@Edwiges Moreira 06 de Março de 2017, às 18h31, com retificação da parte negritada abaixo após @Damiao Wellington 09 de Outubro de 2017 (hoje), às 18h32 (40min atrás)
A estaca é flutuante, conforme dito no enunciado, assim, apesar da sua boa intenção ao fazer o comentário, ele (o comentário) não procede. Usando sua equação de forma adequada ao caso: toda e qualquer estaca flutuante trabalha predominantemente pelo atrito lateral, por definição.
__________________________________________________________
Resumindo a questão: qual é a carga resistente de uma estaca flutuante de carga última de 1MN?
SPOILER ALERT: não chegarei no gabarito em minhas considerações abaixo
Lá na 6122/10:
3.30 carga resistente de projeto
carga de ruptura geotécnica dividida pelo coeficiente de minoração da resistência última. Esta grandeza é utilizada quando se trabalha com ações em valores de projeto
3.42 método de valores de projeto
método em que as cargas ou tensões de ruptura são divididas pelo coeficiente de minoração dasresistências e as ações são multiplicadas por fatores de majoração (segue uma equação macabra e essencial, mas que não estou disposto a escrever)
6.2.1.2 Fatores de segurança de fundações profundas
"O fator de segurança a ser utilizado para determinação da carga admissível é 2,0 e [o fator de segurança] para carga resistente de projeto é de 1,4 (...)"
Assim, a carga resistente Rd é < que carga última / fator de segurança para carga resistente
Rd < 1000/1,4
Rd < 714
Coaduna com este entendimento de cálculo a monografia "ANÁLISE DE PROVAS DE CARGA ESTÁTICA INSTRUMENTADAS EM ESTACAS ESCAVADAS EM AREIA", cujos link e autor não fui atrás, mas que diz:
A NBR 6122:2010 determina que o fator de segurança a ser usado para a determinação da carga admissível ou resistente de projeto varia em função de como a resistência última é calculada. Caso a resistência seja calculada por métodos semiempíricos o fator de segurança para carga admissível pode variar de 2,0 a 1,4 e para carga resistente de projeto é de 1,4.
Destarte, a carga resistente da estaca é de 714kN. Dessa forma, todas as assertivas são válidas, considerando que o enunciado pediu o valor da resistência de atrito lateral que pode ser. Pode ser qualquer valor abaixo de 714kN.
Claro que o valor imediatamente inferior ao limite (714kN) é o mais adequado. E, por coincidência ou não, tal valor é o item E, 600kN, gabarito.
"Para uma carga adimissível, a NBR 6122:2010 determina um coeficiente de segurança igual a 2,0, logo, a carga adimissível será 1000/2 = 500 kN. Para uma carga de projeto, a NBR 6122:2010 determina um coeficiente de segurança igual a 1,4, logo a carga de projeto será 1000/1,4. Assim, a carga de 600 kN é a opção que se enquadra dentro dos resultados obtidos".
Fonte: Prof. Silas de Andrade Pinto. Livro "300 Questões comentadas de concursos em Engenharia Civil".
OBS: Vale lembrar que a estaca é flutuante, por isso sua resistência de ponta é desconsiderada e, portanto, toda a carga admissível da estaca é composta pelo atrito lateral.