SóProvas



Questões de Pecuária


ID
29644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Todas as fontes devem ser aproveitadas, dentro de suas especificidades. (...) o Plano Nacional de Energia 2030 mostra
exatamente isso: a existência de só uma ou duas fontes não significa uma solução. O Brasil necessita, principalmente, daquelas fontes
que geram energia em grande escala e têm alta disponibilidade, dando segurança ao sistema e tranqüilidade aos consumidores.

Internet: .

Com relação a fontes de energia, julgue (C ou E) os próximos itens.

No Brasil, a biomassa tem sido bastante explorada para a geração de energia, o que resulta no fortalecimento da agroindústria brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Complementando o colega, o Etanol brasileiro suplanta o norte americano que é a base de milho.
  • A produção de energia através da biomassa se dá a partir da queima do material organico (residuos), principalmente do bagaço da cana de açucar.
  • Como exemplos de fontes de biomassa, que podem se encaixar nessa definição, citamos a cana-de-açúcar, restos de madeira, estrume de gado, óleo vegetal ou até mesmo o lixo urbano.  Uma vez que até este lixo pode ser aproveitado para geração de energia, a sua utilização contribui para amenizar vários problemas ao mesmo tempo: diminuição do nível de poluição ambiental, contenção do volume de lixo das cidades e aumento da produção de energia. Exemplos práticos disso são as sobras de casca de arroz, que geram energia para a indústria gaúcha, a queima do bagaço da cana-de-açúcar para a geração de vapor para produção de energia elétrica. 

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomassa

     

    Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou mineral (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode ser considerada um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

    A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.

  • Os EUA consomem todo combustível que produzem à base de milho e ainda exportem do Brasil.

  • “A biomassa voltou a ser a segunda fonte de geração mais importante do Brasil na Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE) com o registro de 8,8%, em 2016, superando os 8,1% de participação do gás natural. As informações são do Boletim Mensal de Energia (referência – dezembro/2016), elaborado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). De um total de geração de 54 TWh por biomassa em 2016, o bagaço e a palha da cana contribuíram com 36 TWh, ou 67%. Compõem a biomassa o bagaço e a palha da cana, os resíduos de madeira da produção de celulose, o biogás, a casca de arroz, dentre outros pouco significativos” http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2017/03/em-2016-biomassa-e-a-segunda-maior-fonte-de-energia?TSPD_101_R0=2a00aad97582e1248f5708cbeafb50b9xyp0000000000000000874d28bdffff00000000000000000000000000005a8f396d0065c3bd78
  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • Matriz energética brasileira:

    Não renovável: 58%

    Renovável: 42%

    Brasil tem uma das matrizes mais limpas do MUNDO. Na China, por exemplo, só carvão é 60% da matriz energética, no Brasil é 5%

    Ranking geral Brasil:

    Petróleo: 37%

    Derivados cana e biomassa: 17%

    Gás Natural: 13%

    Hidrelétrica: 13% (só 2% OCDE em média)

  • CORRETO

    Bom lembar gurizada.....

    Biomassa - é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

    Os recursos naturais não renováveis são recursos esgotáveis e cada vez mais os órgãos ambientais criam normas e leis para conter a exploração indiscriminada destes recursos. Estes recursos minerais são amplamente explorados como fonte de energia pelo homem (carvão, petróleo, gás natural).

  • biomassa é considerada uma  e vem sendo usada em substituição aos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, para gerar eletricidade em usinas termelétricas e por emitir uma quantidade inferior de gases poluentes em comparação às não renováveis. 


ID
516556
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a agropecuária brasileira e o seu papel na organização do espaço geográfico nacional nas últimas décadas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • (ERRADA) B- a industrialização da agricultura e a formação do complexo agroindustrial favorece a concentração fundiária agrícola.

    (ERRADA) C- nos últimos anos há uma expansão do cinturão agrícola da soja.

    (ERRADA) D- a utilização das máquinas no campo favorece o emprego da mão-de-obra especializada.

    (ERRADA) E- a agricultura está cada vez mais refém das indústrias por causa da utilização de OGMs e agrotóxicos.

  • IMPORTAÇÕES ???

  • A produção de trigo na safra 2015/16, por exemplo, foi estimada pela Conab em 5,5 milhões de toneladas e pelo IBGE em 5,7 milhões. O consumo interno foi projetado em 10,9 milhões de toneladas. Ou seja, o Brasil produziu aproximadamente a metade do trigo que consumiu, sendo um dos maiores importadores de trigo do mundo. O Brasil importa trigo da Argentina.

     

    Gabarito: A

  • O Brasil é o 4 maior exportador de cereais do mundo, porém existem cereais como trigo que não são tão adaptados para nosso clima e por isso não conseguimos produzir de modo que supra a demais, além de outros fatores como o preço e a mal qualidade do trigo brasileiro. Hoje o maior produtor interno é o Paraná e o pais que mais importamos o trigo (83%) é a Argentina.

    "A Abitrigo aponta que a demanda do trigo no país é de 11 milhões de toneladas quando o país produz em torno de 6 milhões de toneladas por ano, esse seria o então principal motivo das importações do trigo.

    O grão produzido aqui no Brasil tem menos concentração de glúten do que o produzido em solo Argentino (Argentina é o nosso principal fornecedor de trigo) por exemplo, o que significa que mesmo que o Brasil produzisse mais de 11 milhões de toneladas por ano ainda assim teria de importar o produto.

    Além disso, por ser um produto vendido basicamente no mercado interno, o agricultor tem então poucas oportunidades de venda com boa remuneração, como acontece com a soja e o milho."

    FONTES:https://www.fazcomex.com.br/blog/importacao-de-trigo/


ID
687853
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Indique com F ou V, conforme sejam Falsas ou Verdadeiras, as proposições a seguir, que tratam da gripe suína.

( ) A gripe suína, que assusta o mundo, se iniciou em La Gloria, distrito de Perote no México, a dez quilômetros da criação de porcos das Granjas Carroll, subsidiária da poderosa multinacional do ramo, a Smithfield Foods, a maior empresa norte-americana de criação de porcos e processamento de produtos suínos do mundo.

( ) As granjas industriais são gigantescos infernos fecais, nos quais, entre esterco e calor sufocante, amontoam-se dezenas de milhares de porcos. Segundo cientistas e pesquisadores, esses ambientes são propícios para intercambiar agentes patogênicos à velocidade de um raio.

( ) No processo de epidemias, as transnacionais, empresas do ramo de biotecnologia e farmacêutica, não monopolizam as vacinas e os antivirais.

( ) A globalização, ao nos colocar num mundo sem fronteiras, cria as vias de facilitação para tornar presente a ameaça do mal em escala internacional. As Granjas Carroll foram expulsas da Virginia e da Carolina do Norte por crimes ambientais. Dentro das normas do Nafta, puderam se transferir em 1994, para Perote, com apoio do governo mexicano.Os países dominados pelo neoliberalismo sempre aceitam a podridão que mata.

( ) Muitas das empresas do ramo são subsidiadas pelo Estado. Em troca, atribuem migalhas de seus lucros à chamada “Ação Social”. É o caso das Granjas Carroll. Quando acusadas de violar as leis ambientais, elas neutralizaram a oposição e a opinião pública, mostrando que custeiam dezenas de crianças nas escolas, distribuem cestas básicas e mantêm uma quadra de vôlei na vizinhança. É o imposto da hipocrisia.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi afirmativas com tantas marcas de autoria rs.

     

    Alternativa E.


ID
1004962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito das características físicas da região Centro-Oeste do Brasil, julgue os itens subsequentes.

Na região Centro-Oeste, a expansão da fronteira agropecuária, nas últimas décadas, tem acarretado graves problemas ambientais, tais como: fragmentação de hábitats, desmatamento, erosão, contaminação dos recursos hídricos e poluição atmosférica.

Alternativas
Comentários
  • Poluição atmosférica?

  • ocorre as poluição atmosférica através da liberação de metano, cfc e agrotóxicos.

     

  • agropecuaria libera metano pelo PUM dos bois, alem de desmatar

    • agora o cfc q a gabriella falou n é do meu conhecimento na questao de agropecuaria

ID
1427629
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, defendia a integridade da floresta amazônica e a regularização da situação fundiária das populações remanescentes do ciclo da borracha em pleno momento de disputas pela posse de terras que haviam tomado as décadas de 1970 e 1980 no Acre. Essas disputas ocorreram, entre outrosmotivos, pela iniciativa de conversão da floresta em grandes projetos empresariais de:

Alternativas

ID
1511884
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, nos últimos anos, vem mantendo uma ampla pauta de cooperação técnica com dois países sul- americanos: Bolívia e Paraguai. Em que áreas concentra-se essa cooperação?

Alternativas
Comentários
  • Pecuária e Agricultura.

  • incrível como qualquer coisa que verse sobre parceria entre o Brasil e países fronteiricos é só pensar em pecuária e agricultura


ID
1511887
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Globalização da economia provocou uma reestruturação produtiva da agropecuária brasileira. Essa reestruturação foi marcada pelos seguintes fatos:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

     A globalização da economia provocou uma reestruturação produtiva da agropecuária brasileira, marcada pela territorialização do capital e pela oligopolização do espaço agrícola, culminando na organização de um novo modelo econômico, técnico e social de produção. Como este se processa de forma socialmente excludente e espacialmente seletiva, acentuando as históricas desigualdades sociais e territoriais do país, além de criar muitas novas desigualdades, paralelamente à difusão do agronegócio, ocorre uma nova divisão territorial e social do trabalho agropecuário. Desse modo, amplia-se a dialética da produção do espaço agrícola, cada vez mais fragmentado, caracterizando-se arranjos territoriais produtivos agrícolas. 

  • territorialização do capital e oligopolização do espaço agrícola.

  • 90% das questões sobre o agronegócio só visam o lado negativo e os impactos negativos causados. Aiai


ID
1553323
Banca
ASSCONPP
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água é essencial à vida e todos os organismos vivos no planeta Terra dependem da água para sua sobrevivência. No Brasil o setor que mais consome água é:

Alternativas
Comentários
  • A cada 100 litros de água tratada produzidos no Brasil, 72 vão para o agronegócio. Isso significa dizer que 70% do abastecimento é endereçado à agricultura e à pecuária, segundo dados recentes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês). Bem atrás aparecem a indústria e a mineração com 12% do consumo, enquanto a população recebe só 4%.

     

    https://www.huffpostbrasil.com/2015/03/02/maior-consumidor-de-agua-no-brasil-setor-agricola-se-defende-e_a_21679984/

     

     

  • Interessante saber dessa informação.

  • Gabarito (B)

    Os maiores consumidores de água em ordem decrescente: agricultura, industria e consumo urbano.

    Bons estudos!


ID
1622725
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agropecuária brasileira vem passando por profundas transformações ao longo das últimas décadas. Sobre essas transformações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O agronegócio influencia decisivamente na balança comercial brasileira e pode ser entendido como um sistema que integra diferentes atividades econômicas, tais como agricultores, fabricantes de máquinas, implementos e insumos agrícolas, transformadores da produção agropecuária, bancos, Estado, comerciantes, distribuidores, transportadores, armazenadores e outros.

( ) A pluriatividade é uma característica da agricultura familiar e ocorre quando os agricultores, ocupados com atividades estritamente agrícolas, passam a desenvolver outras atividades como estratégia de complementação de renda mediante a venda da força de trabalho familiar, da prestação de serviços, ou de iniciativas internas à propriedade, como turismo rural, artesanato, diversificação na produção e pequenos beneficiamentos de seus produtos.

( ) A forma patronal de produção que remete a ações arcaicas a fim de retirar a renda da terra, foi substituída pelo campesinato em meados dos anos 80 do século XX e é caracterizada pela presença de complexos agroindustriais que utilizam transgênicos e biotecnologia.

( ) Os agricultores familiares são assim considerados por contratar trabalhadores, temporários ou permanentes, pela posse de áreas maiores que 10 módulos fiscais e pela própria estabilidade econômica, em que a renda obtida pelo superávit das exportações é a principal estratégia de reprodução da unidade produtiva.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • acertiva c


ID
1626937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, terceira maior potência mundial agropecuária, enfrenta desafios logísticos, de infraestrutura e legais para continuar a crescer nesse setor, competindo internacionalmente. No que se refere a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue (C ou E) os item a seguir.

Os investimentos em infraestrutura no território brasileiro, incluindo energia elétrica e transportes, mediante privatizações, concessões de serviços públicos a empresas privadas e parcerias público-privadas, estão se tornando, gradativamente, um problema para o governo federal em razão do desinteresse de grandes empresas nesse tipo de negócio.

Alternativas
Comentários
  • massa...


  • Notícia de abril de 2016

    3 Onda de investimentos da China - visando principalmente infraestrutura e energia. Os setores mais estrategicos para os chineses sao: ferrovias, energia  e industria automobilistica 

    http://oglobo.globo.com/economia/pais-asiatico-planeja-investir-mais-no-setor-de-infraestrutura-no-brasil-15854585

  • Desinteresse? As empresas internacoinais estão interessadissímas nas privatizações brasileiras!!

  • Letícia Almeida,

     

    cuidado na leitura da afirmativa, ela não fala nada sobre as empresas não terem interesse em que o Governo melhore a infraestrutura. O que ela afirma é que não haveria interesse das grandes empresas em fazer investimentos em infraestrutura: através de privatizações (de empresas estatais), concessões, ou PPPs. Isto poderia ser verdade porque investimentos na área de infraestrutura costumam demandar grandes volumes de capitais e ter retornos demorados (as vezes 30 anos ou mais).

     

    Nos anos 90 por exemplo, quando o Brasil fez um número significativo de privatizações e concessões no governo FHC, a maioria das empresas brasileiras (mesmo as consideradas grandes), não tinham capital suficiente e nem acesso a crédito para adquirir as empresas ou concessões. Por esse motivo, muitas empresas que tinham interesse entraram em consórcios para realizar estas aquisições, sendo que estes consórcios, naquele momento, eram geralmente lideradas por empresas estrangeiras.

     

    Mas a afirmativa esta errada justamente porque não exite desinteresse das grandes empresas em realizar estes investimentos e, mesmo havendo limitações de capital em alguns momentos, existem estas alternativas de consórcios de empresas e, mais recentemente, também um maior acesso a crédito aqui no Brasil através de Bancos de investimento.

     

    Bons estudos!

  • Questão Errada. 

  • Rodrigo Collet, 

    Mais ou menos, uma vez que uma empresa, quando vence uma licitação ou concorrência, paga um valor módico para iniciar o negócio, e o grosso do investimento é financiado pelo BANDES a juros muito camaradas.

  • As empresas na verdade querem investir no Brasil, e o Estado limita. O principal problema do Brasil é o tamanho do Estado. Em qualquer lugar que o Estado coloca a mão, o sistema desanda.

    O Estado tem que ser mínimo.

  • O Estado tem que ser “mínimo”, mas o Alan Costa está aqui se “matando de estudar” para fazer parte do “Estado grandão e malvadão”. Se a iniciativa privada fosse tão boa com os seus empregados, provavelmente vocênão estaria aqui..... Se orienta!
  • O sucesso dos leilões de portos, aeroportos e ferrovias realizados pelo atual governo provam o interesse da iniciativa privada em investir no país, o que contradiz a questão.

  • Não há desinteresse das grandes empresas no processo de concessão de serviços públicos. Pelo contrário, sempre observamos no noticiário que muito se fala que o setor privado pede por uma aceleração nos processos de privatização de serviços públicos do país.

    Resposta: Errado

  • Não vejo a hora da privatização dos correios. A ineficiência dessa empresa é surpreende a cada dia. Além disso, existem várias e várias interessadas, dentre elas a maioria é referência na área.

  • Dois fatos aqui sobre os correios pra galera do "raio privatizador"

    Acho válido pesquisar sobre as tentativas de privatização em alguns países da Europa e ver que hoje há um fluxo de estatização (inclusive com o Estado comprando empresas de outros Estados)

  • Ao meu ver atualmente, com a questão do covid-19 e a desvalorização da moeda brasileira, essa questão estaria correta.

  • Essa questão atualmente (2021) estaria correta. Em 2015 a crise brasileira ainda engatinhava e a desvalorização do real não era tão sentida como hoje. Basta olhar os investimentos do governo federal para as obras de infraestrutura nas rodovias brasileiras, inclusive com a utilização de mão de obra do exército.

  • Acredito que atualmente a questão estaria correta, mas dizer que as grandes empresas não tem interesse gera dúvidas.

    Conforme essa reportagem, alguns especialistas não indicam investir no setor.

    https://www.infomoney.com.br/stock-pickers/as-oportunidades-do-setor-mais-defensivo-da-bolsa-energia-eletrica-e-saneamento/

  • questão - Os investimentos em infraestrutura no território brasileiro, incluindo energia elétrica e transportes, mediante privatizações, concessões de serviços públicos a empresas privadas e parcerias público-privadas, estão se tornando, gradativamente, um problema (erro) para o governo federal em razão do desinteresse de grandes empresas nesse tipo de negócio.

    Não seria problema, mas, sim, solução.

    FHC - LULA - DILMA - BOLSONARO, esse ultimo então nem se fala!

    Todos foram e ainda são adeptos das privatizações.

    FHC e LULA, foram mais contidos, já do governo Dilma pra cá, as privatizações tem se tornado mais paltadas ná dinamica política.

    Todavia, realmente, no senário atual, as empresas privadas e parcerias público-privadas não tem demostrado mais interesse frente a instabilide de governabilidade que enfrentamos.

    Resumindo, a questão está erradissíma, pois não faltaria empresas ou grupos interessados nas privatizações.

    Hoje, nos dias atuais (MAR/2021) A referida questão estaria CORRETISSÍMA. (Infelizmente)

  • Pode-se dizer que em alguns setores existe sim certo desinteresse e o governo sofre com isso... Por exemplo, que empresa não irá querer a concessão da rodovia imigrantes de SP? Isso é diferente da concessão de uma rodovia no interior de Minas Gerais, com baixo fluxo de veículos ... ( não é viável para a empresa)...

  • COLOQUEM O GABARITO PRA QUEM NÃO PODE VER A RESPOSTA PORR@ !

    GABARITO ERRADO PARA NÃO ASSINANTES.

  • O GRANDE PROBLEMA DESSA ÉPOCA FOI A (CORRUPÇÃO) ESPERO QUE O BRASIL COMEÇE A ANDAR DAQUI PRA FRENTE.


ID
1626940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, terceira maior potência mundial agropecuária, enfrenta desafios logísticos, de infraestrutura e legais para continuar a crescer nesse setor, competindo internacionalmente. No que se refere a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue (C ou E) os item a seguir.

As grandes distâncias entre as áreas produtoras de alimentos e os centros de industrialização, consumo, produção e portos, além de envolverem implicações de ordem local (ambiental, econômica, social, política), repercutem na escala nacional de uso do território brasileiro, dada a existência de fluxos de grande volume e baixo valor agregado entre regiões desprovidas de condições logísticas capazes de fazer frente às quantidades produzidas em larga escala.

Alternativas
Comentários
  • Complementando o comentário do @instudando, vale lembrar a péssima distribuição e organização da malha de transportes no Brasil, com baixíssima quantidade de vias férreas (o que tornaria o transporte das mercadorias muito mais barato, principalmente o de commodities) e o imenso número de rodovias, que por si só já seria suficiente para aumentar o custo, mas como se não fosse suficiente, o seu péssimo estado de conservação faz com que grande parte das mercadorias seja perdida no trajeto (grãos que acabam caindo dos caminhões devido à trepidação das estradas esburacadas).

  • Complementando o comentário do nossa colega Vinicius, não só as linhas férreas, como também a cabotagem: Também chamado de “Transporte Costeiro”, esse tipo de transporte é doméstico, posto que é realizado somente entre os portos do território nacional junto a outras formas de transporte obtendo a famosa MULTIMODALIDADE de cargas, o que gera economia e mais eficiência no transporte. Brasil tem muuuitos rios navegáveis, bem como uma extensa costa que poderia facilitar a aplicação dessa modalidade, no entanto, há forte presença politica e industrial que não deixam a aplicação dessas modalidade, o que atrasa o desenvolvimento e encarece os produtos.. Brasil sendo Brasil..

  • Gabarito: CORRETO

    A questão está correta, já que o Brasil, um país de dimensões continentais, carece de uma infraestrutura logística que possibilite o transporte, armazenamento e distribuição do que é produzido em todas as regiões de forma eficiente

    Outro fator que contribui em muito para o encarecimento das produções brasileiras é o meio de transporte preferencialmente utilizado, que é o rodoviário. O transporte rodoviário é mais eficiente para o transporte de produtos com alto valor agregado, ou seja, produtos que envolvem tecnologia avançada, uma vez que o custo de manutenção dos caminhões e das rodoviais é alto. Porém, no Brasil, produtos de baixo valor agregado como os gêneros alimentícios ainda são comumente transportados a longas distâncias por meio de transporte rodoviário, pois muitos centros de produção alimentícia encontram-se longe dos maiores mercados consumidores e não existe no país opções viáveis por meio de hidrovias e ferrovias, as quais não foram contempladas pelas políticas públicas das últimas décadas. Além de que ainda há o problema em várias regiões brasileiras da falta de condições logísticas para armazenar grandes quantidades de produtos, os quais muitas vezes acabam perecendo e sendo desperdiçados.

    TECCONCURSOS

  • Espero que o cenário do Brasil mude... POR MAIS FERROVIAS.

  • Ano: 2017 Banca:  CESPE Órgão: SEDF  Prova: PROFESSOR DE GEOGRAFIA

    Considerando esse texto, julgue o item a seguir. 

    Em contraponto ao processo de modernização produtiva, o setor agropecuário no Brasil mantém uma estrutura baseada na produção para a exportação sem a agregação de valor, representada pelo processo parcial ou total de transformação pela indústria nacional.

    Alternativas

    Certo

    Errado

    GAB: ERRADO

    Em relação ao Brasil, falar baixo valor agregado é CORRETO. Falar SEM VALOR AGREGADO é ERRADO


ID
1626943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, terceira maior potência mundial agropecuária, enfrenta desafios logísticos, de infraestrutura e legais para continuar a crescer nesse setor, competindo internacionalmente. No que se refere a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue (C ou E) os item a seguir.

O atual modelo de uso do território brasileiro é marcado por uma regulação híbrida, cabendo tanto à iniciativa privada quanto ao poder público as ações de planejamento e execução de obras para escoamento da produção, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • GABA: C

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Parceria_p%C3%BAblico-privada

    Parceria público-privada é o contrato pelo qual o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma certa utilidade mensurável mediante a operação e manutenção de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construída. Em contrapartida há uma remuneração periódica paga pelo Estado e vinculada ao seu desempenho no período de referência. Alguns exemplos de obras realizada por PPPs são vagas prisionais, leitos hospitalares, energia elétrica, autoestrada dentre outras.

    Os últimos anos têm sido marcados por um aumento da colaboração entre setor público e o privado para o desenvolvimento e operação de infraestruturas para um leque alargado de atividades econômicas. Assim os acordos das parcerias público-privadas (PPP) são guiados por limitações dos fundos públicos para cobrir os investimentos necessários, mas também dos esforços para aumentar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos.

    As quatro principais regras para o setor privado num esquema de PPP, são:

    Providenciar capital adicional;

    Fornecer capacidades alternativas de gestão e implementação;

    Acrescentar valor ao consumidor e ao público em geral;

    Melhorar a identificação das necessidades e a otimização dos recursos;

  • Quem sabe o mínimo de direito administrativo erra fácil uma questão dessa, como eu. REGULAÇÃO quem faz é o Poder Público, e cabe à iniciativa privada obedecer.

  • Ferrogrão.

  • Maurício Coutinho,

    acho que aqui, exatamente por não se tratar da matéria de Direito Administrativo, regulação tem que ser vista na sua concepção mais ampla. Regular oferta e demanda, por exemplo.

    Falando específicamente de infraestrutura (tópico da questão), empresas privadas que realizaram grandes obras de infraestrutura ou adquiriram-nas do estado em privatizações tem sim o poder de regular a oferta dos serviços ligados a esta infraestrutura, por exemplo.

    Bons estudos!

  • As obras de infraestrutura no Brasil são feitas pelo governo, pelo setor privado ou por meio de parceria do setor privado com o governo.

    Ou seja, o atual modelo de uso do território brasileiro é marcado por uma regulação híbrida, cabendo tanto à iniciativa privada quanto ao poder público as ações de planejamento e execução de obras de transporte.

    Resposta: Certo

  • O atual modelo de uso do território brasileiro é marcado por uma regulação híbrida, no sentido de influenciar o mercado, abstraindo-se do termo regulação a atuação meramente normativa.

  • Ao fazer uma prova de geografia, pense como um geógrafo!

  • Um exemplo aqui em São Luis - MA é construção de um porto (Porto São Luís) com investimento de empresários chineses e brasileiros. Esse investimento tem o objetivo de exportar toneladas de grãos, fertilizantes e cargas gerais do Brasil para o mundo.

  • Um exemplo prático:

    "A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) emitiu neste mês a ordem de serviço para as obras de pavimentação asfáltica de um trecho de 2,3 quilômetros da estrada que liga o Projeto Público de Irrigação Ceraíma ao distrito de Morrinhos, ambos no município de Guanambi (BA).

    A pavimentação facilitará o escoamento da produção agrícola, além de valorizar as propriedades rurais próximas à estrada, e dará rapidez e qualidade ao fluxo de veículos"

    https://www.codevasf.gov.br/noticias/2021/codevasf-autoriza-inicio-da-pavimentacao-asfaltica-da-estrada-que-liga-o-projeto-ceraima-ao-distrito-de-morrinhos-em-guanambi-ba

  • É so lembrar galera da Terceirização 


ID
1626946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, terceira maior potência mundial agropecuária, enfrenta desafios logísticos, de infraestrutura e legais para continuar a crescer nesse setor, competindo internacionalmente. No que se refere a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue (C ou E) os item a seguir.

Denominam-se demandas corporativas os investimentos públicos que, na visão política nacional, são destinados a superar as deficiências em transporte, conferir competitividade e promover o crescimento sustentável do país, a partir do investimento estatal no setor de logística, considerado área estratégica de segurança nacional.

Alternativas
Comentários
  • Desculpe a ingenuidade....

    .....mas na minha humilde opinião, logística e segurança nacional possuem uma profunda relação!

    http://www.defesa.gov.br/arquivos/File/legislacao/emcfa/publicacoes/dbmn_doutrinabasicademobilizacaonacional.pdf

     

     

     

  • Logística e segurança nacional tem itensa correlação. 

    Se vc tem uma fronteira porosa, por exemplo, com uma logística mal estruturada e bem permeável a circulação de pessoas, automóveis, acaba por comprometer a segurança nacional, na medidade em que se torna possível a entrada de drogas, armas, criminosos, dentre outros malefícios para a salvaguarda da sociedade e do Estado brasileiro. Portanto, incorreta a avaliação do nosso amigo. 

    Denominam-se demandas corporativas (empresas) os investimentos públicos que, na visão política nacional, são destinados a superar as deficiências em transporte, conferir competitividade e promover o crescimento sustentável do país, a partir do investimento estatal no setor de logística, considerado área estratégica de segurança nacional.

    É evidente que o erro está em demandas corporativas, que não se traduzem em investimentos públicos, mas sim de empresas.

     

  • Creio que o erra da questão está no termo demanda corporativa. O exposto na questão não é demanda corporativa; é política de estado, não há quem não defenda esse tipo de investimento, mesmo em diferentes medidas. No que tange a abordagem de logística e segurança nacional, obviamente, estão relativamente ligadas.

  • ERRO: Demanda corporativa é termo próprio à iniciativa privada.

     

     

    Fonte: http://geografiacacd.blogspot.com.br/

  • Demandas cooporativas (empresariais) podem levar à investimento público do Estado em logística. Sem necessariamente haver um PPP específico pra o projeto logístico em si. Por exemplo, a iniciativa privada apresenta um projeto de um pólo industrial para uma determinada região para qual não há condições logísticas técnicas adequadas para entrada de insumos e/ou saídas de produtos acabados. Mas o investimento privado a ser relaizado, a quantidade de empregos gerados e impostos arrecadados levam ao Estado a ponderar a construçào da estradas para atender ao empreendimento. Se isso é legalmente adequado não sei. Mas acontece. 

    Agora, demandas coorporativas atendem interesses cooporativos. Não necessariamente (para não dizer, raramente) estão associados aos interesses se segurança nacional. Mas meramente ao interesse do próprio capital. Por isso marquei como errada a questão.

    Mais sobre o assunto: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-283.htm

  • O cara quer pagar de gatão e fala uma baita bobagem! Vai ver que logística não tem nada a ver com segurança nacional mesmo @intudando.

     

    Será que é por não ter relação que a lei 6.634 obriga que obras de infra estrutura logística na faixa de fronteira tenham autorização do Conselho de Segurança Nacional????

     

    Lei 6.634/79:

    Art. 2º. - Salvo com o assentimento prévio do Conselho de Segurança Nacional, será vedada, na Faixa de Fronteira, a prática dos atos referentes a:

    II - Construção de pontes, estradas internacionais e campos de pouso;

  • Acho que a explicação do Thiago é mais adequada

    No contexto da questão, não existe mesmo relação entre segurança e logística.

    Sobre o questionamento da galera sobre o termo "demanda corporativa, eu entendo o seguinte:

     

    demanda

    substantivo feminino

    1.manifestação de um desejo, pedido ou exigência; solicitação.

    Demanda significa exigência. Então, a necessidade de investimento em infraestrutura para escoar produção, por exemplo, não pode caracterizar demanda corporativa?

     

  • Rodrigo Collet, o comentário do Tiago Melo não está infundado não, ao contrário, está correto. Veja:

    "O Ministério da Defesa incentivará, junto às esferas do Governo federal, a ampliação e a compatibilização da infraestrutura logística terrestre, portuária, aquaviária, aeroespacial, aeroportuária e de telemática, visando os interesses da defesa".

    POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA & ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA, pag 133

    Ao meu ver, o motivo do erro está no seguinte elemento: "Denominam-se demandas corporativas os investimentos públicos"

    Demandas corporativas não provêm de investimentos públicos, vêm de iniciativas privadas.

    Muito boa a questão, haja vista o cargo concorrido no certame.

  • tiago iludido,


    Demandas cooporativas (empresariais) podem levar à investimento público do Estado em logística. Sem necessariamente haver um PPP específico pra o projeto logístico em si. Por exemplo, a iniciativa privada apresenta um projeto de um pólo industrial para uma determinada região para qual não há condições logísticas técnicas adequadas para entrada de insumos e/ou saídas de produtos acabados. Mas o investimento privado a ser relaizado, a quantidade de empregos gerados e impostos arrecadados levam ao Estado a ponderar a construçào da estradas para atender ao empreendimento. Se isso é legalmente adequado não sei. Mas acontece. acontece o oposto

  • ERRADA

    demandas "corporativas" é termo próprio da iniciativa privada.

  • ERRO

    Denominam-se demandas corporativas os investimentos públicos.

  • DEMANDA CORPORATIVA = INICIATIVA PRIVADA

  • Erro:: demanda corporativa é termo próprio à iniciativa privada.

    FONTE: livro "Geografia I: epistemologia, política e meio ambiente". Autor: washington Ramos dos Santos Junior

  • "A noção de demandas corporativas apresentada prevê investimentos não apenas a partir do setor estatal, mas também privados, conforme se verifica na definição de Ricardo Castillo na página 40 do artigo "Agronegócio e logística em áreas do Cerrado: expressão da agricultura científica globalizada", publicado na Revista da ANPEGE. v. 3, p. 33-43, 2007 e que é muito próxima do texto proposto pelo item. Para além disso, o final que sugere uma posição da logística em uma estratégia de segurança nacional também não define de maneira adequada como tem ocorrido o planejamento especialmente após a redemocratização." (COMO PASSAR - Concursos da Diplomacia e Chancelaria - 1600 questões comentadas)

  • a segurança ai não é só publica não, é todo tipo de segurança, inclusive a jurídica. hehehe

  • DEMANDA CORPORATIVA = INICIATIVA PRIVADA

  • Investimento público para conferir competitividade no âmbito privado? Posso estar enganado, mas enxerguei uma violação ao princípio da livre concorrência.

  • No universo corporativo, demanda é tudo aquilo que deve ser atendido pela empresa, e a sua gestão implica planejar e administrar todo o trabalho e as atividades exigidas por ela. Se realizado de forma sistêmica, a gestão de demandas possibilita o bom atendimento aos clientes e o total controle das tarefas a ser realizadas.

    • O mercado, sob o domínio da Geografia do meio técnico-científico-informacional, contém e é dominado pelos interesses e estratégias corporativas das grandes empresas globais e pelo papel, muitas vezes subalterno, dos governos. Por conseguinte, as empresas concorrem pela globalização do território movidas pela ação de diferentes capitais no mundo do dinheiro, das finanças e da economia informacional.
    • Assim, em vários países a entrada de companhias privadas ficou condicionada a investimentos nas redes de infraestrutura, visando à sua ampliação ou modernização.
    • Estados e municípios fazem concessões a indústrias com capacidade multiplicadora que pretendam se instalar em seus territórios, como isenções fiscais, oferta de terrenos para instalação da empresa e infraestrutura básica. Os governos fazem essas concessões visando a aumentar a geração de empregos e a arrecadação de impostos, dentre outros benefícios.
    • As companhias usam o território corporativamente, a partir da regulação do Estado e de múltiplos investimentos, em diversas áreas.
    • Com isso, a realidade é que o território foi preparado técnica e normativamente para ser instrumento de emissão e recepção das demandas da globalização e da internacionalização, em um capitalismo voltado para atender, especialmente, o poder corporativo e também as formas não solidárias de competição territorial e de amparo das estruturas de comando das classes hegemônicas.
    • Os territórios são hoje alvo da estratégia de grupos empresariais, da regulação estatal, do telecomando em comunicação com as grandes engrenagens que mantêm o sistema capitalista em ação, por meio do poder do controle remoto corporativo dos territórios e das instituições globalmente.

    (Fonte de consulta: DA SILVA, Paulo Fernando Jurado,  "Expressão geográfica do uso corporativo do território pelas empresas de telecomunicação", Scielo; SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos, "Geografia Geral e do Brasil", Ed. Ática, 2018, vol. único)


ID
1694116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos efeitos da reestruturação produtiva no território brasileiro, que ocorreu como consequência da revolução tecnocientífica informacional, a partir da segunda metade do século XX, julgue o próximo item.

Fatores como altos custos de transporte, barreiras impostas pela legislação ambiental e dependência da importação de tecnologias relacionadas à produção agrícola limitaram a expansão do agronegócio no território do Brasil, que, por sua vez, reorganizou o seu sistema produtivo agropecuário de maneira superficial, de forma a manter precários o latifúndio e as relações de trabalho no campo.


Alternativas
Comentários
  • Excelente comentário Aline.

  • Foi justamente o contrario que aconteceu... No seculo XX foi que ocorreu a verdadeira revolução no campo, seja pela optica do uso de tecnologias industriais (emprapa), seja pelo crescimento da fronteira do agronegócio...


  • Plus: latifúndio cresceu absurdamente nesse período.

  • GABARITO (ERRADO )

  • O agronegócio é o motor da economia brasileira, muito pelo contrário, ele (o agronegócio) "decolou" nos últimos anos.

  • os citados problemas lógísticos/estruturais: "Fatores como altos custos de transporte, barreiras impostas pela legislação ambiental e dependência da importação de tecnologias relacionadas à produção agrícola limitaram a expansão do agronegócio no território do Brasil," apesar de diminuirem a vantagem comparativa dos nossos produtos,lá no exterior, não chegam a ser óbice a nossas exportações. o agronegócio é o que mantém nosso país funcionando. 

  • Só Lembrar da REVOLUÇÂO VERDE(modernização do campo)

  • A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, aumentando significativamente a produção de alimentos, entretanto, a fome mundial não foi solucionada, desbancando o discurso humanitário de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome nos países em desenvolvimento.

  • Gabarito: ERRADO


    O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira, ele integra práticas da cidade e do campo, envolvendo a produção agropecuária e outras práticas que são interligadas a ela.

    O nome agronegócio é um termo que foi criado para relacionar o negócio, a comercialização que é feita através dos produtos derivados da agropecuária, englobando os serviços, as técnicas e os equipamentos a ela relacionados, tanto direta quanto indiretamente.

    Entendido como um processo, na produção agrícola agropecuária intensiva é utilizada uma série de tecnologias e biotecnologias, a fim de alcançar níveis elevados de produtividade, pois é necessário que alguém ou alguma empresa forneça esses elementos.


    Fonte: https://www.grupoescolar.com/pesquisa/agronegocio.html

  • Esta questão tem alguns erros, então vou dividi-los para um melhor entendimento.

    Fatores como altos custos de transporte, barreiras impostas pela legislação ambiental e dependência da importação de tecnologias relacionadas à produção agrícola NÃO limitaram a expansão do agronegócio no território do Brasil.

    Ora, percebemos que realmente há altos custos de transporte, por conta da falta de infraestrutura, bem como há legislação ambiental – corriqueiramente desrespeitada – e dependência tecnológica de países mais desenvolvidos. Nenhum desses fatores, porém, limitou de maneira decisiva a expansão da agroindústria brasileira, que é uma das mais importantes do mundo e continua avançando para áreas de mata nativa.

    Reorganizou o seu sistema produtivo agropecuário de maneira superficial.

    Todos os fatores apontados reorganizaram de maneira decisiva o espaço rural, já que grandes produtores continuam a procurar regiões que sejam menos fiscalizadas, por exemplo, e que tenham melhor escoamento.

    De forma a manter precários o latifúndio e as relações de trabalho no campo.

    De fato, as relações de trabalho no campo, em regra, são precárias em termos legais. Grande parte dos latifúndios, por outro lado, estão legalizados e pertencem a grandes grupos do capital financeiro/industrial nacional e internacional.

    Resposta: Errado

  • Salvo engano, o agronegócio é responsável por aproximadamente 50% do PIB BR

  • Esta questão tem alguns erros, então vou dividi-los para um melhor entendimento.

    Fatores como altos custos de transporte, barreiras impostas pela legislação ambiental e dependência da importação de tecnologias relacionadas à produção agrícola NÃO limitaram a expansão do agronegócio no território do Brasil.

    Ora, percebemos que realmente há altos custos de transporte, por conta da falta de infraestrutura, bem como há legislação ambiental – corriqueiramente desrespeitada – e dependência tecnológica de países mais desenvolvidos. Nenhum desses fatores, porém, limitou de maneira decisiva a expansão da agroindústria brasileira, que é uma das mais importantes do mundo e continua avançando para áreas de mata nativa.

    Reorganizou o seu sistema produtivo agropecuário de maneira superficial.

    Todos os fatores apontados reorganizaram de maneira decisiva o espaço rural, já que grandes produtores continuam a procurar regiões que sejam menos fiscalizadas, por exemplo, e que tenham melhor escoamento.

    De forma a manter precários o latifúndio e as relações de trabalho no campo.

    De fato, as relações de trabalho no campo, em regra, são precárias em termos legais. Grande parte dos latifúndios, por outro lado, estão legalizados e pertencem a grandes grupos do capital financeiro/industrial nacional e internacional.

    Resposta: Errado

  • Embora existam muitas barreiras ao agronegócio brasileiro como o nosso sistema modal de transporte (predominantemente rodoviário) , ele está em expansão e é importante para a economia brasileira.

  • Concordo, mas acredito que vc nem esteja mais nessa labuta de concurseiro

  • O agro negocio é importante para a expanção brasileira Agro e tec agro e pop

    #PMAL2021

  • Não ocorreu limitação alguma no agronegócio, ele é o setor, porquanto, que mais contribui para o aumento do PIB brasileiro.

  • Não ocorreu limitação alguma no agronegócio, ele é o setor, porquanto, que mais contribui para o aumento do PIB brasileiro.


ID
1890544
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No século XVII, a criação de gado desempenhou um papel importante na ocupação do atual território brasileiro e de suporte às atividades econômicas. Além de fornecer carne seca aos núcleos litorâneos, a pecuária:

Alternativas
Comentários
  • Na letra A, criação intensiva está errado.

  • Letra A -> Não foi intensivo e sim extensivo.

    Letra B-> Facilitou a integração e não dificultou.

    Letra C -> Plantação de frutas na caatinga? Complicado viu?

    Letra D -> Não.. o cultivo de café manteve-se no litoral.

    Letra E -> Correta

  • Raphael, a plantação de frutas na caatinga não é absurda. O erro da alternativa c é que isso se deu em outra época da história. Você revela desconhecer a cidade Petrolina, uma das maiores exportadoras de hortifrutigranjeiros do país em pleno semi-árido. 

  • Para termos ideia do grau de malícia das bancas e como elas  pegam pela falta de atenção, também quem tem um conhecimento mais amplo da história, veja:

    No item d) o fato realmente aconteceu. A criação de gado serviu de apoio à cafeicultura no oeste paulista, favorecendo o surgimento de vilas no interior paulista, seguindo o sentido e fluxo do rio Tietê, PORÉM isso ocorreu no século XVIII, aí está o erro da alternativa d.

    Bem sacado FGV.

  • Complementando o comentário do Renan victer:


    Criação EXTENSIVA: criado solto, em áreas grandes, com poucos investimentos. (pense no tamanho da área, que fica fácil lembrar - ÁREA EXTENSA - EXTENSIVO)


    Criação INTENSIVA: (bagulho é INTENSO! CORRERIA, PRODUÇÃO...)

    Gado criado CONFINADO, uso de TECNOLOGIAS, CUSTO ELEVADO, MAIOR PRODUTIVIDADE, exige menor área...


    existe ainda o SEMI EXTENSIVO, que é uma mescla de ambos, não havendo uma regra clara do que seria, mas basicamente é a criação do bicho solto, com cuidados e tecnologias modernas.

  • A pecuária fornecia: carne seca, couro e animais indispensáveis para girar os moinhos dos engenhos. Os pecuaristas saíram do litoral e avançaram para o interior do Brasil. Uma das áreas colonizadas foi o vale do rio São Francisco.

    alternativa E

    força, guerreiros!!

  • Sobre a pecuária brasileira, buscamos a alternativa correta.

    A) A pecuária do século XVII era necessariamente extensiva praticada em latifúndios ou pastagens naturais conforme o texto associado destaca abastecia os núcleos urbanos não possuindo relação com exportações. 

    B) A pecuária do período em questão facilitou a integração inter-regional ao se realizar em partes do território diferentes daquelas abastecidas por ela. 

    C) Fruticultura irrigada na região Nordeste é um fenômeno da segunda metade do século XX.

    D) A consolidação da cafeicultura no Oeste Paulista não se relacionou com a pecuária do século XVII por mais de um século de diferença, já que a atividade cafeeira na região só entra em seu apogeu na virada do século XIX para o XX.

    E) O rio São Francisco foi fundamental na interiorização da ocupação pela via da pecuária já que suas margens produziam extensas áreas de pastagens naturais e a pecuária em questão mantinha-se com algum acesso aos espaços litorâneos que formavam seus mercados consumidores.  



    GABARITO DO PROFESSOR: E

ID
1945210
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agropecuária finalizou 2015 ainda com algum fôlego. Segundo o IBGE, é o único setor que, no ano passado, apresentou taxa acumulada positiva. Apesar da baixa participação da agropecuária no PIB, o agronegócio é extremamente relevante para as exportações do Brasil, representando, em 2015, parcela de 46,2% do valor total exportado. Em apenas 14 anos, o setor obteve ganho de cem milhões de toneladas.

ROCHA, D.; LOPES, I. Agronegócio em risco. O Globo. 23 mar. 2016, p. 13. Adaptado.

No período indicado, o avanço do agronegócio decorreu, principalmente, do fator

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: d) elevação do nível de produtividade.

    Bons estudos!


ID
2149258
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"Desde o Período Colonial, um dos pilares da economia brasileira é a agropecuária. Atualmente, o Brasil está entre os cinco maiores exportadores de alimentos. Mesmo com a crise mundial iniciada em 2008 esse setor foi pouco afetado”.

Com base nas informações e nos conhecimentos sobre a agropecuária do país, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D)

     

    Considera-se agricultor familiar aquele que desenvolve atividades econômicas no meio rural e que atende alguns requisitos básicos, tais como: não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais*; utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural. 

    Recebe esse nome pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados).

    A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e ainda, para o consumo de parte da população(mercado interno).

     

    Fonte: Toda Matéria e Brasil escola.

  • Além do mais, apesar da forte concentração fundiária, a agricultura familiar é também mais eficiente do que a patronal em todas as regiões brasileiras (igualmente quanto à geração de empregos)

    Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira

  • Marquei a D por eliminação mas acho ela suspeita, já que.

    Latifundiários: Grandes extensões de terra com monopolização da agricultura e concentrada nas mãos de produtores agrícolas.

    Agricultura familiar: Detém a maior parte dos estabelecimentos agrícolas, mas tem sua capacidade de produção limitada.

    MUITA TERRA COM POUCA GENTE (AGROBUSINESS)

    POUCA TERRA COM MUITA GENTE (AGRICULTURA FAMILIAR)

    Comentem

  • MiKe, a concentração fundiária é considerada por muitos um grave problema no espaço rural do Brasil, com a maior parte das terras nas mãos de poucas pessoas.

    Latifúndios: Grande extensão = produção em larga escala =commodities= exportação.

    X

    Minifúndios: Pequena extensão = produção de subsistência = mercado interno.

    CFO PM BA

    SERTÃO !!!


ID
2236375
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A característica fundamental é que ele não é mais somente um agricultor ou um pecuarista: ele combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento, tanto nos ramos tradicionais urbano-industriais como nas novas atividades que vêm se desenvolvendo no meio rural, como lazer, turismo, conservação da natureza, moradia e prestação de serviços pessoais.

SILVA, J. G. O novo rural brasileiro. Revista Nova Economia, n. 1, maio 1997 (adaptado).

Essa nova forma de organização social do trabalho é denominada

Alternativas
Comentários
  • tercerização,  é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

    pluriatividade,cheguei a ficar na dúvida, mas pela própria palavra dá pra inferir, pois "pluri"=várias, logo várias atividades em um meio 

    agronegócio,é toda a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária

    cooperativismo,é a doutrina que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas.

    associativismo,movimento dos trabalhadores de se congregarem em associações representativas, para a defesa de seus interesses.

    sendo assim, a alternativa correta é a B

     

  •   A questão trata de uma nova forma de organização social do trabalho existente no meio rural, que se baseia na diversificação das atividades rentáveis, para além da agricultura e da pecuária.

       Em relação às alternativas:

       -> A letra A está incorreta. A terceirização é um processo pelo qual uma empresa contrata outra empresa para prestar um determinado serviço, referente a uma atividade-meio.

       ->A letra B está correta. A pluriatividade é um fenômeno que pressupõe a combinação de pelo menos duas atividades, sendo uma delas agricultura ou pecuária. Assim, membros das famílias de agricultores, que residem no meio rural, buscam diferentes atividades, muitas vezes não agrícolas, no intuito de ampliar o rendimento. Dessa forma, as famílias  de agricultores garantem a sua permanência no campo, além de promover uma ligação, inclusive produtiva, com a agricultura e a vida no espaço rural.

       -> A letra C está incorreta. Agronegócio é toda relação comercial ou industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.

       -> A letra D está incorreta. O cooperativismo baseia-se em um método de ação pelo qual indivíduos ou familiares com interesses comuns constituem um empreendimento. Os direitos são iguais para todos e o resultado alcançado é repartido somente entre os integrantes, na proporção da participação de cada um.

      -> A letra E está incorreta. Associativismo é o movimento dos trabalhadores se reunirem em órgãos representativos, como sindicatos ou órgãos de classe, para a defesa dos seus direitos e interesses comuns.

    Gabarito do professor: Letra B

  • Ok

     

  • Resposta B

     

    O texto afirma que o agricultor hoje exerce a atividade agrária combinada com outras atividades urbano-industriais, ou seja, a organização social do trabalho é caracterizada pela pluriatividade.

     

    http://simulado-x.blogspot.com.br/2017/02/enem-2016-questao_76.html

  • Pra quem ficou na dúvida assim como eu

     

    agronegócio

    (déc. 1990) econ conjunto de operações da cadeia produtiva, do trabalho agropecuário até a comercialização.

     

    Ou seja, a resposta não poderia ser essa porque as atividades citadas vão além ;)

  • A resposta só poderia ser agronegócio se o enunciado falasse de englobar diversos setores da economia, por exemplo.

  • As características descritas no texto remetem a ideia de multi atividades. A tereirizaçao e o agronegócio são presentes na estrutura contemporânea rural, porém não é sobre isso que o texto aborda. A opção que corresponde corretamente ao descrito é a pluriatividade.

    Letra B

  • pluriatividade é caracterizada pela sua existência em espaços periurbanos, a qual fomenta uma nova estrutura social e econômica, permitindo ao pequeno produtor rural manter-se naquele meio e exercer, paralelamente, uma outra atividade, seja na propriedade ou no meio urbano, com o objetivo de geração de rendas.

    Espaços Periurbanos-espaço onde as atividades rurais e urbanas se misturam, dificultando a determinação dos limites físicos e sociais do espaço urbano e do rural.


ID
2284420
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A modernização do parque industrial brasileiro e da produção agropecuária, além dos investimentos em infraestrutura nos setores de transportes, comunicações e energia, tem alterado a estrutura do mercado de trabalho no País. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2414239
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      As mudanças paleoambientais no Brasil, influenciadas pelas oscilações climáticas, proporcionaram, gradativamente, com climas mais úmidos, a expansão de cerrados e a retração de caatingas, configurando o quadro fitogeográfico atual.

                  Márcio Luiz da Silva. Revista Brasileira de Geografia Física 01 (2011).

                                                   Internet:: <www.revista.ufpe.br>  (com adaptações). 

Considerando o texto como referência inicial, julgue o item subsecutivo acerca do quadro físico brasileiro. 

Tendo ocupado algo próximo a 20% do território nacional, os cerrados atualmente correspondem a uma área bem mais reduzida, devido ao avanço agrícola, ao desmatamento, a queimadas e à expansão da pecuária. 

Alternativas
Comentários
  • Desmatamento do Cerrado

     

    Infelizmente, em função do avanço da agricultura nesta região, principalmente de soja, o cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar dos anos. O crescimento da pecuária de corte também tem colaborado para a diminuição deste tipo de vegetação.

     

    Fonte:

    http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/cerrado.htm

  • Biomas Continentais Brasileiros         Área / Total Brasil (Km2)

    Amazônia                                                        49,3%

    Cerrado                                                            23,9%

    Mata Atlântica                                               13,0%

    Caatinga                                                           9,9%

    Pampa                                                              2,1%

    Pantanal                                                           1,8%

    Total Brasil                                                      100%


ID
2431816
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre os exemplos abaixo, constitui atividade pecuária apenas a:

Alternativas
Comentários
  • Especialização produtiva na criação animal:

    - Pecuária de corte (criação de bovinos destinados à produção de carne)

    - Pecuária de leite (criação de bovinos e outros animais destinados à produção de leite)

    - Pecuária de lã (criação de ovinos ou caprinos que fornecem lã)

    - Equinocultura (criação de cavalos)

    - Suinocultura (criação de porcos)

    - Avicultura (criação de aves)

    - Cunicultura (criação de coelhos)

    - Apicultura (criação de abelhas)

    - Piscicultura (criação de peixes)

    Fonte: mundoeducacao.uol.com.br

  • Nem minha mãe faz isso por mim. <3


ID
2448514
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Se, até a década de 1980, o conjunto da agropecuária nordestina permaneceu quase inalterado, a partir de então se vislumbra a ocupação de novas fronteiras pelo agronegócio globalizado, tomando alguns lugares específicos dessa região, que passam a receber vultosos investimentos de algumas importantes empresas do setor, difundindo-se a agricultura científica e o agronegócio. Existe hoje no Nordeste, assim como de resto em todo o país, uma dicotomia entre uma agricultura tradicional e uma agricultura científica, apresentando-se esta em algumas partes bem delimitadas do território nordestino, constituindo verdadeiros pontos luminosos.
(Denise Elias. “Globalização e fragmentação do espaço agrícola do Brasil”. Scripta Nova, agosto de 2006. Adaptado.)
É exemplo de espaço nordestino “luminoso”, incorporado aos circuitos produtivos globalizados do agronegócio, a região produtora de

Alternativas
Comentários
  • Vou comentar até onde eu entendo kkkk

    A soja é cultivada no Oeste Baiano (região do MAPITOBA)

    O cacau é cultivado na região sul, próximo ao Espírito Santo (vale lembrar que a empresa Garoto de chocolate é do ES)

    A cana-de-açúcar é tradicionalmente cultivada na Zona da Mata (herança colonial / agreste fornece mão de obra sazonal)

    A fruticultura irrigada no vale do São Francisco, entre Juazeiro e Petrolina, uma opção frente ao clima semiárido e penoso para a agricultura.

    Sigam firmes. Brasil!


ID
2503966
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na Região Nordeste, área de forte concentração de pobreza no país, novas atividades têm sido importantes para a geração de emprego e de renda. Duas dessas atividades são:

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO DIZ SOBRE NOVAS ATIVIDADES: NÃO CONCORDO POR ESTAR CERTA, POIS O TURISMO NÃO É NOVO NO NORDESTE, AO CONTRÁRIO, É SÁBIDO QUE A DÉCADAS O NORDESTE É DESTAQUE NO TURISMO.

  • A economia da Região Nordeste do Brasil é a terceira maior do país, atrás da Região Sudeste e Sul respectivamente. A economia do Nordeste foi a que apresentou o maior crescimento nos últimos anos. A economia da Região Nordeste é baseada na agricultura, extrativismo vegetal e mineral, na indústria e comércio, nas atividades turísticas, entre outras.

     

    A fruticultura irrigada, beneficiada pelo clima tropical, é desenvolvida no Vale do Rio Açu, no Rio Grande do Norte, com grande produção de melão, melancia etc., e no Vale Médio do rio São Francisco, no Sertão, principalmente nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), onde são produzidas uva, manga, melão, abacaxi, mamão etc., que são vendidas para o mercado interno e exportadas, através do aeroporto internacional de Petrolina, para diversos países.

     

    A atividade turística do Nordeste é um fator importante para a economia da região. A região concentra grandes áreas repletas de belezas naturais como o extenso litoral, com praias de águas quentes e cristalinas, que estão entre as mais bonitas do país, o Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), um paraíso ecológico, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, os Canyons do São Francisco entre outros. Na Região Nordeste estão localizadas cidades históricas, Patrimônio da Humanidade, como os centros históricos de Olinda (PE), São Luís (MA) e Salvador(BA). A cidade de João Pessoa guarda construções barrocas do século XVI. O centro histórico do Recife concentra um grande número de construções históricas. O teatro de Nova Jerusalém (PE), o maior teatro ao ar livre do mundo, já levou para a região mais de três milhões de pessoas.

     

    Resposta: A

  • PRAIAS DO NORDESTE.

    GABARITO= A

  • a fruticultura irrigada rio são francisco e o turismo parte litorânea do nordeste

  • Nordeste > Turismo


ID
2524735
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A característica fundamental é que ele não é mais somente um agricultor ou um pecuarista: ele combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento, tanto nos ramos tradicionais urbano-industriais como nas novas atividades que vêm se desenvolvendo no meio rural, como lazer, turismo, conservação da natureza, moradia e prestação de serviços pessoais.


Essa nova forma de organização social do trabalho é denominada:

Alternativas
Comentários
  • O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira, integrando práticas urbanas e rurais. Esse importante campo da economia envolve uma inter-relação entre os três setores: o primário (com a agropecuária), o secundário (com as indústrias de tecnologias e de transformação das matérias-primas) e o terciário (com o transporte e comercialização dos produtos advindos do campo).

     

  • A - Entende-se por terceirização do trabalho o processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa para prestar um determinado serviço. Atualmente, no sistema capitalista em sua fase financeira, essa prática difundiu-se amplamente em todo o mundo, não sendo diferente no Brasil, onde cerca de 25% da mão de obra empregada é terceirizada.

    B Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. Praticada mundialmente através dos tempos por todas as sociedades.

    C - No Brasil, grilagem de terras é a falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse de terras devolutas ou de terceiros, bem como de prédios ou prédios indivisos. O termo também designa a venda de terras pertencentes ao poder público ou de propriedade particular mediante falsificação de documentos de propriedade da área. O agente de tal atividade é chamado grileiro.

    D - O agronegócio, que atualmente recebe o nome de agrobusiness (agronegócios em inglês), corresponde à junção de diversas atividades produtivas que estão diretamente ligadas à produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária. 
    Quando se fala em agronegócio é comum associar somente a produção in natura, como grãos e leite, por exemplo, no entanto esse segmento produtivo é muito mais abrangente, pois existe um grande número de participantes nesse processo.
    O agronegócio deve ser entendido como um processo, na produção agropecuária intensiva é utilizado uma série de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade, para isso é necessário que alguém ou uma empresa forneça tais elementos. 

    E - Cooperativismo é um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação se baseia na participação dos associados, nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo. Por meio da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem, não o lucro. Uma organização dessa natureza se caracteriza por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados.

    Resposta: D

  • Enem (2016) A característica fundamental é que ele não é mais somente um agricultor ou um pecuarista: ele combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento, tanto nos ramos tradicionais urbano-industriais como nas novas atividades que vêm se desenvolvendo no meio rural, como lazer, turismo, conservação da natureza, moradia e prestação de serviços pessoais.

    SILVA, J. G. O novo rural brasileiro. Revista Nova Economia, n. 1, maio 1997 (adaptado).

    Essa nova forma de organização social do trabalho é denominada

    A. terceirização.

    B. pluriatividade.

    C. agronegócio.

    D. cooperativismo.

    E. associativismo.

    É a mesma questão que respondi uns dias atras, porém as alternativas mudaram, o que nós deixa com duvidas em relação a questão, pois na oportunidade a opção correta na questão era a letra B Pluriatividade.

    Já nessa questão é a letra D - Agronegócio


ID
2569309
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Fronteira Agrícola é uma expressão utilizada para designar o avanço da produção agropecuária sobre áreas com baixa ocupação demográfica. Atualmente, esse avanço ocorre com

Alternativas
Comentários
  • A fronteira agrícola representa uma área mais ou menos definida de expansão das atividades agropecuárias sobre o meio natural. Geralmente, é nessa zona que se registram casos de desmatamento ilegal e de conflitos envolvendo a posse e o uso da terra sobre as chamadas terras devolutas, espaços naturais pertencentes à união e que não são delimitados por propriedades legais, servindo de moradia para índios e comunidades tradicionais e familiares. Por Rodolfo Alves Pena (Brasil Escola)
  • a expansão do moderno agronegócio, mas também pelo aumento dos conflitos pela posse de terras envolvendo posseiros e grileiros.

  • Kkkk nada haver tio!
  • Fronteira agrícola é o avanço da unidade de produção capitalista sobre o meio ambiente, terras cultiváveis e terras de agricultura familiar. A fronteira agrícola está ligada com a necessidade de maior produção de alimentos, criação de animais sob a demanda internacional de importação destes produtos.

  • Gabarito (C)

    O avanço da tecnologia voltada ao campo vem trazendo cada vez mais mecanização ao campo, o que causa mudanças nas dinâmicas de trabalho e ocupação dessas regiões, dado o número cada vez menor de trabalhadores necessários aos processos agrícolas. Isso causa também, dentre outras consequências, o aumento de conflitos entre esses trabalhadores que muitas vezes perdem seus empregos para a mecanização, e os donos dessas terras. Outros agentes, como os posseiros e grileiros, também estão envolvidos cada vez mais na disputa por esses espaços, reagindo à monopolização crescente desses territórios. 

    Fonte: Estratégia Concursos

    Bons estudos!

  • "Fronteira agrícola é um termo criado para designar o avanço da produção agropecuária em relação ao meio rural. Vem a ser uma região em que as atividades capitalistas avançam frente às grandes florestas e sobretudo em áreas pouco povoadas. A fronteira agrícola no Brasil que se localizava na região do Brasil central (cerrado), na atualidade se concentra na região Norte, em contato com a Floresta Amazônica.

    Podemos entender Frente de Expansão como o primeiro processo de ocupação de áreas naturais e essas foram realizadas em grande quantidade por pequenos produtores em terras devolutas (terras públicas no meio rural). Após uma década de ocorrências desse tipo de ocupação, os produtores, voltados, sobretudo, para a agricultura familiar e orgânica passam requerer a posse definitiva e oficial das terras por meio da lei de usucapião e esses são denominados posseiros.

    Em contrapartida, a Frente Pioneira significa o avanço dos grandes produtores que representam o agronegócio, que ao contrário da Frente de Expansão, manifestam um modo de produção inteiramente voltada para a produção interna e para exportação em larga escala que é o foco do sistema capitalista. Em boa parte dos casos essa frente é expandida por meio da grilagem (apropriação ilegal) das terras devolutas ou até mesmo em espaços pré-ocupados pelos posseiros.

    Partindo desses primórdios, diversos conflitos ocorrem no campo envolvendo grileiros e posseiros e às vezes algumas comunidades indígenas."

    Por Curso Cidade - 8ª EDIÇÃO - 2020

  • POSSEIROS= Invadem a terra sem autorização

    GRILEIROS= Forjam documentos falsos para conquistar a terra.

  • Vale lembrar de uma grande Fronteira Agrícola na região nordeste do país, chamado de MAPITOBA ,composta por Maranhão, Piauí, Tocantis e Bahia.A produção de grãos,principalmente, da SOJA é um fator de suma importância a região.

    Bons estudos

  • CERRADO (MAPITOBA) e Amazônia são as fronteiras agrícolas do Brasil (países que mais produzem soja)

    Lembrando que o solo do cerrado necessita da CALAGEM, processo que corrige a acidez do solo do cerrado.

  • Fui pela mesma linha de raciocínio.

  • SegueOFluxo...

  • Complementando...

    A – Incorreto. A ocupação dessas áreas de Fronteira Agrícola se dá em forma de propriedades de grande proporção, diferente do que é apontado pela alternativa. 

    B – Incorreto. As características apontadas pela alternativa NÃO são as observadas no território rural brasileiro.

    D – Incorreto. As atividades agrícolas nos grandes latifúndios presentes nessas áreas empregam cada vez MENOS mão de obra, dado que o campo passa por uma mecanização movida pelos avanços tecnológicos na área.

    E – Incorreto. A alternativa está incorreta pois não demonstra algo observado na Fronteira Agrícola brasileira hoje. 

    LETRA C

  • lembrar do MAPITOBA!


ID
2569828
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Se as cidades se modificaram, no campo a realidade também é outra. Parte da agropecuária brasileira está integrada ao meio técnico-cientítico-informacional e ao processo de desconcentração da produção. Nos últimos anos, em diversas regiões do país, se constituíram cinturões de gêneros agropecuários, com uso intensivo de novas tecnologias. (DELBONI, 2003, p. 142).


Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre as atividades agrárias, no Brasil, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Reduziu a oferta de empregos. As máquinas substituíram a mão de obra humana.

    C) A mecanização agrícola subordinou o campo a Cidade

  • GAB: C

    O campo se subornia a cidade por conta dos produtos que são vendidos na cidade, como insumos e até mesmo a criação de máquinas e profissionalização de agrônomos e veterinários.

  • D- a técnica de jardinagem utiliza técnicas meticulosa, milenares ou cuidadosa; tem como predomínio a rizicultura=plantação de arroz e ocorre no sul e sudeste asiático. Ou seja, foge do assunto da mecanização do campo.

  • Hoje o cenário já é diferente, as relações entre campo e cidade estão alteradas, visto as novas ruralidades, a definição de rural e urbano se tornou mais complexa uma vez que processos como o êxodo urbano e a periurbanização são observados.

  • Questão desatualizada

  • Questão desatualizada

    Q1023962

    Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: COLÉGIO NAVAL Prova: Marinha - 2019 - COLÉGIO NAVAL - Aluno - 2° Dia

    O agronegócio não está restrito ao campo, ele espacializa-se nas áreas urbanas por meio da dependência das atividades produtivas advindas da industrialização e dos setores de serviços,promovendo a subordinação do campo à cidade.


ID
2622217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da evolução da estrutura fundiária rural e dos movimentos demográficos no território brasileiro.


A internacionalização da agropecuária brasileira ainda é totalmente dependente de investimentos de conglomerados e empresas estrangeiras que compram empresas nacionais do setor e terras para cultivo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A maior parte dos investimentos atuais no agronegócio brasileiro é nacional. Atualmente, porém, a atração de investimentos estrangeiros para o agronegócio brasileiro tem sido um dos trabalhos prioritários do MAPA. Essa expectativa de maior entrada de investimentos estrangeiros no setor objetiva aumentar a agregação de valor aos produtos do agronegócio, melhorar a logística de produção e distribuição desses, dentre outras vantagens, tornando-os mais acessíveis ao mercado nacional e mais competitivos no mercado internacional. Além disso, com os investimentos, diversas novas vagas de emprego podem ser criadas.

  • Parabéns pelo comentário, Daniel!

  • A internacionalização da agropecuária brasileira ainda é TOTALMENTE dependente de investimentos de conglomerados e empresas estrangeiras que compram empresas nacionais do setor e terras para cultivo.

    BANCA CESPE RESTRINGINDO ALGO É UM SINAL DE QUESTÃO ERRADA.

  • Só lembrar da propaganda na televisão : " Agro é tec, Agro é pop, Agro é tudo", rsrsrsr.

    Brincadeiras de lado, a agropecuária trata-se de um dos carros chefes de nosso país pessoal, a Agropecuária brasileira é uma das melhores do mundo, inovação em tecnologia, vide a AGRISHOW que ocorre todo ano na cidade de Ribeirão Preto.

    Espero ter ajudado de forma simples.

    Força, foco e fé!

  • Deixou uma Dependência TOTAL do da agropecuária então questão errada nada é absoluto não somos dependentes total de NINGUÉM.
  • A internacionalização não é dependente não, realmente gera volumes de granas que ficam nas mãos dos latinfundiarios e é uma das causas da desigualdade socioeconômica, ou seja apesar de ser rico, o povo é pobre,....

  • as terrar são arrendadas.....

  • Relembrando do ensino médio .....

     

    agropecuária consiste no conjunto de atividades primárias, estando diretamente associada ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária) para o consumo humano ou para o fornecimento de matérias-primas na fabricação de roupas, medicamentos, biocombustíveis, produtos de beleza, entre outros.

     

     

     

  • Só lembrar do grupo JBS que já teve vários indícios de corrupção onde os dirigentes estão presos. O Grupo começou vendendo carne para a construção de Brasilia, hoje exporta carne e frango para mais de 140 países.

  • O agronegócio comanda a organização do espaço produtivo. Vultosos investimentos em tecnologia (agricultura de precisão) e pesquisa permitiram aproveitar de maneira mais eficiente e produtiva o espaço, gerando alta rentabilidade e produção e colocando algumas commodities agropecuárias brasileiras em destaque mundial.

  • Errado ! 

    A agropecuária brasileira dispõe de capitais nacionais e financiamentos públicos e privados para a sua operação e expansão. O setor também recebe investimentos estrangeiros na aquisição de empresas nacionais e na compra de terras para o cultivo, mas não É TOTALMENTE dependente de investimentos estrangeiros como afirma a questão.

  • -totalmente- eliminaaa
  • GABARITO: ERRADO.

  • Estrutura fundiária diz respeito à distribuição e utilização das terras agricultáveis pelo território e é tópico importante de Geografia agrária, enquanto movimentos demográficos associados à questão fundiária abordam os fluxos de saída e de retorno de população de áreas rurais em direção a urbanas e vice-versa. 

    Análise do Item:

    O sucesso e a lucratividade do agronegócio atraíram capitais nacionais, assim como o desenvolvimento de tecnologias brasileiras adaptadas às nossas características fisiográficas, e isso permitiu a formação de competitivas empresas de atuação multinacional sediadas no Brasil. Item errado.  


    Gabarito do professor: Errado.
  • Ao mesmo tempo em que o país se destaca no cenário mundial como exportador de “commodities” agrícolas (como soja, café e trigo), baseado num setor que se modernizou ao se orientar pelo binômio INDUSTRIALIZAÇÃO/EXPORTAÇÃO, o nosso país ainda tem grandes problemas da estrutura fundiária, que é extremamente concentrada desde os tempos coloniais.

    Por seu caráter exportador, podemos dizer que o agronegócio brasileiro:

    Atende à demanda do mercado internacional;

    Utiliza-se de capitais nacionais e estrangeiros;

    É dominado por transnacionais do ramo alimentício e de fabricantes de insumos para a agricultura;

    Apresenta uma crescente articulação com o capital externo em diferentes etapas do processo produtivo; e

    Contribui, com certa frequência, para a geração de superávit primário na economia brasileira.

    Resposta: Errado

  • (CESPE) A INTERNACIONALIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA AINDA É TOTALMENTE DEPENDENTE DE INVESTIMENTOS DE CONGLOMERADOS E EMPRESAS ESTRANGEIRAS QUE COMPRAM EMPRESAS NACIONAIS DO SETOR E TERRAS PARA CULTIVO.  ERRADO

    • A maior parte dos investimentos atuais no agronegócio brasileiro é nacional.
  • Precisa ficar de olho quando a questão generaliza. Sempre tende a ser errada. Nesse caso, o fato está em dizer que a internacionalização da agropecuária brasileira ainda é TOTALMENTE dependente de investimentos de conglomerados e empresas estrangeiras. 

  • Falou "Totalmente", ja pode eliminar

  • Eu nem sabia essa. Acertei por causa da palavra "totalmente" extrapolando tudo

ID
2719366
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Notícia publicada em março de 2018 destaca que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já completou 93,6% da coleta de dados do 11º Censo Agropecuário Brasileiro. Já foram colhidas informações de 4,9 milhões de estabelecimentos, dos 5,2 milhões estimados inicialmente pelo IBGE.

                   (http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso 01.04.2018. Adaptado)


O último recenseamento agropecuário foi realizado em 2006. Os doze anos que separaram os dois censos não devem alterar o fato de que, no país, predominam

Alternativas
Comentários
  • Para quem ja esgotou as questões grátis: c

  • https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/templates/censo_agro/resultadosagro/estabelecimentos.html

  • Lembrei logo do Globo Rural!

  • realmente tem algo podre nesta questão.

  • Predominam em que sentido? Levando em consideração a área total ou o número de propriedades? Se for em área total, predominam as grandes propriedades; se for em número, predominam as pequenas propriedades.

  • Estrutura fundiária brasileira é uma das mais concentradas do mundo, ou seja, há muita terra nas mãos de poucas pessoas.

    Em termos de extensão territorial, os grandes latifúndios ocupam uma área de aproximadamente 55% das terras.

    Letra C

  • A questão quis passar que ainda predomina a grande concentração de terra .

  • A questão é um pouca dúbia, pois vejamos, há mais minifúndios do que latifúndios; no entanto os ocupantes desses são diferentes,

  • Há muitas pessoas tendo algo absolutamente exorbitante (Muitas terras compostas por uma grande extensão de hectares), e poucas pessoas tendo pouco (Os pequenos latifúndios que tem ligação com a agricultura tradicional, tendo muito pouco).

    Essa ideia expressa o caso dos grandes latifúndios e dos mini latifúndios.

  • as grandes propriedades rurais acima de mil hectares.- LATIFUNDÍOS

  • Sempre que me deparo com esse tipo de questão que se tem alternativa dizendo sobre latifúndios deve ser, ainda temos grande concentração de terras nas mãos de poucas pessoas.

    GAB C

    APMBB


ID
2750797
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A modernização do setor agropecuário provocou consideráveis avanços na mecanização, na produtividade e nas exportações dos produtos agropecuários brasileiros. No entanto, essa crescente e importante evolução não atingiu as regiões brasileiras com a mesma intensidade. Com base nisso, assinale a alternativa que melhor corresponde às características da agropecuária brasileira.

Alternativas
Comentários
  • e)As pequenas parcelas do território brasileiro são responsáveis por um alto nível de modernização, enquanto as grandes se encontram estagnadas. 

  • exemplo : SUL muito mecanizado e com altos indices de produção, e lembrem-se o sul todo não é do tamanho de MG.

    gab e

  • "As pequenas parcelas" Quão subjetivo é isso aqui? E "estagnada" ?

  • Podemos entender que “grandes parcelas” como latifúndios? Achei esse item mal elaborado.

ID
3011467
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o grande setor agropecuário e alimentar do Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, a soja se expandiu até o sul do Maranhão e do Pará, mostrando, com isso, que a produção monocultora da soja saiu do Sul e Sudeste, migrou para o Centro-Oeste e agora inicia um novo ciclo em outras áreas.

    É inegável que a soja seja geradora de riqueza, mas tais riquezas encontram-se concentradas nas mãos de poucos.

    Deve-se levar em consideração que esse tipo de produção provoca sérios problemas ambientais como: perda de solos, retirada da vegetação original, poluição dos solos e das águas, extinção das nascentes, morte de animais silvestres que consomem cereais com substâncias químicas, entre outros.

    Eduardo de Freitas

    Graduado em Geografia

  • LETRA B

    NAO ENTENDI JÁ QUE O NORDESTE NAO POSSUI AREAS DE SOLO PARA ESSA PLANTAÇAO

  • Alguém consegue explicar os erros nas alternativas C e D?

  • C) a modernização da agropecuária brasileira não apenas amplia os padrões de produção agrícola e industrial nas zonas rurais, mas também estabelece uma dicotomia cada vez maior entre campo e cidade.

    ERRADO - dicotomia significa uma divisão entre duas coisas; a modernização da agropecuária estabelece uma dicotomia cada vez MENOR entre campo e cidade.

    D) no que tange à produção de alimentos para as famílias mais pobres, o advento das inovações tecnológicas e o amplo desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia fizeram o país substituir as lavouras da agricultura familiar pelas do agronegócio.

    ERRADO - O agricultura familiar possuí um papel de destaque na produção de alimentos, sendo assim, dificilmente será substituída pelas lavouras do agronegócio.

  • A Biotecnologia permite,hoje, as várias plantações em ambientes que antes não conseguiam o plantio. Como o solo nordestino, por exemplo. Modificando os genes da coisa plantada, obtém-se melhor adaptação


ID
3087334
Banca
FEPESE
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca do desenvolvimento da agropecuária, é correto afirmar:

1. Ainda que a inovação tecnológica tenha imprimido ganhos de produtividade, com o crescimento da produção por hectare, e ampliado os limites das áreas agrícolas, o desenvolvimento da produção rural até hoje necessita de grandes extensões de terra com condições climáticas e solos favoráveis.
2. As plantas e os animais não possuem um ciclo evolutivo e, portanto, não é necessário que ocorram interrupções ao trabalho agrícola.
3. Procedimentos técnicos, como a adubação e a irrigação, têm diminuído a dependência da agricultura do meio natural.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Ué! a afirmativa 3 não contradiz a 1??

  • Estranho.

  • Buguei nessa

  • A alternativa 2 ta certa por quê? se qualidade do solo de uma região não indica se ela é produtiva ou não tendo em vista o uso de produto para torna-la boa como a calagem por exemplo

  • Nao estou sabendo opinar essa questao rsrsrs

  • 1. Ainda que a inovação tecnológica tenha imprimido ganhos de produtividade, com o crescimento da produção por hectare, e ampliado os limites das áreas agrícolas, o desenvolvimento da produção rural até hoje necessita de grandes extensões de terra com condições climáticas e solos favoráveis.

    Pra mim esse trecho aqui tá equivocado. Então quer dizer que o desenvolvimento da agricultura depende de condições favoráveis de solo e clima? Conta outra, me explica a nova fronteira agrícola então, solos favoráveis? Clima propício?

    Gabarito questionável hein, mas bora bora.

  • adubação e irrigação são fatores que influenciam diretamente na produtividade de pomares cítricos. Esse processo começa com a análise de solo, continua na correção e se concretiza na adubação. Pode ser realizado via solo ou foliar, de acordo com as necessidades do pomar no decorrer do ciclo produtivo.


ID
3327121
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Prefeitura de São Joaquim de Bicas - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Minas Gerais tem destaque na atividade pecuária brasileira.

Assinale a alternativa que apresenta a pecuária que cuida especificamente da criação de bois e vacas.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Bovina - bois e vacas

    bubalinos - búfalos

    Suínos - porcos

    Caprinos - cabras

  • oxe kkkk a banca deu a Questão
  • achei que era pegadinha.

  • e esse povo que ainda marcou errado pqp rsrsrs

  • Nem minha mãe faz isso por mim. <3

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
3610792
Banca
RBO
Órgão
Prefeitura de Porto Ferreira - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Qual região do território brasileiro atualmente tem como principal atividade econômica a criação de gado?

Alternativas
Comentários
  • O Centro-Oeste é onde estão os maiores rebanhos bovinos do país.

    A expansão da pecuária foi facilitada pela existência dos cerrados, já que a vegetação rasteira e aberta favorece a circulação dos animais e serve como pasto nativo. O sistema de criação é, de modo geral, extensivo.

    Resposta: B

  • Gab: B

    Historicamente, a região sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a economia do Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos

  • GAB: B

    Região Centro-Oeste, destaque Mato Grosso!

    RUMO A PM PARÁ 2021!


ID
3788491
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de povoamento do Brasil apresentou características peculiares. Todavia, duas áreas com localização e características naturais diferentes tiveram na pecuária sua principal motivação.


Essas áreas foram

Alternativas

ID
3808447
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A pecuária, no contexto da economia colonial, pode ser entendida como uma atividade fundamental na promoção da ocupação territorial do espaço brasileiro. As afirmativas abaixo estão relacionadas a essa atividade. Analise-as e assinale C para as corretas e I para as incorretas.

( ) O principal produto dessa atividade, a carne, destinava-se ao mercado interno, sendo consumida pela população nas fazendas, povoados, vilas e cidades.

( ) A pecuária foi responsável pela ocupação e povoamento da região do litoral do Nordeste, bem como do sertão e do vale do rio Amazonas.

( ) Ela teve o couro como seu único produto direcionado à exportação, embora fosse uma atividade voltada para o mercado interno.

( ) A pecuária sertaneja era uma atividade fundamentada em uma estrutura latifundiária, baseada no trabalho do escravo africano.

Você obteve a seguinte sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas

ID
3840565
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A peculiaridade da pecuária sertaneja no Brasil do século XVIII esteve ligada principalmente às relações de trabalho nela estabelecidas. Acerca dessas relações, é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
3953263
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Pecuaristas perdem gado e produção de leite

O gado é o mais afetado pela seca. Na região de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, onde está 40% do rebanho do estado, mais de 30 mil cabeças de gado morreram em 14 municípios da região, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do estado. Nos últimos 11 meses, só choveu forte em duas semanas de janeiro. Nos outros meses, os índices ficaram muito abaixo da média. [...] A estiagem atingiu até mesmo o litoral sul, lugar de mata atlântica, onde normalmente chove por ano 2 mil milímetros bem distribuídos. Porém, no primeiro semestre de 2016 só choveu 500 mil milímetros.

Fonte: G1 Notícias – Globo Rural (Edição do dia 31/07/2016)

De acordo com a reportagem citada pode se entender que:

Alternativas
Comentários
  • com a diminuição das chuvas, o alimento para o gado diminui ficando assim mais difícil o trato do animal. Este fator eleva o preço do leite e seus derivados.
  • com a diminuição das chuvas, o alimento para o gado diminui ficando assim mais difícil o trato do animal. Este fator eleva o preço do leite e seus derivados.
  • onde normalmente chove por ano 2 mil milímetros bem distribuídos. Porém, no primeiro semestre de 2016 só choveu 500 MIL milímetros. ALGO DE ERRADO NÃO ESTA CERTO KKKK

    GAB .A

  • Sim o gabarito é A porém não vejo erro na C.

  • A) O aumento do preço do leite, como ocorreu no final do primeiro semestre de 2016, tem a ver com as condições climáticas e de produção agropecuária.

    CORRETO - GABARITO

    B) A atividade agropecuária desenvolve-se em pequenas porções de terra e nada tem a ver com estrutura fundiária do país.

    Questão que já dá para eliminar de cara, pois sabemos que o agronegócio é desenvolvido em grandes propriedades (latifúndios) e que a causa disso se dá desde o período colonial, com as capitanias hereditárias.

    C) A pequena propriedade e a agricultura familiar são as atividades agrícolas que encontram menores dificuldades, pois envolvem pequenas áreas de produção.

    A agricultura familiar é que encontra mais dificuldade, pois, como há no Brasil uma grande concentração de terras nas mãos de poucas pessoas, isso acaba "sufocando" os pequenos produtores, os quais são os responsáveis pelo abastecimento do mercado interno brasileiro.

    D) A pecuária extensiva não influi no clima, apenas depende dessas condições, assim os preços dos produtos agrícolas dependem apenas do interesse do agricultor.

    Se a questão afirma que a pecuária extensiva depende do clima, como que os preços dependem apenas do interesse do agricultor?

    E) As atividades agrícolas geram apenas alimentos e matéria-prima sem nenhum beneficiamento, por isso não tem impacto nas condições sociais e econômicas.

    Errado. Vide alternativa A.

  • GAB-A

    O aumento do preço do leite, como ocorreu no final do primeiro semestre de 2016, tem a ver com as condições climáticas e de produção agropecuária.

    PODEM MARCAR SEM MEDO.

    O CONCURSEIRO É UMA MAQUINA DE FAZER QUESTÕES.

  • A pequena propriedade e a agricultura familiar são as atividades agrícolas que encontram menores dificuldades, pois envolvem pequenas áreas de produção.

    Encontram muitas dificuldades, hoje em dia é bem difícil, vejo muitas pessoas estão desistindo do campo e indo trabalhar em outras áreas aqui no interior do ES.

    Eu, por exemplo.


ID
3980368
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Coexistem no Brasil a pecuária que utiliza modernas técnicas de criação, como a zootecnia, com alta produtividade, e a pecuária que apresenta baixa rentabilidade, baixa qualidade de grande parte de seus rebanhos e baixa fertilidade por causa da desnutrição e da alta incidência de moléstias.” (ALMEIDA, 2013). Sobre a pecuária brasileira, Almeida faz as seguintes afirmações:

I. O rebanho bovino é o maior do país e está concentrado na região Nordeste.
II. No Pantanal Mato-grossense, na maioria das propriedades, o gado é criado solto no pasto, no sistema de pecuária extensiva.
III. As regiões Sudeste e Sul empregam as técnicas mais avançadas na criação de gado e, por isso, obtêm a mais alta produtividade.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O Centro-oeste possui o maior rebanho bovino do país, concentrado no estado de Mato Grosso do Sul.

  • sabendo a alternativa (1) vc acerta a questão !

  • I. O rebanho bovino é o maior do país e está concentrado na região Centro-Oeste. ITEM INCORRETO.

    II. ITEM CORRETO.

    III. ITEM CORRETO.

    Resposta: D

  • O estado com maior rebanho bovino no Brasil é o Mato Grosso.


ID
3986800
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

       Principal grão do Brasil, foi introduzido no país em 1914. A partir da década de 1970, o setor registrou alto crescimento graças à migração de produtores do Sul, com o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e do uso de pesticidas. “Os preços aumentavam e os produtores do Sul não tinham terra suficiente para desenvolver. Muitos se instalaram no Cerrado, onde transformaram terras baratas, que eram inóspitas para o plantio da oleaginosa”, disse Amélio Dall’Agnol, da Embrapa.


(www.afp.com, 15.06.2019. Adaptado.)



O grão e a região brasileira que abrigou a sua primeira frente de expansão são

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a soja foi introduzida pelos japoneses imigrantes que a trouxeram em 1908, mas o Brasil estava com a produção rural voltada para o café, logo a soja não ocupou espaço.

    O desenvolvimento efetivo da soja só ocorreu na década de 70, impulsionado pela indústria de óleo e pelas necessidades impostas pelo mercado mundial.

    A produção de soja no Brasil não é tradicionalmente de interesse interno, mas uma imposição determinada por grupos externos que ditam o que nós devemos ou não produzir.

    O Centro-Oeste surgiu como uma nova opção produtiva da soja, a partir da década de 70, quando houve uma mecanização na agricultura. O cerrado, antes visto como um solo pobre, ganhou então um novo olhar, pois surgiram insumos que corrigiram as alterações ou as deficiências de substâncias, tornando o solo apto à prática da agricultura. Outro motivo favorável para a expansão da soja foi o relevo mais plano.

    O Centro-Oeste hoje é o segundo maior produtor de soja do país, ocupando uma condição geopolítica que favorece à produção. A produção de soja tem alcançado, a cada ano, índices de produções cada vez mais elevados, decorrentes da inserção constante de tecnologia que ignora as questões de solo e climas.


ID
4175086
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A criação de bovinos desempenha um papel relevante no agronegócio brasileiro, ou seja, vincula-se à cadeia produtiva da agropecuária e representa um elemento na pauta de exportações do país. Sobre esses assuntos, é correto afirmar que:

1) o agronegócio corresponde ao conjunto de atividades ligadas à agropecuária, que inclui, também, fornecedores de equipamentos e serviços à zona rural e à industrialização de seus produtos.
2) a ocupação do território nacional foi, em grande parte, consequência da expansão da área utilizada por diferentes atividades agropecuárias, como, por exemplo, a pecuária bovina, no Nordeste brasileiro.
3) a cadeia da carne bovina destaca-se no contexto da economia rural brasileira, ocupando vasta área do território nacional e respondendo pela geração de emprego e renda de milhões de trabalhadores brasileiros.
4) as atividades de gerenciamento na pecuária de corte se relacionam diretamente com os processos de planejamento, organização, direção, mas não há necessidade do controle das atividades de manejo reprodutivo e, sim, dos aspectos nutricional e sanitário dos rebanhos.
5) as grandes transformações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas decorrentes da globalização aumentaram a complexidade da atividade agropecuária, mas, paradoxalmente, não interferiram nos processos de tomada de decisão nesse setor.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • respondendo pela geração de emprego e renda de milhões de trabalhadores brasileiros (...)

    Achei perigosa essa assertiva ...

  • 3) a cadeia da carne bovina destaca-se no contexto da economia rural brasileira, ocupando vasta área do território nacional e respondendo pela geração de emprego e renda de milhões de trabalhadores brasileiros.

    marquei a C porque considerei a menos errada, mas esse trecho aí tá meio suspeito.


ID
5395576
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na pecuária, o método conhecido como manejo diferenciado inclui medidas simples, como a retirada do gado do pasto por um período até que o capim cresça e permita seu retorno. Além de conter o avanço dos animais para novas áreas, a prática fornece a engorda do gado. Ainda, o rebanho é criado obedecendo a métodos modernos que permitem a seleção para corte, reprodução ou leite, utilizando pasto plantado e rações suplementares.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esse tipo de pecuária.

Alternativas
Comentários
  • Pecuária intensiva:

    Este é um dos tipos de pecuária conhecido como sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área. As fazendas que desenvolvem suas atividades de modo intensivo aplicam largamente a tecnologia, incluindo o uso de inseminação artificial, de maquinários e de insumos e fertilizantes.

    Devido ao confinamento e ao semiconfinamento, as estratégias nutricionais são bastante avançadas e se unem às demais técnicas para impulsionar a produtividade do rebanho. Da mesma forma, os métodos de preparo do solo e cultivo de forrageiras também são avançados, e a exploração desse recurso se dá por um tempo maior.

    Vantagens

    A principal vantagem da pecuária intensiva é, sem dúvidas, os elevados índices de produtividade alcançados em função das estratégias alimentares. Para um bom desempenho dos animais, deve-se investir em uma ração bem balanceada, silagem ou pasto de qualidade, melhorando o ganho de peso dos animais, bem como o rendimento da carcaça no período de terminação.

    Este tipo de pecuária (semiconfinamento), portanto, melhora o uso da pastagem, bem como possibilita o alcance da taxa ótima de lotação com o melhor ganho de peso e a rentabilidade por hectare.

    Desvantagens

    A principal desvantagem apontada nesse sistema é o seu alto custo de implantação e produção. Para assegurar o bem-estar animal, as estruturas devem ter a ambiência ideal para os bovinos. Afinal, questões dessa natureza podem impactar severamente a produtividade do rebanho.

    Pecuária Extensiva:

    A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas, ocupando latifúndios e propriedades familiares. De modo geral, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva.

    A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral. Nas épocas de seca do ano em que há escassez de forrageiras, utiliza-se um suplemento mineral com ureia.

    Vantagens

    A principal vantagem deste tipo de pecuária é o baixo investimento que o sistema requer — mesmo que sejam necessárias a suplementação e a reposição mineral, já que as pastagens apresentam deficiência em um ou outro nutriente em diferentes épocas do ano.

    Desvantagens

    A grande desvantagem da pecuária extensiva é justamente a necessidade de ocupar amplas áreas de terra, o que acarreta impacto ambiental e degradação de biomas nativos. Além disso, há ineficiência no controle do desempenho de cada animal, já que o rebanho se espalha pela propriedade.

    Resp: C


ID
5556439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A agricultura pode ser definida como um conjunto de técnicas concebidas para cultivar a terra a fim de obter produtos e garantir a subsistência alimentar do ser humano bem como matérias-primas para a produção de combustível, medicamentos, ferramentas, roupas, entre outros. Atualmente, segundo dados da Embrapa, o Brasil ocupa 75,4 milhões de hectares de área plantada e é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, com faturamento de aproximadamente USD 96,9 bilhões anuais, atrás apenas da União Europeia, EUA e China.

Internet:<www.myfarm.com.br>(com adaptações). 

A respeito da agropecuária brasileira e de sua importância produtiva, julgue o item subsecutivo. 


O século XXI marcou a sustentabilidade ambiental como uma ação importante para a produção agropecuária do Brasil, e nessas últimas duas décadas a expansão da área usada na agropecuária do país esteve estabilizada.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Pelo contrário , houve um aumento da área plantada - Norte e Centro -Oeste , por exemplo .

  • AUMENTANDO, DESMATANDO e RECEBENDO AUXÍLIO DO GOVERNO PARA ISSO!
  • CERTO

    Um exemplo é Matopiba, onde avança a última fronteira agrícola do País, no coração do Cerrado brasileiro. O nome da região vem do acrônimo das iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

  • ERRADO

    AQUI EM RO, DOBROU O NUMERO DE QUEIMADAS E DERRUBADAS PARA A PRATICA DA AGRICULTURA, EM TODOS OS LUGARES, HOUVE AUMENTO DO DESMATAMENTO.

    ERRADO DE MAIS. PODE MARCAR ERRADO DE OLHO FECHADO.

  • A questão acima tem como tema a agropecuária brasileira e sua relação com a sustentabilidade ambiental do país.

    Na questão, é solicitado que o candidato julgue uma assertiva que afirma que a produção agropecuária no século XXI manteve uma estabilização em relação às áreas de cultivo.
    Primeiramente, é importante mensurar a importância que a produção agropecuária tem para a economia brasileira nos dias atuais. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a produção agropecuária corresponde a 27% da PIB brasileiro, o que demonstra a importância dessa atividade econômica para o país.
    Outro detalhe a ser observado, é entender quando se deu sua expansão no país. Nesse sentido, é importante destacar que a produção agropecuária começa a ter destaque com a Revolução Verde, ocorrida na década de 1970, que foi um processo que trouxe várias inovações tecnológicas para a estrutura agrária brasileira. Tecnologias como máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, pivôs centrais), agrotóxicos, fertilizantes, sementes transgênicas e herbicidas, surgiram no contexto agrícola do país, possibilitando que atividades rotineiras do campo (como plantar, colher, irrigar, conter pragas) ficassem mais dinâmicas e ágeis, o que possibilitou o aumento da produtividade agrícola.
    Com o incentivo governamental através de créditos, cessão de terras e da criação de órgãos estatais para assessorar os agricultores (como a Embrapa) áreas que antes eram preservadas viraram lócus de fronteiras agrícolas, como grande parte do Cerrado - englobando os Estados da Região Centro-Oeste - e a região conhecida como MATOPIBA - que engloba as áreas do bioma dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia -.
    Com o boom das commodities no início da década de 2000, alimentos como soja, carne bovina e outros alimentos passaram por uma valorização em seus preços. Com isso, o Brasil passou a investir mais na produção agropecuária no sentido de aumentar o volume de suas exportações e consequentemente expandir sua arrecadação no comércio internacional. Para isso, era preciso aumentar o número de áreas cultiváveis, e regiões como o MATOPIBA - já citado acima -, e algumas porções da Amazônia foram desmatadas para expandir as regiões de cultivo. Prova disso é que entre 2002 e 2005, tivemos os maiores índices de devastação do bioma amazônico no século XXI.
    Com o destaque econômico desse ramo, grandes fazendeiros e parlamentares ligados à atividades agropecuárias ganharam espaço no contexto político do país. Nos últimos anos, políticas de flexibilização ambiental e o desmonte e enfraquecimento de órgãos fiscalizadores do meio ambiente brasileiro - como o IBAMA - tem causado um maior aumento do índice de queimadas em biomas brasileiros afim de aumentar as áreas de fronteira agrícola no país. Prova disso, é que a agropecuária foram uma das poucas atividades econômicas que não sofreram nenhum tipo de baque causado pela crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. Além disso, em 2020 e 2021 tivemos índices bastante preocupantes do desmatamento na Amazônia e no Pantanal, que foram causados pela pressão do agronegócio sobre áreas desse bioma.
    A partir das explicações realizadas, conclui-se que a assertiva está ERRADA.



    Gabarito do Professor: ERRADO.



ID
5556442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A agricultura pode ser definida como um conjunto de técnicas concebidas para cultivar a terra a fim de obter produtos e garantir a subsistência alimentar do ser humano bem como matérias-primas para a produção de combustível, medicamentos, ferramentas, roupas, entre outros. Atualmente, segundo dados da Embrapa, o Brasil ocupa 75,4 milhões de hectares de área plantada e é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, com faturamento de aproximadamente USD 96,9 bilhões anuais, atrás apenas da União Europeia, EUA e China.

Internet:<www.myfarm.com.br>(com adaptações). 

A respeito da agropecuária brasileira e de sua importância produtiva, julgue o item subsecutivo. 


Os altos índices de desmatamento em áreas florestadas como a Amazônia afetam a capacidade da evapotranspiração e, consequentemente, reduzem o volume de chuvas, provocando um prejuízo no agronegócio brasileiro de bilhões de reais. 

Alternativas
Comentários
  • Os altos índices de desmatamento em áreas florestadas como a Amazônia afetam a capacidade da evapotranspiração e, consequentemente, reduzem o volume de chuvas, provocando um prejuízo no agronegócio brasileiro de bilhões de reais.

    Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

    "CERTO''

  • Lembrem-se também da mEc (massa Equatorial continental) formada pela evapotranspiração da floresta amazônica.

  • Rios voadores

  • CERTO

    DERRUBA AQUI NA AMAZÔNIA, QUEIMA, LOGO CAUSA IMPACTO EM OUTRAS REGIÕES, DIMINUINDO A QUANTIDADE DE CHUVA, QUE É TRANSPORTADA PELOS FAMOSOS RIOS VOADORES.

    PLANTE ÁRVORES NESSE ANO NOVO!!!

  • achei estranho dizer que causa bilhões de reais de prejuízo ao Agronegócio, pois cada vez o agronegócio se expande para região norte e é uma das principais causas de desmatamento da Amazônia, consequentemente obtendo muitos lucros.

  • Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e ciências associadas além da capacidade de relacionar tudo ao tema proposto.  Sobre os impactos ambientais do desmatamento na Amazônia julgamos o item a seguir.

    Análise do item:

    A quantidade de áreas de cobertura
    vegetacional original na Amazônia ainda é tão grande que essa massa de floresta é capaz de atuar na regulação de fenômenos climáticos em escala global. Devido a isso o seu desmatamento  é processo acompanhado por cientistas de todo o mundo. Estes mecanismos de regulação climática atuam de forma extremamente potente sobre o território brasileiro na forma dos chamados rios voadores que são corredores de transporte da umidade da Amazônia até áreas do centro-Sul brasileiro. O desmatamento indiscriminado já vem prejudicando este sistema segundo estudos recentes. 
    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5556445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    A agricultura pode ser definida como um conjunto de técnicas concebidas para cultivar a terra a fim de obter produtos e garantir a subsistência alimentar do ser humano bem como matérias-primas para a produção de combustível, medicamentos, ferramentas, roupas, entre outros. Atualmente, segundo dados da Embrapa, o Brasil ocupa 75,4 milhões de hectares de área plantada e é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, com faturamento de aproximadamente USD 96,9 bilhões anuais, atrás apenas da União Europeia, EUA e China.

Internet:<www.myfarm.com.br>(com adaptações). 

A respeito da agropecuária brasileira e de sua importância produtiva, julgue o item subsecutivo. 


Os valores brutos das produções de soja e da pecuária encabeçam o faturamento do setor agropecuário no Brasil e atualmente concentram seu destaque nos estados do Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Alternativas
Comentários
  • O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020 alcançou a cifra de R$ 871,3 bilhões, tornando-se o maior da série histórica dos últimos 32 anos. O crescimento real foi de 17%

    Os produtos que mais contribuíram para o resultado foram o milho, com crescimento real de 26,2%; soja, com 42,8%; carne bovina, com 15,6%; e carne suína, 23,7%.

    A lista dos estados campeões na agropecuária deve permanecer com Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

    Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2021/01/valor-da-producao-agropecuaria-de-2020-e-o-maior-dos-ultimos-32-anos

  • CERTO

    A lista dos estados campeões na agropecuária deve permanecer com Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

    Com 67,392 milhões de toneladas, Mato Grosso segue como primeiro estado brasileiro produtor de grãos, colocando uma grande frente (mais de 30 milhões de toneladas) em relação ao segundo colocado, o Paraná, cuja produção é de 37,074 milhões de toneladas.

    PODE MARCAR CERTO.

    SUA PROVA É DAQUI À 30 DIAS, VAI LÁ CURTIR A VIRADA DE ANO, VAI LÁ. ENQUANTO SEU CONCORRENTE ESTUDA.!!

  • 1 - Soja

    2 - Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos

    3 - Minério de ferro e seus concentrados

    4 - Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos

    5 - Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada

    6 - Celulose

    7 - Carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas

    8 - Farelos de soja e outros alimentos para animais (excluídos cereais não moídos), farinhas de carnes e outros animais.

    https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/exportacao-e-comercio-exterior/

  • achei que era o MAPITOBA

  • A Cidade de Luís Eduardo no Oeste da Bahia, também é referência no Brasil na produção de Soja !!!


ID
5562049
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto abaixo:

Em uma década, Brasil muda a geografia global de sua carne bovina

Em 2020, o Brasil bateu dois recordes na exportação de carne bovina. Em valor, saltou para a casa de US$ 8,47 bilhões. Em volume, foi para a casa de 2 milhões de toneladas pela primeira vez na história do setor. Por trás desse desempenho está uma mudança significativa no mercado de proteína animal: a sua geografia.

Há uma década, o comércio com a Ásia (excluindo o Oriente Médio) não se destacava dos demais blocos econômicos. Em 2011, esse bloco comprou 210,9 mil toneladas de carne in natura, processados e miúdos, por US$ 783 milhões. Em volume, a Ásia não ficava muito longe do que compravam os 28 países da União Europeia, que naquele ano fecharam compras no valor de US$ 813,4 milhões para 107,9 mil toneladas. Ou longe dos Países Árabes, com 199,9 mil toneladas por US$ 901,1 milhões.

Passados 10 anos, as vendas para o bloco asiático saltaram quase seis vezes. No ano passado foram 1,26 milhão de toneladas por US$ 5,42 bilhões. As vendas realizadas diretamente com a China, que foram de 2,9 mil toneladas, por US$ 10,7 milhões em 2011, saltaram no ano passado para 868,7 mil toneladas, por US$ 4 bilhões. E Hong Kong, que continua como fornecedor chinês, levou do Brasil outros 312,5 mil toneladas, por US$ 1,1 bilhão.

(Portal DBO. Disponível em: <https://www.portaldbo.com.br/em-uma-decada-brasil-muda-a-geografia-global-de-sua-carne-bovina/>.
 Acesso em: 16 jan. 2021.).

O que desencadeou essa mudança geográfica na última década, conforme apontado no texto, está relacionado com

Alternativas

ID
5571142
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A expansão das atividades agropecuárias e a ação de madeireiras e mineradoras têm ocasionado a redução dos ecossistemas brasileiros há séculos, colocando uma série de espécies vegetais sob risco de extinção. No que diz respeito a medidas que assegurem a manutenção dos ecossistemas naturais brasileiros e de sua diversidade biológica, é imprescindível que:

Alternativas
Comentários
  • Para fazer aperfeiçoamento legislativo ou reflorestar, já seriam consequências da falta de manutenção, o comando quer sobre medidas que mantenham, ou seja, para que não precise de contornos.

  • que faça a manutenção e nao a preservação.

  • A questão acima tem como tema os impactos ambientais das atividades agropecuárias e das ações de madeireiras e mineradoras, que nos últimos anos, tem conseguindo uma grande expansão em sua capacidade produtiva aqui no Brasil.

    Na questão, é solicitado para o candidato que assinale a alternativa que indique uma solução ou uma medida que assegure a manutenção dos ecossistemas naturais brasileiros e de sua biodiversidade biológica.
    Explicado o que a questão pede, vamos então fazer a análise das alternativas abaixo:

    Letra A - Correta, pois pensar em manutenção dos ecossistemas, implica em adotar medidas de preservação e cuidado com as espécies vegetais desses ambientes. Nesse sentido, podem ser implantadas de áreas de preservação permanentes (APP), corredores ecológicos, que são práticas que mantém a vegetação e sua biodiversidade intactas e protegidas de qualquer ação antrópica ou atividade econômica predatória.
    Letra B - Incorreta, pois falar em aperfeiçoamento da legislação ambiental, implica em alterar leis e códigos florestais que dizem respeito as leis gerais sobre a ocupação e exploração de vegetações nativas. Como a realidade presente aponta que essas atividades predatórias estão em expansão em sua capacidade produtiva, as leis seriam alteradas para manter a produtividade dessas atividades econômicas, o que levaria a uma maior devastação de biomas e ecossistemas brasileiros.

    Letra C - Incorreta, pois reflorestar significa replantar espécies nativas após a sua derrubada para o desenvolvimento de atividades econômicas. Como estamos falando de manutenção de espécies vegetais, precisamos pensar em práticas que mantenham a vegetação intacta e sem qualquer tipo de exploração predatória, prática que não corresponde ao reflorestamento.

    Letra D - Incorreta, pois práticas e ensinamentos de educação ambiental deveriam ser aplicados a quem promove o desmatamento e a destruição desses ecossistemas, como grandes madeireiros, poderosos latifundiários e empresários desses ramos produtivos. Além disso, as comunidades tradicionais são reconhecidas por suas práticas sustentáveis nos ecossistemas e pelas suas relações de pertencimento com a natureza.

    Letra E - Incorreta, pois independente dos avanços tecnológicos seja no manejo, nas ações de monitoramento, fiscalização e preservação de ecossistemas, pensar em uma mitigação (diminuição) da dependência de processos ecológicos é inviável, pois o homem, em suas ações predatórias, é capaz de alterar ciclos como o da água, o de carbono, que são alguns dos processos fundamentais para o equilíbrio da natureza.

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Manutenção de espécies só é possível se for mantido estoque daqueles seres até mesmo em cativeiro, algo que é feito em vários locais.

    GAB A

    APMBB