SóProvas


ID
1891435
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced ScoreCard – BSC é responsável por traduzir os objetivos estratégicos em indicadores de desempenho classificados em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, e aprendizagem e crescimento organizacional. Embora largamente utilizado em empresas públicas e privadas, quando implementado nas organizações públicas duas dessas perspectivas precisam ser adaptadas:

Alternativas
Comentários
  • b)

    “financeira”; “clientes”;

  • Letra B - "financeira"; "clientes"

     

    Perspectiva Financeira:

    Nas instituições privadas, os indicadores de desempenho financeiro mostram se a execução da estratégia implementada na organização teve ou não o sucesso e o retorno esperado. Esses indicadores, nesses casos, estão normalmente relacionados com a rentabilidade, com o lucro . Enquanto que nas instituições públicas, os indicadores de desempenho financeiro estão relacionados mais com à afetação eficiente de recursos, da gestão do orçamento, da redução de custos etc. Neste caso, a perspectiva financeira terá que ser adaptada pois terá um enfoque de suporte, através da gestão de meios para a prestação de serviços de qualidade aos seus clientes/cidadãos.

    Perspectiva dos Clientes

    No caso das organizações privadas, esta perspectiva avalia a capacidade de gestão de clientes nos segmentos de mercado em que a organização opera, bem como as medidas de êxito nesses segmentos. A forma de manter e aumentar a participação no mercado é conseguir manter os clientes existentes e procurar atrair novos clientes. Enquanto que nas organizações públicas, encontramos nesta perspectiva indicadores relacionados com o aumento de satisfação dos cidadãos, qualidade de serviço, eficácia das políticas sociais etc.

  • Financeira > Orçamento

    Clientes > Povo

  • Gabarito: Letra B

     

    Das quatros perspectivas (financeria, clientes, processos internos e aprendizagem) quais se aplicam às empresas públicas ?

    Qualquer que seja a empresa, podemos ter as perspectivas de processos internos e aprendizagem.

    As empresas públicas, por sua vez,  têm uma relação com a sociedade e não têm o mesmo viés financeiro das empresas privadas.

     

    De forma que deve-se atender à sociedade (no lugar de clientes) , através de seu orçamento (no lugar de financeiro).

  • Fica Assim ->

    Sociedades -> Processos Internos->Aprendizadem Crescimento-> Orçamento 

  • GABARITO: B

     

    A perspectiva “clientes” do setor privado deve ser substituída por algo como “usuários”, “cidadãos” ou “sociedade”.

     

    A perspectiva “financeira” deve ser substituída pelo “orçamento”, já que as organizações públicas não buscam lucratividade ou liquidez.

     

    Treino é Treino, Jogo é Jogo!!!

  • Das perspectivas originais do modelo do BSC, temos as seguintes: aprendizagem e crescimento, processos internos, clientes e financeiro. Bom, qualquer organização (pública ou privada) precisa de processos internos e de aprendizado e crescimento. Já a perspectiva “clientes” do setor privado deve ser substituída por algo como “usuários”, “cidadãos” ou “sociedade”. Finalmente, a perspectiva “financeira” deve ser substituída pelo “orçamento”, já que as organizações públicas não buscam lucratividade ou liquidez, por exemplo. Gabarito: letra B