente".

     

     d) o trecho que aparece após “desocupadas” tem função metalinguística; CORRETA!!! "O IBGE classifica como "desocupadas" pessoas que não estão empregadas, mas estão buscando trabalho." - Explica o código da comunicação.

     

     e) as duas ocorrências da forma verbal “estão” são idênticas em termos classificatórios do verbo. INCORRETA! "O IBGE classifica como "desocupadas" pessoas que não estão empregadas, mas estão buscando trabalho.". Na O.P., "estão" é verbo de ligação;  já na segunda oração, na O.C.Adversativa, o verbo "estão" é uma locução verbal, agindo como verbo auxiliar do verbo principal "buscando".

     

    Bom estudo a todos!!! ;)

  • meta explica

    linguistica a lingua

  • marquei b, mas agora que vi que precisaria ter o artigo pra ser correta: em todo 'o' país