-
Na letra A, criação intensiva está errado.
-
Letra A -> Não foi intensivo e sim extensivo.
Letra B-> Facilitou a integração e não dificultou.
Letra C -> Plantação de frutas na caatinga? Complicado viu?
Letra D -> Não.. o cultivo de café manteve-se no litoral.
Letra E -> Correta
-
Raphael, a plantação de frutas na caatinga não é absurda. O erro da alternativa c é que isso se deu em outra época da história. Você revela desconhecer a cidade Petrolina, uma das maiores exportadoras de hortifrutigranjeiros do país em pleno semi-árido.
-
Para termos ideia do grau de malícia das bancas e como elas pegam pela falta de atenção, também quem tem um conhecimento mais amplo da história, veja:
No item d) o fato realmente aconteceu. A criação de gado serviu de apoio à cafeicultura no oeste paulista, favorecendo o surgimento de vilas no interior paulista, seguindo o sentido e fluxo do rio Tietê, PORÉM isso ocorreu no século XVIII, aí está o erro da alternativa d.
Bem sacado FGV.
-
Complementando o comentário do Renan victer:
Criação EXTENSIVA: criado solto, em áreas grandes, com poucos investimentos. (pense no tamanho da área, que fica fácil lembrar - ÁREA EXTENSA - EXTENSIVO)
Criação INTENSIVA: (bagulho é INTENSO! CORRERIA, PRODUÇÃO...)
Gado criado CONFINADO, uso de TECNOLOGIAS, CUSTO ELEVADO, MAIOR PRODUTIVIDADE, exige menor área...
existe ainda o SEMI EXTENSIVO, que é uma mescla de ambos, não havendo uma regra clara do que seria, mas basicamente é a criação do bicho solto, com cuidados e tecnologias modernas.
-
A pecuária fornecia: carne seca, couro e animais indispensáveis para girar os moinhos dos engenhos. Os pecuaristas saíram do litoral e avançaram para o interior do Brasil. Uma das áreas colonizadas foi o vale do rio São Francisco.
alternativa E
força, guerreiros!!
-
Sobre a pecuária brasileira, buscamos a alternativa correta.
A) A pecuária do século XVII era necessariamente extensiva praticada em latifúndios ou pastagens naturais conforme o texto associado destaca abastecia os núcleos urbanos não possuindo relação com exportações.
B) A pecuária do período em questão facilitou a integração inter-regional ao se realizar em partes do território diferentes daquelas abastecidas por ela.
C) Fruticultura irrigada na região Nordeste é um fenômeno da segunda metade do século XX.
D) A consolidação da cafeicultura no Oeste Paulista não se relacionou com a pecuária do século XVII por mais de um século de diferença, já que a atividade cafeeira na região só entra em seu apogeu na virada do século XIX para o XX.
E) O rio São Francisco foi fundamental na interiorização da ocupação pela via da pecuária já que suas margens produziam extensas áreas de pastagens naturais e a pecuária em questão mantinha-se com algum acesso aos espaços litorâneos que formavam seus mercados consumidores.
GABARITO DO PROFESSOR: E